Konstantinos - Uranus

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Grécia nunca deveria ter sido admitida no Euro, diz Merkel



Grécia nunca deveria ter sido admitida no Euro, diz MerkelChanceler alemã culpou seu antecessor pela crise econômica europeia
   
A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta quinta-feira (29/08), durante uma ação de campanha, que a Grécia não deveria ter sido admitida na zona do euro, responsabilizando o ex-chanceler alemão Gerhard Schröder (social-democrata, SPD) pela atual crise.

"A crise surgiu ao longo de vários anos, devido a erros na fundação do euro. Por exemplo, a Grécia nunca deveria ter entrado na zona euro", frisou Merkel perante cerca de mil apoiantes do seu partido, a União Democrata Cristã, em Rendsburg, no Estado federado de Schleswig-Holstein.

Agência Efe

Partido de Merkel lidera pesquisas de intenção de voto para próxima eleição, em setembro

"O chanceler Schröder aceitou a Grécia (em 2001) e enfraqueceu o Pacto de Estabilidade. Ambas as decisões foram fundamentalmente equivocadas e um dos pontos de partida dos problemas atuais", acrescentou.

Leia também:
Parlamento britânico rejeita participação do Reino Unido em intervenção na Síria
Gasto dos EUA com espionagem atinge US$ 52,6 bilhões em 2013
Artista russo procura asilo após pintar Putin de lingerie
Durante o seu discurso, Merkel reforçou a ideia de que é preciso uma moeda única europeia forte, mas deixou claro que isso só será viável por meio de reformas nos países em dificuldades, como é o caso da Grécia.

"(A zona do euro) é um tesouro tão grande, uma bênção tão grande, que não podemos colocá-la em dúvida", avançou a chanceler, sublinhando que é “por esse motivo que temos mostrado solidariedade, mas solidariedade sempre condicionada a reformas nos países que experimentam a nossa solidariedade."
Leia mais
Boicote a produtos russos e à Olimpíada de Sochi divide comunidade gay do país
Portugal: reitores recusam limites orçamentários impostos pelo governo
Ex-presidente alemão será julgado por ter conta de hotel paga por cineasta durante Oktoberfest
Governo português esconde cortes de salários até do FMI
Segundo apontam as últimas sondagens divulgadas, a coligação CDU/FDP, liderada por Angela Merkel, terá uma vantagem de quatro pontos percentuais sobre SDP (22%), Verdes (13%) e o partido de esquerda Die Linke (8%). http://operamundi.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário