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quinta-feira, 29 de abril de 2021

Homens Que Marcaram O Século XX: Michel Foucault

 



Homens Que Marcaram O Século XX: Michel Foucault 


Michel Foucault foi filósofo, professor, psicólogo e escritor francês. Dono de um estilo literário único, Foucault revolucionou as estruturas filosóficas do século XX ao analisá-las por meio de uma nova ótica. Profundamente influenciado por Nietzsche, Marx e Freud, o filósofo contemporâneo também recebeu influências do filósofo e amigo Gilles Deleuze, da medicina e da psiquiatria.


Podemos dividir o trabalho de Foucault em três partes distintas: uma produção que perdurou até a década de 1960, em que ele faz o que chamou de "arqueologia" das ciências humanas, da literatura, da escrita e do pensamento em geral; uma segunda fase, já nos anos 70, na qual o pensador preocupou-se com as formas de subjetivação e poder, tecendo análises filosóficas mediante o método genealógico; por último, a fase em que escreveu O cuidado de si, como o terceiro volume publicado da coletânea História da Sexualidade.



Biografia

Um dos mais importantes filósofos do século XX, Foucault modificou as estruturas metodológicas da filosofia e das ciências humanas. 


Paul-Michel Foucault nasceu no dia 15 de outubro de 1926, em Poitiers, na França. Seus pais chamavam-se Paul Foucault e Anna Malapert. O pai de Foucault era cirurgião e professor de anatomia, e os seus avôs (tanto o paterno quando o materno) também eram cirurgiões, o que mostra que a medicina sempre esteve presente na sua educação e formação. Porém, o jovem passou a interessar-se por história, o que decidiu o restante de sua carreira.


O interesse pela filosofia apareceu ainda na juventude de Foucault, o que o levou a uma busca precoce por leituras na área. Apesar dos anseios paternos para que o filho se tornasse médico, o jovem decidiu, a contragosto do pai, estudar Filosofia, posição apoiada por sua mãe, pessoa com quem o filósofo nutria uma relação muito afetuosa. Com seu pai, ao contrário, Foucault não se dava muito bem.


Foucault mudou-se para Paris, em 1945, e iniciou os seus preparos para ingressar no ensino superior. Nessa época, conheceu o filósofo e professor Jean Hyppolite, que apresentou ao novo aluno o pensamento de Hegel. Ingressou na École Normale da rue d'Ulm para estudar Filosofia no ano de 1946. Sua personalidade introspectiva foi acentuando-se ao longo do tempo no centro de estudos, pois o filósofo recusava cada vez mais o contato com os colegas, por conta do clima de disputa do local.



Ele tentou suicídio pela primeira vez em 1948 e passou a ser acompanhado por avaliações psiquiátricas constantes. Uma das causas que levaram ao problema psiquiátrico do filósofo foi a sua homossexualidade, ainda em fase de descoberta e em dificuldade de aceitação de si mesmo.


No ano de 1948, o filósofo licenciou-se em Filosofia e, no ano seguinte, em Psicologia. Tornou-se assistente de ensino na Universidade de Lille e terminou seu curso de Psicologia Patológica, em 1952. O filósofo lecionou e proferiu conferências e palestras em diversas universidades na França, Alemanha, Estados Unidos e Suíça, estando, inclusive, na Universidade de São Paulo (USP), em 1965 e 1975.


Foucault também trabalhou como psicólogo patologista em diversos hospitais psiquiátricos e presídios, o que forneceu elementos empíricos para a constituição de algumas de suas obras, como Vigiar e punir e História da loucura.


A publicação de As palavras e as coisas, em 1966, abriu portas para que o jovem professor de Filosofia e Psicologia se tornasse conhecido no cenário intelectual mundial. Ele ministrou cursos, palestras e conferências, participou de debates e desenvolveu uma vasta obra filosófica. Em 1968, Foucault, assim como Deleuze, Marcuse, Sartre e tantos outros professores universitários ilustres, envolveu-se com a luta estudantil deflagrada no mês de maio daquele ano na França, a qual atingiu setores educacionais no mundo todo. Na época, Foucault lecionava na Tunísia.


Logo após, em 1969, o pensador publicou A arqueologia do saber, livro que restaurou e encerrou a sua primeira fase de pensamento. Já em 1970, Foucault foi aceito em processo seletivo para ocupar a cátedra de Jean Hyppolite, no Collège de France, com a aula inaugural A ordem do discurso, publicada no mesmo ano.


Em 1975, ele publicou Vigiar e Punir - a história da violência nas prisões. No ano seguinte, publicou o primeiro volume da coletânea História da Sexualidade, intitulado A vontade de saber. Em 1984, publicou os dois últimos volumes da série, que deveria conter seis volumes, intitulados O uso dos Prazeres e Cuidado de Si. O motivo da interrupção do trabalho foi a morte do pensador aos 57 anos de idade. A sua morte decorreu de complicações causadas pela aids.


Amado por uns e odiado por outros, por conta de seus escritos, de sua visibilidade nos anos 70 e de sua atuação política, sempre voltada para a esquerda (mas sempre recebendo, também, duras críticas de pensadores e ativistas da esquerda), Foucault foi um dos filósofos mais aclamados do século XX.


Influenciado, principalmente, por filósofos e escritores como Marx, Freud, Bachelard, Lacan, Heidegger, Nietzsche, Blanchot, Sade, Kafka, entre outros, o seu tipo de escrita e de método filosófico, junto ao de pensadores como Nietzsche, Deleuze e Derrida, começou a ser chamado, por detratores, de pós-moderno.

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche foi a maior influência do pensamento de Michel Foucault.

No âmbito acadêmico, alguns classificaram Foucault como pós-estruturalista, título que ele mesmo recusava. É fato que sua obra, assim como a de tantos outros, como a de seu amigo Deleuze, de Sartre, de Beauvoir e, como início de tudo, a de Nietzsche, rompeu com as estruturas tradicionais da Filosofia feita até o século XIX, essencial e dogmaticamente voltada para a análise estruturada da racionalidade e de suas formas.


Leia também: Filosofia contemporânea: período da filosofia que confronta os avanços tecnológicos


Principais ideias

Como foi dito, a obra foucaultiana pode ser dividida em três períodos: o Foucault arqueológico, o Foucault genealógico e o último Foucault. Os períodos apresentam ideias e temas diferentes sobre os quais o filósofo debruçou-se.


Período arqueológico

Ficou marcado por uma busca de estabelecer um estudo utilizando o que ele chamou de método "arqueológico" das estruturas das ciências humanas, em especial da História e das Ciências Sociais. Também foram examinadas à exaustão, nesse período, a Filosofia, a Linguística e a Literatura. As principais obras do período arqueológico são As palavras e as coisas e Arqueologia do saber.


Período genealógico

Esse período foi marcado, essencialmente, pela publicação das obras A verdade e as formas jurídicas, Vigiar e punir e Vontade de saber (esse último como o primeiro volume de História da Sexualidade). Nesse momento, o filósofo francês passou a se preocupar com as formas de poder e subjetivação na sociedade.


Profundamente influenciado por seus anos de clínica psicológica em manicômios e prisões e pelo método genealógico de Nietzsche (ferramenta intelectual adaptada e aprimorada por Foucault para o seu trabalho), o filósofo passou a tentar estudar, por meio de uma complexa reconstrução histórica e cultural de cenários complexos, a formação do que ele denominou de sociedade disciplinar.


Segundo o filósofo, a humanidade seria organizada em formas diferentes e em momentos diferentes mediante o modo que ela lida politicamente com elementos relacionados à vida (biopolítica). Entre esses modos de organização, o filósofo encontrou, entre as sociedades modernas e a sociedade contemporânea, uma diferença crucial, em especial o modo de domínio político nas antigas monarquias e nos sistemas políticos recentes. O pensador caracterizou essas diferenças como relações microfísicas e macrofísicas, descritas a seguir:


Macrofísica do poder: o poder existia e era exercido em grande escala (macro) por meio do monarca, que era o único responsável por aplicar, pelo medo, a atividade necessária para controlar as vontades díspares mediante sua própria vontade.


Microfísica do poder: relacionada ao poder exercido pelo que ele chamou de sociedade disciplinar, era uma rede de poderes pequenos, exercidos em pequenos núcleos sociais por meio da aplicação de técnicas disciplinares que docilizariam os corpos das pessoas, treinando-os para as atividades diversas. A escola, a igreja, o quartel, a fábrica, a cadeia e o hospital seriam instituições disciplinares que aplicam a disciplinarização dos corpos, enquanto os líderes de pequenos núcleos de poder, como os pais na família patriarcal, exercem algum tipo de poder microfísico em cima das pessoas subjugadas a ele.


Período final ou o último Foucault

Nietzsche aparece mais uma vez na teoria foucaultiana, dessa vez com mais força. O filósofo francês utilizou as teorias de seu influenciador alemão, sobretudo nas análises dele sobre os gregos antigos, para imergir na cultura grega em O uso dos prazeres e desvendar o modo como a sociedade grega encarava a sexualidade.


Nesse último período, uma nova maneira ética também apareceu e deu nome, “Cuidado de si”, ao seu último escrito publicado. Os dois últimos volumes de História da Sexualidade, além de artigos acadêmicos, compõem a totalidade da obra publicada no último Foucault.


Obras de Michel Foucault

História da loucura: utilizando-se do método arqueológico, o filósofo buscou a compreensão de como se chegou a tratar e a entender a loucura como fizeram os psiquiatras e manicômios até o século XX. O livro levantou um debate, há muito tempo necessário, sobre a crueldade dos manicômios e a necessidade do entendimento mais profundo das desordens psiquiátricas como, muitas vezes, desordens sociais.


As palavras e as coisas: Foucault entende que o que dissemos ser "o homem" surgiu recentemente no âmbito do saber. Nesse livro, ele analisa o modo como as ciências, sobretudo as humanidades, constituem-se e modificam-se, tornando-se outras ciências ou outros modos de pensar, entre os séculos XVI e XVIII, partindo, inicialmente, da linguagem.


A Arqueologia do saber: livro que trata de uma resposta às críticas do livro anterior e explica, de maneira mais detalhada, o chamado método arqueológico de entendimento das ciências humanas.


Vigiar e punir: livro sobre a história das instituições disciplinares, da punição, do poder disciplinar do corpo e das cadeias como formas de aplicação da disciplina por excelência. É nessa obra que o filósofo apresenta o pan-óptico, proposto por Jehremy Bentham no século XVIII, relacionando-o à vigilância constante de nossa sociedade, e faz uma comparação entre a cadeia e as demais instituições disciplinares, como a escola, a fábrica e o hospital.


História da sexualidade: a série de livros, quando anunciada, prometia um total de seis publicações. No entanto, a interrupção da coletânea ocorreu quando ela estava pela metade em decorrência da morte precoce de Foucault. Os volumes dessa obra atestam a mudança de foco do filósofo, de um método genealógico no entendimento das formas de poder a um pensamento voltado para entender as questões biopolíticas relacionadas ao corpo e da relação das pessoas com as subjetividades mediante a questão corpórea.


https://brasilescola.uol.com.br/

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Homens Que Marcaram o Século XX: Marcello Mastroianni




 Marcello Mastroianni

Ator italiano nascido a 28 de setembro de 1924, em Fontana Liri, e falecido a 19 de dezembro de 1996, em Paris, vítima de cancro no pâncreas.


Durante a Segunda Grande Guerra, foi capturado pelo exército nazi e enviado para um campo de concentração. Conseguiu fugir, instalando-se em Veneza, onde esperou pelo fim do conflito.


Juntou-se a uma compania de teatro amador itinerante e, durante uma representação, chamou a atenção de Luchino Visconti que o convidou a protagonizar a peça teatral Um Elétrico Chamado Desejo.


Gradualmente, tornou-se um dos atores mais promissores do panorama artístico italiano e começaram a surgir os primeiros convites para fazer cinema.


Estrear-se-ia em I Miserabili (Os Miseráveis, 1948), mas só ganhou alguma projeção quando protagonizou ao lado de Sophia Loren a comédia Peccato Che Sia una Canaglia (Que Pena Seres Vigarista, 1955).


Mas o filme que lhe deu maior notoriedade a nível internacional foi La Doce Vita (A Doce Vida, 1960) de Fellini. O seu retrato de jornalista desiludido com a vida tornou-o extremamente popular entre os cinéfilos.


Dois anos depois, era apresentado a Hollywood, obtendo a nomeação para o Óscar de Melhor Ator com o seu trabalho na comédia Divorzio All'Italiana (Divórcio à Italiana, 1962).


O seu retrato de aristocrata siciliano falido tornou-o no primeiro ator europeu a ser nomeado para o Óscar de Melhor Ator por um trabalho num filme falado em língua que não a inglesa.


Continuou a demonstrar o seu talento em filmes de culto como Otto e Mezzo (Fellini Oito e Meio, 1963), Lo Staniero (O Estrangeiro, 1967) e La Grande Bouffe (A Grande Farra, 1973).


Em 1972, iniciou uma longa relação afetiva com Catherine Deneuve de quem viria a ter uma filha, Chiara Mastroianni, que seguiria a carreira dos progenitores.


Mastroianni viria a ser nomeado por mais duas vezes para o Óscar de Melhor Ator: pelo seu trabalho em Una Giornata Particulare (Um Dia Inesquecível, 1977) de Ettore Scola, onde incorporou um atormentado homossexual, e por Oci Ciornie (Olhos Negros, 1987) de Nikita Mikhalkov onde interpretou o papel de um rico arquiteto que se arrepende de ter traído as convicções idealistas que defendera quando novo para embarcar num casamento por interesse com a filha de um banqueiro.


Trabalharia ainda com Federico Fellini em La Città Delle Donne (A Cidade das Mulheres, 1980) e Ginger e Fred (1986) e com Ettore Scola em La Nuit de Varennes (A Noite de Varennes, 1982). Marcou também presença em dois filmes portugueses: Sostiene Pereira (Afirma Pereira, 1996) e Viagem ao Princípio do Mundo (1997), que viria a ser o seu último filme.

Homenagem aos 90 anos de Marcello Mastroianni


https://www.infopedia.pt/

Um dos maiores colunistas de Pernambuco: João Alberto: 50 anos de muitas histórias


 João Alberto: 50 anos de muitas histórias

Publicado em 29/01/2020 por Revista algomais 


Foto: Tom Cabral

Quando João Alberto assinou sua primeira coluna social no Diario de Pernambuco, o Brasil e o Estado viviam um cenário completamente diferente. O País estava sob o comando da ditadura militar. No esporte, a seleção de futebol se preparava ainda para o tricampeonato mundial. O Porto de Suape, uma das âncoras da nossa economia atual, nem estava no papel. Enquanto isso, no jornalismo, era o mais antigo impresso da América Latina quem estava inovando. O jovem repórter, que começou a escrever no Jornal da AABB e passou na redação do Diario pelas mais variadas coberturas, começava a se posicionar no colunismo social com o destaque que carrega por 50 anos. Nesse jubileu de ouro da sua atividade profissional, ele coleciona boas histórias.


Responsável por uma das mais antigas colunas na imprensa brasileira, João Alberto começou a escrever um tanto por acaso, quando ainda era aluno da Escola de Cadetes no Ceará. Com facilidade nas disciplinas exatas, após um desentendimento com um professor, ele o desafiou: “o senhor ainda me dará uma nota 10 em redação”. O professor topou o desafio. Sua turma se mobilizou para ajudar o “caçulinha” (era o mais novo do grupo) a atingir a meta. Ele foi aprovado com a nota máxima.

Essa brincadeira na escola rendeu outros frutos, como o emprego no Banco do Brasil. Sim, João Alberto foi bancário por alguns anos. No concurso que ele prestou, o tema da redação foi o mesmo do desafio sobre a frase “Ordem e Progresso”. Aprovado, veio para o Recife, onde criou um jornal da classe, produzido com um mimeógrafo. Em um período que a AABB (clube dos funcionários do banco) tinha uma alta atividade social, João Alberto levava aquelas publicações para as grandes redações da cidade.


Da circulação dos jornais na redação, surgiu o convite para um estágio no Diario e os primeiros passos da nova carreira. Por anos, dividiu a atividade jornalística com a de bancário. “Não tinha repórter setorizado. Eu fazia polícia, economia, corpo consular, muito aeroporto, onde entrevistávamos as pessoas importantes que desciam no Recife”, conta João Alberto. Aos 18 anos, chegou a ser preso numa pauta no terminal aéreo dos Guararapes, por furar um bloqueio estabelecido pela política aeronáutica.


“O jornalismo na minha época era muito diferente. Havia muita gente nas redações. As matérias eram batidas na máquina de escrever, em uns papéis pautados. Era um jornalismo muito artesanal. Tudo mudou rapidamente com as novas tecnologias. Fui o primeiro jornalista a usar o computador em Pernambuco. Na época era uma coisa horrorosa! Um amigo prometeu me ensinar. Fiz um curso com ele e isso mudou muito nosso trabalho”, relatou.

Antes da Era WhatsApp, ele chegou a fazer mais de 40 ligações por dia para fechar sua coluna. “E era uma dificuldade para conseguir linha para fazer um telefonema. Às vezes esperávamos até 15 minutos. Por isso, muito do nosso trabalho era ainda de um jornalismo pé no chão. Circulávamos pela cidade caminhando ou pelo Jeep do jornal”. Desse tempo, ele afirma sentir falta da convivência com as equipes. “Tinha mais calor humano.”

Uma das pautas que ele não esquece foi quando colocou na cabeça que queria ganhar o Prêmio Esso. Ele reportou uma viagem de caminhão de uma transportadora do Recife até São Paulo levando cargas. “Foram 10 dias. Uma miséria, o caminhão atolava, não tinha onde dormir. Era uma verdadeira aventura. A reportagem foi bonita. Mas recebeu uma mísera menção honrosa (risos). Na época eram muitas menções honrosas”.


Ele conviveu muito tempo também com a censura. Um major acompanhava a redação, que não permitia nenhuma publicação relacionada a Dom Helder Camara, por exemplo. Um período cheio de tensões, mas também de “causos”. João Alberto conta que certa vez um fotógrafo colocou esporas, feitas com papel fotográfico, na bota do militar. “Esse major foi para o Cinema São Luiz sem perceber. À noite chegou decidido a prender o autor da brincadeira. Mas ninguém entregou”, contou entre risos.

Também conta de forma humorada que os maiores problemas, quando editava um suplemento do Diario, eram os artigos de Ricardo Noblat, . “Noblat colocava nas entrelinhas tudo que era safadeza e toda segunda-feira eu ia para a Polícia Federal me explicar. Fui várias vezes graças a ele”, recordou.


Se tem repórter que é resistente a novidades, João Alberto diz que sempre procurou ficar antenado com as tendências do que acontecia na comunicação. Sempre que viajava, comprava jornais, mesmo quando não conhecia o idioma. O objetivo era conhecer os formatos que estavam sendo testados mundo à fora. “Estou sempre me atualizando.”

Além do jornal impresso e colunista da Algomais, ele buscou uma atuação multimídia. Escreve o blog, está nas redes sociais e na TV. Para o futuro, João Alberto revela que não tem mais sonhos. Realizado, ele diz que já cumpriu tudo o que sonhava para sua carreira.


Ouça a nossa conversa com João Alberto, repleta de histórias engraçadas (uma inédita sobre um ex-governador do Estado), no primeiro episódio de 2020 do Pernambucast, o podcast da Revista Algomais.


https://revista.algomais.com

8 filmes para conhecer Federico Fellini, mestre do cinema italiano. O cineasta icônico completaria 101 anos em 2021

Federico Fellini (Foto: Reprodução)

 8 filmes para conhecer Federico Fellini, mestre do cinema italiano 


O cineasta icônico completaria 101 anos em  2021


CAMILLA MILLAN I @CAMILLAMILLAN 


Diretor e roteirista, o italiano Federico Fellini lançou obras aclamadas que continuam a inspirar novos cineastas e admiradores da sétima arte. Os filmes - mistura de memórias, sonhos e desejo - fizeram de Fellini um ícone da fantasia, e conseguiram transportar para a telona uma visão pessoal do cineasta acerca da sociedade. 


Não à toa o termo “Fellienesco” se instaurou no cinema. Usada para descrever cenas com imagens alucinógenas que invadam uma situação comum, a expressão representa a influência de Fellini no modo de fazer e pensar as produções. 


A Estrada (1955)

Fellini dirigiu 20 filmes, entre eles os famosos La Dolce Vita e 8 e Meio. A filmografia do cineasta rendeu mais de 12 indicações ao Oscar, além de 4 vitórias na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira e do Prêmio Honorário da Academia.


O diretor morreu de ataque cardíaco em 1993, aos 73 anos, mas continua como uma grande referência, eternizado nas próprias obras. Cineastas como David Lynch, Stanley Kubrick, Martin Scorsese, Tim Burton e Pedro Almodóvar já citaram Fellini como inspiração para grandes trabalhos.


Em 20 de Janeiro de 2021 , Fellini completaria 101 anos - e a Rolling Stone Brasil separou 8 filmes para conhecer melhor o cineasta: 

Filmes de Fellini


A Estrada (1955)


Noites de Cabíria (1957)


La Dolce Vita (1960)


Oito e Meio (1963)


Satyricon (1969)


Roma (1972)


Amarcord (1973)


Casanova (1976)



https://rollingstone.uol.

Primeiro lote de vacinas da Pfizer chega amanhã ao Brasil. As doses serão distribuídas para os 26 estados e o Distrito Federal


 Primeiro lote de vacinas da Pfizer chega amanhã ao Brasil

As doses serão distribuídas para os 26 estados e o Distrito Federal


Publicado em 28/04/2021 - 16:51 Por Jonas Valente – Repórter Agência Brasil - Brasília

https://agenciabrasil.ebc.com.br/

O primeiro lote de vacinas da Pfizer chega amanhã (29) ao Brasil. No total, 1 milhão de doses serão transportadas em voo que chegará ao Aeroporto de Viracopos, com aterrissagem prevista para as 19h.


As doses serão distribuídas para os 26 estados e o Distrito Federal. Segundo o Ministério da Saúde, a orientação é que sejam priorizadas as capitais devido às condições de armazenamento da vacina, que demanda temperaturas muito baixas.


Conforme o Ministério da Saúde, os entes federados receberão de forma proporcional e igualitária. Os frascos serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC, cuja conservação pode ser feita apenas durante 14 dias. Após entrar na rede de frio, com temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, o prazo para aplicação é de cinco dias.


Por essa razão, o Ministério informou que enviará duas remessas diferentes. Cada uma delas terá 500 mil doses e será referente, respectivamente, às primeira e segunda doses que cada cidadão deverá receber.  


O Ministério da Saúde comprou 100 milhões de doses do imunizante. Em março, em reunião com a farmacêutica, a pasta apresentou a previsão de que até junho seriam entregues 13,5 milhões de doses.


 


Edição: Fernando Fraga

Extraordinária: você acredita que até o véu desta escultura é de mármore? A "Virgem Velada", (Sugestão dos alunos da 3ª Série do Ensino Médio Giovana e Cauã Rafael) UI/Performance



Extraordinária: você acredita que até o véu desta escultura é de mármore?


  Fontes :https://pt.aleteia.org

              https://pt.wikipedia.org/


A "Virgem Velada", busto de Nossa Senhora, dá a impressão de que há um véu transparente sobre a estátua; na verdade, toda esta obra-prima é uma peça única

A“Virgem Velada” é uma escultura em mármore de Carrara que retrata o busto da Virgem Maria sob um véu. Talhada em peça única pelo escultor italiano Giovanni Strazza (1815–1878) no início da década de 1850, a obra-prima feita em Roma foi transportada para a então colônia de Terra Nova, no Canadá, em 1856, conforme foi registrado em 4 de dezembro daquele ano pelo bispo dom John Thomas Mullock:


“Foi recebida de Roma, com segurança, uma bela estátua da Santíssima Virgem Maria, em mármore, de Strazza. O rosto está velado e é possível ver a sua feição e as suas características. É uma perfeita obra de arte”.

A “Virgem Velada” foi mantida no palácio episcopal, próximo à catedral de St. John’s , até 1862, quando dom Mullock a presenteou à madre Maria Madalena O’Shaughnessy, superiora do Convento da Apresentação de Maria, sob cujos cuidados permanece.

O nacionalismo italiano estava em ascensão em meados do século XIX. A Virgem Velada de Strazza é um notável exemplo do movimento de arte nacionalista italiano chamado Risorgimento. A imagem da mulher velada pretendia simbolizar a Itália, assim como Britânia simbolizava a Grã-Bretanha, Hibernia simbolizava a Irlanda e a Estátua da Liberdade simbolizava os Estados Unidos. Pietro Rossi e Raffaelle Monti foram os mais importantes contemporâneos italianos de Strazza, que também esculpiram mulheres veladas.


 

terça-feira, 27 de abril de 2021

COMO A SEGUNDA MULHER A VENCER O OSCAR DE MELHOR DIREÇÃO ENFURECEU A CHINA



Chlóe Zhao com suas duas estatuetas do Oscar - Getty Images

COMO A SEGUNDA MULHER A VENCER O OSCAR DE MELHOR DIREÇÃO ENFURECEU A CHINA

Chloé Zhao foi homenageada como melhor diretora pela Academia, mas sua conquista inédita na premiação foi ignorada em seu país natal

ALANA SOUSA PUBLICADO EM 27/04/2021


A edição de 2021 do Oscar foi marcada pela diversidade. A premiação da indústria cinematográfica, conhecida por agraciar principalmente artistas brancos, fez história ao homenagear negros e asiáticos — alguns pela primeira vez desde a criação, no ano de 1929, como foi o caso de Youn Yuh-jung, primeira atriz sul-coreana a vencer como 'Melhor Atriz Coadjuvante'.

Entre um dos maiores premiados pela Academia, no último domingo, 25, está a produção Nomadland, lançada em 2020. O filme acompanha a história de uma mulher que perde tudo na Grande Recessão e passa a viver como uma nômade moderna no Oeste americano. O roteiro foi adaptado da obra Nomadland: Surviving America in the Twenty-First Century (Nomadland: Sobrevivendo à América no século 21, em tradução livre para o português), de Jessica Bruder. 

Com seis indicações, Nomadland venceu nas categorias ‘Melhor Filme’, ‘Melhor Atriz’, pela atuação de Frances McDormand e, uma das mais relevantes do Oscar: ‘Melhor Direção’ para Chloé Zhao. A cineasta se tornou a segunda mulher a receber a honraria e a primeira asiática a vencer na categoria.  

Em seu discurso de aceitação, Zhao dedicou o prêmio para as pessoas corajosas: "Sempre achei bondade nas pessoas que conheci — em todos os lugares do mundo. Esse Oscar é para qualquer pessoa que tem a coragem de se manter boa e ver o que há de bom nos outros”. 

A diretora ainda enfatizou detalhes de sua crença pessoal na bondade. “Eu me lembro de um chamado 'The Three Character Classic', e ele dizia: 'As pessoas, ao nascer, são boas'. Essas palavras tinham muito impacto quando eu era criança, e ainda acredito nelas”, disse ela. 

A vitória inédita da cineasta repercutiu mundo afora, nos mais importantes veículos midiáticos, dando destaque à relevância de ter uma mulher com descendência asiática em uma plataforma de tamanha abrangência. Porém, um lugar específico optou por abafar a conquista de Chloé: seu país natal, a China.  

A censura da China 

Ainda que, na época do Globo de Ouro, a China tenha repercutido com orgulho o sucesso de Zhao e de Nomadland com publicações que incentivavam o povo a ir assistir a produção nos cinemas, quando comentários feitos pela cineasta, em 2013, ressurgiram, a história mudou completamente. 

Zhao nasceu em Pequim, onde viveu até os 14 anos; então foi viver na Inglaterra, e depois se formou em Los Angeles. Ao comentar sobre o período de mudança da China para Londres em entrevista à revista Filmmaker, a chinesa afirmou: “Isso remonta a quando eu era adolescente na China, em um lugar onde há mentiras por toda parte”. 

“Você sentiu que nunca seria capaz de sair. Muitas informações que recebi quando era mais jovem não eram verdadeiras e tornei-me muito rebelde em relação à minha família e ao meu passado. Fui para a Inglaterra de repente e reaprendi minha história. Estudar Ciência Política em uma faculdade de artes liberais foi uma maneira de descobrir o que é real. Arme-se com informações e, em seguida, desafie-as também”, acrescentou Zhao na época. 

Ao se deparar com tais comentários, as autoridades da China decidiram retirar do ar todas as matérias que mencionavam as conquistas da diretora, incluindo sua vitória no Oscar. Segundo o The Guardian, 40 mil reportagens despareceram do Weibo, uma das redes sociais mais usadas pela população chinesa. 

A Reuters também anunciou a censura do país asiático com o trabalho de Chloé Zhao. Conforme informou a agência de notícias, uma transmissão ao vivo do Oscar foi bloqueada pelo Grande Firewall chinês por cerca de duas horas. A justificativa em ambas as ocasiões foi de que o conteúdo havia sido removido “de acordo com as leis, regulamentos e políticas pertinentes”. 

Embora tenha se lembrado de sua infância e dos poemas chineses no palco principal do Oscar, parece que os comentários de 2013 tiveram um peso maior para o governo chinês. Ainda assim, é impossível negar a conquista não só de Zhao, mas de seu país, na Academia. 

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/

Cinema Expressionista alemão: Filme: Nosferatu (1922) -




Cinema Expressionista alemão: Filme: Nosferatu (1922) -

  “Nosferatu - Uma Sinfonia do Horror” (Nosferatu, eine Symphonie des Grauens), de F.W. Murnau (1922) Nosferatu é um filme clássico do expressionismo alemão. Produzido em 1922, suas imagens de horror ainda conseguem nos surpreender. Foi baseado em Drácula, de Bram Stoker (1897). 

O diretor F. W. Murnau não conseguindo os direitos autorais com a viúva de Stoker, acabou produzindo uma versão independente, cuja narrativa preserva o enredo original de Stoker (uma das versões de Nosferatu apresenta o nome de cada personagem com seu equivalente no romance de Stoker). 

Ao invés de Conde Drácula, Nosferatu é Conde Orlok, uma das mais fiéis representações filmicas do vampiro. Alto, esguio, esquálido, com orelhas, nariz e dentes pontiagudos, Murnau consegue representar com sucesso a figura do personagem macabro de Stoker. Na verdade, o horror se transfigura em Nosferatu. 

É a própria representação (e expressão imagética) do Mal e do estranhamento sugerido pela figura mítica do vampiro. O conteúdo do Mal se exprime com vigor na forma de apresentação do personagem. De fato, nunca o cinema de horror conseguiu expressar com tanta fidelidade a dimensão macabra da lenda do vampiro como em Nosferatu, de F.W. Murnau.

 

EM ENTREVISTA, BILL GATES AFIRMA QUE FIM DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS ESTÁ PRÓXIMO


 Fotografia do bilionário Bill Gates - Wikimedia Commons


EM ENTREVISTA, BILL GATES AFIRMA QUE FIM DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS ESTÁ PRÓXIMO

Para o magnata, a preparação para futuras pandemias é uma ‘prioridade máxima’. Confira!


PENÉLOPE COELHO PUBLICADO 



De acordo com informações publicadas pelo portal Exame, recentemente, o filantropo e bilionário Bill Gates, deu uma entrevista para a rede de televisão Sky News. Na ocasião, o homem se mostrou esperançoso para o final da pandemia do novo coronavírus, à medida que a vacinação avança no mundo.


Quando questionado se acredita na possibilidade de que o mundo esteja ‘completamente de volta ao normal’ até o final de 2022, o cofundador da Microsoft deu uma resposta positiva. Anteriormente, no final de 2020, Gates havia dito que tudo estaria melhor em abril de 2021.


Na recente entrevista, Billpontuou a importância da vacinação em âmbito mundial e afirmou que mesmo que a doença não seja erradicada, os números de casos devem diminuir consideravelmente:


"Alguns dos países ricos, incluindo os EUA e o Reino Unido, mesmo neste verão chegarão a altos níveis de vacinação e que ficaremos liberados para que possamos distribuir vacinas para todo o mundo no final de 2021 e até 2022 e, portanto, não teremos erradicado essa doença, mas seremos capazes de reduzi-la a números muito pequenos no final de 2022”, afirmou o empresário.


O norte-americano também pontuou a importância de se preparar para futuras pandemias, de acordo com Gates essa é uma “prioridade máxima”. Em decorrência dos problemas econômicos e psicológicos causados pelo novo coronavírus, o homem acredita que a geração que vivencia essa pandemia irá se lembrar disso.


Sobre a Covid-19

De acordo com as últimas informações divulgadas pelos órgãos de saúde, atualmente, o Brasil registra 14,4 milhões de pessoas infectadas, e as mortes em decorrência da doença já chegam em 392 mil no país.  


Em 1º de dezembro de 2019, o primeiro paciente apresentava sintomas do novo coronavírus em Wuhan, epicentro da doença na China, apontou um estudo publicado na revista científica The Lancet em fevereiro deste ano. 


De lá pra cá, a doença já infectou 148 milhões de pessoas ao redor do mundo, totalizando mais de 3,12 milhões de mortes


https://aventurasnahistoria.uol.com.br

O Cinema Expressionista: Filme O HOMEM QUE RI (1928)



 Por Luiz Santiago


O Homem Que Ri (1928), adaptação da obra homônima de Victor Hugo, foi o penúltimo filme do diretor Paul Leni, já em sua fase americana. Leni vinha da escola expressionista alemã, onde dirigiu 18 filmes (curtas e longa-metragens), dentre os quais, O Gabinete das Figuras de Cera (1924), ao lado de Leo Birinsky.


Além de dirigir filmes, Paul Leni trabalhou como diretor de arte para muitos cineastas na Alemanha, o que explica o cuidado estético, tanto em cenários quanto em fotografia, de suas próprias produções. Ele esteve à frente da equipe artística de diretores como Ernst Lubitsch (Rausch, 1919); Alexander Korda (O Dançarino de Minha Esposa, 1925); e Michael Curtiz (Fiaker Nº13 e A Borboleta Dourada, 1926).


A estreia do diretor nos Estados Unidos foi com o filme O Gato e o Canário (1927), produzido por Paul Kohner, para a Universal Pictures, o mesmo produtor e o mesmo Estúdio que um ano depois lançariam O Homem Que Ri. O filme conta a história de Gwynplaine, uma criança que é entregue pelo rei James II a um grupo de ciganos. A atitude do monarca é para vingar-se do pai de Gwynplaine, acusado de trair o rei. Nas mãos dos ciganos, Gwynplaine passa pela mesa de operações do Dr. Hardquanonne, que corta-lhe os cantos da boca a fim de dar-lhe um eterno sorriso e transformá-lo em uma atração circense.


Quando os ciganos “comprachicos” são expulsos da Inglaterra, Gwynplaine é deixado para trás. Na mesma noite, encontra Dea, um pequeno bebê cego; e Ursus, o homem que o irá acolher, alimentar e criar. A história segue com os protagonistas já adultos e traz intrigas da Corte, fortes sentimentos e um final emocionante, porém distinto da obra de Hugo, que finaliza de maneira trágica a trama do casal protagonista.


Como não podia deixar de ser, os cenários do filme e toda a equipe técnica são admiráveis aqui. A construção de salões e quartos reais, feiras, atrações circenses e docas da cidade recebem tantos detalhes que é difícil não ficar admirado. Com a fotografia belíssima de Gilbert Warrenton e elenco afinado, o longa consegue trazer de maneira impactante os sentimentos do “Homem que Ri”, o homem que, apesar de sua aparência, é amado mas se recusa a aceitar esse amor, por julgar-se indigno dele.


A maldade humana é um dos elementos mais presentes em toda a narrativa. Desde a primeira sequência do rei James II com o bobo Barkilphedro, percebemos o forte contraste moral entre os grupos de personagens, contraste que se arrasta até o desfecho. Essa característica vinda da obra literária é explorada exageradamente pelo texto, o que acaba conferindo a uma parte do filme uma atmosfera melodramática, indo na direção contrária ao realismo e críticas sociais presentes no restante da narrativa.


Conrad Veidt dá vida ao personagem principal e brilha imensamente em sua interpretação. O ator já tinha trabalhado algumas vezes com Paul Leni e já tinha vivido um personagem bastante parecid com Gwynplaine (o Cesare, de O Gabinete do Dr. Caligari), mas o que ele realiza em O Homem Que Ri vai bem mais além. A difícil caracterização do personagem, que o obrigava a atuar com uma prótese para que os cantos da boca fossem esticados em um sorriso permanente, e sua emotiva interpretação (com direito a lágrimas verdadeiras) são responsáveis por nos presentear com uma das personificações mais inesquecíveis do cinema silencioso.


Em 1943, Bill Finger e Bob Kane fizeram uso de uma foto de Conrad Veidt em O Homem Que Ri para criar o mais notável inimigo do Batman: o Coringa, que muitas décadas depois protagonizaria uma história com esse mesmo nome.


O Homem Que Ri é o representante de um momento único do cinema hollywoodiano, um dos pioneiros a utilizar o som no cinema (o filme é mudo na maior parte do tempo, tendo apenas sons gravados de ajuntamento de pessoas e alguns sons do ambiente), além de dar vida a uma poderosa história de Victor Hugo. Um verdadeiro clássico.


O Homem Que Ri (The Man Who Laughs) — EUA, 1928

Direção: Paul Leni

Roteiro: J. Grubb Alexander (baseado na obra de Victor Hugo)

Elenco: Mary Philbin, Conrad Veidt, Julius Molnar, Olga Baclanova, Brandon Hurst, Cesare Gravina, Stuart Holmes, Sam De Grasse, George Siegmann, Josephine Crowell

Duração: 110 min.


https://www.planocritico.com/


segunda-feira, 26 de abril de 2021

Ucrânia recorda o 35º aniversário da catástrofe de Chernobyl


 Funcionário é visto em centro de controle do reator nuclear nº4, local do acidente de 1986, em Chernobyl, na Ucrânia, no dia 25 de março de 2021. — Foto: Gleb Garanich/Reuters

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Ucrânia recorda o 35º aniversário da catástrofe de Chernobyl
Em 26 de abril de 1986, o reator número 4 da central de Chernobyl, na Ucrânia, explodiu durante um teste de segurança. Hoje, o país faz uma campanha para que a antiga usina nuclear seja declarada patrimônio pela Unesco.

Por France Presse

26/04/2021 

Funcionário é visto em centro de controle do reator nuclear nº4, local do acidente de 1986, em Chernobyl, na Ucrânia, no dia 25 de março de 2021. — Foto: Gleb Garanich/Reuters
Funcionário é visto em centro de controle do reator nuclear nº4, local do acidente de 1986, em Chernobyl, na Ucrânia, no dia 25 de março de 2021. — Foto: Gleb Garanich/Reuters

A Ucrânia recorda, nesta segunda-feira (26), o pior acidente nuclear da história, ocorrido na planta de Chernobyl há 35 anos.

Na época, boa parte da Europa foi contaminada. Hoje, a fábrica atrai atualmente turistas de todo o mundo e os ucranianos buscam sua inscrição como patrimônio da Unesco.
'Filhos de Chernobyl': o que diz primeiro estudo de descendentes dos atingidos pelo acidente nuclear


Ucrânia inaugura estrutura para selar restos do reator que explodiu em Chernobyl em 1986

"A explosão na central de Chernobyl e suas consequências transformaram o mundo", declarou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante uma visita à zona de exclusão em torno do reator.

Ele pediu à comunidade internacional o fortalecimento da segurança nuclear para "evitar que catástrofes semelhantes voltem a ocorrer no futuro".

Acidente em 26 de abril de 1986
Em 26 de abril de 1986, às 1H23, o reator número 4 da central de Chernobyl, situado a 100 quilômetros de Kiev, explodiu durante um teste de segurança.

Durante 10 dias, o combustível nuclear queimou e liberou na atmosfera elementos radioativos que contaminaram, segundo algumas estimativas, até 75% da Europa, especialmente as então repúblicas soviéticas da Ucrânia, Belarus e Rússia.

As autoridades soviéticas tentaram esconder o acidente. O líder da URSS na época, Mikhail Gorbachev, não falou publicamente sobre a questão até 14 de maio.

Um total de 116 mil pessoas foram retiradas em 1986 dos arredores da central, que permanecem atualmente praticamente inabitados. Nos anos posteriores, outros 230 mil moradores deixaram a zona.

Durante quatro anos, quase 600 mil pessoas foram enviadas ao local do desastre com pouca ou nenhuma proteção para controlar o incêndio, isolar o reator com uma cobertura de concreto e limpar os arredores.

Balanço do número de vítimas
O balanço do número de vítimas da catástrofe ainda é objeto de debate. O comitê científico da ONU (Unscear) reconhece oficialmente apenas 30 mortes entre os operários e bombeiros que faleceram vítimas da radiação após a explosão.

Em 2006, a ONG Greenpeace calculou em quase 100 mil o número de mortes provocadas pelos efeitos radioativos da catástrofe nuclear.

A central de Chernobyl manteve a produção de energia elétrica até dezembro de 2000, quando a pressão dos países ocidentais resultou na paralisação do último reator operacional.

Após anos de adiamento, no fim de 2016 foi instalado um arco gigante de aço sobre o reator danificado, estrutura que cobriu o "sarcófago" de concreto, rachado e instável, e que deve garantir a segurança pelos próximos 100 anos.

As autoridades afirmam que os humanos não poderão viver na região de forma segura por pelo menos 24 mil anos, mas o local atrai cada vez mais turistas à procura de emoção.

A quase total ausência de atividades humanas na área permitiu a proliferação da flora e da fauna. Existem linces, águias de cauda branca, às vezes até ursos, bem como centenas de alces e dezenas de lobos.

Distúrbios raciais de Tulsa em 1921 . O massacre que destruiu a 'Wall Street Negra' há quase cem anos e voltou à tona na série 'Watchmen' (Sugerido pelo Aluno da 2ª Série do Ensino Médio: Matheus Didier UI/Performance)


 Distúrbios raciais de Tulsa em 1921 . O massacre que destruiu a 'Wall Street Negra' há quase cem anos e voltou à tona na série 'Watchmen'

Alessandra Corrêa


Foi um dos piores capítulos na longa história de violência racial nos Estados Unidos, mas até pouco tempo atrás muitos americanos nunca tinham ouvido falar do massacre que ocorreu em 1921 na cidade de Tulsa, no Estado de Oklahoma.


Em 31 de maio daquele ano, uma multidão de pessoas brancas invadiu e destruiu o distrito de Greenwood, que na época era uma das comunidades negras mais prósperas do país, apelidada de "Wall Street Negra".


A violência se estendeu por 18 horas, durante as quais mais de mil casas e estabelecimentos comerciais foram saqueados e incendiados. Alguns historiadores calculam que até 300 pessoas tenham sido mortas. Cerca de 10 mil ficaram desabrigadas.


Policial dispara pela janela e mata mulher negra em seu próprio quarto nos EUA

Por que a escravidão foi praticamente apagada da história de Chile e Argentina: ‘Aqui não há negros’

O episódio, ausente de livros escolares durante décadas, voltou a ganhar atenção na semana passada, quando foi tema do capítulo inicial da série Watchmen, da HBO. Muitos espectadores confessaram que não sabiam do que se tratava.


Uma das atrizes da série, Regina King, chegou a tuitar uma reportagem sobre o tema, depois de ver "tantos tuites (dizendo) que Watchmen era a primeira vez que ouviam sobre a 'Wall Street Negra' e que não tinham ideia de que a abertura (da série) mostrava o massacre de Tulsa, que não foi ensinado em aulas de história nos Estados Unidos".


Prosperidade

A Tulsa do início da década de 1920 era uma cidade moderna de mais de 100 mil habitantes. Alguns anos antes, a descoberta de poços de petróleo havia enriquecido muitos moradores brancos e também alguns negros que tinham terras na área.



Mas esse era um período de violência racial, com linchamentos e rígidas leis de segregação, que proibiam que negros frequentassem os mesmos ambientes que a população branca. Assim como em várias outras cidades americanas, os trilhos da ferrovia marcavam a separação entre a parte negra e a parte branca da cidade.


O distrito de Greenwood ficava ao norte dos trilhos. A partir de 1905, a área começou a atrair comerciantes e empreendedores negros, dando início ao que ficaria conhecido como a "Wall Street Negra", uma das mais bem-sucedidas comunidades negras em um país que somente poucas décadas antes havia abolido a escravidão.


Segundo o historiador Scott Ellsworth, autor do livro Death in a Promised Land: The Tulsa Race Riot of 1921 ("Morte em uma terra prometida: o tumulto racial de Tulsa de 1921", em tradução livre), a maioria dos 10 mil residentes negros da cidade vivia em Greenwood.


Moradores tiveram que viver em barracas após destruição


"Um bairro vibrante que abrigava dois jornais, várias igrejas, uma biblioteca e vários estabelecimentos comerciais que pertenciam a proprietários negros", escreveu Ellsworth em um artigo para a Oklahoma Historical Society (Sociedade Histórica de Oklahoma).


Os 40 quarteirões que formavam a chamada "Wall Street Negra" eram pontuados por hotéis, restaurantes, joalherias e cerca de 200 estabelecimentos comerciais de pequeno porte, como farmácias, armarinhos, lavanderias, barbearias e salões de beleza. Havia até um cinema.


As casas elegantes de Greenwood eram endereço de muitos médicos, dentistas, advogados e outros profissionais negros de renome. "A. C. Jackson era considerado o melhor cirurgião negro do país. Simon Berry era um piloto negro que tinha seu próprio avião e era proprietário de um serviço de transportes", diz à BBC News Brasil a diretora de programação do centro cultural de Greenwood, Mechelle Brown.


"Era extraordinária a prosperidade que existia na comunidade negra de Tulsa na época", afirma Brown.


Tensão racial e ressentimento

Mas Ellsworth observa que Tulsa também tinha problemas, com altas taxas de criminalidade e casos de linchamento, inclusive o de um jovem branco acusado de assassinato e morto por uma multidão branca meses antes do massacre em Greenwood.


Historiadores ressaltam que, nessa época, em todo o país, havia ressentimento por parte de muitos brancos com o fato de alguns negros serem bem-sucedidos. Os anos anteriores já haviam registrado dezenas de conflitos raciais em diversas cidades americanas, com centenas de negros mortos.


"Muitos brancos tinham inveja do sucesso dos afro-americanos, faziam comentários do tipo 'como esses negros ousam ter um piano de cauda em sua casa se eu não tenho um piano na minha?'. Também acreditavam que os afro-americanos estavam roubando seus empregos", diz Mechelle Brown.


Ela ressalta ainda que o grupo supremacista branco Ku Klux Klan tinha muita força nos anos 1920. A primeira Ku Klux Klan operou entre as décadas de 1860 e 1870, durante o período de Reconstrução. Em 1915, foi fundada a segunda versão do grupo. "Muitos líderes municipais, policiais, bombeiros eram membros da Ku Klux Klan", afirma Brown.


Segundo Ellsworth, a "explosão de violência" em Greenwood foi um entre vários episódios semelhantes ao redor do país. "Ocorreu durante uma era de profundas tensões raciais, caracterizada pelo nascimento e rápido crescimento da chamada segunda Ku Klux Klan e pelos esforços determinados de afro-americanos para resistir aos ataques contra suas comunidades, particularmente na questão de linchamentos", escreveu o historiador.


Gritos no elevador

O episódio que provocou o massacre em Greenwood ocorreu em 30 de maio de 1921. Naquela tarde, um engraxate negro chamado Dick Rowland, de 19 anos, pegou o elevador no Drexel Building, prédio onde ficava o único banheiro que os negros tinham permissão para usar no centro da cidade. A ascensorista, uma jovem branca chamada Sarah Page, deu um grito.


Segundo Ellsworth, não se sabe o que causou a reação da moça, mas "a explicação mais comum é que Rowland pisou no pé de Page ao entrar no elevador, fazendo com que ela gritasse".


Rowland foi detido e, no dia seguinte, o jornal Tulsa Tribune noticiou que ele havia tentado estuprar Page. "Além disso, segundo testemunhas, o Tribune também publicou um editorial, hoje perdido, intitulado 'Negro será linchado esta noite'", escreveu Ellsworth.


Uma multidão de brancos se dirigiu à cadeia, mas o xerife se recusou a entregar o prisioneiro. Ao ficarem sabendo disso, dezenas de homens negros de Greenwood, muitos deles veteranos da Primeira Guerra Mundial que estavam armados, também se dirigiram até a cadeia, para ajudar a proteger Rowland. A ajuda foi recusada pelo xerife.


"Quando (os negros) estavam indo embora, um homem branco tentou desarmar um veterano negro, e um tiro foi disparado. O tumulto começou", relatou Ellsworth.


Destruição

Frustrados por não terem conseguido linchar Rowland, brancos armados começaram a atacar negros aleatoriamente, atirando contra pessoas e casas. De acordo com Ellsworth, as autoridades pouco fizeram para conter o conflito nessas primeiras horas, concentrando-se em proteger bairros com moradores brancos — que não estavam sob ataque.



Quando a madrugada de 1º de junho chegou, a multidão enfurecida já reunia milhares, e se de dirigiu a Greenwood. Segundo testemunhas, os invasores atearam fogo às casas e lojas. Objetos de valor foram roubados, e o resto destruído. Pelo menos uma metralhadora e até aviões foram usados nos ataques.


Sobreviventes relataram ter visto homens, mulheres e crianças mortos a tiros ao tentar escapar das chamas, entre eles A. C. Jackson, o renomado cirurgião negro, que foi alvejado ao sair de sua casa com as mãos para cima e se render a um grupo de homens brancos. O corpo de bombeiros não respondeu aos chamados de emergência.


"Quando o reforço da guarda nacional chegou a Tulsa, às 9:15 da manhã, a maior parte de Greenwood já havia sido destruída", escreveu Ellsworth. "Quando a violência finalmente chegou a fim, a cidade estava sob lei marcial, milhares de cidadãos haviam sido detidos por guardas armados e a segunda maior comunidade afro-americana do Estado havia sido reduzida a cinzas."


Até hoje não há consenso sobre o número de vítimas. Um relatório publicado em 2001 por uma comissão que investigou o episódio diz que foi possível confirmar 39 mortos, sendo 26 negros e 13 brancos, mas que as estimativas anteriores, de até 300 vítimas, podem ser verdadeiras - já que muitos corpos podem ter sido jogados em valas comuns e no rio Arkansas, conforme o relato de testemunhas.



Os sobreviventes do massacre foram detidos e levados a acampamentos. Os moradores de Greenwood declararam prejuízo de US$ 1,8 milhão de dólares na época, mas as seguradoras se recusaram a pagar.


Sarah Page, a ascensorista, retirou a acusação contra Dick Rowland, e ele não foi indiciado. Mas, mesmo assim, as autoridades decidiram que os negros eram os culpados pela violência, classificada como um motim racial. Nenhum dos invasores brancos jamais foi responsabilizado.


Esquecimento e investigação

Segundo Ellsworth, a maior parte da população negra de Tulsa ficou desabrigada após o episódio, mas dias depois já começaram a trabalhar na reconstrução de sua comunidade em Greenwood. Muitos se mudaram para barracas nos terrenos onde originalmente ficavam suas casas.


"Eles estavam determinados a ficar em Greenwood", diz Mechelle Brown. "E em 1925, a comunidade afro-americana já havia reconstruído Greenwood completamente."



Mas muitas famílias nunca se recuperaram. Com o tempo, o massacre caiu no esquecimento e o assunto virou tabu.


"Os brancos não queriam falar sobre isso, muito tinham vergonha do que tinha acontecido", observa Brown. "Os negros também não queriam falar sobre isso. Eles diziam que era muito doloroso, e que para seguir em frente e reconstruir era preciso colocar essa parte da história no passado."


Em 1997, uma comissão estadual formada para investigar o episódio recomendou o pagamento de reparações aos sobreviventes. Também encontrou evidências de valas comuns e recomendou escavações para confirmar sua existência, mas as autoridades na época decidiram não ir adiante com nenhuma das recomendações.



Agora, às vésperas de completar cem anos, o massacre está sendo investigado novamente. No ano passado, o prefeito de Tulsa, o republicano G.T. Bynum, anunciou a reabertura do que chamou de uma "investigação de homicídio". Cientistas estão usando radares de penetração no solo para tentar encontrar as valas comuns. A investigação deve ser concluída até janeiro.


"O país inteiro vai estar olhando para Tulsa em 2021, na comemoração de cem anos, para ver como a cidade abordou essa história, como mudamos, o que aprendemos", observa Brown.


 Fontes:https://www.bbc.com/ e Wikipedia

Equipe técnica do regulador sanitário brasileiro da Anvisa recomenda contra importação da vacina russa contra Sputnik


 Reuters


Arquivo rotulado como "vacina contra a doença do coronavírus Sputnik V (COVID-19)", 24 de março de 2021. REUTERS / Dado Ruvic


A equipe técnica do órgão regulador de saúde da Anvisa recomendou na segunda-feira contra a aprovação das importações da vacina russa Sputnik V COVID-19 solicitada por governadores que lutam contra uma segunda onda mortal do vírus.


As recomendações da equipe técnica serão atendidas pela diretoria da Anvisa, que anunciará sua decisão ainda nesta segunda-feira. A Anvisa havia dito anteriormente que havia "questões críticas" em torno da eficácia e segurança da vacina que precisavam ser esclarecidas.


Nossos padrões: Princípios de confiança da Thomson Reuters.

sábado, 24 de abril de 2021

Homens Que Marcaram O Século XX: Valéry Giscard d'Estaing

  


Valéry Giscard d'Estaing

Valéry René Marie Georges Giscard d'Estaing nasceu em  2 de fevereiro de 1926 -  faleceu em 2 de dezembro de 2020), também conhecido como Giscard ou VGE , era um político francês que atuou como Presidente da Françade 1974 a 1981. 


Depois de servir como Ministro das Finanças sob os primeiros-ministros Jacques Chaban-Delmas e Pierre Messmer , ele venceu as eleições presidenciais de 1974 com 50,8% dos votos contra François Mitterrand do Partido Socialista . Seu mandato foi marcado por uma atitude mais liberal em questões sociais - como divórcio, contracepção e aborto - e tentativas de modernizar o país e o gabinete da presidência, notavelmente supervisionando projetos de infraestrutura de longo alcance como o TGV e a virada para a dependência na energia nuclear como fonte principal de energia da França. Giscard d'Estaing lançou o Grande Arche ,Musée d'Orsay , Arab World Institute e Cité des Sciences et de l'Industrie projetos na região de Paris, posteriormente incluídos nos Grands Projets de François Mitterrand . Ele promoveu a liberalização do comércio. 

No entanto, a sua popularidade sofreu com a recessão económica que se seguiu à crise energética de 1973 , marcando o fim das " Trente Glorieuses " (trinta gloriosos anos de prosperidade após 1945). Ele foi forçado a impor orçamentos de austeridade e permitir que o desemprego aumentasse para evitar déficits. Giscard d'Estaing no centro enfrentou oposição política de ambos os lados do espectro: da esquerda recém-unificada sob François Mitterrand e um levanteJacques Chirac , que ressuscitou o gaullismo em uma linha de oposição de direita. Em 1981, apesar de um alto índice de aprovação, ele foi derrotado em um segundo turno contra Mitterrand, com 48,2% dos votos.


Como presidente, Giscard d'Estaing promoveu a cooperação entre as nações europeias, especialmente em parceria com a Alemanha Ocidental. Como ex-presidente, ele foi membro do Conselho Constitucional . Ele também serviu como Presidente do Conselho Regional de Auvergne de 1986 a 2004. Envolvido com a União Europeia , ele presidiu notavelmente a Convenção sobre o Futuro da Europa que elaborou o malfadado Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa . Em 2003, foi eleito para a Académie Française , ocupando o cargo que ocupava o seu amigo e ex-presidente do Senegal Léopold Sédar Senghor . Ele era opresidente da França com maior longevidade na história (94 anos ).



Juventude 

Valéry René Marie Georges Giscard d'Estaing  nasceu em 2 de fevereiro de 1926 em Koblenz , Alemanha , durante a ocupação francesa da Renânia .  Ele era o filho mais velho de Jean Edmond Lucien Giscard d'Estaing, um funcionário público de alto escalão, e sua esposa, Marthe Clémence Jacqueline Marie (maio) Bardoux.  Sua mãe era filha do senador e acadêmico Achille Octave Marie Jacques Bardoux , e neta do ministro da Educação do Estado, Agénor Bardoux . 



Giscard d'Estaing na década de 1940

Giscard tinha uma irmã mais velha, Sylvie, e os irmãos mais novos Olivier , Isabelle e Marie-Laure.   Apesar da adição de "d'Estaing" para o nome da família por seu avô, Giscard não foi linha descendente masculino da família aristocrática extinto de Vice-Almirante d'Estaing .  Sua conexão com a família D'Estaing era muito remota. Sua ancestral foi Lucie Madeleine d'Estaing, Dame de Réquistat (1769–1844), que por sua vez era descendente de Joachim I d'Estaing, sieur de Réquistat (1610–1685), filho ilegítimo de Charles d'Estaing (1585–1661 ), sieur de Cheylade, Cavaleiro de São João de Jerusalém , filho de João III d'Estaing, seigneur de Val (1540-1621) e sua esposa, Gilbertede La Rochefoucauld (1560–1623).


Ele se juntou à Resistência Francesa e participou da Libertação de Paris ; durante a libertação, ele foi encarregado de proteger Alexandre Parodi .  Ele então se juntou ao Primeiro Exército francês e serviu até o final da guerra.  Mais tarde ele foi premiado com a Croix de guerre para o serviço militar. 


Em 1948, ele passou um ano em Montreal , Canadá, onde trabalhou como professor no Collège Stanislas . 


Ele estudou no Lycée Blaise-Pascal em Clermont-Ferrand , École Gerson e Lycées Janson-de-Sailly e Louis-le-Grand em Paris.  Ele se formou na École polytechnique e na École nationale d'administration (1949–1951) e escolheu entrar na prestigiosa Inspection des finances . Ele aderiu ao Serviço de Impostos e Receitas e, em seguida, juntou-se à equipe do primeiro-ministro Edgar Faure (1955–1956).  Ele era fluente em alemão. 


Carreira política cedo 

Primeiros escritórios: 1956-1962 

Em 1956, ele foi eleito para a Assembleia Nacional como deputado para o Puy de Dôme- departamento , no domínio da sua família materna. [17] Ele se juntou ao Centro Nacional de Independentes e Camponeses (CNIP), um grupo conservador. [18] Após a proclamação da Quinta República , o líder do CNIP, Antoine Pinay, tornou-se Ministro da Economia e Finanças e o escolheu como Secretário de Estado das Finanças de 1959 a 1962. [13]


Membro da maioria gaullista: 1962-1974 


Em 1962, enquanto Giscard era nomeado Ministro da Economia e Finanças , seu partido rompeu com os gaullistas e deixou a coalizão da maioria.  Giscard se recusou a renunciar e fundou o Independent Republicans (RI), que se tornou o parceiro júnior dos gaullistas na "maioria presidencial". Foi durante seu tempo no Ministério da Economia que ele cunhou a frase " privilégio exorbitante " para caracterizar a hegemonia do dólar americano nos pagamentos internacionais sob o sistema de Bretton Woods .


No entanto, em 1966, ele foi demitido do gabinete. Ele transformou o RI em um partido político, a Federação Nacional dos Republicanos Independentes (FNRI), e fundou os Clubes de Perspectivas e Realidades .  Nisto, ele criticou a "prática solitária do poder" e resumiu sua posição em relação à política de De Gaulle com um "sim, mas ...".Como presidente do Comitê de Finanças da Assembleia Nacional, ele criticou seu sucessor no gabinete. 


Por essa razão, os gaullistas recusaram-se a reelegê-lo para esse cargo após as eleições legislativas de 1968 .Em 1969, ao contrário da maioria dos funcionários eleitos do FNRI, Giscard defendeu um voto "não" no referendo constitucional relativo às regiões e ao Senado, enquanto De Gaulle havia anunciado sua intenção de renunciar se o "não" vencesse. Os gaullistas o acusaram de ser o grande responsável pela partida de De Gaulle. 


Durante a campanha presidencial de 1969 , apoiou o candidato vencedor Georges Pompidou , após o que voltou ao Ministério da Economia e Finanças.  Ele era representante de uma nova geração de políticos emergentes do alto escalão do serviço público, vistos como " tecnocratas ". 


Vitória nas eleições presidenciais 


Em 1974, após a morte repentina do presidente Georges Pompidou, Giscard anunciou sua candidatura à presidência. Seus dois principais adversários eram François Mitterrand para a esquerda e Jacques Chaban-Delmas , um ex-primeiro-ministro gaullista.  Jacques Chirac e outras personalidades gaullistas publicaram o Call of the 43  [ fr ], onde explicaram que Giscard era o melhor candidato para impedir a eleição de Mitterrand.  Na eleição , Giscard terminou bem à frente de Chaban-Delmas no primeiro turno, embora tenha ficado em segundo lugar para Mitterrand. No segundo turno de 20 de maio, no entanto, Giscard derrotou Mitterrand por pouco, recebendo 50,7% dos votos. 


Presidente da França 


Giscard d'Estaing (à direita) com o presidente dos EUA Jimmy Carter (à esquerda) em 1978

Em 1974, Giscard foi eleito presidente da França , derrotando o candidato socialista François Mitterrand por 425.000 votos.  Aos 48 anos, ele foi o terceiro presidente mais jovem da história da França na época, depois de Louis-Napoléon Bonaparte e Jean Casimir-Perier .


Em suas nomeações foi inovador em relação às mulheres. Ele deu cargos importantes no gabinete para Simone Veil como Ministra da Saúde e Françoise Giroud como secretária para os assuntos da mulher. Giroud trabalhou para melhorar o acesso a empregos significativos e para conciliar carreiras com a gravidez. Veil confrontou a questão do aborto. 


Política interna 


Ao assumir o cargo, Giscard foi rápido em iniciar reformas; incluíam o aumento do salário mínimo, bem como abonos de família e pensões de velhice. Ele estendeu o direito ao asilo político, expandiu o seguro saúde para cobrir todos os franceses, reduziu a idade para votar para 18 anos e modernizou a lei do divórcio. Em 25 de setembro de 1974, Giscard resumiu seus objetivos:


Reformar o sistema judicial, modernizar as instituições sociais, reduzir as desigualdades excessivas de renda, desenvolver a educação, liberalizar a legislação repressiva, desenvolver a cultura. 


Ele impulsionou o desenvolvimento da rede de trens de alta velocidade TGV e a atualização do telefone Minitel , um precursor da Internet.  Ele promoveu a energia nuclear , como uma forma de afirmar a independência francesa. 


Economicamente, a presidência de Giscard registrou um aumento constante da renda pessoal, com o poder de compra dos trabalhadores aumentando em 29% e o dos aposentados em 65%. 


A grande crise que afetou seu mandato foi uma crise econômica mundial baseada no rápido aumento dos preços do petróleo. Ele se voltou para o primeiro-ministro Raymond Barreem 1976, que defendeu várias políticas complexas e rígidas ("Planos Barre"). O primeiro plano Barre surgiu em 22 de setembro de 1976, com a prioridade de conter a inflação. Ele incluiu um congelamento de preços de 3 meses; redução do imposto sobre valor agregado; controles de salários; controles salariais; uma redução do crescimento da oferta monetária; e aumentos no imposto de renda, impostos sobre automóveis, impostos sobre luxo e taxas bancárias. Houve medidas para restaurar a balança comercial e apoiar o crescimento da economia e do emprego. As importações de petróleo, cujo preço disparou, foram limitadas. Houve ajuda especial às exportações e foi criado um fundo de ação para ajudar as indústrias. Houve aumento da ajuda financeira aos agricultores, que estavam sofrendo com a seca, e para a previdência social. O pacote não era muito popular, mas foi perseguido com vigor. 


Giscard inicialmente tentou projetar uma imagem menos monárquica do que havia acontecido com os ex-presidentes franceses. Ele pegou um passeio de metrô , jantou mensalmente com franceses comuns e até convidou lixeiros de Paris para tomar o café da manhã com ele no Palácio do Eliseu . No entanto, quando soube que a maioria dos franceses era um tanto indiferente a essa demonstração de informalidade, Giscard tornou-se tão indiferente e distante que seus oponentes frequentemente o atacavam por estar muito distante dos cidadãos comuns. 


Na política interna, as reformas do presidente preocuparam o eleitorado conservador e o partido gaullista , especialmente a lei de Simone Veil legalizando o aborto.  Embora ele disse que tinha "profunda aversão contra a pena capital", Giscard alegou em sua campanha 1974 que ele iria aplicar a pena de morte a pessoas que cometem os crimes mais hediondos.  Ele não comutou três das sentenças de morte que teve que decidir durante sua presidência. A França sob sua administração foi, portanto, o último país da Comunidade Européia e, se os Estados Unidos não a tivessem reintegrado , o último do mundo ocidental a aplicar a pena de morte. OA última sentença de morte , com a assinatura de Giscard, foi executada em setembro de 1977, a última ratificada pelo Tribunal de Cassação em março de 1981, mas rescindida por perdão presidencial após a derrota de Giscard nas eleições presidenciais de maio. 


Uma rivalidade surgiu com seu primeiro-ministro Jacques Chirac, que renunciou em 1976. [ Raymond Barre , considerado o "melhor economista da França" na época, o sucedeu. 


Inesperadamente, a coalizão de direita venceu as eleições legislativas de 1978 .  No entanto, as relações com Chirac, que havia fundado o Rally da República (RPR), tornaram-se mais tensas. Giscard reagiu fundando uma confederação de centro-direita, a União para a Democracia Francesa (UDF). 


A política externa 


Giscard d'Estaing com o chanceler da Alemanha Ocidental Schmidt (à esquerda), o presidente dos EUA Carter (segundo a partir da esquerda) e o primeiro-ministro britânico Callaghan (à direita) na Conferência de Guadalupe em 1979

Valéry Giscard d'Estaing era amigo íntimo do chanceler da Alemanha Ocidental, Helmut Schmidt, e juntos persuadiram as potências menores da Europa a realizar reuniões de cúpula regulares e a estabelecer o Sistema Monetário Europeu . Eles induziram a União Soviética a estabelecer um certo grau de liberalização por meio dos Acordos de Helsinque .


Ele promoveu a criação do Conselho Europeu na Cúpula de Paris em dezembro de 1974. Em 1975, ele convidou os chefes de governo da Alemanha Ocidental, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos para uma cúpula em Rambouillet , para formar o Grupo dos Seis grandes potências econômicas (agora o G7, incluindo o Canadá). 


Em 1975, Giscard pressionou o futuro rei da Espanha, Juan Carlos I, a deixar o ditador chileno Augusto Pinochet fora de sua coroação, afirmando que se Pinochet comparecesse, ele não o faria.  Embora a França tenha recebido muitos refugiados políticos chilenos, o governo de Giscard d'Estaing secretamente colaborou com as juntas de Pinochet e Videla, como mostrado pela jornalista Marie-Monique Robin . 


África 

Giscard deu continuidade à política africana de de Gaulle e apoiou o fornecimento de petróleo de e para a África.  Senegal , Costa do Marfim , Gabão e Camarões foram os maiores e mais confiáveis ​​aliados africanos e receberam a maior parte dos investimentos. Em 1977, na Opération Lamantin , ele ordenou que caças caças desdobrassem na Mauritânia e suprimissem os guerrilheiros da Polisario que lutavam contra a Mauritânia. 


O mais polêmico foi seu envolvimento com o regime de Jean-Bédel Bokassa na República Centro-Africana . [48] Giscard era inicialmente amigo de Bokassa e fornecia o regime. No entanto, a crescente impopularidade daquele governo levou Giscard a começar a se distanciar de Bokassa. [48] Na Operação Caban de 1979 , as tropas francesas ajudaram a tirar Bokassa do poder e restaurar o ex-presidente David Dacko ao poder. [49] Esta ação também foi polêmica, especialmente porque Dacko era primo de Bokassa e havia nomeado Bokassa como chefe do exército, e os distúrbios continuaram na República Centro-Africana levando aDacko sendo derrubado em outro golpe em 1981 . 


O Caso dos Diamantes , conhecido na França como l'affaire des diamants , foi um grande escândalo político na Quinta República . Em 1973, quando era Ministro das Finanças, Giscard d'Estaing recebeu vários diamantes de Bokassa. O caso foi revelado pelo jornal satírico Le Canard Enchaîné em 10 de outubro de 1979, no final da presidência de Giscard. Isso contribuiu para que Giscard perdesse sua candidatura à reeleição em 1981.


1981 eleição presidencial 

Na eleição presidencial de 1981 , Giscard levou um duro golpe em seu apoio quando Chirac concorreu contra ele no primeiro turno . Chirac terminou em terceiro e se recusou a recomendar que seus apoiadores apoiassem Giscard no segundo turno, embora tenha declarado que ele próprio votaria em Giscard. Giscard perdeu para Mitterrand por 3 pontos no segundo turno e culpou Chirac por sua derrota depois disso.  Nos anos posteriores, foi amplamente dito que Giscard odiava Chirac;  certamente em muitas ocasiões Giscard criticou as políticas de Chirac, apesar de apoiar a coalizão de governo de Chirac. 


Pós-presidência 

Voltar à política: 1984-2004 


Após sua derrota, Giscard retirou-se temporariamente da política.  Em 1984, ele foi reeleito para sua cadeira na Assembleia Nacional  e ganhou a presidência do conselho regional de Auvergne . Ele foi Presidente do Conselho dos Municípios e Regiões da Europa de 1997 a 2004. 


Em 1982, junto com seu amigo Gerald Ford , ele co-fundou o AEI World Forum anual . Ele também serviu na Comissão Trilateral depois de ser presidente, escrevendo documentos com Henry Kissinger .


Ele esperava se tornar primeiro-ministro durante a primeira " coabitação " (1986-88) ou após a reeleição de Mitterrand com o tema "França unida", mas não foi escolhido para esse cargo. Durante a campanha presidencial de 1988 , ele se recusou a escolher publicamente entre os dois candidatos de direita, seus dois ex-primeiros-ministros Jacques Chirac e Raymond Barre .


Ele serviu como presidente da UDF de 1988 a 1996, mas se deparou com a ascensão de uma nova geração de políticos chamados de rénovateurs ("renovadores").  A maioria dos políticos da UDF apoiou a candidatura do primeiro-ministro do RPR Édouard Balladur nas eleições presidenciais de 1995 , mas Giscard apoiou seu antigo rival Jacques Chirac, que venceu a eleição.  Naquele mesmo ano, Giscard sofreu um revés ao perder uma eleição apertada para a prefeitura de Clermont-Ferrand . 


Em 2000, ele fez uma proposta parlamentar para reduzir a duração de um mandato presidencial de sete para cinco anos, proposta que acabou vencendo a proposta de referendo do presidente Chirac.  Após sua aposentadoria da Assembleia Nacional, seu filho Louis Giscard d'Estaing foi eleito em seu antigo círculo eleitoral. 


Se aposentou da política: 2004-2020 

Em 2003, Valéry Giscard d'Estaing foi admitido na Académie Française . 

Após sua estreita derrota nas eleições regionais de março de 2004 , marcadas pela vitória da esquerda em 21 das 22 regiões, ele decidiu deixar a política partidária e tomar assento no Conselho Constitucional como ex-presidente da República.  Algumas de suas ações ali, como sua campanha a favor do Tratado que institui a Constituição Europeia, foram criticadas como impróprias para um membro deste conselho, que deveria incorporar o apartidarismo e não deveria parecer favorecer uma opção política em detrimento da outra. . De fato, a questão da filiação de ex-presidentes no conselho foi levantada neste ponto, com alguns sugerindo que deveria ser substituída por uma filiação vitalícia no Senado. 


Em 19 de abril de 2007, ele apoiou Nicolas Sarkozy para a eleição presidencial .  Ele apoiou a criação da União de Democratas e Independentes centrista em 2012 e a introdução do casamento entre pessoas do mesmo sexo na França em 2013. Em 2016, ele apoiou o ex-primeiro-ministro François Fillon nas primárias presidenciais republicanas . 


Uma pesquisa de 2014 sugeriu que 64% dos franceses achavam que ele tinha sido um bom presidente.  Ele era considerado um político honesto e competente, mas também um homem distante. 


Em 21 de janeiro de 2017, com uma vida útil de 33.226 dias, ele ultrapassou Émile Loubet (1838–1929) em termos de longevidade e se tornou o ex-presidente mais velho da história francesa. 


Actividades europeias 


Ao longo de sua carreira política, Giscard foi um defensor de uma União Europeia maior.  Em 1978, ele foi por esta razão o alvo óbvio de Jacques Chirac 's chamadas de Cochin , denunciando o 'partido dos estrangeiros'. De 1989 a 1993, Giscard foi membro do Parlamento Europeu .  De 1989 a 1991, ele também foi presidente do Grupo Reformista Liberal e Democrata . 


De 2001 a 2004, ele atuou como Presidente da Convenção sobre o Futuro da Europa . Em 29 de outubro de 2004, os chefes de estado europeus , reunidos em Roma, aprovaram e assinaram a Constituição Europeia com base em um projeto fortemente influenciado pelo trabalho de Giscard na convenção.  Embora a Constituição tenha sido rejeitada pelos eleitores franceses em maio de 2005 , Giscard continuou a fazer lobby ativamente para sua aprovação em outros estados da União Europeia. 


Giscard d'Estaing atraiu a atenção internacional na época da votação irlandesa do Tratado de Lisboa em junho de 2008 .  Em um artigo para o Le Monde em junho de 2007, publicado em tradução inglesa pelo The Irish Times , ele disse que uma abordagem "dividir e ratificar", em que "a opinião pública seria levada a adotar, sem saber, as propostas que nós não ousasse apresentá-los directamente ", seria indigno e reforçaria a ideia de que a construção da Europa estava a ser organizada nas costas do público por advogados e diplomatas; a citação foi tirada do contexto por proeminentes defensores de um voto "não" e distorcida para dar a impressão de que Giscard estava defendendo tal engano, em vez de repudiá-lo. 


Em 2008 ele se tornou o Presidente Honorário do Atomium-EISMD Atomium - Instituto Europeu de Ciência .  Em 27 de novembro de 2009, Giscard lançou publicamente a Plataforma Permanente da Cultura Atomium durante sua primeira conferência, realizada no Parlamento Europeu,  declarando: "A inteligência europeia pode estar na própria raiz da identidade do povo europeu. "  Poucos dias antes ele havia assinado, junto com o presidente da Atomium Culture Michelangelo Baracchi Bonvicini , o Manifesto Europeu da Cultura Atomium . 


Vida pessoal 

O nome de Giscard costumava ser encurtado para "VGE" pela mídia francesa . Ele também era conhecido simplesmente como l'Ex , especialmente durante o tempo em que era o único ex-presidente vivo. 


Em 17 de dezembro de 1952, Giscard casou -se com Anne-Aymone Sauvage de Brantes . A vida privada de Giscard foi a fonte de muitos rumores em nível nacional e internacional. Sua família não morava no palácio presidencial do Eliseu , e o The Independent relatou seus casos com mulheres.  Em 1974, o Le Monde relatou que costumava deixar uma carta lacrada informando seu paradeiro em caso de emergência.  Em maio de 2020, Giscard foi acusado de apalpar as nádegas de um jornalista alemão durante uma entrevista em 2018.  Ele negou a acusação. 


A posse do castelo Estaing 


Em 2005, ele e seu irmão compraram o castelo de Estaing , anteriormente propriedade do supracitado almirante d'Estaing, que foi decapitado em 1794. O castelo não era usado como residência, mas tinha valor simbólico e explicou que a compra, apoiada pelo município local, foi um ato de mecenato. No entanto, vários jornais importantes em vários países questionaram seus motivos e alguns sugeriram uma nobreza autoproclamada e uma identidade histórica usurpada.  Foi colocado à venda em 2008 por € 3 milhões  e agora é propriedade da Fundação Valéry Giscard d'Estaing. 


Romance de 2009 

Giscard escreveu seu segundo romance romântico, publicado em 1º de outubro de 2009 na França, intitulado A princesa e o presidente .  Ele conta a história de um chefe de estado francês tendo uma ligação romântica com uma personagem chamada Patricia, princesa de Cardiff.  Isso alimentou rumores de que a peça de ficção foi baseada em uma ligação na vida real entre Giscard e Diana, a princesa de Gales .  Ele ressaltou mais tarde que a história foi inteiramente composto e nenhum caso havia realmente ocorreu. 


Doença e morte 

Em 14 de setembro de 2020, Giscard d'Estaing foi hospitalizado para tratamento de complicações respiratórias no Hôpital Européen Georges-Pompidou em Paris.  Mais tarde ele foi diagnosticado com uma infecção pulmonar . Ele foi hospitalizado novamente em 15 de novembro, mas recebeu alta em 20 de novembro. 


Ele morreu de complicações atribuídas a COVID-19 durante a pandemia de COVID-19 na França em 2 de dezembro de 2020   aos 94 anos. Sua família disse que seu funeral seria realizado em " intimidade estrita ".  Seu funeral e sepultamento foram realizados em 5 de dezembro em Authon com quarenta pessoas presentes no evento. 


O presidente Emmanuel Macron divulgou um comunicado descrevendo Giscard d'Estaing como um "servo do Estado, um político do progresso e da liberdade"; o presidente declarou um dia nacional de luto por Giscard d'Estaing em 9 de dezembro.  Os ex-presidentes Nicolas Sarkozy e François Hollande ,  o candidato presidencial de 2017, Marine Le Pen ,  a chanceler alemã Angela Merkel ,  e os líderes da União Europeia Charles Michel , David Sassoli e Ursula von der Leyentodos emitiram declarações elogiando os esforços de Giscard na modernização da França e no fortalecimento das relações com a União Europeia. 


Legado 


Giscard d'Estaing foi considerado o pioneiro na modernização da França e no fortalecimento da União Europeia.  Ele introduziu várias pequenas reformas sociais, como a redução da idade para votar em três anos, permitindo o divórcio por consentimento comum e legalizando o aborto. Ele estava comprometido em apoiar tecnologias inovadoras e se concentrou na criação da rede ferroviária de alta velocidade TGV , na promoção da energia nuclear e no desenvolvimento do sistema telefônico. 


Apesar de suas ambições, ele foi incapaz de resolver a grande crise econômica de seu mandato, uma recessão econômica mundial causada principalmente por um aumento muito rápido dos preços do petróleo.  Sua política externa foi lembrada por seu relacionamento próximo com o chanceler da Alemanha Ocidental, Helmut Schmidt , e juntos persuadiram as potências econômicas menores da Europa a colaborar e formar novas organizações permanentes, especialmente o Sistema Monetário Europeu e o sistema G-7. 


Honras e prêmios 

Honras nacionais 

Grão-croix ( e ex-Grão-Mestre ) da Legião de Honra 

Grão-croix ( e ex-Grão-Mestre ) da Ordre National du Mérite 

Croix de guerre 1939-1945 

Honras europeus 

Em 2003 ele recebeu o Prêmio Carlos Magno da cidade alemã de Aachen .  Ele também era um cavaleiro de Malta . 


Distinções no exterior 

Como Ministro das Finanças 

 Itália: Cavaleiro da Grã-Cruz da Ordem do Mérito da República Italiana (10/1973) 

Como Presidente da França 

 Brasil: Grande Colar da Ordem do Cruzeiro do Sul (26 de abril de 1976)

 Dinamarca: Cavaleiro da Ordem do Elefante (12 de outubro de 1978) 

 Finlândia: Grã-Cruz com Colar da Ordem da Rosa Branca da Finlândia (1 de junho de 1980) 

 Portugal: Grande Colar da Ordem de São Tiago da Espada (14 de outubro de 1975) 

 Portugal: Grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique (21 de outubro de 1978) 

 Espanha: Cavaleiro da Grã-Cruz da Ordem de Isabel a Católica (1963) 

 Espanha: Cavaleiro com Colar da Ordem de Isabel a Católica (1976) 

 Espanha: Cavaleiro com Colar da Ordem de Carlos III (1978) 

 Suécia: Cavaleiro da Ordem dos Serafins (6 de junho de 1980) 

 Reino Unido: Cavaleiro Honorário da Grã-Cruz da Ordem de Bath (22 de junho de 1976

Outras homenagens 

 Ordem Soberana de Malta : Bailiff Grã-Cruz de Honra e Devoção da Soberana Ordem Militar de Malta 

 Ordem Soberana de Malta: Grã-Cruz pro Merito Melitensi 

Prêmios internacionais 

Prêmio Nansen para Refugiados , 1979. [119] 

Heráldica 

Giscard d'Estaing recebeu um brasão da Rainha Margrethe II da Dinamarca após sua nomeação para a Ordem do Elefante .  Ele também recebeu um brasão do rei Carl XVI Gustavo da Suécia , por sua indução como Cavaleiro dos Serafins . 


Wikipédia

A Sétima Arte Em Foco: Vittorio De Sica e seu marcante cinema


 Vittorio De Sica e seu marcante cinema


Vittorio De Sica nasceu em 1902 em Sora, perto de Roma, e cresceu em Nápoles em uma família de classe média. Seu pai, Umberto De Sica, um funcionário do banco com uma inclinação para o show business, encorajou seu filho a seguir uma carreira no palco, e logo aos 16 anos, De Sica apareceu no filme "The Clemenceau Affair". Sua carreira decolou na década de 1920, quando ele se juntou a uma companhia de teatro local e mais tarde, formou sua própria companhia, produzindo peças de teatro e co-estrelando com sua primeira esposa, Giuditta Rissone. Ao mesmo tempo, ele começou a atuar em mais filmes italianos, e tornou-se imensamente popular entre o público feminino.


Durante a Segunda Guerra Mundial, De Sica começou a dirigir. Seus primeiros quatro filmes foram produções de comédia. O seu quinto filme, “A Culpa dos Pais", foi um trabalho maduro, perceptivo e profundamente humano sobre o impacto da insensatez adulta na mente inocente de uma criança. O filme marcou o início da colaboração de De Sica com o autor e roteirista Cesare Zavattini, uma relação criativa que daria ao mundo dois dos filmes mais significativos do movimento neorrealista italiano, "Vítimas da Tormenta" (1946) e " Ladrões de Bicicletas" (1948).


Sem dinheiro disponível para produzir seus filmes, De Sica fez o uso de locais reais e atores amadores. Usando a luz disponível e os efeitos documentais, ele explorou a relação entre o trabalho e os personagens de classe baixa em um ambiente social e político indiferente e muitas vezes hostil. O resultado foi uma narrativa corajosa e sarcástica que não só revelou a verdade sobre as duras condições infligidas aos pobres da Itália, mas também representou uma ruptura radical com as convenções de uma produção cinematográfica. Em 1948, “Vítimas da Tormenta” recebeu um Prêmio Especial da Academia do Oscar, acompanhado de uma citação que dizia: “A alta qualidade deste filme, trazido à vida eloquente em um país marcado pela guerra, é prova para o mundo de que o espírito criativo pode triunfar sobre a adversidade”. De fato, o filme foi o ímpeto para a criação de um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Dois anos depois, De Sica voltaria a ganhar um Prêmio Especial da Academia por “Ladrões de Bicicletas”, um trabalho que é amplamente considerado como um dos maiores filmes de todos os tempos.


A próxima colaboração de De Sica com Zavattini foi a fantasia satírica, “Milagre em Milão” (1950), que oscilava entre o otimismo e o desespero em seu tratamento alegórico do sofrimento dos pobres em uma sociedade industrial. “Umberto D” (1952), um triste e perturbador poema cinematográfico sobre a velhice e a solidão, foi o último filme neorrealista de De Sica e, temporariamente, a sua última obra-prima. Com a notável exceção de “O Teto” (1956) e “Duas Mulheres” (1960), pela qual Sophia Loren ganhou um Oscar de Melhor Atriz. Suas produções subsequentes como diretor foi por muito tempo marcadamente menos inspirada e significativa. Ele teve alguns sucessos de bilheteria, como " Matrimônio à italiana" e "Ontem, Hoje e Amanhã ", ambos em 1964, mas os críticos e o público da época chegaram à conclusão de que o diretor já idoso havia perdido o contato com o cinema.


Para financiar suas produções como diretor, De Sica trabalhou como ator ao longo de sua carreira. Ele se voltou quase que exclusivamente para atuar no final dos anos 1950, desfrutando de grande popularidade no papel do policial rural em “Bread Love and Dreams” de Comencini (1954), e em uma série cômica subsequente de mesmo nome co-estrelando Gina Lollobrigida. Ele estava no seu melhor interpretando papéis leves exigindo ironia e charme chamativo, mas provou-se capaz de uma sólida performance dramática em " De Crápula a Herói " de Rossellini (1959).


O diretor voltou a conquistar sucesso como diretor com “O Jardim dos Finzi-Contini”, produzido por Arthur Cohn, que o consagrou um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Os próximos, e últimos, filmes de De Sica foram “Antes Que o Divórcio Chegue” (1972), "Amargo Despertar" (1973), um filme comovente, também produzido por Arthur Cohn, sobre o primeiro gosto de liberdade de uma mulher italiana de classe trabalhadora numa sociedade dominada por homens, e seu último filme, “Viagem Proibida” (1974), foi baseado em um livro de Pirandello.


Vittorio De Sica faleceu em 1974 aos 72 anos e deixou um grande legado como ator e diretor na história do cinema mundial, e uma grande marca em um dos principais movimentos na história do cinema.


Fonte: https://www.rosebud.club




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