Konstantinos - Uranus

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Milei diz que Argentina voltou ao mundo ocidental durante encontro com Blinken


 Presidente argentino se encontrou com secretário americano em Buenos Aires

Presidente da Argentina, Javier Milei, e secretário de Estados dos EUA, Antony Blinken, em Buenos Aires

23/02/2024 REUTERS/Agustin Marcarian

Adam JourdanSimon Lewisda Reuters


O presidente da Argentina, Javier Milei, recebeu nesta sexta-feira (23) o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, a mais alta autoridade dos Estados Unidos a visitar o país sul-americano desde que o líder ultraliberal tomou posse, em dezembro, prometendo uma “terapia de choque” para estabilizar a economia argentina, que está em crise.


Perguntado no início de sua reunião na Casa Rosada qual era sua mensagem para os EUA, Milei respondeu que “a Argentina decidiu voltar para o lado do Ocidente, para o lado do progresso, da democracia e, acima de tudo, da liberdade”.


Milei tem adotado uma postura fortemente pró-EUA, embora ideologicamente esteja mais alinhado com o ex-presidente republicano Donald Trump, o principal adversário do atual presidente Joe Biden nas eleições do final deste ano.

O governo Biden tem demonstrado apoio a Milei com visitas de autoridades, incluindo o diretor sênior do Conselho de Segurança Nacional para o Hemisfério Ocidental, Juan Gonzalez, e a principal autoridade internacional do Departamento do Tesouro, Jay Shambaugh.

Milei, um economista e ex-comentarista de TV de língua afiada, tem feito da austeridade um foco importante desde que assumiu o cargo.


Ele visitou Israel, país aliado dos EUA, em uma demonstração de apoio à resposta israelense aos ataques de 7 de outubro dos militantes palestinos do Hamas.

Antes da visita, o secretário de Estado Adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Brian Nichols, elogiou Milei por se manifestar em defesa da democracia e dos direitos humanos, inclusive na Venezuela.

No entanto, em mais um obstáculo ao relacionamento de Milei com a Casa Branca, o líder argentino discursará na Conferência Anual de Ação Política Conservadora (CPAC, na sigla em inglês) neste fim de semana em Washington, onde Trump também comparecerá.

Blinken chegou a Buenos Aires na quinta-feira (22) após visitar o Brasil, onde se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, ao contrário de Milei, tem entrado em conflito com Washington por conta de suas críticas à ofensiva de Israel em Gaza.


https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/milei-diz-que-argentina-voltou-ao-mundo-ocidental-durante-encontro-com-blinken/






























Nenhum comentário:

Postar um comentário