França: o que propõe a direita radical de Le Pen e Bardella, na dianteira da eleição legislativa
Pela primeira vez na história, o partido de direita radical Reunião Nacional (RN), de Marine Le Pen e Jordan Bardella, saiu como o mais votado no primeiro turno das eleições parlamentares na França. É o que indica a primeira pesquisa de boca de urna divulgada após o fechamento das cabines de votação no dia 30 de junho.
Segundo a pesquisa, o RN obteve 34% dos votos. Já a Nova Frente Popular, coligação de esquerda, teve 28,1% dos votos. A coligação liderada pelo presidente francês, Emmanuel Macron, ficou com 20,3%. Outros 10% dos eleitores votaram no partido Republicano.
A decisão final ainda dependerá do segundo turno, em 7 de julho. Para tentar impedir que a direita radical controle o Parlamento, Macron está propondo uma aliança entre centro e esquerda. Se ele for bem-sucedido, ainda pode frustrar os planos de Le Pen de emplacar seu afilhado político como primeiro-ministro.
Neste vídeo, nossa repórter Júlia Braun explica em 4 pontos quem são essas lideranças do Reagrupamento Nacional e quais suas principais bandeiras pra França. Confira.
Reportagem em texto: https://www.bbc.com/portuguese/articl...
#frança #macron #lepen #bardella #eleicoesfrança
Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: https://www.bbcbrasil.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário