Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso participa do Reuters Latin America Investment Summit, em São Paulo.
Por Alonso Soto
Nova York, (Reuters) - O Brasil deve elevar ainda mais a taxa de retorno de seus projetos de infraestrutura se quiser atrair parte do limitado capital global, disse nesta sexta-feira Mark Ramsey, chefe da América Latina para a Macquarie Capital.
O banco australiano, um dos maiores gestores do mundo de investimentos em infraestrutura, está interessado em geração de energia elétrica, estradas, aeroportos, portos, ferrovias e projetos imobiliários no maior país da América Latina.
Para os projetos decolarem, a presidente Dilma Rousseff precisa oferecer aos investidores negócios mais favoráveis, disse Ramsey. Na sua visão, a recente decisão do governo brasileiro de elevar a taxa real de retorno dos projetos de rodovias de 5,5 para 7,2 por cento é "positivo, mas não suficiente".
"O Brasil, como todos os outros países que aspiram desenvolver sua infraestrutura neste momento, está competindo por um conjunto bastante limitado de capitais em todo o mundo, e este capital é ainda mais limitado quando se trata de correr riscos de construção", disse Ramsey durante o Reuters Latin American Investment Summit.
As observações de Ramsey revelam os desafios que o governo Dilma enfrenta para remover os gargalos de infraestrutura que impedem um crescimento mais robusto da economia brasileira, que há apenas alguns anos era a queridinha de Wall Street.
Os aportes em infraestrutura são cruciais para o Brasil se recuperar de dois anos de fraco crescimento econômico, que levaram alguns investidores a deixarem o Brasil pelo México, segunda maior economia da região. Mesmo assim, Ramsey afirmou que continua otimista sobre o futuro do Brasil.
"A sensação que eu tenho é que o sentimento do mercado de se afastar do Brasíl é exagerado",, disse Ramsey. "Minha sensação é de que o Brasil vai voltar, de uma forma ou de outra, nos próximos um ou dois anos mais forte do que nunca."
Ele disse que os esforços do Brasil para reforçar a estrutura de financiamento dos projetos por meio de novos títulos de infraestrutura vão ajudar o país a competir por capital. Os títulos de infraestrutura, que oferecem incentivos fiscais para os investidores estrangeiros, são uma dívida interna que visa financiar projetos de logística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário