1. (UDESC 2010)
Assinale a alternativa correta em relação à Revolução Inglesa, conhecida também por Revolução Gloriosa.
A) O Liberalismo inglês foi derrotado, e os burgueses, contrários a ele, foram chamados a participar do governo.
B) Os ingleses, depois de muitas lutas, conseguiram fazer um Monarca se submeter a uma Carta de Princípios elaborada pelo Parlamento.
C) O Absolutismo inglês, muito mais antigo e vigoroso que o francês, fortaleceu-se ainda mais após a Revolução.
D) A glória da Revolução consistia em produzir um novo regime de forma pacífica, sem mortes, quando os problemas sociais há muito já tinham sido resolvidos.
E) A industrialização depois da Revolução foi lenta e tardia.
2. (Fatec-SP) Guilherme de Orange foi proclamado rei com o nome de Guilherme III, depois de ter assinado o Bill of Rights, com as limitações impostas pelo Parlamento à monarquia. Sobre essas limitações é correto dizer que:
a) instituíam um ministério composto pela nobreza latifundiária e a burguesia urbana.
b) instituíam o anglicanismo como religião oficial da Inglaterra e a tolerância a todos os cultos, o que foi confirmado pelo rei, apesar de ele católico extremado.
c) combatiam a liberdade de imprensa, a liberdade individual e a propriedade privada.
d) dispensavam a aprovação das Câmaras para o aumento dos impostos.
e) configuraram um conjunto de medidas que acabou por substituir a monarquia absoluta vigente por uma monarquia constitucional.
3.(FUVEST) No século XVII, a Inglaterra conheceu convulsões revolucionárias que culminaram com a execução de um rei (1649) e a deposição de outro (1688). Apesar das transformações significativas terem se verificado na primeira fase, sob Oliver Cromwell, foi o período final que ficou conhecido como "Revolução Gloriosa". Isto se explica porque:
a) em 1688, a Inglaterra passara a controlar totalmente o comércio mundial tornando-se a potência mais rica da Europa.
b) auxiliada pela Holanda, a Inglaterra conseguiu conter em 1688 forças contra-revolucionárias que, no continente, ameaçavam as conquistas de Cromwell.
c) mais que a violência da década de 1640, com suas execuções, a tradição liberal inglesa desejou celebrar a nova monarquia parlamentar consolidada em 1688.
d) as forças radicais do movimento, como Cavadores e Niveladores, que assumiram o controle do governo, foram destituídas em 1688 por Guilherme de Orange.
e) só então se estabeleceu um pacto entre a aristocracia e a burguesia, anulando-se as aspirações políticas da "gentry".
4. (PUC) A Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra em 1688:
a) estabeleceu a ditadura puritana de Cromwell;
b) estabeleceu uma república constitucional;
c) estabeleceu a supremacia do poder parlamentar sobre o poder monárquico;
d) derrubou a ditadura de Cromwell, restabelecendo a Monarquia;
e) fortaleceu o poder monárquico, ameaçado pelo Parlamento.
5. (VUNESP) O "Ato de Navegação" de 1651 teve importância e conseqüências consideráveis na história da Inglaterra porque:
a) favoreceu a Holanda, que obtinha grandes lucros com o comércio inglês;
b) Oliver Cromwell dissolveu o Parlamento e se tornou ditador;
c) contribuiu para aumentar o poder e favorecer a supremacia marítima inglesa no mundo;
d) considerava o trabalho como verdadeira fonte de riqueza nacional;
e) abolia todas as práticas protecionistas.
6. Qual das alternativas abaixo define melhor o que foi o Iluminismo?
A - Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou as artes plásticas na Europa.
B - Foi um movimento popular que criticava o absolutismo e defendia um governo comandado pela Igreja Católica.
C - Foi um movimento filosófico e educacional ocorrido na Europa do século XVII, que pregava a universalização do ensino (escola para todos).
D - Foi um movimento cultural ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.
7. Qual das alternativas abaixo apresenta apenas posições e ideais defendidos pelos iluministas?
A - Defesa do regime absolutista, valorização do Mercantilismo; aumento do poder político dos membros da Igreja Católica.
B - Substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; críticas ao Mercantismo e Absolutismo.
C - Fim de qualquer forma de governo; valorização das explicações baseadas nas crenças populares; sistema econômico controlado totalmente pelo Estado.
D - Aumento do poder das metrópoles sobre as colônias; criação de sistema de eleições diretas para escolher os reis; igualdade social (divisão igualitária dos bens e propriedades,
8. O pensamento iluminista influenciou vários movimentos sociais que ocorreram no século XVIII. Qual das alternativas abaixo apresenta movimentos sociais que receberam influência dos ideais do Iluminismo?
A - Revolução Russa, Revoltas Camponesas na Idade Média, Revolução Liberal do Porto.
B - Revolução Farroupilha, Revolução Industrial, Guerra Civil Espanhola.
C - Independências das colônias africanas, Guerra Civil dos Estados Unidos e Independência do Brasil.
D - Revolução Francesa, Independência dos Estados Unidos e Inconfidência Mineira.
9. Qual das alternativas abaixo apresenta nomes de importantes filósofos iluministas.
A - Alberto Magno, Aristóteles, Karl Marx e Norberto Bobbio.
B - Leonardo Boff, Giordano Bruno, Albert Camus e Augusto Comte.
C - Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot.
D - Umberto Eco, Epicuro, Paulo Freire e Thomas Hobbes.
10. Qual das alternativas abaixo apresenta importantes causas da Independência dos EUA (1776)?
A - Comércio das colônias americanas com outros países e a proibição da prática da agricultura.
B - O poder que a Inglaterra (metrópole) exercía sobre sua colônia, através da fiscalização, altas taxas e impostos e leis que tiravam a liberdade dos habitantes.
C - Proibição das práticas religiosas nas colônas americanas.
D - Relações comercias entre Inglaterra e França que não eram aprovadas pelos habitantes das colônias americanas.
11. Qual das alternativas abaixo apresenta três leis criadas pela Inglatera e aplicadas nas colônias americanas, que geraram forte descontentamento entre os colonos e influenciaram no processo de Independências dos EUA?
A - Lei da Água, Lei do Café e Lei do Trabalho Escravo.
B - Lei do Milho, Lei do Algodão e Lei da Soja.
C - Lei da Indústria, Lei dos Sapatos e Lei dos Tecidos.
D - Lei do Chá, Lei do Selo e Lei do Açúcar
12. O que foi a Festa do Chá de Boston (The Boston Tea Party) ?
A - Festa realizada entre colonos americanos e marinheiros ingleses, como forma de comemoração pela Independência dos Estados Unidos.
B - Protesto organizado por escravos americanos contra o domínio inglês e as péssimas condições de trabalho.
C - Protesto ocorrido em Boston, realizado por colonos americanos contra a Inglaterra. No evento, vários colonos americanos jogaram ao mar o carregamento de chá de um navio inglês.
D - Movimento social e político ocorrido nas colônias americanas, organizado por trabalhadores com o objetivo de implantar um reinado inglês em território colonial.
13. Qual foi o principal documento elaborado no contexto da Independência dos Estados Unidos e quem foi seu redator?
A - Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida por Thomas Jefferson.
B - Declaração de Independência dos Estados Unidos da América redigida por George Washington.
C - Constituição dos Estados Unidos da América, redigida por Thomas Jefferson.
D - Lei Federal das Treze Colônias, redigida por Abraham Lincoln
14. Qual das alternativas abaixo apresenta uma importante característica do processo de Independência dos EUA?
A - O processo de independência foi pacífico, pois a Inglaterra reconheceu de imediato (em 1776) a independência dos EUA.
B - A Inglaterra não aceitou a independência das colônias americanas. Houve a Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.
C - Para evitar a independência de suas colônias norte-americanas, a Inglaterra contou com o apoio militar da Espanha, França e Holanda.
D - A Independência dos Estados Unidos não recebeu nenhuma influência do Iluminismo.
D - A Independência dos Estados Unidos não recebeu nenhuma influência do Iluminismo.
Exercícios a serem resolvidos 8° ANOS A e B ( Universidade Infantil ) sobre Revolução Gloriosa, Iluminismo e Independência dos EUA. Professor Alarcon.( entregar ao professor em sala)
Nenhum comentário:
Postar um comentário