Konstantinos - Uranus

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

3º Médio, Performance /Exercício Egito Antigo/ Estamos apostando no sucesso de todos vocês.

 3º Médio, Performance /Exercício sobreAntigo Egito Antigo/ Estamos apostando no sucesso de todos vocês.

ENEM Ciências da humanas e suas tecnologias

1) Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade?
A) A presença do deserto do Saara que favoreceu o estabelecimento de aldeias na região.
B) A existência de uma densa floresta tropical no nordeste do continente africano.
C) A existência do rio Nilo que possibilitou a prática da agricultura em suas margens, a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades.
D) O clima subtropical e o alto índice pluviométrico (índice de chuvas) no território egípcio, favorecendo a agricultura na região.

2) Qual das alternativas abaixo apresenta características da sociedade do Egito Antigo?
A) O poder era concentrado nas mãos do faraó. A sociedade também era composta por sacerdotes, militares, escribas, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos.
B) Os escribas tinham muito poder na sociedade egípcia, mais do que o faraó, pois sabiam ler e escrever. Os sacerdotes tinham pouca importância social, pois a religião não era muito valorizada pela sociedade egípcia.
C) A maior parte da sociedade era composta por escravos, que apesar de serem comercializados como mercadoria tinham vários direitos sociais.
D) O faraó era eleito pelo povo egípcio para um mandato de 4 anos. Nas eleições egípcias todos podiam participar, menos os escravos e os camponeses.

3) Sobre a religião no Egito Antigo é falso afirmar que:
A) Os egípcios acreditavam na vida após a morte e, por isso, desenvolveram a técnica da mumificação.
B) Os egípcios não acreditavam na vida após a morte e seguiam uma religião monoteísta (crença na existência de apenas um deus).
C) Os egípcios acreditavam na existência de vários deuses (religião politeísta).
D) Na religião egípcia muitos animais eram considerados  sagrados, como, por exemplo, gato, jacaré, água, serpente, etc.

4) Na arquitetura do Egito Antigo podemos destacar as pirâmides. Qual era a principal função das pirâmides?
A) Serviam como residência dos faraós e toda nobreza, por isso eram grandes e luxuosas.
B) Para estocar a produção de grãos e guardar as riquezas do faraó e sua família.
C) Servir de templo religioso, pois nelas eram realizados os rituais egípcios.
D) Proteger e conservar o corpo do faraó mumificado e seus pertences pessoais para a vida após a morte.

5) Quais os principais legados deixados pela civilização egípcia para a humanidade?
A) Democracia, graças ao sistema político no Egito Antigo (sistema de eleições diretas).
B) Conhecimentos marítimos, em função da construção de grandes embarcações capazes de navegar por todos os oceanos.
C) Importantes técnicas de Mecânica, graças à criação de diversas máquinas movidas à vapor.
D) Conhecimentos na área da Medicina (graças à mumificação), desenvolvimento de técnicas de Arquitetura com uso da Matemática (graças à construção de pirâmides).

6) Em 3200 a.C., Menés ficou conhecido por ser o primeiro Faraó do Egito Antigo. Durante os seus reinados, os faraós possuíam bastante poder político e econômico. Diante disso, marque a alternativa correta sobre o que foi aTeocracia na civilização egípcia.
A) Os Faraós tinham autonomia política e econômica na civilização egípcia, mas, em relação à religião, eles não demonstravam tanta autoridade, pois os deuses eram considerados os mais poderosos pelos indivíduos egípcios.
B) Teocracia foi uma forma de governo no Egito Antigo em que os Faraós promoveram uma aliança entre religião e política, uma vez que eles eram adorados como deuses e respeitados como rei.
C) Um governo teocrático era simplesmente aquele em que os indivíduos eram governados por um Faraó que, apesar do grande poder político e econômico, não era visto como um deus.
D) Somente o Faraó Mentuhotep II, durante o Médio Império, conseguiu promover uma monarquia teocrática em que ele era visto como um deus perante os indivíduos egípcios.

