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domingo, 1 de janeiro de 2017

O MÉTODO DIALÉTICO NA DIDÁTICA / O professor tem um compromisso político com o aluno

O MÉTODO DIALÉTICO NA DIDÁTICA

O professor tem um compromisso político com o aluno

EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA


Segundo URBANETZ e Melo (2008), a didática instrumentaliza o bom professor, sendo que o bom professor precisa dominar três aspectos do ensino: o conteúdo a ensinar, o saber ensinar e as relações situacionais.


Estudando o autor anteriormente citado pode-se inferir de seu trabalho que o ato de ensinar não se baseia simplesmente em passar o conteúdo, mas em utilizar o conteúdo como instrumento. Este instrumento que o professor utiliza tem o objetivo de socializar o aluno, ou melhor, de humanizá-lo.  Para o autor, o pensamento sobre uma educação como uma instituição destinada a formar trabalhadores obedientes e competentes é fato proscrito. Porque a nova corrente que tem se difundido é a de que o professor escreve na lousa com uma mão e com a outra ele humaniza o aluno. A despeito do nível de neutralidade da didática, o autor ainda afirma que ela não é neutra a maneira que ensinamos imprime, e muito nos alunos, a visão que eles têm do mundo.


Assim fica claro que não se ensina somente o conteúdo, mas também o modo de agir em sociedade. O professor tem um compromisso político com o aluno. Em suma para URBANETZ ST. e Melo, A (2008) o trabalho educativo é o ato de produzir direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto de homens.


Para ser mais preciso URBANETZ e Melo (2008) aponta que o ato de ensinar precisa ser fundamentado no diálogo entre professor e aluno, aonde o docente tem o papel de mediador do conhecimento. Este fundamento recebe o nome de método dialético e segue alguns passos que foram delimitados por URBANETZ e Melo (2008) e os transcrevo assim:


1) Prática social - deve-se buscar ensinar ao aluno buscando informações que ele já tenha coisas que já são da prática social dele e do professor;


2) Problematização - a partir do que o aluno as sabe levantam-se as questões do problema; é nesse ponto que o aluno é instigado novamente a perguntar o "porquê" das coisas.


3) Instrumentalização - neste ponto o professor disponibiliza instrumentos para o aluno resolver o problema levantado;


4) Catarse - este é o ponto culminante do processo de aprendizagem, neste ínterim o aluno tem o "insight", o "click" que diz: "Agora entendi esse negócio!" A aprendizagem somente acontece quando o aluno se sujeita a aprender algo, afinal é uma via de mão dupla. E a catarse que o professor busca a cada aula dada.


5) Prática social - após o aluno fazer o "insight" de "entender a matéria" o que tem-se pedido: que voltemos este conhecimento para a pratica social. Isto significa trazer o que foi aprendido para o dia a dia do aluno; é mostrar o "porquê" o aluno aprendeu aquilo.


Este método dialógico de URBANETZ e Melo (2008) leva em consideração a pergunta rotineira dos alunos: por que eu preciso saber disto? Assim na didática dialética, nosso papel é mostrar a utilidade dos conhecimentos que eles estão adquirindo, pois os tempos em que o professor simplesmente pregava a matéria para os alunos e estes somente aceitavam está proscrita.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

por Alexandre do Prado Caldas Serafim

Especialista em Biologia Celular e Molecular. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pelo Centro Universitário Internacional. Licenciatura em Ciências Biológicas. Licenciatura em Ciências Naturais pela USP. Licenciatura em Pedagogia.
https://www.portaleducacao.com.br





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