Konstantinos - Uranus

domingo, 15 de janeiro de 2017

Em encontro em Paris, grandes potências alertam Trump sobre paz no Oriente Médio


Em encontro em Paris, grandes potências alertam Trump sobre paz no Oriente Médio

PARIS (Reuters) - As grandes potências irão sinalizar neste domingo ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que uma solução com dois Estados para israelenses e palestinos é a única solução, com a França alertando Trump de que os planos para mudar a embaixada norte-americana para Jerusalém poderiam prejudicar os esforços para a paz.

Cerca de 70 países, incluindo importantes países europeus e árabes, bem como os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, estão em Paris para uma reunião que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu rejeitou como "fútil". Nem os israelenses nem os palestinos serão representados na reunião.

No entanto, apenas cinco dias antes de Trump ser empossado presidente, a conferência fornece uma plataforma para os países enviarem fortes sinais ao futuro presidente norte-americano.

Trump prometeu perseguir mais políticas pró-Israel e mudar a embaixada dos EUA de Tel Aviv, onde está localizada há 68 anos, para Jerusalém, o que praticamente consagra a cidade como a capital de Israel, apesar das objeções internacionais.

Chamando de provocação, o ministro das Relações Exteriores da França Jean-Marc Ayrault disse que a mudança teria sérias consequências na prática.

"Não se pode ter uma posição tão clara, tão unilateral. Você precisa criar condições para a paz", disse ele ao canal France 3.

Paris afirmou que a reunião não irá impor nada sobre Israel ou sobre os palestinos e que apenas negociações diretas podem resolver o conflito.

Um comunicado de imprensa visto pela Reuters reafirma resoluções internacionais existentes, pede que ambos os lados reafirmem seu comprometimento com a solução de dois Estados e repudiem autoridades que a rejeitem. O comunicado pede que os protagonistas "se abstenham de passos unilaterais que prejulguem o resultado das negociações".

(Por John Irish e Lesley Wroughton)

© Thomson Reuters 2017 All rights reserved.

Nenhum comentário:

Postar um comentário