Konstantinos - Uranus
terça-feira, 28 de maio de 2013
Cuba vai aumentar acesso irrestrito à Internet
Por Jeff Franks
HAVANA, 28 Mai (Reuters) - Cuba começará a oferecer um acesso mais amplo à Internet no próximo mês através de 118 pontos de venda em todo o país, de acordo com um decreto no diário oficial do governo nesta terça-feira, em medida muito aguardada pelos cubanos.
O governo informou que a Internet seria disponibilizada a partir de 4 de junho nos escritórios da Etecsa, o monopólio estatal de telecomunicações, e em outros lugares, o que foi classificado por um blogueiro pró-governo como um primeiro passo para o serviço nas casas.
"Talvez demore um pouco, mas o próximo passo é a conexão dos cubanos em suas casas", disse o blogueiro Yohandry Fontana, que muitas vezes é o primeiro a divulgar informação oficial e opiniões, comentando no Twitter.
O decreto deixou claro que o novo acesso à Internet será acompanhado de perto, advertindo os usuários de que não poderiam utilizá-lo para "pôr em perigo ou prejudicar a segurança pública, ou a integridade e a soberania da nação".
Atualmente, o acesso irrestrito à Internet em Cuba está disponível apenas para algumas instituições e profissionais selecionados e em hotéis de luxo que atendem a turistas.
A ilha comunista afirma que 2,6 milhões de cubanos, de uma população de 11,2 milhões, têm acesso à Internet, mas até agora a maioria só conseguiu explorar uma "intranet" limitada e controlada pelo Estado com uma lista de sites aprovados.
Apesar da previsão de um acesso maior à Internet pelos cubanos, ainda assim vai ser muito caro para a maioria deles, o equivalente a 4,50 dólares por hora num país onde os salários médios mensais são de 20 dólares.
Cuba foi conectada a um cabo de comunicação de fibra óptica da aliada Venezuela em 2011, que o governo vem testando nos últimos meses, mas ainda não colocou em uso de grande escala.
A ilha vinha recebendo a sua Internet através de um link lento e caro por satélite.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário