Konstantinos - Uranus

sábado, 10 de dezembro de 2016

4 vezes em que Michelle Obama foi certeira ao falar sobre racismo



4 vezes em que Michelle Obama foi certeira ao falar sobre racismo

HuffPost Brasil

Publicado: 18/11/2016 09:53 BRST Atualizado: 18/11/2016 09:53 BRST MICHELLE OBAMA
Na última semana, a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, foi alvo - mais uma vez - de comentários racistas.

"Será revigorante ter uma primeira-dama elegante, bonita e digna na Casa Branca. Estou cansada de ver uma macaca de salto“, comentou no Facebook Pamela Ramsey Taylor, diretora da Clay county Delvelopment Corp., empresa de filantropia voltada a idosos e pessoas pobres.

Após o comentário, a autoridade local da Virgínia Ocidental foi afastada do cargo. A prefeita da cidade Beverly Walling também renunciou ao cargo por ter apoiado o comentário racista de Taylor.

Michelle ainda não se manifestou sobre esse caso específico, mas ao longo de oito anos na Casa Branca, a primeira-dama dos EUA já falou algumas vezes sobre o preconceito do qual ela e a família - sendo seu marido, Barack Obama, o primeiro presidente negro dos EUA - são vítimas.

alabama

"Meu marido e eu sabemos o quão frustrante a experiência de que os outros assumam quem você é baseado em suas noções de mundo pode ser. Nós dois sentimos o peso desses sinais diários nossa vida inteira - as pessoas que atravessavam a rua temendo pela sua segurança; os seguranças que ficavam de olho em lojas de departamento; as pessoas que presumiam que éramos os 'ajudantes' em eventos - e aqueles que questionaram nossa inteligência, nossa honestidade, e até mesmo nosso amor por esse país", contou ela durante um discurso na Alabama's Tuskegee University, no ano passado.
michelle barack obama young

"Antes de ser presidente, Barack Obama era um homem negro que vivia na região sul de Chicago que tinha problemas em pegar um taxi", contou ela em uma entrevista à People, falando ainda que sofrer racismo "não é algo novo".
michelle obama speech

"Minha experiência em Princeton me tornou muito mais ciente de minha 'negritude' do que nunca antes. Eu descobri que em Princeton, não importa o quão liberal e abertos fossem meus professores e colegas, algumas vezes eu me sentia como uma visitante no campus; como se eu realmente não pertencesse aquele lugar. Independente das circunstâncias sob as quais eu estivesse com meus colegas brancos em Princeton, frequentemente parecia que, para eles, eu sempre seria primeiro negra, e depois estudante", contou Michelle sobre os anos em que frequentou a renomada instituição norte-americana.
michelle obama jackson state university

"O ponto, caros formandos, não é se você vai se deparar com esse tipo de situação, mas sim como vai encará-la", disse Michelle, durante um discurso na Jackson State University. Levante sua cabeça e faça o que Barack Obama sempre fez, como ele mesmo diz, 'quando eles vão para baixo, eu vou para cima'. Essa foi a escolha que Barack e eu fizemos. Foi isso que nos manteve sãos durante os anos".
http://www.brasilpost.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário