Konstantinos - Uranus

sábado, 27 de abril de 2013

Zona do euro deve aprovar 2,8 bi de euros à Grécia na segunda-feira




ATENAS, 27 Abr (Reuters) - Altos funcionários da zona do euro se reunirão na segunda-feira para aprovar o pagamento de outros 2,8 bilhões de euros (3,65 bilhões dólares) em empréstimos de resgate para a Grécia, com a condição de que os legisladores do país tenham aprovado no dia anterior uma lei de reforma, disse o ministro da Fazenda do país no sábado.
A reunião de segunda-feira será realizada pelo Grupo de Trabalho do Eurogrupo, que consiste basicamente de vice-ministros das Finanças da zona do euro ou altos funcionários do Tesouro, disse o ministro das Finanças grego, Yannis Stournaras, neste sábado.
Pendente de novas medidas por Atenas, os ministros das Finanças da zona euro vão reunir-se, em seguida, em 13 de maio para liberar mais 6 bilhões de euros em empréstimos de resgate, acrescentou.
A Grécia precisa desse dinheiro para pagar salários, pensões e títulos detidos pelo Banco Central Europeu, que vencem em 20 de maio, Stournaras disse, pedindo aos legisladores que aprovem a lei de reforma que começam a debater neste sábado.
"A aprovação do projeto de lei abre caminho para o desembolso dos 2,8 bilhões de euros... nada é mais urgente que isso", disse ele, explicando por que o governo apresentou a lei sob um procedimento acelerado de dois dias.
A lei contém várias reformas e medidas fiscais que Atenas acordou com seus credores internacionais no início deste mês, incluindo disposições que facilitam o demissão de funcionários do setor público.
Os parlamentares vão debater e votar o projeto de lei em uma sessão completa do parlamento na noite de domingo. Espera-se fácil aprovação, com o apoio dos três partidos que formam coalizão de governo da Grécia.
Atenas já obteve cerca de 200 bilhões de euros em empréstimos de resgate da UE e FMI desde meados de 2010 e está previsto para obter cerca de 40 bilhões de euros a mais até o final de 2014.
(Reportagem de Harry Papachristou)

Nenhum comentário:

Postar um comentário