Questões
1.Define-se como o conjunto de: hábitos, costumes, valores,
idéias, a moral, crenças, a estética enfim tudo aquilo que constitui
a forma do homem ser em sociedade e tudo aquilo que ele criou
para auxiliá-lo no cotidiano. Verifique as alternativas a seguir e
assinale a que corresponde ao conceito acima.
A Cultura;
B Democracia;
C Filosofia;
D Religião
E Sociologia
2.Tradicionalmente, podemos definir a pré-história como o
período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse
período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta desta época que
os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Com base nesse
entendimento, qual a alternativa que apresenta características das
atividades do homem na fase paleolítica?
A Os homens aprenderam a polir a pedra. A partir de então,
conseguiram produzir instrumentos (lâminas de corte,
machados, serras com dentes de pedra) mais eficientes e
mais bem acabados.
B Os homens descobriram uma forma nova de obter
alimentos: a agricultura, que os obrigou a conservar e
cozinhar os cereais.
C Semeando a terra, criando gado, produzindo o próprio
alimento, os homens não tinham mais por que mudar
constantemente de lugar e tornaram-se sedentários.
D Os homens conheciam uma economia comercial e já
praticavam os juros.
E Os homens ainda não produziam seus alimentos, não
plantavam e nem criavam animais. Em verdade, eles
coletavam frutos, grãos e raízes, pescavam e caçavam
animais.
3.“No século XIX, considerava-se que a história só poderia
ser estudada por meio de documentos escritos. Segundo os
estudiosos europeus, somente tais documentos seriam fontes
confiáveis para reconstruir o passado da humanidade. Assim, a
história de uma determinada sociedade, por exemplo, só teria
início a partir do momento em que ela dominasse a escrita. Tudo o
que ocorreu anterior à história ou pré-história. Muitos historiadores
já não pensam mais assim. Para eles, a história pode ser estudada
a partir das mais variadas fontes, como imagens, objetos de
cerâmica, fósseis, construções, etc. Com isso, a divisão entre
história e pré-história perderia o sentido e tudo o que os seres
humanos e seus ancestrais fizeram passaria a ser considerado
história”.
(FIGUEIRA, 2002, p.9)
De acordo com o pensamento acima, analise as proposições a
seguir e marque a alternativa correta.
A Os historiadores do século XIX estão certos, pois a principal
forma de registros e meios de reconhecer o passado devese
a escrita;
B Todos os feitos dos homens independente da época,
podem ser estudados e entendidos como a expressão de
um grupo e parte da historia da humanidade.
C Somente as sociedades que dominaram a escrita ao longo
dos tempos, podem ser consideradas desenvolvidas e as
sociedades que não dominaram a escrita caracterizam-se
como atrasadas.
D A partir do século XX tem-se uma visão retrograda de
história, pois, o domínio da escrita deixou de ser fonte
histórica e passou-se a analisar somente a realidade.
E A concepção eurocêntrica pode ser entendida como a
síntese das duas perspectivas descritas no texto, pois,
os historiadores europeus do século XIX, priorizavam o
estudo das sociedades atrasadas.
4.Na Idade Média temos basicamente dois estilos arquitetônicos,
o românico e o gótico.
Mais conhecido em igrejas do que outras construções do
período medievo. Sobre isso é certo afirmar que:
A Foi um período de grande popularização de construções
civis duradouras.
B Nesse período tivemos a crescente participação burguesa
em outros estilos arquitetônicos com clara influencia
chinesa e japonesa.
C Os estilos citados fazem parte da Idade Média ocidental
europeia, não correspondendo a outras áreas do mundo
medieval.
D A diferença de estilos na Europa medieval se dá através da
divisão das Igrejas de Roma e de Constantinopla, onde a
primeira apoia o gótico e a segunda o românico.
E Estilos diferentes seriam típicos do período em questão,
onde ambos acabariam por usar arcos ogivais e vitrais em
suas janelas.
5.- Se um homem ajudou a apagar o incêndio da casa de outro
e aproveitou para pegar um objeto do dono da casa, este homem
será lançado ao fogo.
- Se um homem cegou o olho de outro homem, o seu próprio
será cegado. Mas se foi olho de um escravo, pagará metade do
valor desse escravo.
Assinale a alternativa correta:
A As leis aplicavam-se somente aos homens livres e que
possuíssem propriedades.
B Estabeleceu o princípio que todos eram iguais perante a
lei e por isso um escravo teria os mesmos direitos que um
homem livre.
C O Código de Hamurábi representava os ideais democráticos
do Império Babilônico.
D O código tinha como princípio a “pena de talião” resumida
na expressão “olho por olho, dente por dente”.
E O Código considerava a mulher propriedade do homem e
sem direitos.
6.Tradicionalmente, podemos definir a pré-história como o
período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse
período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta desta época que
os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Com base nesse
entendimento, qual a alternativa que apresenta características das
atividades do homem na fase paleolítica?
A Os homens aprenderam a polir a pedra. A partir de então,
conseguiram produzir instrumentos (lâminas de corte,
machados, serras com dentes de pedra) mais eficientes e
mais bem acabados.
B Os homens descobriram uma forma nova de obter
alimentos: a agricultura, que os obrigou a conservar e
cozinhar os cereais.
C Semeando a terra, criando gado, produzindo o próprio
alimento, os homens não tinham mais por que mudar
constantemente de lugar e tornaram-se sedentários.
D Os homens conheciam uma economia comercial e já
praticavam os juros.
E Os homens ainda não produziam seus alimentos, não
plantavam e nem criavam animais. Em verdade, eles
coletavam frutos, grãos e raízes, pescavam e caçavam
animais.
7.“A razão de ser da arte nunca permanece inteiramente a
mesma. A função da arte, numa sociedade em que a luta de classes
se aguça, difere, em muitos aspectos, da função original da arte.
No entanto, a despeito das situações sociais diferentes há alguma
coisa na arte que expressa uma verdade permanente”. FISCHER
(2002, p.16) A arte pode ser vista e utilizada de várias formas,
principalmente em sociedades em que existe o desequilíbrio
social, por meio das seguintes funções:
A Função pragmática ou utilitarista, naturalista e artificial;
B Função naturalista, pragmática ou utilitarista e formalista;
C Função naturalista, tecnológica e fenomenológica;
D Função pragmática ou utilitarista, naturalista e metafísica.
E Função econômica, ideológica e formalista.
8.“O homem é um ser biológico ao mesmo tempo que um
indivíduo social. Entre as respostas que dá as excitações
exteriores ou interiores, algumas dependem inteiramente de sua
natureza, outras de sua condição”. (Levi-Strauss, 2003, p. 41) A
partir do pensamento de Levi-Straus, qual das proposições abaixo
corresponde ao conceito proposto.
A O fato do homem, ser simultaneamente biológico e
social, significa dizer que as suas atitudes e ações são
exclusivamente manifestações de sua natureza biológica.
B As ações e atitudes do homem são resultado da soma de
dois fatores: sua natureza e de sua condição social.
C A socialização do homem independe de sua natureza, pois
se considera a razão o meio pelo qual ele socializa-se.
D A condição humana, em uma determinada sociedade é
o meio pelo qual se supera a natureza dada. Realidade
essa que faz o sujeito acreditar em si e viver isolado dos
demais, pois de acordo com a sua natureza o indivíduo é
auto- suficiente.
E É da natureza do homem agir com interesses, satisfazer as
suas necessidades desconsiderando as necessidades do
outro, assim a vida em sociedade resulta para satisfazer o
indivíduo de forma isolada.
9.O peso econômico dos BRICS é certamente considerável.