7) Dentro de uma certa visão de história (chamada de materialismo histórico),modo de produção significou a forma como se organiza uma sociedade em função do conjunto de relações econômicas, mas também políticas e culturais, intimamente ligadas entre si e interferindo umas nas outras. (Vicentino, Claudio. História para o Ensino Médio: história geral e do Brasil: volume único. – São Paulo: Scipione, 2001.p, 40.)O modo de produção asiático foi praticado nas civilizações da Antiguidade. Portanto, marque a alternativa correta sobre essa relação de trabalho no Egito Antigo.
A) Foi um modelo também encontrado na Mesopotâmia e consistiu numa prática de trabalho pautada na servidão coletiva, em que indivíduos exploravam a terra como membros da comunidade e serviam ao Estado que era o maior proprietário de riquezas.
B) Modelo de trabalho baseado na prática de regime assalariado em que os indivíduos se especializaram em uma área do sistema de produção.
C) Relação de trabalho constituída pela troca mútua de bens e serviços em que o Estado era o garantidor da distribuição igualitária da produção para a população egípcia.
D) Foi um modelo de trabalho articulado pelo Estado que monopolizou as riquezas da região. Todavia, os trabalhadores recebiam pagamentos em mercadorias e não pagavam tributos para o governo, pois camponeses e artesões possuíam uma posição privilegiada no Egito Antigo.
08) A sociedade egípcia estava dividida em dois grandes grupos sociais: os privilegiados (nobres, sacerdotes e funcionários administrativos) e os não-privilegiados (soldados, artesãos, camponeses e escravos).Em relação à sociedade egípcia, a alternativa CORRETA é:
A)     Como a religiosidade no Egito Antigo era pequena, os sacerdotes possuíam pouca influência sobre a sociedade.
B)    Os escribas atuavam em todos os níveis da administração, fiscalizavam o controle das despesas do Estado e a arrecadação dos impostos.
C)     Os camponeses eram minoria na sociedade egípcia, eram muitos respeitados, já que forneciam alimentos para a população.
D)     Os vizires e os nomarcas eram muito explorados, já que pagavam impostos altíssimos.
09) Sobre a religião, que marcou a vida do povo egípcio do berço ao túmulo, é INCORRETO afirmar:
A)     As pirâmides eram os locais de culto presidido pelos sacerdotes.
B)     Os egípcios eram politeístas: adoravam vários deuses.
C)     A religião contribuiu para o desenvolvimento das ciências e das artes.
D)     Entre os deuses mais importantes destaca-se Amon-Rá , o deus Sol.

10) Os altíssimos impostos, cobrados para sustentar as campanhas militares do Estado, provocaram inúmeras revoltas que abalaram o poder do Império. Essas revoltas contribuíram para a conquista sucessiva do Egito por vários povos. Foram povos que conquistaram o Egito, EXCETO:
A)     assírios;
B)     persas;
C)     hebreus;
D)     romanos.

11)Leia o texto abaixo.
"Ó senhor de todos! Rei de todas as casas. Nas decisões mais distantes fazes o Nilo celeste para que desça como chuva e açoite as montanhas, como um mar para regar os campos e jardins estranhos. Acima de tudo, porém, fazes o Nilo do Egito que emana do fundo da terra. E assim, com os teus raios, cuidas de nossas hortas. Nossas colheitas crescem, e crescem por ti (...). Tu estás em meu coração. Nenhum outro te conhece, a não ser teu filho Aknaton".
As afirmativas abaixo se relacionam com o texto acima. Leia-as.
I)           As cheias do Rio Nilo eram de grande importância para o povo egípcio antigo.
II)         A figura do faraó aparece associada ao aspecto religioso.
III)        O texto critica o grande poder político dos faraós egípcios.
Estão corretas as afirmativas:
A)         I e II.
B)         I e III.
C)         II e III.
D)         I, II e III.

12) Há, no Egito, pessoas encarregadas por lei de embalsamar corpos e que fazem disso uma profissão. Esses profissionais utilizam-se de vinho de palmeira e óleos aromáticos, especiarias (mirra, canela). Salgam o corpo e cobrem com náilon por setenta dias. Após este tempo, lavam, envolvem-no com faixas de tela de algodão embebidas em commi, uma espécie de cola. Existem vários tipos de embalsamamento. Esse apresentado é o mais caro. Nos tipo médio e inferior  são utilizados processos mais simples e mais baratos. O preço é combinado com a família. Se se encontra um cadáver abandonado, seja alguém que foi atacado por um crocodilo ou morto por afogamento no Rio Nilo, a cidade em cujo território foi encontrado, é obrigada a embalsamá-lo. Não é permitido parentes ou amigos tocar no cadáver, apenas os sacerdotes do Nilo têm esse privilégio. É algo mais precioso do que o simples cadáver de um homem.”
Após a leitura do texto, assinale a alternativa correta:
A)      Os egípcios recebiam o mesmo tratamento após a morte.
B)      O egípcio morto no Rio Nilo recebia o tratamento igual a um mendigo.
C)      O egípcio de classe alta era embalsamado pelo Faraó.
D)      O egípcio após a morte recebia um tratamento diferente, de acordo com a sua condição social.

Respostas das questões:
1.C | 2.A | 3.B | 4.D | 5.D | 6.B | 7.A | 8.B | 9.A | 10.C | 11.A | 12.D

Nenhum comentário:

Postar um comentário