Konstantinos - Uranus

terça-feira, 9 de julho de 2013

Comissão do Senado aprova apoio a asilo para Snowden


Ricardo Brito | Agência Estado


A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou nesta terça-feira , em votação simbólica, uma moção de apoio para que a presidente Dilma Rousseff conceda asilo político a Edward Snowden. Reportagens do jornal O Globo de domingo, 7, e segunda-feira, 8, sustentam, com base em documentos vazados pelo ex-técnico da Agência Central de Inteligência (CIA) Edward Snowden, que e-mails e telefonemas de brasileiros foram monitorados bem como uma base de espionagem em Brasília teria sido montada pelos americanos. O colegiado também aprovou um voto de censura ao governo americano.
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), autor do requerimento de concessão de asilo, argumentou que o Brasil não está entre os 27 países que Snowden pediu asilo político. O parlamentar do PSOL afirmou que Venezuela, Nicarágua, Equador e Bolívia responderam favoravelmente ao ex-técnico da CIA. Para o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), Snowden vai entrar para a história como "herói", como alguém que defende as liberdades democráticas.

Asilo
Senadores defenderam em plenário que a presidente Dilma Rousseff conceda asilo político a Snowden. "O Snowden é um herói dos Estados Unidos. Amanhã ou depois as pessoas vão se lembrar do Snowden e não do (Barack) Obama", afirmou o senador Roberto Requião (PMDB-PR), referindo-se ao presidente norte-americano que tenta extraditar o ex-técnico da CIA para processá-lo por traição e quebra de sigilo funcional. "É uma vergonha que países latino-americanos tenham oferecido asilo e a gente não", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário