Konstantinos - Uranus

domingo, 22 de setembro de 2013

Merkel lidera eleição na Alemanha, mas coalizão é incerta, mostra boca de urna


 Chanceler alemã Angela Merkel é vista depositando seu voto durante as eleições gerais do país, em Berlim. O grupo conservador de Merkel ganhou a maioria dos votos na eleição deste domingo, colocando-a no caminho para um terceiro mandato, mas não ficou claro se ela será capaz de preservar a sua coalizão de centro-direita ou se terá de negociar com seus rivais de esquerda, mostrou uma pesquisa boca de urna. 22/09/2013 REUTERS/Kai Pfaffenbach

BERLIM, 22 Set (Reuters) - O grupo conservador da primeira-ministra alemã, Angela Merkel, ganhou a maioria dos votos na eleição deste domingo, colocando-a no caminho para um terceiro mandato, mas não ficou claro se ela será capaz de preservar a sua coalizão de centro-direita ou se terá de negociar com seus rivais de esquerda, mostrou uma pesquisa boca de urna.

A pesquisa da emissora pública ARD mostrou o bloco conservador de Merkel, formado pela União Democrata Cristã (CDU) e a União Social Cristã Bávara (CSU), com 42 por cento, a sua pontuação mais forte desde 1990.

Mas a sondagem não deu uma indicação clara se seus aliados do Partido Democrático Liberal (FDP), com 4,7 por cento, contribuiriam com sua volta ao Parlamento. Um novo partido eurocéptico, o Alternativa para a Alemanha (AfD), beirava 4,9 por cento, quase no limite mínimo de 5 por cento para ganhar assentos no Congresso.

O apoio ao Social-Democrata (SPD), de centro-esquerda, estava em 26 por cento, os ambientalistas Verdes ficaram com 8 por cento e o radical o Partido da Esquerda, com 8,5 por cento.

Se o FDP não conseguir entrar no Bundestag, então Merkel terá quase que certamente iniciar um diálogo para formar uma coalizão com o SPD, com quem governou entre 2005 e 2009. As negociações podem durar meses e um novo governo poderia adotar políticas mais de esquerda, como um salário mínimo e aumento de impostos para os mais ricos.

(Reportagem de Noah Barkin, Stephen Brown e Madeline Chambers)

Nenhum comentário:

Postar um comentário