Konstantinos - Uranus

sábado, 5 de setembro de 2015

Brasil é economia mais fechada entre nações do G20, segundo ICC

Brasil é economia mais fechada entre nações do G20, segundo ICC


Por Jovem Pan

fonte: Pedro Revillion/ Palácio Piratini

No entanto, a avaliação do Brasil melhorou levemente se comparado a 2013
Segundo levantamento da Câmara de Comércio Mundial (ICC, em inglês), o Brasil é o país mais fechado para o comércio exterior entre todas as nações do G20. Em uma escala que vai de um a seis, a economia brasileira recebeu a nota 2.3 em 2015 e ficou atrás de Argentina e Índia.

No entanto, a avaliação do Brasil melhorou levemente se comparado a 2013, quando recebeu pontuação de 2.2, data do último levantamento do ICC.

Corveta da Marinha resgata imigrantes no Mar MediterrâneoCorveta da Marinha resgata imigrantes no Mar Mediterrâneo
Senadores dizem concordar com declarações de Temer sobre popularidade do GovernoSenadores dizem concordar com declarações de Temer sobre popularidade do Governo
Quinze economias evoluíram em abertura de mercado. Graças, principalmente, ao aumento das importações e aos altos preços dos combustíveis, Rússia, Canadá e Coreia passaram do nível "abaixo da média" para "dentro da média", na classificação mundial.

Apesar das promessas de habilitar o comércio exterior como motor de crescimento e gerador de empregos, as economias do G20 não estão conseguindo demonstrar liderança global na abertura comercial.

O estudo mostrou ainda que os países que compõem o grupo têm níveis abaixo da média mundial e apenas a Alemanha consta entre os 20 maiores mercados do mundo. O índice global de abertura de mercado recebeu a pontuação de 3.7 neste ano, ante 3.6 em 2013 e 3.5 em 2011.

Neste sábado (05), os ministros das finanças do grupo formado pelas maiores economias emergentes e desenvolvidas - G20 -, entre eles o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, reúnem-se em Ancara, capital da Turquia. O grupo discutirá temas centrais das economias, especialmente a turbulência chinesa e as intenções do Federal Reserve (Fed) de elevar os juros em 2015.

Ranking mundial de comércio

Em escala mundial, as economias asiáticas lideram o estudo. Hong Kong e Cingapura são os campeões do ranking de abertura comercial em 2015 pela terceira vez seguida e ultrapassam economias avançadas, como a dos Estados Unidos.

O índice mundial medido pelo ICC reúne 75 paísese leva em conta quatro fatores-chave: a abertura de comércio observada, políticas comerciais, abertura ao investimento direto estrangeiro e infraestrutura para o comércio.

TAGS. Notícias, Brasil, Mundo, G20, Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário