Konstantinos - Uranus

domingo, 7 de junho de 2015

UI 8º Ano B/ Respostas do Capítulo 6: Período Regencial

Resposta do capítulo 6 - Período Regencial

 146

1. Depois de dez anos de combates. os exércitos invasores se retiraram definitivamente para o norte derrotando um dos maiores levantes que abalaram o império brasileiro. Os gaúchos se separaram do Brasil liderados por Bento Gonçalves declararam o mesmo presidente do RS. O Brasil perderia a Região  Sul.

2. A princípio a economia se desenvolveria muito depressa, impulsionada pela receita gerada coma criação de gado e a produção de carne seca. A sociedade era formada por imigrantes europeus entre eles alemães, italianos entre outros .
3. Os gaúchos se tornaram opositores do governo central que explodiu na revolta dos farrapos, sentimento  que esteve sempre presente em diversos momentos da história do Brasil.

147

1.Como a presença de  D. Pedro I no Brasil após 1830 tornou-se insustentável, a única solução foi abdicar  a favor de seu filho Pedro de Alcantara com apenas 5 anos de idade. De acordo a Constituição de 1824 se o imperador não pudesse assumir o trono e seu substituto fosse menor  de idade o Brasil seria governado por uma regencia trina.

2. I,III,III,II,IV,II

3.Com a Regencia Una, apenas uma pessoa governaria o Brasil. A instalação das assembléias legislativas nas províncias teve um largo alcance pois ajudou no processo de descentralização do poder e o fortalecimentos destas. Pois os governantes das províncias continuaram sendo escolhidos pelo poder central.

4.a-Liberais moderados, b-Restauradores, c-Liberais moderadores, d- Liberais exaltados, e-Restauradores, f-Liberais moderados.

5.a-Progressista, b-Feijó, c-Guarda Nacional, d-Golpe da maioridade, e-Cabanagem, f-Ato adicional, e-Lei Interpretativa, h-Balaiada, i-Farrapos.

6-Na regencia una de Araújo Lima , o ato adicional foi revisto em meio a Restauração Conservadora. Instituindo a lei interpretativa do ato adicional foi revogado alguns dos aspectos mais federalistas com o a administração policial, administrativa e jurídica das províncias e guarda nacional se tornava mais submissa ao Estado.

7. Sabinada - os revoltosos defendiam a separação temporária da BAHIA até que D. Pedro assumisse o trono. O levante começou porque a população percebeu que pouca coisa mudou  após a independencia do Brasil.

término- O movimento foi sufocado pelo poder central e os líderes foram mortos.
Balaiada- A população maranhense havia participado da expulsão dos portugueses na luta pela independencia em 1823. Pois a falta de investimentos e as péssimas condições de vida da população contribuiu para a eclosão do  movimento.

Término - o movimento foi reprimido violentamente inclusive os líderes pelas tropas militares de Luís Alves de Lima e Silva o futuro Duque de Caxias.

8- a- A população paraense em sua maioria era miserável  e morava em cabanas  erguidas  as margens dos rios. Os moradores que participaram dos protestos eram chamados de cabanos.
b- Os cabanos queriam terras para distribuir aos pobres e o fim da escravidão.
c- Conduzidos pelos irmãos Vinagre e Eduardo Angelim, os rebeldes conquistaram o palácio do governo de Belém apoderando-se de uma grande quantidade de armas.
d- A atuação e intervenção do governo foram facilitados pela desorganização do movimento. Morreu entre 30% e 40% da população.

9- Como a crise política era muito grande, tanto progressistas como  os regressistas acreditavam  que somente um imperador com poderes absolutos poderia restaurar a ordem no país.  Para isso anteciparam a idade de Pedro de Alcantara  de 14 anos para 18 anos coroando o mesmo a catedra de D. Pedro II como segundo imperador do Brasil- Esse episódio ficou conhecido como Golpe da Maioridade.

Questões Vestibulares
1-b
2-e
3-e
4-d
5-a
6-c
7-b
8-b
9-d
10-b

Nenhum comentário:

Postar um comentário