Konstantinos - Uranus

sexta-feira, 10 de maio de 2013

A Era Napoleônica





A Era Napoleônica foi um período revolucionário marcado por autoritarismo, centralização do poder e expansão territorial sob o comando de Napoleão Bonaparte. Nesse período, a sociedade francesa passava por uma série de revoluções internas provocadas pela insatisfação burguesa para com os jacobinos e ainda a monarquia européia temia a expansão das revoluções em seus reinos. Esse período foi dividido em três épocas:
Consulado
Após a queda do diretório, firmou-se um consulado republicano, centralizado e dirigido por militares. O poder executivo era mantido por três cônsules, mas Napoleão possuía mais poder e força que os demais nas decisões. Como primeiro cônsul Napoleão buscou ocultar o centralismo de seu poder criando novas instituições como o Senado, Tribunal, Poder Legislativo e o Conselho de Estado, mas todos estes ocultamente eram comandados por ele.
No período do consulado houve transformações na França. Na economia, a inflação foi reduzida pela criação do Banco da França bem como a regulamentação da moeda. Na religião, Napoleão fez um acordo com a Igreja, firmou o catolicismo como religião oficial enquanto teria o direito de escolher os bispos. Na educação, priorizou o ensino dos cidadãos franceses bem como a reorganização da estrutura de ensino. Para os cargos administrativos Napoleão indicou pessoas de sua confiança e ainda determinou um código civil, denominado Código Napoleônico, que beneficiava principalmente a burguesia.
Império
Nesse período, Napoleão tornou-se imperador mobilizando a opinião do povo no plebiscito ocorrido em 1804, a fim de restaurar a monarquia. Em 02 de dezembro de 1804, houve uma festa de coroação para Napoleão que contava com a presença do Papa Pio VII que se deslocou até a França para a festividade. Napoleão, para demonstrar sua superioridade sobre todas as pessoas, tomou a coroa das mãos do papa e se coroou e fez o mesmo com Josefina, sua esposa.
Em 1806 decretou o Bloqueio Continental que obrigava o fechamento de todos os portos ao comércio inglês para assim tornar a Inglaterra frágil economicamente. Em 1812, a Rússia deixou de considerar o bloqueio continental e passou a abrir os portos para a Inglaterra. Os europeus neste período se aliaram e conseguiram a abdicação de Napoleão.
A partir da coroação, Napoleão construiu grandes monumentos como forma de celebração de seu triunfo ao conquistar novos territórios. Em 1812, aproximadamente, já contava com quase toda a Europa Ocidental e Oriental conquistada.
Governo dos Cem Dias
Em 1814, os europeus fizeram valer o acordo confidencial firmado entre a França e Espanha, em 1807, chamado Tratado de Fontainebleau, exilando o imperador na Ilha de Elba. Um ano após o exílio, Napoleão fugiu e retornou à França com seu exército e reconquistou o poder iniciando o governo dos cem dias que se findou em 1815, quando foi derrotado na Batalha de Waterloo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário