Resposta do capítulo 6 - Período Regencial
146
1. Depois de dez anos de combates. os exércitos invasores se retiraram definitivamente para o norte derrotando um dos maiores levantes que abalaram o império brasileiro. Os gaúchos se separaram do Brasil liderados por Bento Gonçalves declararam o mesmo presidente do RS. O Brasil perderia a Região Sul.
2. A princípio a economia se desenvolveria muito depressa, impulsionada pela receita gerada coma criação de gado e a produção de carne seca. A sociedade era formada por imigrantes europeus entre eles alemães, italianos entre outros .
3. Os gaúchos se tornaram opositores do governo central que explodiu na revolta dos farrapos, sentimento que esteve sempre presente em diversos momentos da história do Brasil.
147
1.Como a presença de D. Pedro I no Brasil após 1830 tornou-se insustentável, a única solução foi abdicar a favor de seu filho Pedro de Alcantara com apenas 5 anos de idade. De acordo a Constituição de 1824 se o imperador não pudesse assumir o trono e seu substituto fosse menor de idade o Brasil seria governado por uma regencia trina.
2. I,III,III,II,IV,II
3.Com a Regencia Una, apenas uma pessoa governaria o Brasil. A instalação das assembléias legislativas nas províncias teve um largo alcance pois ajudou no processo de descentralização do poder e o fortalecimentos destas. Pois os governantes das províncias continuaram sendo escolhidos pelo poder central.
4.a-Liberais moderados, b-Restauradores, c-Liberais moderadores, d- Liberais exaltados, e-Restauradores, f-Liberais moderados.
5.a-Progressista, b-Feijó, c-Guarda Nacional, d-Golpe da maioridade, e-Cabanagem, f-Ato adicional, e-Lei Interpretativa, h-Balaiada, i-Farrapos.
6-Na regencia una de Araújo Lima , o ato adicional foi revisto em meio a Restauração Conservadora. Instituindo a lei interpretativa do ato adicional foi revogado alguns dos aspectos mais federalistas com o a administração policial, administrativa e jurídica das províncias e guarda nacional se tornava mais submissa ao Estado.
7. Sabinada - os revoltosos defendiam a separação temporária da BAHIA até que D. Pedro assumisse o trono. O levante começou porque a população percebeu que pouca coisa mudou após a independencia do Brasil.
término- O movimento foi sufocado pelo poder central e os líderes foram mortos.
Balaiada- A população maranhense havia participado da expulsão dos portugueses na luta pela independencia em 1823. Pois a falta de investimentos e as péssimas condições de vida da população contribuiu para a eclosão do movimento.
Término - o movimento foi reprimido violentamente inclusive os líderes pelas tropas militares de Luís Alves de Lima e Silva o futuro Duque de Caxias.
8- a- A população paraense em sua maioria era miserável e morava em cabanas erguidas as margens dos rios. Os moradores que participaram dos protestos eram chamados de cabanos.
b- Os cabanos queriam terras para distribuir aos pobres e o fim da escravidão.
c- Conduzidos pelos irmãos Vinagre e Eduardo Angelim, os rebeldes conquistaram o palácio do governo de Belém apoderando-se de uma grande quantidade de armas.
d- A atuação e intervenção do governo foram facilitados pela desorganização do movimento. Morreu entre 30% e 40% da população.
9- Como a crise política era muito grande, tanto progressistas como os regressistas acreditavam que somente um imperador com poderes absolutos poderia restaurar a ordem no país. Para isso anteciparam a idade de Pedro de Alcantara de 14 anos para 18 anos coroando o mesmo a catedra de D. Pedro II como segundo imperador do Brasil- Esse episódio ficou conhecido como Golpe da Maioridade.
Questões Vestibulares
1-b
2-e
3-e
4-d
5-a
6-c
7-b
8-b
9-d
10-b
Konstantinos - Uranus
domingo, 7 de junho de 2015
Eric Fischl um mestre do Realismo na pintura
Foto por Ralph Gibson
BIOGRAFIA
Eric Fischl
Eric Fischl é um pintor e escultor americano internacionalmente
aclamado. Seus trabalhos de arte está representada em muitos museus ilustres
todo o mundo e tem sido destaque em mais de mil publicações. Suas realizações
extraordinárias ao longo de sua carreira fizeram dele um dos pintores
figurativos mais influentes do final dos anos 20 e início do século 21.
Fischl nasceu em 1948 em Nova York e cresceu nos subúrbios de Long
Island. Ele começou sua educação artística em Phoenix, Arizona, onde seus pais
haviam se mudado em 1967. Ele participou de Phoenix College e recebeu seu BFA
pelo California Institute for the Arts em 1972. Ele então passou algum tempo em
Chicago, onde trabalhou como guarda em o Museu de Arte Contemporânea. Em 1974,
ele se mudou para Halifax, Nova Scotia, para ensinar pintura na Nova Scotia
College of Art and Design. Fischl teve sua primeira exposição individual, com
curadoria de Bruce W. Ferguson, em Dalhousie Art Gallery, em Nova Scotia, em
1975, antes de se mudar para Nova York em 1978.
Educação suburbana de Fischl forneceu-lhe com um cenário de alcoolismo e
uma cultura de clube país obcecado com a imagem sobre o conteúdo. Seus
primeiros trabalhos, assim, tornou-se focado no abismo entre o que foi vivido
eo que não pode ser dito. Seu primeiro show solo Nova York estava em Edward
Thorp Gallery em 1979, durante uma época em suburbia não foi considerado um
gênero legítimo para a arte. Ele recebeu pela primeira vez a atenção da crítica
por retratar o escuro, perturbação correntes da vida americana mainstream.
Pinturas, esculturas, desenhos e gravuras de Fischl tenham sido objecto
de numerosos a solo e principais exposições coletivas e sua obra está
representada em muitos museus, bem como colecções privadas e corporativas de
prestígio, incluindo o Museu Metropolitano de Arte, o Museu Whitney de Arte
Americana , o Museu de Arte Moderna em Nova York, o Museu de Arte Contemporânea
de Los Angeles, Museu de Arte de St. Louis, Louisiana Museum of Art, na
Dinamarca, Museu Beaubourg, em Paris, a coleção Weber Paine, e muitos outros.
Fischl tem colaborado com outros artistas e autores, incluindo EL Doctorow,
Allen Ginsberg, Jamaica Kincaid, Jerry Saltz e Frederic Tuten.
Eric Fischl é também o fundador, presidente e curador de chumbo para a
América: Aqui e Agora.
Esta exposição multidisciplinar de 150 de algumas das
mais célebres Americaís visuais artistas, músicos, poetas, dramaturgos,
cineastas e é projetado para acender uma conversação nacional sobre a
identidade americana através das artes. O projeto lançado no dia 05 de maio de
2011 em Kansas City antes de viajar a Detroit e Chicago.
Eric Fischl é um Fellow, tanto a Academia Americana de Artes e Letras e
da Academia Americana de Artes e Ciências. Ele vive e trabalha em Sag Harbor,
Nova Iorque, com sua esposa, a pintora abril Gornik.
Bad boy , óleo sobre linho, 66 por 96 polegadas (1,7 m × 2,4 m) por Eric Fischl
Sexo não usual: sexualidades alternativas e fetiches foram muito bem
trabalhados ao longo do século XX. Mas, até recentemente, a arte não tinha
explorado o sexo envolvendo crianças. A
obra Sleepwalker [31] (1979), de Eric Fischl, mostra um menino púbere se
masturbando enquanto estava nu em uma piscina infantil no quintal. A obra Bad
Boy [32](1981), de Fischl, mostra um menino roubando a bolsa de sua mãe e
olhando para o seu corpo nu, que está dormindo com as pernas esparramadas.
sábado, 6 de junho de 2015
quinta-feira, 4 de junho de 2015
O que aconteceu com o Brasilianista americano Thomas Skidmore.
Thomas Skdimore: um dos maiores historiadores brasilianistas
Aos 80 anos, Thomas Skidmore diz que soube do golpe militar um dia antes
Fonte: Folha Online (Foto: Lucas Ferrez/Folhapress)
Famoso "brasilianista" revelou a informação a Folha de S.Paulo. Historiador vive em asilo americano desde 2009.
Decano dos brasilianistas, o americano Thomas Elliot Skidmore, 80, recorre às suas lembranças do Brasil para tentar retardar a perda da própria memória. Padecendo de Alzheimer em estágio inicial e de síndrome do pânico, o historiador está retirado da vida pública desde novembro de 2009, quando deixou de andar e se mudou para um discreto asilo no interior dos EUA. Alojado em um quarto dividido para dois pacientes, Skidmore no momento está só. Mas ele prefere assim, já que se relaciona apenas com as enfermeiras. Elas também parecem gostar dele.
No local, tudo remete ao Brasil --fotos na parede, livros, diplomas, cartazes de conferências e souvenirs.
A Folha teve acesso exclusivo ao local, em Westerley, cidade de 20 mil habitantes em Rhode Island, o menor dos Estados americanos, na costa leste do país. Durante a entrevista, ele revelou que soube com antecedência do golpe de 1964, informação que ocultou nos livros e também nos diários que escreveu sobre o Brasil, consultados pela reportagem dias antes da visita, na Universidade de Brown. Todo seu arquivo pessoal foi liberado no final do mês passado.
Skidmore jantou no Rio com o embaixador americano Lincoln Gordon um dia antes do golpe, em 31 de março de 1964. "Ele foi passar um telegrama para Lyndon Johnson [presidente dos EUA] contando as novas e pedindo que o governo americano reconhecesse o novo regime. Ele disse que tinha ganhado."
Amigos
No esforço de tentar driblar um dos efeitos mais nefastos da doença --a perda da própria identidade, o americano escreve suas memórias sobre os brasileiros que lhe ajudaram a desvendar o Brasil.
"Tudo o que escrevi não era uma explicação ou interpretação minha, de gringo, mas de meus amigos brasileiros", conta. "Meu conhecimento do país vem todo deles. Não é à toa que a amizade é uma das mais fortes características do Brasil." São nomes como o cientista político Hélio Jaguaribe, o jornalista Francisco de Assis Barbosa (1914-91), o advogado e político San Tiago Dantas (1911-64), além do editor Fernando Gasparian (1930-06), do historiador Caio Prado Júnior (1907-90) e do ex-deputado e jornalista Márcio Moreira Alves (1936-09).
Autor de livros clássicos da historiografia brasileira, como "De Getúlio a Castelo" e "De Castelo a Tancredo", que contemplam o que de mais importante aconteceu no século 20, e "Preto no Branco", estudo da questão racial, Skidmore teve grande influência na escrita da história contemporânea do país.Enquanto intelectuais e historiadores brasileiros estavam exilados durante a ditadura (1964-85) ou mais interessados no Brasil Colonial, ele encontrou terreno fértil e acesso a fontes privilegiadas para contar, diz, o nascimento do Brasil contemporâneo.
"Muita gente pensava o Brasil nos EUA na lógica comunista-anticomunista, o que é um erro". Incentivado por Harvard, ele trocou a história da Alemanha e do nazismo pelo Brasil, integrando uma geração de americanos especialistas em países da América Latina formados após a Revolução Cubana.
As universidades incentivavam e o fenômeno virou até política de Estado da Casa Branca. O americano se irrita sobre o assunto: "Sou um produto de Harvard, não tenho nada a ver com o Departamento de Estado ou com a CIA, como muitos pensam". A primeira viagem ao Brasil, aos 29 anos, ocorreu dias após a renúncia de Jânio Quadros, em 1961.
"Tive o privilégio de chegar ao Brasil num momento crucial da história", disse. "Isso foi decisivo." Ainda lúcido --a fase inicial do Alzheimer começa por afetar a memória recente--, Skidmore recebeu a Folha com vinho branco, que ele diz beber todos os dias.A mulher, Felicity, 76, que mora na casa de praia da família em Westerly, o visita todos os dias, além de algum outro amigo americano.Ele diz que ainda está tentando entender seu "novo mundo". "Entrei em uma nova realidade, que é diferente de tudo o que eu conhecia", diz. "É um mundo de mulheres que cuidam de velhos."
Reportagem 6 de novembro de 2012
terça-feira, 6 de novembro de 2012
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EUA pedem que China permita comemoração de massacre da Praça da Paz Celestial
EUA pedem que China permita comemoração de massacre da Praça da Paz Celestial
EFE Em Washington 04/06/2015
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Fred Dufour/AFP/AP
Visitantes observam o içamento da bandeira chinesa durante cerimônia na praça da Paz Celestial. Esta quinta-feira marca o 26º aniversário do massacre da Paz Celestial, ocorrido durante repressão a manifestações de estudantes realizadas no local em 1989 (imagem miniatura)
Visitantes observam o içamento da bandeira chinesa durante cerimônia na praça da Paz Celestial. Esta quinta-feira marca o 26º aniversário do massacre da Paz Celestial, ocorrido durante repressão a manifestações de estudantes realizadas no local em 1989 (imagem miniatura)
O Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu nesta quinta-feira (4) um comunicado por ocasião do 26º aniversário do massacre de Praça da Paz Celestial, no qual pediu ao governo chinês que permita que aqueles que desejam possam comemorar pacificamente a data.
A diplomacia americana solicitou que a China faça "uma apuração oficial" das vítimas da Praça da Paz Celestial, já que até hoje não se averiguou o número e nome dos mortos. Além disso, pediu a libertação dos que "ainda cumprem penas" por esse acontecimento e o fim "do assédio e detenção" daqueles que querem comemorar pacificamente o aniversário.
Nesta quinta-feira completam 26 anos do massacre ocorrido no dia 4 de junho de 1989 na Praça da Paz Celestial, onde o governo chinês reprimiu com violência um movimento estudantil dissidente, causando várias mortes, que alguns estimam em centenas, até milhares de pessoas.
"Apesar de a China ter alcançado um grande progresso social e econômico desde 1989, ainda nos preocupa que se mantenham os abusos aos direitos humanos", apontou o Departamento de Estado.
Os EUA pediram que o governo da China "ratifique seus compromissos internacionais" para proteger os direitos humanos e as liberdades fundamentais, e acabe com "o assédio, a prisão e outros maus tratos" contra aqueles que, "de maneira pacífica", querem justiça, querem praticar sua religião e expressar suas opiniões.
O massacre de Praça da Paz Celestial continua sendo um tema tabu para os líderes chineses, que reprimem qualquer tentativa de comemoração e de se acionar a Justiça pelo ocorrido em junho de 1989, quando o regime decidiu enviar tanques para as ruas para acabar com os maciços protestos em favor da democracia.
terça-feira, 2 de junho de 2015
3º Ano Areópago (Performance) REFORMA PROTESTANTE QUESTÕES
REFORMA PROTESTANTE
QUESTÕES
(UNIR/RO) - Fundação Universidade Federal de Rondônia -
Questão 1:
Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, marcando o início da Reforma Protestante. Abaixo são apresentadas as teses 05, 27 e 28.
05. O papa não quer nem pode dispensar de quaisquer penas senão daquelas que impôs por decisão própria ou dos cânones.
27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu].
28. Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, pode aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.
(
Tomando por base o texto acima, pode-se afirmar que a crítica que Lutero faz à Igreja Católica está direcionada à
A - prática da simonia.
B - intervenção do papa nos assuntos do Sacro Império.
C - proibição da tradução da Bíblia para o alemão.
D - venda de indulgências.
E - adoção pelo papa do nicolaísmo.
(IFG/GO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás -
Questão 2:
Sobre a Reforma Protestante e a Contrarreforma, ocorridas na Era Moderna, assinale a alternativa incorreta.
A - A Contrarreforma reanimou a fé católica e a conciliou com as práticas comerciais e a agiotagem desenvolvidas pela classe burguesa, valorizando a acumulação de bens.
B - A instrumentalização política da Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica concorreram decisivamente para as guerras religiosas dos séculos XVI e XVII.
C - A crise moral vivida pela Igreja Católica e os interesses políticos dos príncipes alemães foram fatores que concorreram para a Reforma Protestante.
D - Os conflitos religiosos na Europa e o expansionismo colonialista concorreram para a expansão do cristianismo em termos mundiais.
E - O calvinismo refletiu a convergência entre sociedade comercial ascendente e fé cristã.
(UNIT/SE) - Universidade Tiradentes -
Questão 3:
Leia o documento histórico, escrito na Europa, no século XVI.
Havendo Jesus Cristo concedido à Igreja o poder de conceder indulgência, e tendo a Igreja usado essa faculdade que Deus lhe concedeu [...], ensina e ordena o sacrossanto Concílio que o uso das indulgências [...] deve conservar-se pela Igreja. Não obstante, deseja que se proceda com moderação na sua concessão [...] a fim de que, pela facilidade de concedê-las, não decaia a disciplina eclesiástica. E ansiando para que se emendem e corrijam os abusos que se introduziram nelas, motivo que leva os hereges a blasfemarem contra elas; estabelece em geral, pelo presente decreto, que se exterminem de forma absoluta todos os lucros ilícitos que se cobram dos fiéis para que as consigam; pois disto se originaram muitos abusos no povo cristão. E não podendo proibir-se fácil e individualmente os demais abusos que se originaram da superstição, ignorância, irreverência, ou de outra causa qualquer, pelas muitas corruptelas dos lugares e províncias em que se cometem; manda a todos os bispos, e os faça presentes no primeiro concílio provincial, para que, conhecidos e qualificados pelos outros bispos, sejam imediatamente delatados ao sumo pontífice romano, por cuja autoridade e prudência se estabelecerá o que for conveniente para a Igreja universal; e deste modo se possa repartir a todos os fiéis, piedosa, santa e integralmente o tesouro das santas indulgências.
(Sessão XXV do Concílio de Trento. In: Adhemar Marques, Flávio Berutti e Ricardo Faria. História Moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 1997)
Com base no conhecimento e no documento, pode-se afirmar que
A - a Igreja católica decidiu manter a venda das indulgências, ainda que essa prática tenha sido criticada duramente, sobretudo, pelos luteranos.
B - os líderes protestantes decidiram, em congresso de cúpula, aprovar a concessão de indulgências como faziam os bispos e padres católicos.
C - a cúpula da Igreja cristã anunciou o fim da venda das indulgências e a punição dos padres que cobrassem um valor para a salvação.
D - a Igreja Luterana concordou com o "comércio" de indulgência, mas recomendou às autoridades a punição para os que cometessem abusos.
E - a venda das indulgências, após ter o aval oficial do Sumo Pontífice, passou a ser praticada pelos membros das religiões protestantes.
