Konstantinos - Uranus

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

ONU projeta que crescimento mundial vai acelerar em 2017, mas vê ameaças com Trump e Brexit


ONU projeta que crescimento mundial vai acelerar em 2017, mas vê ameaças com Trump e Brexit

 Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na Trump Tower, em Manhattan. 16/01/2017 REUTERS/Alex Wroblewski

GENEBRA (Reuters) - O crescimento econômico global vai acelerar a 2,7 por cento este ano e 2,9 por cento em 2018, depois de ter crescido 2,2 por cento em 2016, afirmou a Organização das Nações Unidas (ONU) em sua projeção econômica anual nesta terça-feira.

Entretanto, a ONU vê incertezas criadas pela decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia, e a expansão britânica deve cair de 2,0 por cento em 2016 para 1,1 por cento em 2017 e 1,3 por cento em 2018.

Políticas tributárias defendidas pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, podem também ter efeitos adversos sobre a economia mundial, disse Alfredo Calcagno, chefe de políticas de desenvolvimento e macroeconomia da agência econômica da ONU, a Unctad.

"Isso pode gerar um déficit no curto prazo...e isso pode nos levar na direção de um desafio para a economia global", disse ele em entrevista à imprensa em Genebra.

"O outro elemento da reforma tributária...é se esse sistema tributário significará um topo de maior proteção para os produtores norte-americanos. Assim, isso vai incorporar um enorme desafio para o sistema multilateral e a Organização Mundial do Comércio."

(Reportagem de Tom Miles)

© Thomson Reuters 2017 All rights reserved.


Nenhum comentário:

Postar um comentário