Konstantinos - Uranus

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Na Arábia Saudita, Lula diz que Brasil quer ser líder mundial em energia...


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou seu giro pelo Oriente Médio com uma visita a Riad, capital da Arábia Saudita, onde se encontrou com o príncipe herdeiro do trono, Muhammaed Bin Salman.

Diante de uma plateia de empresários locais e brasileiros, Lula afirmou esperar que o Brasil fique conhecido daqui a dez anos como "a Arábia Saudita da energia verde", ou seja, líder mundial em energias renováveis — como o país do Oriente Médio é na produção de petróleo.

O enviado da BBC News Brasil a Riad Daniel Gallas fala nesse vídeo da viagem de Lula, que ainda passa pelo Catar e pelos Emirados Árabes Unidos, país que sedia a cúpula do clima da ONU, a COP28.

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#bbcnewsbrasil #arábiasaudita #orientemedio #meioambiente #energiarenovável

domingo, 19 de novembro de 2023

Quando começou a derrocada econômica da Argentina – e quão rica ela já foi?



“A Argentina começou o século 20 como o país mais rico do mundo e hoje tem 40% de pobres e 10% de indigentes.”

Esta frase, repetida diversas vezes durante a campanha presidencial pelo economista “libertário” Javier Milei, reproduz um conceito que está impregnado no subconsciente dos argentinos: esta nação, submersa há décadas em sucessivas crises econômicas, já soube ser uma superpotência.

Essas frases nostálgicas são lembranças de uma época de ouro que muitos no país idealizam. E que alguns políticos, como Milei, prometem resgatar. Mas será que a Argentina era realmente o país mais rico do mundo? E como passou de uma das nações mais prósperas a um dos países com a maior inflação do planeta?

A repórter Julia Braun explica a questão neste vídeo.

Reportagem em texto: https://www.bbc.com/portuguese/articl...

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#Argentina #Massa #Milei

30 Anos, Desempregado e Morando com os Pais...


Mais pobres, mais infelizes e completamente frustrados. É assim que as gerações mais jovens são encaradas atualmente, uma geração que jamais conseguirá superar seus próprios pais.

domingo, 5 de novembro de 2023

Ciências Humanas - Domingo - 05/11 | Prova amarela -GABARITO ENEM 2023


 Ciências Humanas

46 D

47 B

48 A

49 A

50 D

51 E

52 A

53 D

54 A

55 D

56 C

57 A

58 B

59 A

60 B

61 C

62 D

63 D

64 E

65 B

66 A

67 E

68 A

69 B

70 A

71 E

72 C

73 A

74 B

75 A

76 A

77 C

78 E

79 C

80 D

81 A

82 E

83 C

84 B

85 D

86 A

87 A

88 B

89 C

90 D


sexta-feira, 3 de novembro de 2023

The Get Down - Toy Box Herizen Guardiola

Toy Box (Audio)



The Get Down
A Netflix Original Series
Part II premieres April 7

The Get Down Part II - The Album
Apple Music: http://smarturl.it/iTGDsoundtrack?IQi...
Spotify: http://smarturl.it/sTGDsoundtrack?IQi...
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thegetdownnetflix  

As ambições de Erdogan para levar a Turquia de volta ao centro do panorama global


tornou não só uma figura com enorme poder político à frente da Turquia como vem tentando posicionar o país no centro do panorama global.

A posição estratégica da Turquia, como ligação entre Europa e Ásia, e próxima do norte da África e do Oriente Médio, é um fator nada desprezível — algo que contribuiu para a ascensão do Império Otomano, dono de importantes domínios em diferentes continentes durante séculos.

A implosão desse império nas primeiras décadas do século 20 deu origem à Turquia moderna. Um século depois, Erdogan se coloca como mediador em diferentes conflitos, enquanto fortalece seu poder internamente, rejeitando a ideia de secularismo e se aproximando o Estado do islamismo, além de perseguir oponentes e dissidentes.

Veja nesse minidocumentário a trajetória da Turquia moderna e como Recep Tayyip Erdogan tenta reviver a ideia de força que o Império Otomano tinha poucos séculos atrás.

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#bbcnewsbrasil #turquia #erdoğan #europa #asia #otomano

BBC News Brasil


As 20 obras mais importantes da literatura brasileira


As 20 obras mais importantes da literatura brasileira
Por Alexandre Kovacs
literatura brasileira

Como costumava dizer Umberto Eco, "O mundo está cheio de livros fantásticos que ninguém lê", uma afirmação adequada, principalmente quando falamos de clássicos da literatura. Geralmente, no caso de escritores brasileiros, somos forçados a uma avaliação burocrática na escola e acabamos adquirindo uma certa antipatia a determinado livro ou autor quando o objetivo deveria ser justamente o contrário. É surpreendente como uma segunda visita a essas obras, já em nossa maturidade, pode revelar um tesouro empoeirado e escondido, bem ali na nossa estante. Afinal, mudaram os livros ou mudamos nós?

A limitação de apenas 20 indicações me forçou a deixar grandes autores de fora, tais como: Álvares de Azevedo, Antônio Calado, Augusto dos Anjos, Autran Dourado, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Cecília Meireles, Dias Gomes, Dalton Trevisan, Fernando Sabino, Gonçalves Dias, José de Alencar, José Lins do Rego, Monteiro Lobato e Murilo Mendes, para citar alguns (em ordem alfabética). É claro que, como toda lista, esta já nasce incompleta, mas é sempre uma boa desculpa para continuarmos falando de literatura.

Machado de Assis (1839-1908)
(01) Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) Machado de Assis (1839-1908)

Muitos críticos elegem "Dom Casmurro" como o romance definitivo de Machado de Assis, mas não consigo fugir ao charme irresistível do nosso defunto autor Brás Cubas, na minha opinião, não apenas um clássico brasileiro mas também universal com a sua famosa introdução: "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas Memórias Póstumas". O conceituado e polêmico crítico Harold Bloom faz o seguinte comentário: "O livro é cômico, inteligente, evasivo, uma leitura prazerosa, oração após oração. O gênio de Machado nega qualquer páthos , ao mesmo tempo em que subverte todos os supostos valores e princípios, bem como a suposta moral". Uma versão completa do romance em pdf pode ser acessada no site especial do MEC sobre Machado de Assis clicando aqui. 


Aluísio Azevedo (1857-1913)
(02) O Cortiço (1890)  Aluísio Azevedo (1857-1913)

Romance símbolo do movimento naturalista brasileiro que narra a ascensão social do comerciante português João Romão, dono de uma venda, uma pedreira e um cortiço. O livro é uma crítica às péssimas condições de vida e moradia de boa parte da população carioca no século XIX que vivia em cortiços como descrito por Aluísio Azevedo. Infelizmente a situação de exploração social e preconceito racial não mudou muito depois de mais de um século de história do Rio de Janeiro, muito pelo contrário. Ler uma seleção de textos do jornalista, romancista e diplomata Aluísio Azevedo no Site da Academia Brasileira de Letras (ABL) clicando aqui e uma versão integral do romance "O Cortiço" pode ser acessada no site do Domínio Público clicando aqui. 


Euclides da Cunha (1866-1909)
(03) Os Sertões (1902)   Euclides da Cunha (1866-1909)

"O sertanejo é antes de tudo um forte", uma frase que ficou imortalizada por Euclides da Cunha no seu épico "Os Sertões" e narra a saga dos rebeldes de Canudos, liderados pelo fanático Antônio Conselheiro. A linguagem euclidiana, ao mesmo tempo caudalosa e jornalística, barroca e científica, não tem similar na literatura nacional e também não pode ser enquadrada em qualquer estilo literário da época ou posterior. Uma definição mais aproximada de "Os Sertões" é a do crítico e ensaísta Afrânio Coutinho que definiu o livro como “obra de ficção, narrativa heroica epopeia em prosa, da família de Guerra e Paz, de Canção de Rolando, cujo antepassado mais ilustre é a Ilíada”. Ler resenha completa do Mundo de K clicando aqui e a versão integral do livro do site do Domínio Público clicando aqui.


Lima Barreto (1881-1922)
(04) Triste Fim de Policarpo Quaresma (1915)  Lima Barreto (1881-1922)

Afonso Henriques de Lima Barreto, o mais maldito de todos os escritores nacionais, nascido mulato no dia 13 de maio de 1881, órfão de mãe aos seis anos, somente no seu aniversário seguinte seria considerado um homem livre com a abolição da escravatura em 1888. Ficou conhecido na imprensa como cronista de costumes do Rio de Janeiro, onde colaborou em jornais e revistas. Este romance tem como base a história do major reformado Policarpo Quaresma, nacionalista radical que defende o Brasil e os valores da pátria que considera originais como a língua tupi. Um livro que, cem anos depois, ainda é muito atual por tratar da difícil questão da identidade nacional (ou falta de). Ler resenha completa do Mundo de K clicando aqui e a versão integral do livro do site do Domínio Público clicando aqui.


Mário de Andrade (1893-1945)
(05) Macunaíma (1928) Mário de Andrade (1893-1945)

Um ponto importante de inflexão da nossa literatura, e cultura de uma forma geral, foi marcado pela Semana de Arte Moderna em São Paulo no ano de 1922. Mário de Andrade, juntamente com Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Menotti del Picchia e Oswald de Andrade constituíram o movimento modernista. "Macunaíma" foi o seu maior romance, um herói sem nenhum caráter (anti-herói), é um índio que representa o povo brasileiro, mostrando a atração pela cidade grande de São Paulo. Segundo a regra de Domínio Público, os livros do autor modernista ficaram livres de direitos autorais em 2016, 70 anos após a sua morte.


Rachel de Queiroz (1910-2003)
(06) O Quinze (1930)   Rachel de Queiroz (1910-2003)

É surpreendente como Rachel de Queiroz escreveu o primeiro romance, que se transformou em um clássico do modernismo, com apenas 19 anos. Ela foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras e também a primeira a receber o Prêmio Camões em 1993. "O Quinze" tem como título uma referência à grande seca de 1915 no Ceará, vivenciada pela autora em sua infância. É uma obra importante não somente ao criticar os problemas de desigualdade social na Região Nordeste, mas um marco da emancipação da mulher.
Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar O Quinze de Rachel de Queiroz

Graciliano Ramos (1892-1953)
(07) Vidas Secas (1938)  Graciliano Ramos (1892-1953)

Uma definição perfeita para o estilo de Graciliano Ramos é a famosa citação do próprio: "A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso, a palavra foi feita para dizer". O autor de "São Bernardo", "Angústia" e "Vidas Secas" sempre foi conhecido como homem ensimesmado e avesso a conversas, costumava declarar inclusive que não gostava de vizinhos. "Vidas Secas" tem como base a luta pela sobrevivência de uma família de retirantes e da cachorra Baleia. Ler resenha completa da biografia "Conversas" (Editora Record) de Graciliano Ramos clicando aqui.


Nelson Rodrigues (1912-1980)
(08) Vestido de Noiva (1943)   Nelson Rodrigues (1912-1980)

Como dizia o velho Nelson, "Toda unanimidade é burra", mas é difícil encontrar algum crítico que não considere esta como uma das maiores obras da dramaturgia brasileira. A peça é dividida em três planos: da alucinação, da memória e da realidade. O enredo tem como base a história de Alaíde, uma moça que é atropelada por um automóvel e, enquanto é operada no hospital, relembra a relação com a irmã (Lúcia), de quem tomou o namorado (Pedro), e sonha com um encontro com Madame Clessi, uma prostituta assassinada pelo namorado de dezessete anos. Ler mais sobre o autor no Mundo de K clicando aqui.


Guimarães Rosa (1908-1967)
(09) Grande Sertão: Veredas (1956) Guimarães Rosa (1908-1967)

A prosa caudalosa e mágica de João Guimarães Rosa, suas invenções e intervenções semânticas e o resgate da linguagem regional, todas essas características compõem ainda um fenômeno sem igual na literatura brasileira que imortalizaram o autor e sua obra mais importante: "Grande Sertão: Veredas". Quando o autor escreve sobre o inusitado amor do jagunço Riobaldo por Diadorim em pleno sertão brasileiro, acaba atingindo uma estatura universal e traduzindo o absurdo da condição humana em qualquer continente, tudo através da linguagem e literatura. Ler resenha completa do Mundo de K clicando aqui.


Clarice Lispector (1920-1977)
(10) A Paixão Segundo G.H. (1964)   Clarice Lispector (1920-1977)

Deixo a palavra com Benjamin Moser em sua biografia sobre Clarice: "Em sua ambição e excentricidade, em sua arrebatadora redefinição do que um romance pode ser, A Paixão Segundo G.H. lembra obras-primas peculiares como Moby Dick e Tristam Shandy (...) Pela primeira vez, Clarice escreve na primeira pessoa. E pela primeira vez ela capta a plena violência, a repugnância física, de seu encontro com Deus." Apenas para lembrar o tema do romance: Uma mulher, depois de demitir a empregada, tentar limpar seu quarto, relata a perda da individualidade após ter esmagado uma barata na porta de um guarda-roupa. Um livro enigmático e único, como a própria Clarice.


João Cabral de Melo Neto (1920-1999)
(11) Morte e Vida Severina (1967)  João Cabral de Melo Neto (1920-1999)

O poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto é complexo e ao mesmo tempo essencial, regional e universal, moderno no verdadeiro sentido da palavra. Como explicar essa poesia real, cortante e mineral. Poesia que pretende ser feita e lida sem paixão e acaba resultando em um texto transbordante de emoção. "Morte e Vida Severina" apresenta um poema dramático, que relata a dura trajetória de um retirante em busca de melhores condições de vida na capital pernambucana. Ler mais sobre o autor no Mundo de K clicando aqui.


Lygia Fagundes Telles
(12) Antes do Baile Verde (1970   Lygia Fagundes Telles (1923- )

Seleção de dezoito contos escritos entre 1949 e 1969, hoje todos clássicos da literatura nacional que justificam porque Lygia Fagundes Telles foi agraciada com o Prêmio Camões 2005 e que merecem muito bem ser incluídos em qualquer antologia universal. A inspiração dos textos está na sensibilidade do olhar que revela os impasses da existência nas grandes cidades, a solidão compartilhada no desgaste dos casamentos falidos, o isolamento da vida em uma sociedade injusta e desigual ou a perda das ilusões na busca da felicidade a qualquer preço, enfim, todos os pequenos dramas anônimos da classe média. Ler a resenha completa de "Antes do Baile Verde" no Mundo de K clicando aqui.

Érico Veríssimo (1905-1975)
(13) Incidente em Antares (1970)  Érico Veríssimo (1905-1975)

Concordo que a escolha mais apropriada sobre a obra definitiva de Érico Veríssimo deveria ser a epopeia "O Tempo e o Vento", com base na história do Rio Grande do Sul, mas esta lista não deixa de ser pessoal e "Incidente em Antares", seu último romance, me marcou muito na adolescência. Lembro que foi minha primeira experiência com o estilo de "realismo fantástico" que viria a conhecer melhor ao ler os livros de Gabriel García Márquez. Na verdade, o romance é dividido em duas partes. Na primeira (real) são apresentadas as duas facções políticas da cidade de Antares (Campolargo e Vacariano) e o cenário político nacional. Na segunda (irreal) morrem sete pessoas, mas como os coveiros estão em greve, os defuntos passam a vagar pelas ruas, vasculhando a intimidade de parentes e amigos.


Jorge Amado (1912-2001)
(14) Tereza Batista Cansada de Guerra (1972)  Jorge Amado (1912-2001)

Tarefa ingrata escolher apenas um romance de Jorge Amado entre muitos clássicos: "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "Tenda dos Milagres", "Tieta do Agreste", "Gabriela, Cravo e Canela" e tantos outros.  Novamente aqui o que prevaleceu foi a memória da minha adolescência, uma escolha mais emocional do que racional. A protagonista representa a força da mulher nordestina, órfã de pai e mãe, Tereza é criada por sua tia Filipa, que a vende para o Capitão Justiniano Duarte da Rosa, conhecido como Capitão Justo, que tinha predileção por adolescentes virgens, após passar por todo tipo de violência, ela mata o Capitão e conhece vários homens e muitos amores.

Rubem Fonseca (1925-2020)
(15) Feliz Ano Novo (1975) Rubem Fonseca (1925-2020)

O mineiro (e carioca de coração) Rubem Fonseca ficou famoso pelo seu estilo urbano. "Feliz Ano Novo" é um livro de contos de extrema violência, tendo sido inclusive censurado e retirado de circulação após o seu lançamento com a alegação de que tratava de "matéria contrária à moral e aos bons costumes". Sem dúvida, a descrição meticulosa dos crimes e assassinatos ofendiam a moral e os bons costumes da sociedade, mas a censura e perseguição ao livro não resolveu em nada os problemas de desequilíbrio social do nosso país, muito pelo contrário, como podemos ainda hoje constatar.

Raduan Nassar
(16) Lavoura Arcaica (1975)  Raduan Nassar (1935- )

O autor, que vivia recluso desde os anos 1980, tem participado bastante do noticiário nos últimos tempos, primeiramente por ter sido finalista do Man Booker International Prize em 2016 com a tradução de "Um Copo de Cólera", e ainda ao receber a premiação literária mais importante da língua portuguesa, o Prêmio Camões de literatura neste mesmo ano. "Lavoura Arcaica" narra em primeira pessoa a história de André, que se rebela contra as tradições agrárias e patriarcais impostas por seu pai e foge para a cidade, onde espera encontrar uma vida diferente da que vivia na fazenda com sua família. Ele é encontrado em uma pensão por seu irmão Pedro e passa a contar-lhe, de forma amarga, as razões de sua fuga e do conflito com o pai.


Ferreira Gullar (1930-2016)
(17) Poema Sujo (1976)   Ferreira Gullar (1930-2016)

Ensaísta, autor de contos e peças teatrais, romancista, intelectual e artista plástico de vanguarda, o poeta Ferreira Gullar sempre esteve um passo à frente em matéria de arte e cultura. Vencedor dos prêmios: Machado de Assis (2005) e Camões (2010), foi um integrante ativo do Partido Comunista Brasileiro e exilado pela ditadura militar, viveu na União Soviética, Argentina e Chile. O "Poema Sujo" foi totalmente escrito no exílio e divulgado clandestinamente no Brasil onde obteve enorme sucesso de público e crítica.


Mário Quintana (1906-1994)
(18) Nova Antologia Poética (1981)    Mário Quintana (1906-1994)

Mário Quintana é o poeta bem-humorado que fala as coisas difíceis de maneira tão simples que entendemos porque ele nasceu em corpo de homem, mas era simplesmente um passarinho ("Todos esses que aí estão / Atravancando meu caminho, / Eles passarão... / Eu passarinho!") As citações mais lindas da nossa poesia: "Amar é mudar a alma de casa." - "As únicas coisas eternas são as nuvens..." - "A morte é a libertação total: a morte é quando a gente pode, afinal, estar deitado de sapatos.". Quintana, até o nome do poeta era pura poesia.


João Ubaldo Ribeiro (1941-2014)
(19) Viva o Povo Brasileiro (1984)    João Ubaldo Ribeiro (1941-2014)

O saudoso João Ubaldo resumiu bem o seu prêmio Camões em 2008. Ao comentar a escolha da organização ele não poderia ter sido mais direto: "Para ser sincero, eu não acho nada demais. Acho que ganhei porque mereço", disse, para em seguida completar: "Olha eu poderia dizer agora toda uma hemorragia verbal, dizendo o quanto estou surpreendido por ter ganho, mas não vou fazer isso. Eu ganhei porque eu mereci". Na minha opinião, somente por "Viva o Povo Brasileiro", que narra 400 anos de história da nação brasileira, formada por negros, índios, portugueses e holandeses, ele merecia mais do que um Prêmio Camões.


Literatura brasileira
(20) Luiz Ruffato (1961-   Inferno Provisório (Edição 2016)

Lançado originalmente em cinco volumes pela Editora Record: "Mamma, Son Tanto Felice" (2005), "O Mundo Inimigo" (2005), "Vista Parcial da Noite" (2006), "O Livro das Impossibilidades" (2008) e "Domingos sem Deus" (2011), a pentalogia foi reescrita e editada em um único volume em recente lançamento da Companhia das Letras. O romance, se é que podemos chamar assim, por falta de definição melhor, cobre um período de cinco décadas da história brasileira por meio de um mosaico composto por dezenas de famílias e mais de uma centena de tipos representativos da nossa população operária (ler aqui resenha completa).

https://www.mundodek.com/2016/11/as-20-obras-mais-importantes-da.html


 

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

As 20 obras mais importantes da literatura francesa Por Alexandre Kovacs Literatura francesa


As 20 obras mais importantes da literatura francesa

Por Alexandre Kovacs

Literatura francesa


Ao preparar uma lista como esta, fica evidente a importância e influência dos autores franceses na cultura ocidental e o absurdo da tentativa de selecionar apenas vinte obras, deixando de fora escritores como Guy de Maupassant, André Gide, Antoine de Saint-Exupéry, Georges Bataille e Paul Valéry, sem falar nos grandes filósofos como Jean-Jacques Rousseau, Jean-Paul Sartre, Gilles Deleuze, Michel Foucault ou nomes mais contemporâneos na própria área de literatura como Emmanuel Carrère, Patrick Modiano, Jonathan Littell e Leila Slimani. Enfim, tantos outros que precisaríamos ampliar a lista ou restringir a seleção por estilos e épocas. De qualquer forma, vale o exercício para discutir literatura e fico aberto às inevitáveis críticas sobre eventuais omissões, principalmente dos amigos franceses.


Molière (1622-1673)

(01) A Escola de Mulheres (1662) - Molière (1622-1673)

Molière libertou o teatro francês da dependência dos temas da mitologia grega ao utilizar como matéria prima para suas peças a sátira ao comportamento da sociedade da época. "Escola de Mulheres", por exemplo, tem como tema central as relações humanas no casamento e o adultério. Sinopse da Editora: "Assim, em meio a situações cômicas e/ou irônicas emergem a pretensão, a arrogância, a soberba, a mesquinhez, a ostentação, o ciúme, demonstrados com sarcasmo cultivado. Com suas comédias de costumes Molière satirizou a França de Luís XIV, os abusos da corte e a mediocridade da sociedade."
Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar A Escola de Mulheres de Molière


Voltaire (1694-1778)

(02) Cândido, ou O Otimismo (1759) - Voltaire (1694-1778)

Uma crítica às regalias da nobreza e a perseguição religiosa da Santa Inquisição. Em Cândido, o protagonista segue a filosofia do fictício filósofo Pangloss que afirma que "todos os acontecimentos estão encadeados no melhor dos mundos possíveis" em uma utopia cega às avessas e um otimismo absurdo que logo pagaria o seu preço na iminente Revolução. Sinopse da Editora: "As aventuras de um jovem que percorre três continentes numa sucessão vertiginosa de desgraças, fugas e suplícios, sempre acreditando, apesar das evidências, que este é 'o melhor dos mundos possíveis'." 
Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar Cândido, ou O Otimismo de Voltaire


Choderlos de Laclos (1741-1803)


(03) As Relações Perigosas (1782) - Choderlos de Laclos (1741-1803)

Um clássico do romance epistolar de sedução e traição no século XVIII com muitas adaptações para o cinema e TV e ainda muito atual, o que justifica totalmente o arriscado projeto gráfico da Penguin Companhia. Sinopse da Editora: "Durante alguns meses, um grupo peculiar da nobreza francesa troca cartas secretamente. No centro da intriga está o libertino visconde de Valmont, que tenta conquistar a presidenta de Tourvel, e a dissimulada marquesa de Merteuil, suposta confidente da jovem Cécile, a quem ela tenta convencer a se entregar a outro homem antes de se casar."
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Stendhal (1783-1842)


(04) O Vermelho e o Negro (1830) - Stendhal (1783-1842)

Um romance histórico ambientado na época da Restauração, antes da Revolução de 1830, sobre a ambição de um jovem para vencer na vida, apesar do seu nascimento plebeu, por meio de talento, trabalho duro, engano e hipocrisia. Sinopse da Editora: "O jovem Julien Sorel, um homem infeliz em guerra com a sociedade. Seu trágico destino foi inspirado num evento real, ocorrido em Grenoble: condenado pelo assassinato de uma ex-amante, cometido no interior de uma igreja, um seminarista de 26 anos, Antoine Berthet, foi executado na guilhotina em fevereiro de 1828."
Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar O Vermelho e o Negro de Stendhal


Honoré de Balzac (1799-1850)

(05) A Mulher de Trinta Anos (1842) - Honoré de Balzac (1799-1850)