Entre 2003 e 2007, o crescimento dos quatro países representou
65% da expansão do PIB mundial. Em paridade de poder de
compra, o PIB dos BRICS já supera hoje o dos EUA ou o da União
Europeia. Para dar uma ideia do ritmo de crescimento desses
países, em 2003, os BRICs respondiam por 9% do PIB mundial
e, em 2009, esse valor aumentou para 14%. Em 2010, o PIB
conjunto dos cinco países (incluindo a África do Sul) totalizou US$
11 trilhões ou 18% da economia mundial. Considerando o PIB pela
paridade de poder de compra, esse índice é ainda maior: US$ 19
trilhões ou 25%.
Disponível em: Htp://www.itamaraty.gov.br/temas/mecanismos-inter-regionais/
agrupamentobrics>.Acesso em: junho de 2012. (fragmento).
Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul são os países
de “economia emergente” que formam o grupo BRICS. Este
agrupamento de países representa um bloco políticoeconômico
A formal, constituído por países com interesses e papéis
semelhantes na Organização Mundial do Comércio, integrantes
de uma contemporânea regionalização globalizada.
B informal, composto por países com interesses e papéis
semelhantes na nova ordem mundial, integrantes de uma
contemporânea regionalização globalizada.
C informal, constituído por países do G8 e com interesses e
papéis conflitantes na nova ordem mundial, integrantes de
uma contemporânea regionalização globalizada.
D formal, composto por países com interesses e papéis
semelhantes no Conselho de Segurança da ONU, integrantes
de uma contemporânea regionalização globalizada.
E formal, composto por países com IDH muito semelhantes.
10.A crise econômica, na qual a Europa se encontra, suscita uma
série de análises como a que segue:
A crise por que passa a Europa é quase sempre apresentada
em termos dos países que ganham ou perdem: quais Estados
endividados foram lançados para a periferia, com uma
correspondente perda de soberania; e quais os “membros
centrais” da UE que, liderados pela Alemanha, mostraram sua
força. Mas uma cisão demográfica potencialmente mais perigosa
começa a se abrir na União Europeia: é a linha que divide não
as nações individualmente, mas sim gerações inteiras. O novo
estopim é o espectro do desemprego juvenil, que tem o potencial
desestabilizador de colocar os europeus jovens contra os velhos,
ou os “ricos” de hoje contra os “pobres” de amanhã. Por toda a
Europa, há a sensação inevitável de que as leis demográficas
estão se voltando brutalmente contra os jovens.
(Política Externa, março/abril/maio 2012.)
O texto mostra que
A a crise envolve aquelas nações periféricas, de economias
mais precárias, deixando de lado os demais paísesmembros
da União Europeia.
B as maiores consequências socioeconômicas dessa crise
são vividas pelos alemães e ingleses.
C a crise colocará frente a frente os jovens, cujas perspectivas
são pouco promissoras, e os idosos, que se beneficiam do
Estado de bem-estar social.
D a crise envolve principalmente o futuro e tende a se transmitir
para as próximas gerações, o que explica o fato de a maioria
dos países da UE estabelecer leis para reduzir a natalidade.
E o desemprego juvenil é conjuntural e reflete a queda do
nível de escolaridade em países como Noruega, Suécia e
Finlândia.
11.Na última Copa do Mundo , nos surpreendemos com a
declaração do técnico da seleção alemã Jurgen Klinsmann, diante
da possibilidade de a Alemanha ganhar aquela Copa e ser tetracampeã.
Na verdade, a Alemanha estaria ganhando o seu primeiro
título de Copa do Mundo, afirmou Jurgen Klinsmann.
Assinale a opção que explica corretamente a afirmação do
técnico alemão.
A A Alemanha Oriental, fruto dos tratados de pós-Segunda
Guerra Mundial, foi vitoriosa nas três copas disputadas
no período de domínio nazista e esses títulos não foram
reconhecidos pela FIFA.
B A Alemanha unificada, vencedora de três copas mundiais,
não teve reconhecida a sua condição de nação porque, na
época das vitórias, estava ocupada pelas forças da OTAN.
C Os títulos mundiais ganhos pela Alemanha, no período da
Guerra Fria, foram atribuídos apenas à parte oriental.
D A Alemanha Ocidental ganhou apenas dois dos três títulos,
o outro titulo foi ganho pela parte oriental, ocupada por
forças soviéticas.
E A Alemanha, derrotada na Segunda Guerra Mundial, teve o
seu território dividido em duas partes e apenas a Ocidental
foi vitoriosa nas três copas mundiais.
12.A crítica feita por Platão ao papel que Homero desempenhava
na cultura e na formação do povo grego encontra desdobramentos
em sua concepção de Estado. Tendo em vista essa concepção,
podemos afirmar que Platão propõe uma pedagogia descrita
corretamente em
A centrada não na poesia de Homero, mas nas obras de
Pìndaro, nas quais os deuses nunca são capazes de
praticar atos odiosos
B uso da música e da formação militar, pois o modelo de
Estado usado por Platão na República era Esparta
C negação de toda arte mimética, formação segundo um
modelo matemático e pelo estudo da Filosofia
D estudo das ciências naturais e recusa do estudo das
matemáticas em função de seu caráter abstrato
E centrada no uso do método socrático e no ceticismo
dele resultante, na medida em que o platonismo nega a
possibilidade de verdades absolutas.
13.Estamos no marco zero das políticas públicas. As explosões sociais espontâneas se sucedem no país na demanda por transporte, saúde, educação, corrupção, segurança, e pela falta de representatividade política da população em geral, culminando em protestos com mais de 1 milhão de pessoas em cerca de 100 cidades nesta última quinta feira ( julho de 2013) e a invasão do Palácio do Itamaraty, em Brasília, com o confronto entre os manifestantes e policiais. Esses movimentos sociais têm em comum o cansaço dos excluídos em relação aos seus governantes, na ausência de bens e produtos sociais e de conduta política que corresponda às expectativas das populações. Ganham, neste sentido, destaque na mídia nacional e mundial e passaram a ser denominado de;
a) Primavera Árabe b) Primavera Juliana c) Outono Sangrento d) Outono Brasileiro
e) Tensões de Inverno
14.Leia atentamente o texto a seguir:
O vídeo Kony 2012 tornou-se o maior sucesso da história
virtual, independente da polêmica causada por ele. Em seis
dias, atingiu a espantosa soma de 100 milhões de espectadores,
aproximadamente. No primeiro dia na Internet, o vídeo foi visto por
aproximadamente 100.000 visitantes.
(Adaptado de: PETRY, A. O Mocinho vai prender o bandido... e 100 milhões de
jovens querem ver. Veja, ano 45, n.12, 2261.ed., 21 mar. 2012.)
A Internet revelou-se um poderoso instrumento para a ação
política de ONGs e de movimentos sociais. A respeito das formas
de expressão de necessidades coletivas no mundo globalizado,
assinale a alternativa correta.
A As ONGs e os novos movimentos sociais têm como
característica comum a construção de estruturas
hierarquizadas e rígidas para a realização das lutas
coletivas.
B Como toda luta política, a conquista do poder de Estado
é o referencial a partir do qual se constroem as ações das
novas reivindicações coletivas de ONGs e movimentos
sociais.
C Demandas ligadas ao trabalho perderam sua importância
para as novas lutas coletivas expressas pelas ONGs e
pelos recentes movimentos sociais.
D Nas novas lutas coletivas há o predomínio dos novos
sujeitos sociais, os grupos sociologicamente minoritários,
com um projeto definido e uniforme de construção da
sociedade.
E O ativismo de ONGs e de movimentos sociais nas redes
virtuais diversifica as agendas políticas e as práticas que
buscam inovar o modo de fazer política.