Konstantinos - Uranus

sábado, 10 de agosto de 2013

No Recife, IFPE oferece 6.627 vagas no vestibular 2014 para cursos

Haverá isenção ilimitada para s candidatos que cumprirem pré-requisitos.
Comissão do Vestibular da IFPE espera cerca de 60 mil escritos.
Do G1 PE


O vestibular 2014 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) vai ofecer 6.627 vagas para o vestibular, um número 10% maior do que o concurso do ano anterior. As vagas serão distribuídas em nove campi e 19 polos de Educação à Distância. Além disso, a unidade vai conceder número ilimitado de inscrições com isenção para os candidatos que cumprirem os pré-requisitos. As pessoas que se encaixarem nas cotas sociais ou vierem de escolas públicas não vão precisar pagar a taxa de R$ 20 para cursos técnicos e R$ 40 para cursos superiores. Os detalhes do ingresso foram divulgados na manhã desta sexta-feira (9), no próprio IFPE.
As provas serão realizadas no dia 1º de dezembro. Terão direito à isenção da taxa estudantes vindos de escolas públicas, estudantes vindos de escola particular desde que tenham recebido o benefício de bolsa integral, mulheres inseridas no programa Mulheres Mil, da Rede Federal de Ensino, moradores da zona rural que se inscreverem em cursos de vocação agrícola, participantes do Proeja, da educação de Jovens e Adultos, e participantes do Proifpe, programa da instituição que visa o acesso e permanência no curso superior e o êxito do estudante no mercado de trabalho.
Das vagas, 5.243 serão para os 27 cursos técnicos e 1.384 para 15 cursos superiores. Metade delas serão destinadas a estudantes inseridos nas cotas raciais (12,5% das vagas para negros, pardos e índios), ou sociais (estudantes com renda familiar de até 1,5 salários mínimos vão corresponder a 25% das vagas disponíveis; alunos com pais agricultores  terão os outros 12,5% das vagas reservadas). A outra metade das vagas gerais será para a livre concorrência.
Já das 1384 vagas destinadas aos cursos superiores, 528 serão para estudantes selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e devem começar a estudar na segunda entrada, no segundo semestre de 2014. Os cursos da IFPE são ministrados pelas unidades de Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira, Recife, Vitória de Santo Antão e 20 pólos Educação à Distância (EAD) em várias cidades de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia.
A Comissão do Vestibular da IFPE espera cerca de 60 mil escritos. Para solucionar quaisquer dúvidas, o candidato pode entrar em contato com a Instituição pelo telefone (81) 2125.1666 ou pelo e-mail cvest2014@reitoria.ifpe.edu.br.
Cronograma
O edital será publicado no site do IFPE no dia 6 de setembro. Do dia 9 ao dia 11 do mesmo mês, os estudantes que quiserem isenção da taxa devem fazer a solicitação online. Eles terão até o dia 19 de setembro para apresentar, na institução onde será realizado o curso, os documentos necessários à comprovação de renda e aos outros critérios. Os documentos específicos ainda não foram divulgados. O resultado da isenção sai no dia 20 de setembro, também no site.
No mesmo dia, 20 de setembro, terão início as inscrições para o vestibular, que segue até o dia 14 de outubro. O pagamento da taxa deve ser feito em agências do Banco do Brasil até o dia 15 de outubro. Quando confirmada a candidatura, o estudante deve retirar o cartão de inscrição online no período que vai do dia 25 de outubro ao dia 1º de novembro. Para qualquer correção no cartão, o candidato deve retificar presencialmente no IFPE em qualquer dia entre o dia 25/10 e 04/11. O cartão retificado deve ser retirado, também online, a partir do dia 5/11. Candidatos vão fazer a prova no dia 1º de dezembro, às 9h, e o resultado deve ser divulgado no dia 20 de dezembro.
A prova
O concurso que vai selecionar alunos para o Ensino Superior consiste em uma prova com 50 questões de múltipla escolha que correspondem a 80% da nota. São 10 quesitos de matemática, 10 de português, 5 de física, 5 de química, 5 de biologia, 5 de língua estrangeira (português ou espanhol), 5 de história e 5 de geografia. A redação vai valer os outros 20% da nota. A prova para todos os cursos superiores é a mesma, exceto o curso de Licenciatura em Música Popular Brasileira, no campi de Belo Jardim, que também conta com prova específica de instrumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário