Konstantinos - Uranus

quinta-feira, 18 de abril de 2013

'Economist' cita piadas com preço do tomate, e diz que BC agiu tarde


                                                                                                              

Do UOL, em São Paulo 

"Um banco central sabe que perdeu o controle das expectativas de inflação quando a alta dos preços vira assunto de piadas". Com essa frase, a revista britânica "Economist" começa sua reportagem sobre a situação econômica do Brasil em sua última edição.
O texto cita as piadas sobre o preço do tomate, que se espalharam pelas redes sociais, e até mesmo as notícias de que o crime organizado estaria contrabandeando o fruto pela Tríplice Fronteira.
A alta de até 200% no preço do tomate repercutiu nas redes sociais e tem gerado muita polêmica Reprodução
"Dados oficiais divulgados em 10 de abril mostram que o problema da inflação no Brasil vai muito além da salada", afirma. "O preço de mais de dois terços dos itens usados para calcular a inflação subiu no último mês", continua.
A revista citou os últimos dados sobre a inflação no Brasil e também a decisão do Banco Central (BC) dessa semana de subir os juros em 0,25 ponto percentual –para 7,50% ao ano, numa tentativa de segurar a alta dos preços.
"A tardia alta da taxa de juros indica que o banco reconhece que precisa reconquistar um pouco da credibilidade perdida", diz. A revista afirma que, em discursos, a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, falaram sobre os juros baixos como uma "conquista" do governo brasileiro. Isso, segundo a "Economist", colocou a "independência operacional" do BC em xeque desde agosto de 2011.
A reportagem diz, ainda, que a inflação alta tem atingido especialmente as famílias de menor renda, o que pode prejudicar Dilma nas eleições de 2014, diz a revista.






Nenhum comentário:

Postar um comentário