(UFAL) - Universidade Federal de Alagoas -
Questão 4:
Com a fragmentação do feudalismo, a Europa passou por transformações importantes nos seus hábitos e organização social. Na Inglaterra, houve lutas políticas e rompimento com a Igreja Católica. Era o anúncio de mudanças nas relações de poder. Na época do rei Henrique VIII, houve:
A - a fundação da Igreja Anglicana, inspirada nos ensinamentos dos sacerdotes que defendiam o fim do celibato e do batismo.
B - o fim da interferência da Igreja Católica no governo inglês, com a centralização maior da administração nas mãos do monarca.
C - a queda do poder da nobreza e mudanças na economia, com adoção, para o comércio, das soluções dos economistas clássicos.
D - as viagens marítimas para a América, a expansão militar da Inglaterra e uma descentralização administrativa.
E - o fim do sistema parlamentarista e a adoção do mercantilismo, condenando a escravidão e o livre comércio.
(UECE) - Universidade Estadual do Ceará -
Questão 5:
As ideias reformistas de Martinho Lutero foram divulgadas na Europa e reformuladas por alguns de seus seguidores, por exemplo, João Calvino (1509-1564), que propôs novos princípios, ampliando a doutrina luterana. Sobre Calvinismo, assinale a alternativa correta:
A - A doutrina calvinista começou com a tradução da Bíblia para o alemão, em linguagem simples e clara, resumindo tudo aquilo em que um cristão deve acreditar, e tudo aquilo que ele deve praticar e viver .
B - As ideias calvinistas refutavam as propostas defendidas por Lutero e lutaram contra a implantação do Luteranismo.
C - O Calvinismo defendeu a livre interpretação da bíblia, a negação ao culto dos santos e da Virgem, a autoridade do papa e a justificativa das atividades econômicas ate então condenadas pela Igreja.
D - As ideias de Calvino complementaram as de Lutero, e ambas unidas implantaram o Luteranismo na Alemanha.
(ACAFE/SC) - Associação Catarinense das Fundações Educacionais -
Questão 6:
– O início da Idade Moderna europeia foi marcado por diversas transformações e eventos no campo econômico, político, cultural e religioso. Dentre esses movimentos pode-se citar a Reforma Protestante, que levou à divisão da cristandade ocidental.
Sobre o movimento reformista religioso é correto afirmar, exceto:
A - A prosperidade econômica foi interpretada pelos seguidores de Calvino como um sinal da salvação predestinada.
B - A simonia foi a principal causa da Reforma Anglicana, com a aprovação do Ato de Supremacia.
C - Martinho Lutero, monge agostiniano, condenou as indulgências e acabou sendo excomungado da Igreja Católica pelo papa. Em sua doutrina, ele não exigia o celibato entre os pregadores.
D - A usura era condenada pela Igreja Católica, já o protestantismo apresentava uma nova ética econômica, mais adequada ao espírito capitalista.
(PUC-PR) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná -
Questão 7:
O minúsculo micróbio Rickettsia prowazekii é responsável por uma das doenças infecciosas mais arrasadoras que o mundo já viu: o tifo endêmico. Essa doença é frequente entre tropas acampadas e, nesse caso, é chamada “febre de guerra”. Durante a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), na Europa, o tifo, a peste e a fome atingiram cerca de 10 milhões de pessoas.
Sobre essa guerra do século XVII, considere as afirmativas que se seguem:
I. A Guerra dos Trinta Anos terminou com a paz de Vestfália em 1648, ocasião em que a Espanha reconheceu oficialmente a independência da Holanda.
II. A política defendida pelo cardeal Richelieu, primeiro-ministro de Luís XIII, garantiu que a França apoiasse a Espanha católica contra os protestantes nessa guerra no Santo Império Romano Germânico.
III. A participação da França na Guerra dos Trinta Anos fortaleceu o poderio francês no continente europeu no século XVII.
A - Estão corretas somente as alternativas I e III.
B - Somente a alternativa I está incorreta.
C - Somente a alternativa III está correta.
D - Todas as alternativas estão incorretas.
E - Todas as alternativas estão corretas
(FMJ/SP) - Faculdade de Medicina de Jundiaí -
Questão 8:
No início do século XV, era crescente a insatisfação dos fiéis com a Igreja Católica na Europa, em função do comportamento dos sacerdotes e de determinadas medidas em que era flagrante o desrespeito às bases da doutrina cristã. Em consequência disso, o monge Martinho Lutero inicia um movimento conhecido como Reforma Protestante por meio da qual critica
A - a excessiva preocupação dos altos dignitários da Igreja Católica com questões relacionadas ao poder e aos bens materiais.
B - as ordens mendicantes, notadamente a dos franciscanos, por seu despojamento e valorização da natureza ao invés da alma.
C - o pensamento de Santo Agostinho, considerado excessivamente rígido nas questões morais e comportamentais dos fiéis.
D - a estrutura da Igreja Católica, que não possuía níveis hierárquicos suficientes para manter o controle sobre os cristãos.
E - a imposição dos votos de castidade, obediência e pobreza a todos aqueles que quisessem se tornar sacerdotes católicos.
(UFV/MG) - Universidade Federal de Viçosa -
Questão 9:
Assinale a alternativa que apresenta INCORRETAMENTE uma das características da Contrarreforma:
A - Estabelecimento de tribunais inquisitoriais para julgamento de práticas religiosas consideradas heréticas.
B - Criação de ordens religiosas no século XVI, que atuaram em missões católicas na Europa e fora do continente europeu.
C - Confirmação do papel da arte religiosa como instrumento utilizado no ensino das doutrinas católicas e no estímulo à devoção.
D - Reformulação da teologia com base na doutrina da salvação pela fé e no pensamento de Santo Agostinho.
(UNIMONTES/MG) - Universidade Estadual de Montes Claros -
Questão 10:
Acerca da chamada Contrarreforma da Igreja Católica no século XVI, é INCORRETO afirmar que
A - o Concílio de Trento afirmou a dupla origem das crenças da Igreja Católica, fundamentadas em sua interpretação das Escrituras e nas suas próprias tradições.
B - a Companhia de Jesus, fundada em moldes semelhantes aos militares, foi uma das estratégias de expansão da fé católica na Ásia e América.
C - o Concílio de Trento decidiu por uma renovação administrativa, descentralizando o poder eclesiástico com o objetivo de enfrentar a expansão protestante.
D - a Igreja tomou medidas de caráter “repressivo” em relação às chamadas heresias como a reativação do Tribunal de Inquisição e o estabelecimento do Índex, lista de livros proibidos.
GABARITO:
questão 1: D
questão 2: A
questão 3: C
questão 4: B
questão 5: C
questão 6: B
questão 7: A
questão 8: A
questão 9: D
questão 10: C
http://www.gondim.net/
Economia brasileira pode se recuperar no segundo semestre, diz Levy
segunda-feira, 1 de junho de 2015
Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, durante um evento no Rio de Janeiro 29/05/ 2015. REUTERS/Ricardo Moraes
WASHINGTON (Reuters) - A economia brasileira pode começar a se recuperar no segundo semestre deste ano, caso o governo seja rápido em implementar uma série de medidas que têm o objetivo de reconquistar a confiança dos investidores, disse o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, nesta segunda-feira.
Falando a repórteres antes de um evento organizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, Levy disse que o governo precisa focar nas reformas para trazer investimento ao país.
"Se nós tomarmos as providências necessárias com rapidez, nós temos bastante chance de ver um segundo semestre, uma segunda metade do ano, favorável para economia", disse.
"No momento, temos que começar a focar cada vez mais em reformas do lado da oferta", disse Levy, referindo-se a medidas que poderiam impulsionar a produtividade ao simplificar o sistema tributário e reduzir a burocracia.
Mais tarde, durante o evento organizado pelo FMI, Levy disse que o Brasil está se preparando para enfrentar uma desaceleração econômica global "persistente".
(Por Anna Yukhananov)
© Thomson Reuters 2015 All rights reserved.
Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, durante um evento no Rio de Janeiro 29/05/ 2015. REUTERS/Ricardo Moraes
WASHINGTON (Reuters) - A economia brasileira pode começar a se recuperar no segundo semestre deste ano, caso o governo seja rápido em implementar uma série de medidas que têm o objetivo de reconquistar a confiança dos investidores, disse o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, nesta segunda-feira.
Falando a repórteres antes de um evento organizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, Levy disse que o governo precisa focar nas reformas para trazer investimento ao país.
"Se nós tomarmos as providências necessárias com rapidez, nós temos bastante chance de ver um segundo semestre, uma segunda metade do ano, favorável para economia", disse.
"No momento, temos que começar a focar cada vez mais em reformas do lado da oferta", disse Levy, referindo-se a medidas que poderiam impulsionar a produtividade ao simplificar o sistema tributário e reduzir a burocracia.
Mais tarde, durante o evento organizado pelo FMI, Levy disse que o Brasil está se preparando para enfrentar uma desaceleração econômica global "persistente".
(Por Anna Yukhananov)
© Thomson Reuters 2015 All rights reserved.
sábado, 30 de maio de 2015
sexta-feira, 29 de maio de 2015
Madre Teresa de Calcutá
Madre Teresa de Calcutá
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Anjezë Gonxhe Bojaxhiu M.C. (Skopje, 26 de agosto de 1910 — Calcutá, 5 de setembro de 1997), conhecida mundialmente como Madre Teresa de Calcutá ou Beata Teresa de Calcutá, foi uma religiosa católica de etnia albanesa, nascida no Império Otomano, na capital da atual República da Macedônia e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003. Considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a congregação "Missionárias da Caridade", tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das sarjetas".
Anjezë Gonxhe Bojaxhiu nasceu em 26 de agosto de 1910 filha de pais albaneses, numa família de três filhos, sendo duas moças e um rapaz. Embora ela tenha nascido a 26 de agosto, ela considerava o 30 de agosto, o dia em que foi batizada, como o seu " verdadeiro aniversário". Ela nasceu em Üsküp, então capital do Vilayet do Kosovo, subdivisão do Império Otomano. Sua cidade natal é hoje a atual Skopje, capital da República da Macedônia.
Começou por fazer votos aos 18 anos nas Irmãs de Nossa Senhora do Loreto (Instituto Beatíssima Virgem Maria), na Irlanda, onde pouco tempo viveu .
Já na Índia, a serviço dessa congregação como professora, ao primeiro lar infantil ou "Sishi Bavan" (Casa da Esperança), fundada em 1952, juntou-se ao "Lar dos Moribundos", em Kalighat. A princípio, ela teve alguns problemas de ordem religiosa, com alguns grupos que professavam uma outra fé, e consequentemente, uma outra religião e cultura, mas com o passar do tempo, todos foram notando, que ela tinha realmente boas intenções, e que sua obra tinha verdadeiramente um caráter nobre. Assim, ela começa a receber donativos de hindus, muçulmanos, budistas, etc. E assim também foi ocorrendo em relação às outras situações difíceis e problemáticas, tais como: crianças abandonadas, pessoas sofrendo de AIDS/SIDA, mulheres que haviam sido abusadas e engravidaram, leprosos...
Mais de uma década depois, em 1965, a Santa Sé aprovou a Congregação Missionárias da Caridade e, entre 1968 e 1989, estabeleceu a sua presença missionária em países como Albânia, Rússia, Cuba, Canadá, Palestina, Bangladesh, Austrália, Estados Unidos da América, Ceilão, Itália, antiga União Soviética, China etc.
O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o Prêmio Templeton, em 1973, e com o Nobel da Paz, no dia 17 de outubro de 1979.
Local de nascimento da Madre Teresa em Skopje, República da Macedônia.
Morreu em 1997 aos 87 anos, de ataque cardíaco, quando preparava um serviço religioso em memória da Princesa Diana de Gales, sua grande amiga, que faleceu num acidente de automóvel em Paris. Tratado como um funeral de Estado, vários foram os representantes do mundo que quiseram estar presentes para prestar a sua homenagem. As televisões do mundo inteiro transmitiram ao vivo durante uma semana, os milhões que queriam vê-la no estádio Netaji. Encontra-se sepultada em Motherhouse Convent, Calcutá, Bengala Ocidental na Índia. No dia 19 de outubro de 2003, o Papa João Paulo II beatificou Madre Teresa.
O seu trabalho missionário continua através da irmã Nirmala, eleita no dia 13 de março de 1997 como sua sucessora.
Um de seus pensamentos era este: “Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso”. Criou as missionárias da caridade, onde todas as freiras iriam ajudar não a ela, mas sim a todos os necessitados.
A "noite escura" de Madre Teresa]
Uma coleção de cartas dirigidas a uns poucos conselheiros espirituais e recolhidas no livro "Madre Teresa venha, seja minha luz" (Mother Teresa: Come Be My Light) publicado em 4 de setembro de 2007, traduzido e publicado no Brasil pela editora Thomas Nelson, organizado pelo Padre Brian Kolodiejchuk, postulador da causa da sua canonização revelaram, segundo alguns, dúvidas profundas de madre Teresa sobre sua fé em Deus, provocando discussões sobre uma possível posição agnóstica.
Madre Teresa, em suas cartas, descreveu como sentia falta de respostas de Deus. Em 1956 escreveu: "Tão profunda ânsia por Deus - e ... repulsa - vazio - sem fé - sem amor - sem fervor. Almas não atrai - O céu não significa nada - reze por mim para que eu continue sorrindo para Ele apesar de tudo." Em 1959: "Se não houver Deus - não pode haver alma - se não houver alma então, Jesus - Você também não é real."
Uma de suas cartas ao Padre Neuner dizia: "Pela primeira vez ao longo de 11 anos - cheguei a amar a escuridão. - Pois agora acredito que é parte, uma parte muito, muito pequena da escuridão e da dor de Jesus neste mundo. O Senhor ensinou-me a aceitá-la [como] um 'lado espiritual de sua obra', como escreveu. - Hoje senti realmente uma profunda alegria - que Jesus já não pode passar pela agonia - mas que quer passar por mim. - Abandono-me a Ele mais do que nunca. - Sim - mais do que nunca estarei à disposição."
No entanto, o texto de suas cartas não deve afetar a campanha por sua santificação, já que a Igreja defende que outros santos também demonstraram dúvidas em relação a sua fé, como por exemplo São Tomé.
A crise espiritual.
Segundo o postulador da causa da canonização de Madre Teresa e autor do livro, a sua crise espiritual começou nos anos 50, logo após a fundação da ordem das Missionárias da Caridade; a partir daí "viveu uma grande fase de escuridão interior que se prolongou até a sua morte". "Sabia que estava unida a Deus, mas não conseguia sentir nada" Este fenômeno é conhecido na tradição e na teologia mística cristã, e foi São João da Cruz quem o chamou de noite escura do espírito, o que considera uma etapa no caminho de alguns santos no caminho de identificação com Deus.
Silêncio divino.
Bento XVI comentando as cartas disse que este silêncio serve para que os crentes percebam a situação daqueles que não acreditam em Deus. Falando sobre as experiências místicas da beata disse que "tudo aquilo que já sabíamos se mostra agora ainda mais abertamente: com toda a sua caridade, a sua força de fé, Madre Teresa sofria com o silêncio de Deus".
Antídoto contra o sentimentalismo.
Kolodiejchuk enxerga na atitude da beata um antídoto contra o sentimentalismo: "A tendência em nossa vida espiritual, e também na atitude mais geral relativamente ao amor, é que o que conta são os nossos sentimentos. Assim a totalidade do amor é o que sentimos. Mas o amor autêntico a alguém requer o compromisso, fidelidade e vulnerabilidade. Madre Teresa não "sentia" o amor de Cristo, e poderia ter cortado, mas levantava-se às 4:30 h. cada manhã por Jesus e era capaz de escrever-lhe: Tua felicidade é o único que quero. Este é um poderoso exemplo, inclusive em termos não puramente religiosos."
Deus Caritas Est
Bento XVI na sua encíclica Deus caritas est, de 25 de dezembro de 2005, "sobre o amor cristão", cita Madre Teresa como exemplo de pessoa de oração e ao mesmo tempo de fé operativa:
A piedade não afrouxa a luta contra a pobreza ou mesmo contra a miséria do próximo. A beata Teresa de Calcutá é um exemplo evidentíssimo do fato que o tempo dedicado a Deus na oração não só não lesa a eficácia nem a operosidade do amor ao próximo, mas é realmente a sua fonte inexaurível. Na sua carta para a Quaresma de 1996, essa beata escrevia aos seus colaboradores leigos: 'Nós precisamos desta união íntima com Deus na nossa vida cotidiana. E como poderemos obtê-la? Através da oração.
Beatificação e canonização
Foi beatificada em 19 de outubro de 2003, com a ocorrência de um milagre ocorrido com Monica Besra, uma indiana, que foi curada de um tumor no estômago de forma inexplicável e cuja cura foi atribuída a Madre Teresa.
Dr. Ranjan Mustafi que havia tratado de Monica Besra, disse ao The New York Times que era um cisto e não câncer. Ele insistiu: "Não foi um milagre .... Ela tomou medicamentos de nove meses a um ano".10 De acordo com o marido de Besra: "Minha esposa foi curada pelos médicos e não por um milagre". O papa Francisco pode proclamar santa a Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) no próximo "Jubileu da Misericórdia", em 4 de setembro de 2016, indicou um prelado da Cúria, embora o Vaticano não tenha confirmado nenhuma data.
Segundo os meios de comunicação italianos, Monsenhor Salvatore Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a promoção da nova evangelização, afirmou na segunda-feira que a religiosa será canonizada, durante uma reunião com as autoridades de Roma para a preparação do Jubileu, que durará de dezembro de 2015 a novembro de 2016.O padre Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé, disse nesta terça-feira que se tratava de uma simples "hipótese de trabalho", afirmando que ainda é "cedo para falar de uma data fixa para a canonização".
O decreto que permite a canonização ainda não está publicado e sua causa "ainda está em andamento", disse Lombardi.
No programa oficial do Jubileu, em 5 de setembro de 2016, um dia depois da data indicada por Fisichella, a Igreja deve celebrar "a memória da bem-aventurada Teresa de Calcutá".
Presidente Reagan presenteando a Madre Teresa com Medalha Presidencial da Liberdade em 1985.
Títulos e homenagens
Padma Shri - Índia, 1962.
Ramon Magsaysay Award Foundation - Filipinas, 1962.
Doutora honoris causa em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade Católica do Sagrado Coração.
Prêmio Nobel para a Paz - 1979.
Medalha Presidencial da Liberdade - Estados Unidos, 1985.
Cinema e literatura
Madre Teresa é o tema do filme-documentário (1969) e do livro Algo bonito por Deus (1971) de Malcolm Muggeridge.
Madre Teresa: Em Nome dos Pobres de Deus é um filme de 1997 dirigido por Kevin Connor estrelado por Geraldine Chaplin. Ganhou em 1998 o prêmio Art Film Festival.
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