Konstantinos - Uranus

sexta-feira, 7 de março de 2014

Putin rejeita advertência de Obama e agrava crise na Ucrânia



Putin rejeita advertência de Obama e agrava crise na Ucrânia

 Um ativista pró-Rússia segura uma bandeira russa atrás de um militar armado no topo de um veículo do exército russo, próximo a um posto de controle de fronteira na cidade de Balaclava, na Crimeia. O presidente russo, Vladimir Putin, rejeitou a advertência do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre a intervenção militar de Moscou na Crimeia, afirmando nesta sexta-feira que a Rússia não pode ignorar pedidos de ajuda de cidadãos de língua russa na Ucrânia. 01/03/2014 REUTERS/Baz Ratner

Por Lidia Kelly e Alissa de Carbonnel

MOSCOU/SIMFEROPOL, Ucrânia, 7 Mar (Reuters) - O presidente russo, Vladimir Putin, rejeitou a advertência do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre a intervenção militar de Moscou na Crimeia, afirmando nesta sexta-feira que a Rússia não pode ignorar pedidos de ajuda de cidadãos de língua russa na Ucrânia.

Depois de um telefonema de uma hora, Putin disse em um comunicado que Moscou e Washington ainda estavam distantes de um acordo sobre a situação na ex-república soviética onde, segundo ele, as novas autoridades tinham "tomado decisões absolutamente ilegítimas nas regiões do leste, sudeste e na Crimeia".

"A Rússia não pode ignorar pedidos de ajuda e age consequentemente, em plena conformidade com o direito internacional", disse Putin.

Guardas de fronteira da Ucrânia disseram que Moscou tem enviado tropas para a península do sul, onde as forças russas tomaram o controle.

Serhiy Astakhov, assessor do comandante da guarda da fronteira, disse haver no momento 30.000 soldados russos na Crimeia, em comparação com 11.000 antes da crise, baseados permanentemente com a frota russa do mar Negro em Sebastopol.

Putin nega que as forças sem a insígnia nacional que estão cercando as tropas ucranianas em suas bases estejam sob o comando de Moscou, apesar de os veículos terem placas militares russas. O Ocidente tem ridicularizado esta alegação.

O mais sério confronto leste-oeste desde o fim da Guerra Fria, resultado da derrubada no mês passado do presidente Viktor Yanukovich após violentos protestos em Kiev, se agravou na quinta-feira, quando o Parlamento da Crimeia, controlado por membros de origem russa, votaram pela adesão à Rússia. O governo da região marcou um referendo para o dia 16 de março.

Os líderes da União Europeia e o presidente dos Estados Unidos denunciaram o referendo como ilegítimo, dizendo que violaria a Constituição da Ucrânia.  A líder da câmara alta do Parlamento russo afirmou após se reunir com parlamentares da Crimeia, nesta sexta-feira, que a região tem o direito de auto-determinação e descartou qualquer risco de guerra entre as duas "nações fraternais".

Antes de ligar para Putin, Obama anunciou as primeiras sanções contra a Rússia desde o início da crise, ordenando a proibição de vistos dos Estados Unidos e o congelamento de bens de pessoas ainda não identificadas que seriam responsáveis pela ameaça à soberania da Ucrânia.

O Japão endossou a posição das nações ocidentais de que as ações da Rússia, cujas forças tomaram o controle da península da Crimeia, constituem "uma ameaça à paz e à segurança internacionais", depois de Obama ter falado com o primeiro-ministro Shinzo Abe.

A China, muitas vezes aliada da Rússia no bloqueio de movimentos ocidentais no Conselho de Segurança da ONU, foi mais cautelosa, dizendo que as sanções econômicas não eram a melhor maneira de resolver a crise e evitou comentar sobre a legalidade de um referendo sobre a secessão da Crimeia.

A União Europeia, o maior parceiro econômico e cliente do setor energético russo, aprovou um plano em três etapas para tentar forçar uma solução negociada, mas não chegou a impor sanções imediatas.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia condenou furiosamente a decisão da UE de congelar as negociações sobre o facilitamento de vistos como "extremamente improdutiva" e advertiu que Moscou iria retaliar em caso de sanções.

Bruxelas e Washington também se apressaram em fortalecer as novas autoridades na Ucrânia economicamente abalada, anunciando tanto a assistência política como a financeira.

As promessas de bilhões de dólares em ajuda ocidental para o governo de Kiev e a percepção de que as tropas russas não estão dispostas a ir além Crimeia para outras partes da Ucrânia ajudaram a reverter as perdas da moeda local.

Nos últimos dois dias, a moeda foi negociada acima de 9,0 em relação ao dólar pela primeira vez desde que a crise da Crimeia começou na semana passada. Comerciantes locais disseram que as restrições cambiais impostas em caráter emergencial na semana passada também beneficiaram a moeda.  
 Um ativista pró-Rússia segura uma bandeira russa atrás de um militar armado no topo de um veículo do exército russo, próximo a um posto de controle de fronteira na cidade de Balaclava, na Crimeia. O presidente russo, Vladimir Putin, rejeitou a advertência do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre a intervenção militar de Moscou na Crimeia, afirmando nesta sexta-feira que a Rússia não pode ignorar pedidos de ajuda de cidadãos de língua russa na Ucrânia. 01/03/2014 REUTERS/Baz Ratner
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DIFERENÇAS IMPORTANTES

Em seu telefonema, Obama disse ter pedido a Putin para aceitar os termos de uma solução diplomática sobre a Crimeia, que levaria em conta os legítimos interesses da Rússia na região.

Putin foi desafiador em relação à Ucrânia, afirmando que Yanukovich, pró-Rússia, havia sido deposto em um "golpe inconstitucional". Mas ele destacou o que chamou de "importância primordial das relações russo-americanas para garantir a estabilidade e a segurança no mundo", disse o Kremlin.

"Essas relações não devem ser sacrificadas por diferenças individuais, embora muito importantes, sobre os problemas internacionais", disse Putin.

Os 28 países da UE se reuniram com o primeiro-ministro ucraniano, Arseny Yatseniuk, para uma cúpula de emergência, mesmo Kiev não sendo um membro do grupo nem um candidato reconhecido para se juntar ao bloco. Ficou acordada na reunião a antecipação da assinatura das partes políticas de um acordo para a aproximação, antes das eleições de 25 de maio na Ucrânia.

Yatseniuk disse depois de voltar para a Ucrânia que ninguém no mundo civilizado iria reconhecer o resultado do "chamado referendo" na Crimeia. Ele reforçou a disposição de Kiev para negociar com a Rússia e disse que havia solicitado uma conversa telefônica com primeiro-ministro russo Dmitry Medvedev.

A Comissão Europeia disse que a Ucrânia poderia receber até 11 bilhões de euros (15 bilhões de dólares) nos próximos anos, desde que chegasse a um acordo com o Fundo Monetário Internacional, que exige reformas econômicas drásticas como o fim dos subsídios de gás.

Apesar das duras palavras de Putin, manifestantes que permaneciam acampados no centro de Praça da Independência de Kiev para defender a revolução que depôs Yanukovich disseram não acreditar que a Crimeia conseguiria permissão para se separar da Ucrânia.

Alguns disseram estar dispostos a ir à guerra contra a Rússia, apesar do descompasso entre as Forças Armadas dos dois países.

"Estamos otimistas. A Crimeia vai ficar conosco e vamos lutar por isso", disse Taras Yurkiv, de 35 anos, da cidade oriental de Lviv. "Como vamos lutar depende das decisões da nossa liderança. Se necessário, iremos com armas. Se você quer paz, você deve se preparar para a guerra."

(Reportagem adicional de Luke Baker e Martin Santa, em Bruxelas; Steve Holland e Jeff Mason, em Washington; Lina Kushch, em Donetsk; e Pavel Polityuk, em Kiev)

Edson Marinho (O Papa do conhecimento) aprovado em matemática na UFRPE e na UFPE, parabéns cara você merece muito mais.



Querido Edson Marinho, estamos todos felizes pelo seu grande êxito de ser aprovado nos cursos de matemática da UFRPE e UFPE.  Estamos todos felizes por mais uma meta alcançada continue em frente pois muitas realizações virão. Parabéns grande intelectual que Deus o abençoe nesta nova trajetória de sua vida. Com carinho professor Alarcon.

Mais dois morrem em ato na Venezuela; n° de mortos vai a 20 em um mês


Mais dois morrem em ato na Venezuela; n° de mortos vai a 20 em um mês
Do UOL, em São Paulo


Manifestantes antigoverno entram em confronto com membros da Guarda Nacional Bolivariana em Altamira
Manifestantes antigoverno entram em confronto com membros da Guarda Nacional Bolivariana em Altamira
Um soldado venezuelano e um motociclista foram mortos em um confronto com manifestantes de oposição que montaram uma barricada ao longo de uma avenida em Caracas, disse nesta quinta-feira (6) o vice-presidente do governista Partido Socialista.

Manifestantes que exigem a renúncia do presidente Nicolás Maduro têm realizado protestos e montado barricadas há semanas, resultando em confrontos com as forças de segurança e com apoiadores do governo. Ao menos 20 pessoas morreram.

Tropas foram convocadas ao bairro de Los Ruices, no leste de Caracas, hoje, e usaram gás lacrimogêneo e canhões de água para dispersar centenas de manifestantes que estavam em uma barreira ao longo de uma avenida bastante movimentada.


Protestos na Venezuela
4.mar.2014 - Um manifestante é detido por oficiais da Guarda Nacional Bolivariana durante protestos contra o governo em Caracas, Venezuela, nesta terça-feira (4). Após quase um ano depois da morte de Hugo Chávez, a Venezuela tem sido abalada por protestos violentos contra o presidente Nicolás Maduro Leia mais Fernando Llano/AP
"Fomos informados que um motociclista foi morto por um atirador", disse Diosdado Cabello em entrevista coletiva sobre outro assunto na Assembleia Nacional. "E um membro da Guarda Nacional também foi morto no mesmo lugar por um atirador."

O prefeito de Sucre, onde aconteceram as mortes, disse via Twitter que um membro da Guarda Nacional havia morrido. Autoridades não responderam a pedidos por informações sobre como o soldado foi morto e detalhes adicionais sobre o incidente.

Na quarta-feira (5), Maduro pediu aos grupos pró-governo conhecidos como "coletivos", que são descritos por líderes de oposição como paramilitares, para quebrar barricadas montadas por manifestantes principalmente em bairros prósperos.

terça-feira, 4 de março de 2014

Pot-Porri - 1 Claudionor Germano

Portela e Unidos da Tijuca fecham Carnaval como favoritas; Vila decepciona



                                                          


Portela e Unidos da Tijuca fecham Carnaval como favoritas; Vila decepciona
Anderson Baltar
Do UOL,

Um duelo entre a tradição e a modernidade. Esta é a expectativa de resultado do Carnaval 2014 após a segunda noite de desfiles na Marquês de Sapucaí. Portela e Unidos da Tijuca, cada uma dentro de suas características, dividiram as preferências de público e crítica e saem da avenida como as grandes favoritas ao título do Grupo Especial.

Quinta escola a desfilar, a Portela desfilou imponente e majestosa como há muitos anos não se via. Exaltando a tradicional Avenida Rio Branco, a escola de Oswaldo Cruz e Madureira se impôs desde o primeiro momento, com um desfile luxuoso que encheu de orgulho seus componentes e torcedores. O bom samba embalou seus componentes, que realizaram um desfile com ótimo canto e sem qualquer percalço com suas alegorias, a despeito do imenso abre-alas e de um tripé que trazia a maior escultura desse carnaval – um gigante, de 18 metros de altura, em alusão às manifestações que agitaram o país em junho do ano passado.

Um desfile tão competente, nas condições normais de temperatura e pressão, colocaria a escola seguinte em situação complicada. Não com a Unidos da Tijuca. Paulo Barros, em ótima forma, promoveu um verdadeiro espetáculo de criatividade para, através das mais diversas facetas da velocidade, homenagear Ayrton Senna. Teve de tudo: velocidade da luz, animais velozes, personagens de desenhos animados e até uma ala que imitou o corredor Usain Bolt. Os componentes, com fantasias belas e leves, deram um show de evolução. A comissão de frente, destaque dos últimos carnavais da escola, teve direito até um carro de fórmula 1 roncando alto na pista.

Duas escolas foram as surpresas agradáveis da noite e podem sonhar com voos mais altos na classificação. A União da Ilha do Governador, de volta ao convívio das grandes desde 2010, realizou o seu melhor desfile dos últimos 20 anos. Com um enredo alegre e leve, dentro das características da escola, trouxe as mais diversas brincadeiras e brinquedos infantis. Em um verdadeiro show de animação, simpatia e criatividade, a tricolor insulana arrancou gritos entusiasmados da plateia e tem tudo para chegar entre as seis primeiras e participar do Desfile das Campeãs, o que não consegue desde 1994.


A Mocidade Independente de Padre Miguel mandou para longe toda a desconfiança. Nos últimos meses, a escola sofreu com um barracão atrasado e a destituição de seu presidente. Homenageando o lendário carnavalesco Fernando Pinto e, por consequência, o estado de Pernambuco, a verde e branco fez um desfile bonito e animado, embalado por uma bateria inspirada e pelo belo samba que tem Dudu Nobre entre o grupo de compositores.

A Imperatriz Leopoldinense prometia sacudir a avenida com sua homenagem ao ex-jogador de futebol Zico. Porém, problemas com seus carros alegóricos prejudicaram sensivelmente a apresentação. O carro abre-alas teve problemas de direção e acabou se distanciando da ala que o antecedia. O buraco foi de 40 metros, bem em frente à cabine de jurados. O último carro, que trazia o homenageado sobre a coroa, símbolo da escola, teve sérios problemas para entrar na avenida e atrapalhou a evolução da escola, que teve que correr para não estourar o tempo. Erros que tiram a Imperatriz do páreo, mas não abafam o sonho de voltar entre as seis primeiras.

A decepção da noite foi a Vila Isabel. A campeã de 2013 fez uma exibição decepcionante, apresentando carros com péssimo acabamento e várias alas com fantasias incompletas ou com poucos componentes. A comissão de frente apresentou problemas com seus tripés e um pedaço da roupa da porta-bandeira Giovanna caiu em sua exibição em frente a uma das cabines de julgamento. Uma sucessão de erros que faz ser possível uma situação inédita na história do carnaval carioca: uma campeã ser rebaixada no carnaval seguinte ao título.

Hino dos batutas de Sao José - Martinho da Vila. Homenageia o frevo de bloco de Pernambuco, umas das tradições da época de ouro do carnaval pernambucano

Carnaval de Pernambuco: Silvio Botelho e seus bonecos gigantes





Silvio Botelho e seus bonecos gigantes
 

Lúcia Gaspar
Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco
pesquisaescolar@fundaj.gov.br

A minha vida está toda montada na arte. E eu me chamo BAZAR DAS ÉPOCAS. Para cada seis meses eu tenho uma função. Logo que acaba o Carnaval, eu descanso um período e vou pintar meus quadros, vou montar quadros para pintores meus clientes, vou fazer móveis, vou decorar ambientes... E, também, uma coisa que me deixa de certa maneira organizado é que, quando termina o Carnaval, já recomeça o trabalho para o Carnaval do ano que vem! Quando paro é para projetar na prancheta, durante a noite, o Carnaval do próximo ano... Riscando fantasias, modelos e máscaras de gigantes, porque eu também sou desenhista... (Silvio Botelho citado por BONALD NETO, 2007).

Silvio Romero Botelho de Almeida nasceu no dia 14 de maio de 1956, no bairro do Amparo, em Olinda, Pernambuco. Autodidata, desde cedo começou a trabalhar com esculturas em madeira, gesso e barro, influenciado pelos ceramistas de Caruaru, principalmente pelo Mestre Vitalino.

Aprendiz do artesão olindense Roque de Lima, conhecido como Roque Fogueteiro, Silvio aprendeu com ele diversas técnicas, como a implantação de cabelo nos bonecos, fazer a massa da modelagem, combinar cores, misturar solventes e tintas, além de preparar pólvora para os fogos de artifícios. Posteriormente, foi descobrindo outras técnicas em viagens pelo Brasil.

Iniciou-se em projetos carnavalescos na década de 1970, confeccionando máscaras e alegorias. Em 1974, criou seu primeiro boneco gigante O Menino da Tarde, “filho” do encontro entre O Homem da Meia-Noite e A Mulher do Dia (SILVIO, 2007).

O primeiro boneco que fiz [...] foi O Menino da Tarde. Ernandes Lopes foi a pessoa que me pediu para fazer. Nessa época, só existia O Homem da Meia-Noite e A Mulher do Dia. Era o filho dos dois. O maior desafio foi entender o que era fazer um boneco gigante. Um boneco com 2 metros e 90 centímetros de altura. Em dois meses O Menino da Tarde ficou pronto. O boneco pesava 35 quilos e foi confeccionado em madeira, capim, papelão duro e papel. Ao ver o resultado, o renomado artesão Roque Fogueteiro ficou impressionado com a beleza da obra e me aconselhou a prosseguir no caminho da arte.

Silvio Botelho vem aperfeiçoando cada vez mais a sua técnica de criação de bonecos, evoluindo da tradicional modelagem em barro para a modelagem direta em bloco de isopor, conseguindo leveza e versatilidade nos Gigantes. O corpo é feito com fibra de vidro. Atualmente, os bonecos chegam a medir três metros de altura e pesar de treze a quinze quilos, bem diferente dos primeiros que pesavam cerca de cinquenta quilos.

Há 20 anos eu fazia meus bonecos utilizando em primeiro lugar argila para levantar as peças e depois cobria com papel empastelando-os até formar uma camada grossa para depois tirá-los e fechar com outro papel, dando assim o acabamento com massa acrílica. Em 1995, introduzi a fibra de vidro, possibilitando a rapidez na execução. Pra você ter uma ideia, O Homem da Meia Noite por exemplo, pesa 50 quilos. (ENTREVISTA..., 2012).

A confecção de cada boneco leva em torno de vinte dias e se constitui em um processo de criação contínua para o aprimoramento das técnicas. Por ser o látex uma matéria prima muito cara, o artesão se ressente da impossibilidade de utilizá-lo nas suas criações.

Foi o idealizador do Encontro de Bonecos Gigantes de Olinda, cuja 26ª edição, aconteceu em 2013, reunindo bonecos dele e de outros artesãos, na  terça-feira de Carnaval,  em Olinda.

O primeiro Encontro dos Bonecos Gigantes de Olinda aconteceu num sábado de 1987. Fiz o encontro para brincar. Fechava a rua com os bonecos para pedir dinheiro as pessoas que passavam e, depois, tomar cerveja. A ideia ficou e vem acontecendo todos os anos. Em 1990, fizemos uma inovação com o casamento d’O Homem da Meia-Noite com A Mulher do Dia para legitimar os filhos O Menino do Dia e A Menina da Tarde. (SILVIO, 2007).

Silvio já criou centenas de bonecos gigantes para o Carnaval, campanhas publicitárias e políticas, casamentos e até enterros:

Recebo encomendas o ano inteiro para os mais diversos eventos, como feiras e festas. Já fiz muitos bonecos para casamentos. A encomenda parte da família, geralmente como uma surpresa para os noivos. Também já fiz bonecos que foram utilizados em enterro, como forma de homenagem. Os gigantes são a cara do Carnaval, mas vão além, é uma tradição consolidada da nossa cultura. (GATIS, 2011).

Com mais de novecentos bonecos gigantes, criados e confeccionados por ele e sua equipe, Silvio Botelho é considerado o “Pai dos Bonecos Gigantes de Olinda” e o mais conhecido bonequeiro de Pernambuco, com reconhecimento nacional e internacional. A seguir uma relação alfabética com alguns dos seus bonecos gigantes:

A BOCHECHA
A BRUXA
O CALIFA
CAPIBA
CAPITÃO ALCEU VALENÇA
CARLINHOS BROWN
O CUECÃO
O DEMO
DEVASSO
DONA CAROLINA
DR. FAISÃO
ENÉAS FREIRE
A ESPOTELA
O FILHO DO HOMEM DA MEIA NOITE
FOFOQUEIROS DE OLINDA
GAROTO DA VASSOURA
O GONZAGÃO
A HOMELHADA
O INCRÍVEL HUCK
O JACARÉ
JOHN TRAVOLTA
LADY OLINDA
LAMPIÃO
LIA DE ITAMARACÁ
LUIZ GONZAGA
A LUANA EM FOLIA
MÃE OLINDA
MAESTRO FORRÓ
MANOEL BOMBARDINO
MARIA BATALHÃO DO PORTO SEGURO
MARIA BONITA
MAROCAS DE OLINDA
A MENINA DA TARDE
O MENINO DA TARDE
O MENINO DO RIO DOCE
MENINO SERAPIÃO
A NORDESTINA
A PADILHA
PALHAÇO DE GRAVATÁ
PALHAÇO TRINCA DE ÁS
PARALELO
PEDRINHO DA PILAR
O PERIQUITO
O PROFESSOR
O PROFETA
RAPOSÃO (ANTIGO FAUSTÃO)
RECRIANÇA
SEXTA-FEIRA
A SOLDADA DA MEIA-NOITE
O SOLDADO DA MEIA-NOITE
TABACO
O TARADO DA SÉ
ZÉ PEREIRA
ZEU DE OLINDA

Em 1993, a boneca LADY OLINDA, com três metros de altura, desfilou no Carnaval de Santa Fé (Novo México, Estados Unidos), a convite da antropóloga americana Katarina Real (Kate), uma apaixonada pelo Carnaval pernambucano.

Em setembro de 2008, o ateliê do artista situado na Rua do Amparo, nos Quatro Cantos, Olinda, sofreu um incêndio sendo interditado. Antes da interdição recebia a anualmente a visita de milhares de pessoas interessados na sua arte. Hoje o ateliê passa por reformas estruturais.

Segundo Silvio Botelho o boneco que lhe deu mais alegria foi O Menino da Tarde. Boneco não me dá tristeza, só me dá alegria. Vivo deles. (SILVIO, 2007).

segunda-feira, 3 de março de 2014

Obama diz que Rússia violou lei internacional ao intervir na Ucrânia

Obama diz que Rússia violou lei internacional ao intervir na Ucrânia

WASHINGTON, 3 Mar (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira que a Rússia violou a legislação internacional após a intervenção militar na Ucrânia e disse que o governo dos EUA tem alertado que vai buscar uma série de sanções econômicas e diplomáticas que isolarão Moscou.

O presidente russo, Vladimir Putin, precisa permitir que monitores internacionais medeiem de um acordo na Ucrânia que seja aceitável por todos os ucranianos, disse Obama a jornalistas antes de se reunir com o premiê israelense, Benjamin Netanyahu.

"Ao longo do tempo isso será custoso para a Rússia. E agora é o momento para eles considerarem se podem cumprir seus interesses através da diplomacia e não pela força", disse Obama.

(Por Mark Felsenthal, Roberta Rampton e Matt Spetalnick)

EUA dizem que estão preparando sanções contra Rússia por Ucrânia

 O presidente norte-americano Barack Obama fala no telefone no Salão Oval com o presidente russo Vladimir Putin sobre a situação na Ucrânia. Os Estados Unidos têm uma ampla gama de opções disponíveis para agir contra a Rússia se as tensões sobre a Ucrânia aumentarem e Washington está atualmente preparando sanções contra Moscou, afirmou uma porta-voz do Departamento de Estado dos EUA nesta segunda-feira. 01/03/2014 REUTERS/Official White House Photo/Pete Souza/Handout

WASHINGTON, 3 Mar (Reuters) - Os Estados Unidos têm uma ampla gama de opções disponíveis para agir contra a Rússia se as tensões sobre a Ucrânia aumentarem e Washington está atualmente preparando sanções contra Moscou, afirmou uma porta-voz do Departamento de Estado dos EUA nesta segunda-feira.

"Neste momento não estamos considerando apenas sanções diante das ações que a Rússia está tomando, provavelmente vamos colocar essas medidas em prática e estamos preparando isso", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, a jornalistas. "Temos uma ampla gama de opções disponíveis."

(Por Lesley Wroughton)

Frota russa do Mar Negro afirma que não há ultimato na Crimeia, diz Interfax

 Homens armados, tidos como soldados russos, fora do porto civil na cidade de Kerch, na Crimeia. A Frota do Mar Negro da Rússia não emitiu nenhum ultimato às forças ucranianas na Crimeia para se renderem até as 5h de terça-feira (meia-noite no horário de Brasília) ou enfrentarem um ataque, informou a agência de notícias Interfax citando um oficial no quartel-general da frota.  REUTERS/Thomas Peter

MOSCOU, 3 Mar (Reuters) - A Frota do Mar Negro da Rússia não emitiu nenhum ultimato às forças ucranianas na Crimeia para se renderem até as 5h de terça-feira (meia-noite no horário de Brasília) ou enfrentarem um ataque, informou a agência de notícias Interfax citando um oficial no quartel-general da frota.

A Frota do Mar Negro russa tem uma base na Crimeia e Moscou efetivamente estabeleceu o controle sobre a península, que é parte da Ucrânia.

Mais cedo, a Interfax havia citado uma fonte anônima no Ministério da Defesa ucraniano segundo a qual um prazo final para a rendição havia sido determinado pelo comandante da Frota do Mar Negro.

Segundo a fonte do quartel-general citada agora pela Interfax, nenhum ataque foi planejado, acrescentando que "isso é um completo absurdo".

(Reportagem de Gabriela Baczynska)

OSCAR 2014: Confira a lista completa dos vencedores Cineclick Por Ana Carolina Addario







Aconteceu na noite deste domingo, 2, a 86ª cerimônia do Oscar, que elegeu os maiores do ano da indústria cinematográfica. Com sete prêmios, o longa Gravidade, de Alfonso Cuarón, foi o grande vencedor da noite. No entando, a estatueta de Melhor Filme ficou para 12 Anos De Escravidão, conforme as previsões.
"O maior legado de 12 Anos de Escravidão é relembrar aqueles que lutaram para viver, e não apenas sobreviver", afirmou Steve McQueen em seu discurso momentos após vencer o prêmio. O diretor foi acompanhado por seu elenco e equipe no palco da premiação.
Alguns dos maiores astros do cinema passaram cerimônia, com destaque para a sempre espalhafatosa Jennifer Lawrence, que conseguiu chamar a atenção ao tropeçar e cair no meio do tapete vermelho. Os heróis da ficção e da vida real foram homenageados com apresentações especiais de longas que marcaram a história do cinema. Os tributos foram apresentados por Jim Carrey, Sally Field e muitos outros.
Angelina Jolie, Steve Martin, Angela Lansbury e Piero Tosi foram homenageados com o Oscar humanitário por sua contribuição e engajamento em causas sociais. A cerimônia contou ainda com uma apresentação da banda U2, que tocou a canção Ordinary Love para relembrar a trajetória de Nelson Mandela, morto em 5 de dezembro de 2013.

Veja a lista completa dos indicados ao Oscar 2014:

MELHOR FILME
12 Anos De Escravidão

MELHOR DIRETOR
Gravidade - Alfonso Cuarón

MELHOR ATRIZ
Cate Blanchett - Blue Jasmine

MELHOR ATOR
Matthew McConaughey - Clube de Compras Dallas

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Lupita Nyong'o - 12 Anos de Escravidão

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Jared Leto - Clube De Compras Dallas

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
12 Anos de Escavidão

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Ela

MELHOR FIGURINO
O Grande Gatsby

MELHOR MAQUIAGEM
Clube de Compras Dallas

MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA-METRAGEM
Mr. Hublot

MELHOR ANIMAÇÃO
Frozen - Uma Aventura Congelante

MELHOR CURTA-METRAGEM
Helium

EFEITOS VISUAIS
Gravidade

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
The Lady in Number 6: Music Saved My Life

MELHOR DOCUMENTÁRIO
A Um Passo do Estrelato

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
A Grande Beleza

MELHOR MIXAGEM SOM
Gravidade

MELHOR EDIÇÃO DE SOM
Gravidade

MELHOR FOTOGRAFIA
Gravidade

MELHOR EDIÇÃO
Gravidade

DESIGN DE PRODUÇÃO
O Grande Gatsby

MELHOR TRILHA SONORA
Gravidade

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Let it Go - Frozen - Uma Aventura Congelante

fonte: yahoo.com.br

domingo, 2 de março de 2014

Mestres do Barroco, Annibale Carracci


  
Asunção

Carracci's "Domine, Quo Vadis" (Jesus and Saint Peter).

A Fuga para o Egito (1603)
Annibale Carracci
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Annibale Carracci
Assunção de Annibale Carracci em Santa Maria del Popolo, Roma.
Nascimento: 3 de Novembro de 1560, Bolonha
Morte: 15 de Julho de 1609 (48 anos) Roma
Nacionalidade: Itália, Italiano
Ocupação: Pintor
Annibale Carracci (Bolonha, 3 de Novembro de 1560 — Roma, 15 de Julho de 1609) foi um pintor italiano.


Início da carreira

Annibale Carracci nasceu em Bolonha, e muito provavelmente iniciou seu aprendizado com a família. Em 1582, Annibale, seu irmão Agostino e seu primo, Ludovico Carracci, abriram um estúdio de pintura inicialmente chamado por alguns de Academia de Desiderosi ("desejoso de fama e de aprendizagem") e em seguida chamada Incamminati (progressistas; literalmente "aqueles que abrem novo caminho").
Embora os Carracci enfatizassem o esboço linear tipicamente florentino, como exemplificado por Rafael Sanzio e Andrea del Sarto, seus interesses pelas cores cintilantes e contornos sutis dos objetos eram derivados dos pintores venezianos, notavelmente do trabalho do artista Ticiano, o qual foi estudado por Annibale e Agostino durante viagens pela Itália em 1580-81, a mando do ancião Caracci Lodovico. Esse ecletismo se tornaria a característica que definiria os artistas do “Barroque Emilian” ou “Escola Bolonhesa”.
Em muitas das primeiras obras de Bolonha, é difícil distinguir as contribuições individuais de cada Carracci. Por exemplo, os afrescos sobre a história de Jasão para o Palazzo Fava (1583-1584) carregam a assinatura Carracci, o que sugere que todos eles contribuíram. Em 1585, Annibale concluiu o retábulo do Batismo de Cristo para a igreja de São Gregório, em Bolonha. Em 1587, ele pintou A Assunção para a igreja de San Rocco, em Reggio Emilia.
Em 1587-88, Annibale viajou para Parma e, em seguida, Veneza, onde se reuniu com seu irmão Agostino. A partir de 1589-92, os três Carracci completaram os afrescos sobre A Fundação de Roma para o Palazzo Magnani, em Bolonha. Até 1593, Annibale havia completado o retábulo Virgem no Trono com São João e Santa Catarina, trabalhando em colaboração com Lucio Massari. Sua Ressurreição de Cristo também data de 1593. Em 1592, ele pintou a Assunção para a capela Bonasoni, em San Francesco. Durante 1593-1594, os três Carracci estavam trabalhando em afrescos no Palazzo Sampieri, em Bolonha.
Afrescos no Palazzo Farnese

Tendo como base os afrescos prolíficos e magistrais realizados pelos Carracci em Bolonha, o Duque de Parma, Ranuccio I Farnese, recomendou Anibale a seu irmão, o cardeal Odoardo Farnese, que desejava decorar o piano nobile do Palazzo Farnese, em Roma. Entre novembro e dezembro de 1595, Anibale e Agostino viajaram para Roma para começar a decorar o Camerino com histórias de Hércules, adequadas, uma vez que a sala abrigava a famosa escultura da antiguidade greco-romana de Hércules Farnese.
Enquanto isso, Anibale desenvolveu centenas de esboços preparatórios para o produto principal, onde ele liderou uma equipe na pintura de afrescos no teto do grande salão com o quadri riportati secular do Amor dos Deuses, ou, como o biógrafo Giovanni Bellori descreveu, O Amor dos Humanos regido pelo Amor Celestial. Ainda que o teto seja ritualmente rico em elementos ilusionistas, as narrativas são emolduradas no rígido classicismo de decoração da alta Renascença. Seu trabalho inspiraria, mais tarde, a corrente livre do ilusionismo Barroco e a energia que iria emergir dos grandes afrescos de Cortona, Lanfranco e, em décadas posteriores, Andrea Pozzo e Gaulli.
Durante os séculs XVII e XVIII, o teto de Forense era considerado a obra prima incomparável dos afrescos de sua época. A obra era não só considerada um livro modelo do desenho de figuras históricas, como também um exemplo de procedimento técnico. As centenas de esboços preparatórios feitos pr Annibale passaram a ser um passo fundamental para composição de qualquer pintura histórica ambiciosa.

Contraste com Caravaggio


No século XVII, o crítico Giovanni Bellori, em seu estudo intitulado Idea, elogiou Carracci como o padrão supremo de pintor italiano, aquele que havia fomentado a "renascença" da grande tradição de Rafael e Michelangelo. Por outro lado, embora admitindo os talentos de Caravaggio como pintor, Bellori lamentava seu estilo excessivamente naturalista, se não sua própria moral turbulenta e persona. Assim, via o estilo Caravaggista com o mesmo desânimo sombrio. Pintores foram instados a retratar o ideal platônico de beleza, não os transeuntes de Roma. Ainda assim, os patronos e pupilos de Carracci e Caravaggio não caírem eram em todos os campos inconciliáveis. Patronos contemporâneos, tais como Marquês Vincenzo Giustiniani, achou que ambos mostravam excelência em maneira e modelagem.
No nosso século, os observadores têm aquiescido para o rebelde mito de Caravaggio, e, muitas vezes, ignoram a profunda influência sobre a arte que teve Carracci. Caravaggio quase nunca trabalhou em afrescos, considerados como o teste de um grande pintor de valor. Por outro lado, os melhores trabalhos de Carracci estão em afrescos. Assim, as sombrias telas de Caravaggio, são adequadas aos altares contemplativos, mas não a paredes ou tetos bem iluminados como os de Farnese. Wittkower ficou surpreso ao ver que um cardeal de Farnese se cercava de afrescos com temas libidinosos, indicadores de um "relaxamento considerável da moralidade contra-reformatória". Essa escolha temática sugere que Carracci pode ter sido mais rebelde, quando comparado com a paixão frequentemente solene das telas de Caravaggio. Wittkower afirma que "os afrescos de Carracci transmitem a impressão de uma tremenda alegria de viver, um novo florescimento de vitalidade e de uma energia por muito tempo reprimida".
Hoje, infelizmente, a maioria dos conhecedores que fazem a peregrinação à Capela Cerasi em Santa Maria del Popolo ignoram o retábulo Assunção da Virgem de Carracci (1600-1601), se concentrando somente nos deslumbrantes trabalhos orlados de Caravaggio. É instrutivo comparar as diferenças teológicas e artísticas entre a Assunção2 de Carracci e A Morte da Virgem de Caravaggio. Entre os primeiros contemporâneos, Carracci teria sido um inovador. Ele reanimou o vocabulário visual de afrescos de Michelangelo e postulou uma paisagem pictórica muscular e vividamente brilhante, que vinha se tornando progressivamente incapacitada por um emaranhado de maneirismos. Enquanto Michelangelo era capaz de curvar e contorcer o corpo humano em qualquer perspectiva possível, Carracci, nos afrescos de Farnese, mostrou como fazê-lo dançar. As fronteiras do "teto", grandes extensões de parede a serem decoradas, durante as décadas posteriores seriam preenchidas pelo brilhantismo monumental dos seguidores de Carracci, e não pelos seguidores de Caravaggio.

Paisagens, gênero de arte e desenho

Em 8 de Julho de 1595, Anibale Carraci completou a pintura San Rocco Distribuindo Esmolas, atualmente na Dresden Gemäldegalerie. Outros trabalhos significativos pintados em Roma incluem Domine Quo Vadis?, que revela uma forte economia na composição da figura, além da força e precisão de gesto que influenciou Poussin e, por meio dele, a linguagem de gesto na pintura.
Carracci tem uma temática incrivelmente eclética, pintando paisagens, cenas e retratos, incluindo uma série de auto-retratos através do tempo. Foi um dos primeiros pintores italianos a produzir telas nas quais a paisagem tinha prioridade sobre as figuras, como no seu magistral A Fuga para o Egito. Nesse gênero, Carracci foi seguido por Domenichino (seu pupilo favorito) e Lorraine.
A arte de Carracci também tem um lado menos formal, que aparece em suas caricaturas (gênero cuja invenção costuma ser a ele acreditada) e em suas primeiras pinturas de gênero, que são notáveis pela observação animada e manipulação livre, como a obra Açougue e a pintura O Comedor de Feijão. Ele é descrito pelos biógrafos como desatento às vestimentas e obcecado pelo trabalho. Seus auto-retratos variam em sua representação.3
Sob humor melancólico

Não se sabe ao certo quanto trabalho Annibale completou após o término da galeria principal do Palazzo Farnese. Em 1606, Annibale assina uma Virgem da Bacia. Entretanto, em uma carta de abril de 1606, o cardeal Odoarde Farnese lamenta que um "pesado humor melancólico" impede que Annibale pinte para ele. Durante 1607, Annibale é incapaz de completar uma encomenda de Natal do Duque de Módena. Há uma note de 1608 na qual Annibale estipula a um aluno que passe ao menos duas horas por dia em seu estúdio.
Há pouca ou nenhuma documentação que explique por que seus pincéis se calaram, apesar de muitas especulações.
Em 1609, Annibale falece e é enterrado de acordo com seu desejo, próximo a Raphael no Panteão de Roma. Pode-se medir suas realizações pelo fato de artistas tão diversos quanto Bernini, Poussin, e Rubens haverem elogiado seu trabalho. Muitos de seus assistentes e alunos que participaram do projeto do Palazzo Farnese e da Capela Herrera figuraram entre os artistas pré-eminente das décadas seguintes, incluindo Domenichino, Francesco Albani, Giovanni Lanfranco, Domenico Viola, Guido Reni, Badalocchio Sisto, e outros.
Cronologia da obra

Ragazzo che beve, 1582-1583, óleo sobre tela, 55 x 43 cm, coleção particular.
Testa d'uomo sorridente, 1583, óleo sobre tela, Roma, Galleria Borghese.
Crocifissione e santi, 1583, óleo sobre tela, 305 x 210 cm, Bolonha, Santa Maria della Carità.
Salma di Cristo, 1583-1585, óleo sobre tela, 70,7 x 88,8 cm, Stuttgart, Staatsgalerie Stuttgart
Battesimo di Cristo, 1584, óleo sobre tela, Bolonha, Chiesa di San Gregorio.
Mangiafagioli, 1584-1585, óleo sobre tela, 57 x 68 cm, Roma, Galleria Colonna.
La bottega del macellaio, 1585, óleo sobre tela, 185 x 266 cm, Oxford, Christ Church Picture Gallery.
San Francesco penitente, 1585 ca, óleo sobre tela, 75 x 57 cm, Roma, Pinacoteca Capitolina.
Visione di sant'Eustachio, 1585-1586, óleo sobre tela, 86 x 113, Nápoles, Museo di Capodimonte.
Matrimonio mistico di santa Caterina, 1585-1587, óleo sobre tela, 160 x 128 cm, Nápoles, Museo di Capodimonte.
Cristo coronato di spine sorretto dagli angeli, 1585-1587, óleo sobre tela, 85 x 100 cm, Dresden, Gemäldegalerie.
San Francesco d'Assisi, 1585-1590, óleo sobre tela, 55 x 37 cm, Nápoles, Museo di Capodimonte.
Ritratto di musicista, 1587 ca, óleo sobre tela, 91 x 67 cm, Nápoles, Museo di Capodimonte.
Madonna col Bambino in gloria e santi, 1587-1588, óleo sobre tela, 278 x 193 cm, Bolonha, Pinacoteca Nazionale.
Venere con un Satiro e Cupido, 1588, óleo sobre tela, 112 x 142 cm, Florença, Galleria degli Uffizi.
Arcangelo Gabriele e Vergine Annunziata, 1588, óleo sobre tela, 152 x 76 cm cada, Bolonha, Pinacoteca Nazionale.
Madonna col Bambino in trono e i santi Francesco, Matteo e Giovanni Battista, 1588, óleo sobre tela, 384 x 255 cm, Dresden, Gemäldegalerie.
Satiro, 1588-1590, óleo sobre tela, 128 x 76 cm, Nápoles, Museo di Capodimonte.
Paesaggio con Diana ed Endimione, 1590, óleo sobre madeira, 33 x 46 cm, York, City Art Gallery.
Autoritratto di profilo, 1590, óleo sobre tela, Florença, Galleria degli Uffizi.
Uomo con scimmia 1590, óleo sobre tela, 68 x 58,3, Florença, Galleria degli Uffizi.
Venere e Cupido, 1590, óleo sobre tela, 110 x 130 cm, Modena, Galleria Estense.
Paesaggio con un fiume, 1590, óleo sobre tela, 88,3 x 148 cm, Washington, National Gallery of Art.
Assunzione della Vergine, 1590, óleo sobre tela, 130 x 97 cm, Madrid, Museo del Prado.
Le tre Marie al sepolcro, 1590, óleo sobre tela, 121 x 145,5 cm, São Petersburgo, Ermitage.
Bacco, 1590-1591, óleo sobre tela, 160 x 100 cm, Nápoles, Museo di Capodimonte.
Venere abbigliata dalle Grazie, 1590-1595, óleo sobre tela, 133 x 170,5 cm, Washington, National Gallery of Art.
La Vergine appare alle sante Lucia e Caterina, 1592, óleo sobre tela, 401 x 226 cm, Paris, Museu do Louvre.
Assunzione della Vergine, 1592, óleo sobre tela, 260 x 117 cm, Bolonha, Pinacoteca Nazionale.
La resurrezione di Cristo 1593, óleo sobre tela, 217 x 160 cm, Paris, Museu do Louvre.
La Sacra Famiglia, 1593, óleo sobre tela, 120 x 98 cm, Paris, Museu do Louvre.
Adorazione dei pastori, 1593, óleo sobre tela, 85 x 63 cm, Roma, Galleria Nazionale di Arte Antica.
Madonna col Bambino in trono e i santi Giovanni Evangelista e Caterina, 1593, óleo sobre tela, 289,5 x 192,5 cm, Bolonha, Pinacoteca Nazionale.
Allegoria fluviale, 1593-1594, óleo sobre tela, 80,5 x 90,5 cm, Nápoles, Museo di Capodimonte.
Cristo Crocifisso, 1594, óleo sobre tela, 33,8 x 23,4 cm, Berlim, Staatliche Museen.
Visione di san Francesco d'Assis, 1594, óleo sobre tela, 47 x 35,5 cm, Kassel, Staatliche Kunstsammlungen.
San Giovanni Battista nel deserto, 1594-1595, óleo sobre tela, 129,3 x 98 cm, Bolonha, Pinacoteca Nazionale.
Scena di pesca, 1595 ca, óleo sobre tela, 136 x 253 cm, Paris, Museu do Louvre.
Scena di caccia, 1595 ca, óleo sobre tela, 136 x 253 cm, Paris, Museu do Louvre.
Venere, Adone e Cupido, 1595 ca, óleo sobre tela, 212 x 268 cm, Madrid, Museo del Prado.
Venere con Adone, 1595 ca,óleo sobre tela, 217 x 246 cm, Viena, Kunsthistorisches Museum.
Incoronazione della Vergine, 1595 ca, óleo sobre tela, 117,8 x 141,3 cm, New York, Metropolitan Museum.
San Francesco adorante il Crocifisso, 1596 ca, óleo sobre tela, 48 x 36,5, Bolonha, Pinacoteca Nazionale.
La scelta di Ercole, 1596 ca, óleo sobre tela, 167 x 273 cm, Nápoles, Museo di Capodimonte.
Cristo deriso, 1596 ca, olio su tela, 60 x 69,5 cm, Bolonha, Pinacoteca Nazionale.
Orazione nell'orto, 1596-1597, óleo sobre madeira, 39,4 x 29 cm, Hampton Court, Royal Collection.
San Girolamo, 1596-1599, óleo sobre tela, 44 x 32 cm, Nápoles, Museo di Capodimonte.
Cristo in gloria e santi, 1597, óleo sobre tela, 194,2 x 142,4 cm, Florença, Palazzo Pitti.
Marsia e Olimpo, 1597-1600, óleo sobre madeira, 35,4 x 84,2 cm, Londres, National Gallery.
Sileno che mangia l'uva, 1597-1600, óleo sobre madeira, 54,5 x 88,5 cm, Londres, National Gallery.
Maria Maddalena in un paesaggio, 1598, óleo sobre madeira, Cambridge, Fitzwilliam Museum.
Cristo appare a sant'Antonio Abate, 1598, óleo sobre madeira, 49,5 x 34,4 cm, Londres, National Gallery.
Madonna col Bambino e san Giovannino, 1599-1600, óleo sobre tela, 51,2 x 68,4 cm, Hampton Court, Royal Collection.
Sacrificio di Isacco, 1599-1600 ca, óleo sobre tela, 45 x 34 cm, Paris, Museu do Louvre.
Compianto su Cristo morto, 1599-1600, óleo sobre tela, 156 x 149 cm, Nápoles, Museo di Capodimonte.
Ercole strozza i serpenti, 1599-1600, óleo sobre tela, 16 x 15 cm, Paris, Museu do Louvre.
Madonna Montalto, 1600, óleo sobre madeira, 35 x 27,5 cm, Londres, National Gallery.
Ritratto di Giovanni Gabrieli, 1600, óleo sobre madeira, Dresden, Gemäldegalerie.
Riposo durante la Fuga in Egitto, 1600, óleo sobre tela, diametro 82,5 cm, São Petersburgo, Ermitage.
Assunzione della Vergine Maria, 1600-1601, óleo sobre tela, 245 x 155 cm, Roma, Santa Maria del Popolo, Cappella Cerasi.
Rinaldo e Armida, 1601, óleo sobre tela, 154 x 233 cm, Nápoles, Museo di Capodimonte.
Domine, quo vadis?, 1602, óleo sobre madeira, 77,4 x 56,3 cm, Londres, National Gallery.
Pietà con san Francesco e Maria Maddalena, 1602-1607, óleo sobre tela, 277 x 186 cm, Paris, Museu do Louvre.
La Pietà e due angeli, 1603, óleo sobre madeira, 41 x 60,8 cm, Viena, Kunsthistorisches Museum.
Martirio di santo Stefano, 1603-1604, óleo sobre tela, 51 x 68 cm, Paris, Museu do Louvre.
Lapidazione di santo Stefano, 1603-1604, óleo sobre tela, 51 x 53 cm, Paris, Museu do Louvre.
Paesaggio con la fuga in Egitto, 1604, óleo sobre tela, 122 x 230 cm, Roma, Galleria Doria Pamphilj.
Autoritratto su tela, 1604, óleo sobre madeira, 42 x 30 cm, São Petersburgo, Ermitage.
Trittico della Deposizione, 1604-1605, óleo sobre madeira, 37 x 24 cm; 37 x 12 cm, Roma, Galleria Nazionale di Arte Antica.
Cristo e la samaritana al pozzo, 1604-1605, óleo sobre tela, 60,5 x 146 cm , Viena, Kunsthistorisches Museum.
Traslazione della Santa Casa, 1605, óleo sobre tela, 250 x 150 cm, Roma, Chiesa di Sant'Onofrio.
Natività della Vergine, 1605-1609, óleo sobre tela, 279 x 159 cm, Paris, Museu do Louvre.
Compianto su Cristo morto, 1606, óleo sobre tela, 92,8 x 103,2 cm, Londres, National Gallery.
Deposizione nel sepolcro, 1610, óleo sobre tela, 45 x 35 cm, Viena, Kunsthistorisches Museum.
San Girolamo 1585
Il trionfo di Bacco e Arianna (1597 - 1600)
L'ira di Polifemo (1600 circa)
Annunciazione (1593-1596) Louvre
Due macellai al lavoro (La piccola macelleria), óleo sobre tela, 59.7 x 71.0 cm, (1582-1583 ca), Fort Worth, Kimbell Art Museum.
La Samaritana al pozzo Pinacoteca di Brera

Putin está pronto para invadir Ucrânia; tropas tomam a Crimeia





Putin está pronto para invadir Ucrânia; tropas tomam a Crimeia

Por Lidia Kelly e Pavel Polityuk

MOSCOU/KIEV, 1 Mar (Reuters) - O presidente russo, Vladimir Putin, pediu e conseguiu neste sábado a aprovação de seu Parlamento para invadir a Ucrânia, onde as suas tropas aparentemente já tomaram a península da Crimeia, rejeitando apelos ocidentais para contenção.

Conversas sobre confronto ou guerra total se espalharam rapidamente por toda a Ucrânia, com manifestantes pró-Moscou levantando a bandeira da Rússia em prédios do governo em várias cidades e políticos antirussos pedindo mobilização.

O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatseniuk, disse que uma intervenção militar russa levaria à guerra e ao fim de qualquer relação com Moscou. Ele pediu uma solução política.

A afirmação aberta de Putin sobre o direito de enviar tropas para um país de 46 milhões de habitantes na Europa Central criou o maior impasse entre a Rússia e o Ocidente desde a Guerra Fria.

A medida também rejeita o apelo de líderes ocidentais por uma não intervenção russa, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que na véspera pronunciou um discurso transmitido pela televisão para avisar Moscou das consequências de uma eventual ação.

Tropas sem identificação, mas claramente russas - algumas em veículos com placas registradas na Rússia - já tomaram a Crimeia, uma península isolada no Mar Negro onde Moscou tem uma base militar. As novas autoridades de Kiev não têm sido capazes de intervir na região.

O Ocidente pediu uma resposta, mas até agora isso tem sido limitado a palavras de raiva de Washington e seus aliados europeus. Uma autoridade dos EUA disse que o secretário de Defesa norte-americano, Chuck Hagel, conversou com o seu homólogo russo, Sergei Shoigu. O funcionário disse que não houve mudança de postura militar dos EUA.

A chefe de Relações Exteriores da União Europeia, Catherine Ashton, afirmou que a aprovação russa para o uso da força na Ucrânia representava uma escalada injustificada e exortou Moscou a não enviar tropas ao país vizinho.
Da Suécia, o chanceler Carl Bildt disse que a ação russa era "claramente contra a lei internacional". O presidente tcheco, Milos Zeman, lembrou a invasão soviética da Tchecoslováquia em 1968.

"Necessidade urgente de alívio (da tensão) na Crimeia", pediu o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen, em mensagem no Twitter. "Os aliados da Otan continuam acompanhando de perto."

A Grã-Bretanha convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas para este sábado com o objetivo de discutir os acontecimentos na Ucrânia.

Putin pediu ao Parlamento para aprovar o uso da força "em conexão com a situação extraordinária na Ucrânia, a ameaça à vida dos cidadãos da Federação Russa, os nossos compatriotas" e para proteger a Frota do Mar Negro na Crimeia.

A Câmara Alta rapidamente aprovou o pedido de forma unânime em uma votação que foi transmitida pela TV.

A autorização durará "até a normalização da situação sociopolítica no país", disse Putin em seu pedido. Sua justificativa - a necessidade de proteger os cidadãos russos - era a mesma que ele usou para lançar uma invasão da Geórgia, onde as forças russas tomaram duas regiões separatistas e as reconheceram como independentes em 2008.

Até agora não houve nenhum sinal de ação militar russa na Ucrânia para além da Crimeia, a única parte do país com uma maioria étnica russa, que em muitas vezes expressou intenções separatistas.

Enquanto a tensão aumentava neste sábado, manifestações se tornaram violentas em cidades do leste, onde a maioria das pessoas, embora etnicamente ucraniana, fala russo, e muitas apoiam Moscou e o presidente deposto Viktor Yanukovich.

"A GUERRA CHEGOU"
Apesar de não haver dúvidas de que as tropas não identificadas que já tomaram a Crimeia sejam russas, o Kremlin ainda não confirmou abertamente. Um porta-voz do governo russo disse que Putin ainda não tinha decidido sobre a intervenção e que ainda esperava evitar uma nova escalada.

O ritmo acelerado dos acontecimentos abalou os novos líderes da Ucrânia, que tomaram o poder em um país à beira da falência quando Yanukovich fugiu de Kiev na semana passada depois de a polícia matar dezenas de manifestantes da oposição na capital do país.

A crise na Ucrânia começou em novembro do ano passado, quando Yanukovich, sob pressão de Moscou, desistiu de assinar um pacto de livre comércio com a UE para estreitar os laços com a Rússia.

Após o anúncio do pedido de Putin para intervir, o presidente interino da Ucrânia, Oleksander Turchynov, convocou uma reunião de seus chefes de segurança. Vitaly Klitschko, outro líder da oposição, pediu uma mobilização geral.

Na Praça da Independência de Kiev, onde os manifestantes acamparam durante meses em protesto contra Yanukovich, um filme de Segunda Guerra Mundial sobre a Crimeia era exibido em uma tela gigante. O ex-ministro do Interior Yuri Lutsenko interrompeu para anunciar: "A guerra chegou."

Na Crimeia em si, a chegada das tropas foi aplaudida pela maioria russa. Na cidade costeira de Balaclava, as famílias posaram para fotos com os soldados.

"Eu quero viver com a Rússia. Eu quero me juntar à Rússia", disse Alla Batura, de 71 anos, que viveu em Sebastopol por 50 anos. "Eles são bons... estão nos protegendo, assim nos sentimos seguros."

Mas nem todo mundo estava tranquilo. Inna, balconista de 21 anos, disse: "Estou em estado de choque. Não entendo o que diabos é isso... As pessoas dizem que eles vieram aqui para nos proteger. Quem sabe?"

Para muitos na Ucrânia, a perspectiva de um conflito militar era arrepiante. "Quando um eslavo luta contra outro eslavo, o resultado é devastador", disse Natalia Kuharchuk, uma contadora em Kiev. "Que Deus nos salve."

(Reportagem adicional de Alissa de Carbonnel, em Balaclava, na Ucrânia; de Timothy Heritage e Stephen Grey, em Kiev; e de Lina Kushch, em Donetsk)

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Mestres da Arquitetura Barroca,Francesco Borromini







Francesco Borromini

Arquiteto e escultor italiano, Francesco Castelli, mais conhecido por Francesco Borromini, nasceu em 1599, em Bissone, na Lombardia, e morreu a 2 de setembro de 1667, em Roma. Por volta de 1610 foi para Milão aprender o ofício de talhar a pedra e, em 1620, mudou-se para Roma onde se torna um dos artesãos de Carlo Maderna (1556-1629), o mais importante arquiteto italiano na época, colaborando nos trabalhos da Catedral de S. Pedro e no Palácio Barberini.Com a morte de Maderna, em 1926, passa a trabalhar com Giovanni Bernini (1598-1680) que fora nomeado arquiteto oficial de S. Pedro em sua substituição, e participa na execução do Baldaquino sobre o túmulo de S. Pedro. Em 1633, Borromini começa a trabalhar como arquiteto por conta própria, iniciando uma contenda com Bernini que duraria até ao fim dos seus dias. A sua primeira grande encomenda, e uma das suas obras primas, foi a igreja de S. Carlo alle Quattrofontane (1638-41) onde expressa o seu estilo pessoal e que foi criticada por Bernini que o acusa de subverter as regras da arquitetura clássica e as proporções arquitetónicas baseadas no corpo humano, que ele entende serem sagradas por este ser feito à imagem de Deus.De facto Borromini, que é um grande conhecedor da arquitetura clássica, reivindica o direito de interpretar livremente os motivos herdados da grande arquitetura romana recusando o que ele considera ser uma mera cópia desses monumentos.
Esta atitude, que representa o pensamento barroco, foi largamente seguida pelas gerações vindouras e o seu exemplo espalhou-se por toda a Europa.
Borromini era uma pessoa perturbada, morreu com um ferimento que infligiu a si próprio, deprimido por a sua obra não ser devidamente reconhecida pelos seus contemporâneos.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CARAVAGGIO, vida e obra.

Mestres do Barroco, CARAVAGGIO




Na sequência:  Flagelação de Cristo, João Batista no deserto e A morte da Virgem
Coreografia com contrastes de claro-escuro.

Caravaggio. Artista barroco italiano, 29/09/1571, Caravaggio, Lombardia
18/07/1610, Porto Ercole.



Michelangelo Merisi nasceu na pequena aldeia lombarda de Caravaggio, cujo nome depois adotou. Aos 12 anos, seu pai, mestre de obras, o inscreveu no ateliê de Simone Peterzano, um modesto pintor que se intitulava "discípulo de Ticiano".

Por volta dos 15 anos, Caravaggio foge para Roma, onde passa de um ateliê a outro e troca inúmeras vezes de protetor. Suas primeiras obras conhecidas mostram independência em relação à representação católica tradicional e causaram escândalo, gerando conflito com os cânones artísticos da época e dividindo o público entre admiradores e inimigos.

Considerado tanto fascinante quanto turbulento, o artista estava sempre envolvido em duelos e discussões. "Não sou um pintor valentão, como me chamam, mas sim um pintor valente, isto é, que sabe pintar bem e imitar bem as coisas naturais", disse Caravaggio perante o tribunal que julgava sua primeira acusação de perturbar a ordem pública.

Após um período inicial de miséria, quando chegou a vender pinturas nas ruas, ele passa a trabalhar para o cardeal Del Monte, patrono da escola de pintores de Roma, a "Academia de São Lucas". Com um aposento no "palazzo" do cardeal e uma pensão regular, Caravaggio realiza uma série de importantes quadros de temática religiosa.

Uma das características mais importantes de suas pinturas é retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos usando o povo comum das ruas de Roma: vendedores, músicos ambulantes, ciganos, prostitutas. Outra característica marcante são os efeitos de iluminação criados pelo jogo de luzes e sombras, que causam um impacto realista em seus quadros.

Ele geralmente usava um fundo escuro e agrupava a cena em primeiro plano com focos de luz sobre os detalhes, ressaltando principalmente os rostos. Estes efeitos receberam o nome de tenebrismo.

Caravaggio freqüentou tanto ambientes cultos e refinados como as tavernas romanas. Usava roupas extravagantes e chapéus de feltro com abas largas. Exibia uma espada na cintura e carregava um cachorro no colo.

Com a vida boêmia e afundado em dívidas, começa a decadência. Recusa a oferta do príncipe Doria Pamphili para decorar uma parte de seu palácio (hoje sede da embaixada brasileira na Itália) e insiste em pintar "quadros verdadeiros", certo de encontrar compradores.

Sua situação piora em 1606, quando ele mata o nobre Tommasoni, durante um jogo de pallacorda, antepassado do tênis. Ferido, foge para Nápoles e enquanto seu perdão era pleiteado em Roma, se dirige à ilha de Malta, onde recebe a Cruz de Malta.

Pouco depois tem problemas com um nobre maltês e é preso. Ajudado por amigos, foge para a Sicília. Muda de cidade seguidamente: de Siracusa a Messina, daí a Palermo, depois retorna a Nápoles, no outono de 1609.

Os sicários do cavaleiro maltês ultrajado descobrem, porém, seu esconderijo e, perto de uma taverna, ferem-no a espada. Recolhido e medicado, convalescia quando a notícia de que o papa estava prestes a conceder-lhe perdão e permitir-lhe o regresso a Roma animou-o a deixar Nápoles por via marítima.

Todavia, não totalmente recuperado, vertendo sangue e minado pela malária, Caravaggio morre numa praia deserta próxima de Roma, aos 39 anos.

Características da obra

Caravaggio tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Maria e os apóstolos. A sua inspiração estava entre comerciantes, prostitutas, marinheiros, todo o tipo de pessoas que não eram de nobre estirpe e que tivessem grande expressão, como as suas obras retratam. Talvez tenha sido um dos primeiros artistas a saber conciliar a arte com o "ministério de Jesus", que teria acontecido entre pescadores, camponeses e prostitutas.
O artista levou este princípio estético às últimas consequências, a ponto de ter sido acusado de usar o corpo de uma prostituta fisgada morta do rio Tibre para pintar A Morte da Virgem. Esta foi uma das duas mais importantes características das suas pinturas: retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos, usando o povo comum das ruas de Roma.
Em a "Flagelação de Cristo"  compôs uma coreografia com contrastes de claro-escuro, onde Cristo se apresentava num movimento de total abandono, conseguindo uma composição de beleza carismática. Já em "São João Batista"  , demonstra um jovem de olhar provocador -julgava-se que esse modelo era um dos seus amantes.[carece de fontes]

Coreografia com contrastes de claro-escuro


A outra característica marcante foi a dimensão e impacto realista que ele deu aos seus quadros, ao usar um fundo sempre raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro, e agrupar a cena em primeiro plano com focos intenso de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos. O uso de sombra e luz é marcante em seus quadros e atrai o observador para dentro da cena - como fica bem demonstrado em A ceia de Emaús . Os efeitos de iluminação que Caravaggio criou receberam um nome específico: tenebrismo.
Na obra "David com a cabeça de Golias"  , uma cabeça decapitada, onde ele mesmo é o Golias, um sanguinário grotesco, um monstro. Na decapitação de João Batista, o mal era representado por outra pessoa. Aqui, é Caravaggio quem personifica a maldade. Na espada de David foi escrito Humilitas Occedit Superbiam ("A Humildade Conquista o Mundo"). Uma batalha que tem sido travada dentro da cabeça de Caravaggio, entre os dois lados opostos do pintor retratado nessa fascinante obra.

Uso da luz e sombras


No fim do Renascimento, os grandes mestres caminhavam para uma visão mais obscura e realista das escrituras sagradas, como se vê principalmente em A Conversão de São Paulo  e no Martírio de São Pedro - afrescos de Michelangelo Buonarroti, realizados na Cappella Paolina, no Palácio Vaticano. Caravaggio pintou versões próprias desses temas - A conversão de São Paulo, a caminho de Damasco 8 e Crucificação de São Pedro  - que ilustram bem como foi capaz de igualar, senão de superar seus mestres.

Caravaggio reagiu às convenções do maneirismo e opôs a elas uma pintura natural, direta, e até mesmo brutal, que pela sua franqueza renovou a natureza morta (Cesta de frutas - 1596)10 , e as cenas profanas (Baco, 1593-1594)11 , bem como os temas religiosos (Descanso durante fuga para o Egito 12 , 1594-1596). Os contrastes de forma e luz sublinham formas maciças que, na maior parte de suas obras, emergem vigorosamente de um fundo negro escuro com pouca profundidade como em temas cotidianos, a exemplo de A Advinha.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Edson Marinho (O Papa do conhecimento) aprovado em matemática na UFRPE

 Edson Marinho com a sua mãe Flávia.
 Edson com a prima e amiga Larrissa.
 Aqui o nosso Papa do conhecimento é comparado a um monge budista.  Este cara é mais que um monge ele sempre foi visto como uma promessa a sua aprovação já estava escrita na galeria da intelectualidade.Parabéns Papa!!!

 Edson Marinho (O PAPA DO CONHECIMENTO)) aprovado em matemática na UFRPE.


Querido Edson marinho, estamos todos felizes pelo seu grande êxito de ser aprovado no curso de matemática da UFRPE. Todos nós que convivemos com você ao longo desses longos e árduos anos sabíamos da sua grande capacidade intelectual e que sempre se destacou como um dos alunos mais aplicados e sábio da UI/Performance.  Esta meta alcançada será uma das muitas que alcançará ao longo dessa bela trajetória que se inicia. E com certeza a partir de hoje você sem dúvida assume a cátedra da intelectualidade e que será acompanhada de grande sucesso. Parabéns!!! PAPA DO CONHECIMENTO. Com carinho de todos os professores da UI/Performance e em especial do seu amigo e professor Alarcon.