Público se concentra na Times Square para Ano Novo com segurança reforçada em Nova York
Por Frank McGurty
NOVA YORK (Reuters) - Um verdadeiro mar de pessoas começou a convergir na Times Square na tarde deste sábado para acompanhar a descida da bola brilhante de Ano Novo, uma tradição centenária que será apresentada este ano sob um reforçado esquema de segurança sem precedentes.
Aproximadamente 2 milhões de pessoas, cercadas por um anel de caminhões de areia de 40 toneladas e algo em torno de 7.000 policiais, devem se reunir para assistir à cerimônia de passagem do ano, na qual a esfera de brilhantes vai completar sua descida à meia-noite, marcando o início de 2017.
Apesar de autoridades municipais e federais dizerem que não têm conhecimento de qualquer ameaça terrorista, as lembranças de dois ataques recentes com caminhões na Europa preocupa os organizadores do evento na Times Square, que atrai uma multidão para celebrar a passagem de ano desde o início do século 20.
Na elaboração do plano de segurança, a polícia de Nova York disse que prestou atenção às lições aprendidas com os recentes ataques na Alemanha e na França, onde suspeitos intencionalmente lançaram veículos sobre multidões, matando dezenas de pessoas.
Apesar da presença policial em peso, ou talvez por causa disso, uma multidão de pessoas, muitas delas vindas do exterior, chegou horas mais cedo para obter uma visão privilegiada dos festejos, que incluirão performances musicais de Mariah Carey, Thomas Rhett e Gloria Estefan. Embora o céu esteja nublado, espera-se que as temperaturas se mantenham em 5 graus Celsius, sem chuva, na hora da virada.
Às 23h59, a bola feita de cristais, com 152 centímetros de diâmetro, começará a deslizar por um poste que fica no topo de um edifício no ponto em que a Broadway atravessa a Sétima Avenida. Quando terminar sua descida à meia-noite, um sinal "2017" gigante será iluminado e fogos de artifício irão iluminar o céu de Nova York.
Ao longo da noite, um perímetro de proteção de 65 caminhões repletos de areia, bem como cerca de 100 outros veículos menores, cercará a Times Square. Colocados em posições estratégicas, os "bloqueadores" serão colocados para evitar qualquer repetição dos ataques de caminhão em Berlim e Nice deste ano, de acordo com as autoridades.
As forças policiais escolheram a mesma estratégia usada para o Desfile de Ação de Graças em Nova York, depois que militantes do Estado Islâmico incentivaram seguidores a atacarem o evento, que atraiu cerca de 3,5 milhões de pessoas para as ruas da maior cidade dos Estados Unidos. Os caminhões de bloqueio também foram posicionados perto da Trump Tower depois que Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos, em novembro.
Além disso, para este Ano Novo Nova York terá equipes policiais fortemente armadas, atiradores de elite, cães farejadores de bombas e helicópteros. A Guarda Costeira e barcos da polícia também irão patrulhar as vias navegáveis em torno de Manhattan.
Outras grandes cidades dos Estados Unidos, como Chicago e San Francisco, também empregaram segurança pesada para proteger as multidões que se reunirão para os eventos de Ano Novo.
© Thomson Reuters 2016 All rights reserved.
Nenhum comentário:
Postar um comentário