Konstantinos - Uranus

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Presidente do México diz que país vai precisar de pragmatismo para lidar com Trump

Presidente do México diz que país vai precisar de pragmatismo para lidar com Trump

terça-feira, 15 de novembro de 2016

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O México vai precisar mostrar um "enorme pragmatismo" ao lidar com o governo de Donald Trump, disse nesta terça-feira o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, à medida que sua administração se prepara para buscar pontos em comum sobre temas comerciais e migratórios.

Os mexicanos estão ansiosos à espera da posse de Trump na presidência dos Estados Unidos por conta das suas várias ameaças durante a campanha de impor tarifas sobre bens produzidos no México e isolar o país com um enorme muro na fronteira.

Reconhecendo que a vitória de Trump gerou alguma incerteza, Peña Nieto reiterou que o seu governo vai buscar o diálogo com a próxima administração na Casa Branca para fechar acordos.

"Vamos ter que trabalhar com enorme pragmatismo para concordar sobre o que é útil e conveniente para o México e para toda a América do Norte”, afirmou ele durante uma conferência empresarial na cidade de Puebla, sede da Volkswagen no México.

O presidente mexicano acrescentou que o seu governo está comprometido em garantir estabilidade macroeconômica para investidores, com uma taxa de câmbio flexível, um banco central independente e um sistema bancário sólido.

As preocupações têm sido gerais entre líderes empresariais e autoridades no México de que Trump poderia cumprir suas ameaças de abandonar a zona de livre comércio da América do Norte se ele não puder renegociar o acordo.

Firmado entre EUA, México e Canadá, o chamado Nafta entrou em vigor em 1994 e tem sido um alicerce na política de comércio internacional do México, que vende quatro quintos de suas exportações de bens para os EUA.

Ainda assim, o ministro da Economia mexicano, Ildefonso Guajardo, disse acreditar que Trump não vai se afastar do Nafta. Ele também disse que o México pode acrescentar novos capítulos ao acordo para atualizá-lo.

(Por Dave Graham)

© Thomson Reuters 2016 All rights reserved.

Nenhum comentário:

Postar um comentário