Konstantinos - Uranus

terça-feira, 22 de julho de 2014

O escritor paraibano sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico


http://ne10.uol.com.br/

O escritor paraibano sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico
Segue grave, porém estável, o quadro de saúde do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, 87 anos, internado no Real Hospital Português (RHP), área central do Recife, na noite dessa segunda-feira, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico e passar por cirurgia. O escritor está em coma e respirando com a ajuda de aparelhos. A informação foi divulgada no fim da manhã desta terça-feira (22) pela equipe médica da UTI neurológica do RHP. Não há previsão de alta médica.
Escritor Ariano Suassuna é internado no Hospital Português


O boletim médico foi assinado pela médica neurocirurgiã Feliciana Castelo Branco e dizia que: "O paciente Ariano Suassuna permanece internado na UTI Neurológica do Real Hospital Português. Está em coma, respirando com ajuda de aparelhos. O quadro clínico é considerado grave, mas estável. Ariano foi submetido, na noite desta última segunda-feira (21/07), a um procedimento cirúrgico com colocação de dois drenos para controlar a pressão intracraniana, provocada por um AVC hemorrágico. Não há previsão de alta da UTI".

Ariano já havia sofrido um infarto agudo do miocárdio no dia 21 de agosto do ano passado, sendo submetido a um procedimento de cateterismo na Unidade Coronária do RHP no mesmo dia. O escritor passou seis dias internado e teve alta para continuar um tratamento domiciliar. No entanto, ele voltou ao hospital dois dias depois, quando passou por uma arteriografia, devido a um aneurisma cerebral.Ariano apresentou na última sexta-feira aula-espetáculo em Garanhuns
Ariano apresentou na última sexta-feira aula-espetáculo em Garanhuns

Na última sexta-feira (18), o escritor apresentou uma aula-espetáculo no Teatro Luiz Souto Dourado, em Garanhuns, Agreste pernambucano, integrando a programação do Festival de Inverno daquela cidade.

BIOGRAFIA - Fundador do Movimento Armorial, Ariano Suassuna é um importante escritor paraibano que escreveu obras como Uma Mulher Vestida de Sol (1947), Auto da Compadecida (1949), O Santo e a Porca (1957) e O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971).
Na década de 70, assumiu o cargo de secretário de Educação e Cultura do Recife e, mais recentemente, na gestão de Eduardo Campos, secretário da Cultura e, depois, secretário da Assessoria Especial do Governo de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário