Konstantinos - Uranus

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Síria envia carta ao Congresso dos EUA pedindo que rejeitem ataque


clique nas imagens


O governo sírio enviou, nesta quinta-feira (5), uma carta endereçada ao presidente da Câmara dos Estados Unidos, o republicano John Boehner, pedindo que o Congresso americano rejeite a proposta do presidente Barack Obama de atacar a Síria.
Reprodução/Sky News
Reprodução de carta enviada pela Síria ao Congresso dos EUA

Desde a semana passada, quando a inteligência americana afirmou ter provas do uso de armas químicas pelo regime do presidente sírio, Bashar Assad, em ataque do dia 21 de agosto num subúrbio de Damasco, Obama disse que a linha vermelha tinha sido ultrapassada e isso demandaria uma reposta imediata --no caso, um ataque limitado e sem tropas em terra em território sírio, pelas forças americanas. No entanto, o presidente afirmou que só daria a ordem para atacar se os parlamentares americanos autorizassem a ação.

Na carta, segundo o site de notícias "Sky News" --que reproduz imagem do documento de cinco páginas--, assinada pelo presidente do Parlamento sírio, Jihad al-Laham, há um apelo para que os parlamentares não sejam coniventes com um "ataque irresponsável e que poderá matar civis inocentes".

Citando o presidente americano Franklin Roosevelt (1882-1945), o documento também pede que os americanos mantenham a linha civilizada da diplomacia, para se chegar a uma solução do conflito sírio, e evitem a linguagem da violência.

Al-Laham faz, ainda, um convite para que os congressistas americanos viagem à Síria para "verem com seus próprios olhos o que realmente está acontecendo no país", dando a entender que o regime sírio não está por trás do ataque com armas químicas, mas, sim, terroristas jihadistas.

Uma carta com teor semelhante foi entregue aos governos da França e do Reino Unido, no mês passado. No dia 29 de agosto, o Parlamento britânico rechaçou, após votação, a participação do Exército do Reino Unido numa ação conjunta com o Exército dos EUA contra o território sírio.

 http://noticias.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário