Cena de "O Cangaceiro", do cineasta Lima Barreto, produzido pelos estúdios Vera Cruz
Do UOL, em São Paulo 02/07/2015
Os antigos estúdios de cinema Vera Cruz, que funcionaram em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, entre 1949 e 1954 e chegaram a ser um dos maiores polos cinematográficos do mundo, serão enfim revitalizados.
O novo projeto para o espaço, que conta com uma área de mais de 45 mil metros quadrados no bairro Jardim do Mar, será apresentado no dia 5 de agosto. A ideia é transformar o local em um novo complexo de produção audiovisual.
A revitalização prevê a ampliação do número de estúdios de dois para sete, além da instalação de um Centro Cultural, com teatro de 850 lugares, e um Centro de Audiovisual.
O novo Vera Cruz também abrigará sala de cinema, incubadora de empresas ligadas à área, um restaurante e todo o antigo acervo da companhia cinematográfica.
O empreendimento será gerido por 30 anos pela empresa Telem, que venceu o processo de licitação promovido pela Prefeitura de São Bernardo. O contrato foi assinado em junho.
Criados em 1949 pelo produtor italiano Franco Zampari e o industrial brasileiro Francisco Matarazzo Sobrinho, para ser uma espécie de "Hollywood brasileira", os estúdios chegaram a ser um dos maiores do mundo até fechar as portas em 1954, após uma grande crise financeira.
De lá saíram títulos importantes para o cinema nacional, como o longa "O Cangaceiro" (1954) e o curta "Painel" (1950), ambos do cineasta Victor Lima Barreto Barreto e premiados no Festival de Cannes. Ao todo a Companhia Cinematográfica Vera Cruz produziu e coproduziu mais de 40 longas.
http://cinema.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário