Konstantinos - Uranus

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Nouvelle Vague


A Nouvelle vague (Nova Onda) foi um movimento artístico do cinema francês que se insere no movimento contestatório próprio dos anos sessenta. No entanto, a expressão foi lançada por Françoise Giroud, em 1958, na revista L’Express ao fazer referência a novos cineastas franceses. Sem grande apoio financeiro, os primeiros filmes conotados com esta expressão eram caracterizados pela juventude dos seus autores, unidos por uma vontade comum de transgredir as regras normalmente aceites do cinema comercial. Wikipedia

Por Caroline Faria  

No último ano da década de 50 a premiação dos filmes “Les Quatre Cents Coups” de François Truffaut (Melhor Diretor), “Orfeu Negro” de Marcel Camus (Melhor Filme) e “Hiroshima, Mon Amour” de “Alan Resnais (Prêmio da Crítica) no Festival de Cannes, marca o início de um jeito novo de fazer cinema. A “nouvelle vague”, como foi chamado o movimento que marca um divisor de águas na história da cinematografia, principalmente, a francesa, trouxe propostas inovadoras e é marcada pelo surgimento de grandes mestres da sétima arte.
Em 1954, François Truffaut (1932-1984) publica um artigo na revista “Cahiers du Cinéma” que é considerado com o desencadeador do movimento francês. No artigo, chamado “Uma Certa Tendência do Cinema Francês", Truffaut critica o cinema clássico e também aborda a teoria da “câmera-stylo” que Alexandre Astruc (1923) havia proposto em 1948 e que propunha ser o cineasta tal qual um escritor que escreve com sua câmera.

Nas décadas anteriores podem ser encontrados alguns cineastas, como o próprio Alexandre Astruc, Jean-Pierre Melville, Agnès Varda, Roger Vadim e Loius Malle, entre outros,que, de certa forma, já vinham demonstrando um anseio pela mudança, seja por lançarem mão de uma narrativa diferente da convencional ou por seguirem a teoria de Astruc, ou ainda, por utilizarem recursos diferentes do que vinham sendo usados até então e tratar de temas considerados tabus.

De modo geral, a Nouvelle Vague foi um movimento feito por críticos de cinema que resolveram passar da teoria à prática (os principais cineastas da Nouvelle Vague, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Eric Rohmer, Claude Chabrol, Jacques Rivette, Doniol-Valcroze e Pierre Kast, escreviam críticas na revista “Cahiers du Cinéma”), embora seu caráter de “movimento” por vezes seja questionado.

A Nouvelle Vague teve reflexos também em outros países onde influenciou o surgimento de movimentos como o “Free Cinema” na Inglaterra, o cinema “Underground” de Nova York, o “Novo Cinema” Alemão e, inclusive no Brasil, onde influenciou o surgimento do “Cinema Novo” na década de 60.  InfoEscola

Nenhum comentário:

Postar um comentário