Que glória maior pode haver para um autor do que se transformar em um adjetivo? É o caso da expressão "balzaquiana" que passou a qualificar mulheres com mais de trinta anos, devido à popularidade deste romance dividido em seis partes, escrito entre 1829 e 1842 como parte da obra "A comédia humana". Sinopse da Editora: "Com sua reputação de grande conhecedor do coração feminino, Balzac, que deveu sua formação às diversas mulheres mais velhas com quem se relacionou, aponta neste livro para a profundidade da alma que só pode vir da experiência." 
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Alexandre Dumas (1802-1870)


(06) Os Três Mosqueteiros (1844) - Alexandre Dumas (1802-1870)

Romance histórico que se tornou um dos maiores clássicos de aventuras. Sinopse da Editora: "O jovem d’Artagnan chega praticamente sem posses a Paris, mas, depois de alguns percalços, consegue se aproximar da guarda de elite do rei Luis XIII: os mosqueteiros. Nela conhece os inseparáveis Athos, Porthos e Aramis, que passarão a ser seus companheiros de aventuras. Juntos, os quatro enfrentam combates e perigos a serviço do rei e sobretudo da rainha, Ana da Áustria, tendo por inimigos principais o cardeal de Richelieu, a misteriosa Milady e o ousado duque de Buckingham." 
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Gustave Flaubert (1821-1880)


(07) Madame Bovary (1857) - Gustave Flaubert (1821-1880)

Considerado pioneiro dentre os romances realistas, levou à criação do termo em psicologia "bovarismo", em referência as características psicológicas da protagonista da obra. Sinopse da Editora: "Obra fundamental de Gustave Flaubert. Trata-se de um raridade, mesmo em um clássico, um exercício meticuloso de escrita que igualmente desafiava as estruturas literárias e as convenções sociais. Não à toa, a época de lançamento o impacto foi duplo: um sucesso de público e a reação feroz do governo francês, que levou o autor a julgamento sob a acusação de imoralidade." 
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Charles Baudelaire (1821-1867)


(08) As Flores do Mal (1857) - Charles Baudelaire (1821-1867)


Uma das obras mais importantes da poesia moderna ocidental. As Flores do Mal reúnem, de modo exemplar, uma série de motivos da obra do poeta: a queda, a expulsão do paraíso, o amor, o erotismo, a decadência, a morte, o tempo, o exílio e o tédio. Sinopse da Editora: "O poeta crítico francês Baudelaire inventou uma nova estratégia da linguagem, incorporando a matéria da realidade grotesca à linguagem sublimada do Romantismo, criando, dessa maneira, a poesia moderna. Suas poesias retratam a inquietude, o mal, o degredo e as paixões da alma humana."
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Victor Hugo (1802-1885)


(09) Os Miseráveis (1862) - Victor Hugo (1802-1885)


Ambientado na França entre a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832. Sinopse da Editora: "Considerado a obra-prima de Victor Hugo, este romance se desdobra em muitos: é uma história de injustiça e heroísmo, mas também uma ode ao amor e também um panorama político e social da Paris do século XIX. Pela história de Jean Valjean, que ficou anos preso por roubar um pão para alimentar sua família e que sai da prisão determinado a deixar para trás seu passado criminoso, conhecemos a fundo a capital francesa e seu povo, o verdadeiro protagonista."
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Júlio Verne (1828-1905)


(10) Vinte Mil Léguas Submarinas (1869) - Júlio Verne (1828-1905)


Definitivamente o pai da ficção científica e antevendo vários avanços da ciência, Júlio Verne imaginou em pleno século XIX, um submarino, o Náutilus, movido somente a electricidade. Sinopse da Editora: "Uma das obras de aventura quintessenciais da literatura ocidental. Mais do que isso, o francês Jules Verne ajudou a estabelecer um tipo de romance que, sem abrir mão por um segundo da mais eletrizante carga de entretenimento, apresentava e discutia as principais questões que norteavam o conhecimento científico de seu tempo. E ia além, perscrutando o futuro."
Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar Vinte Mil Léguas Submarinas de Verne


Arthur Rimbaud (1854-1891)


(11) Uma Temporada no Inferno (1873) - Arthur Rimbaud (1854-1891)


Muito da obra de Rimbaud se confunde com a marca de rebelde e maldito que ele soube encarnar como poucos. A sua precocidade é um caso único na poesia, pois não se conhece outro autor que tenha escrito obra de tamanha profundidade antes de completar vinte anos. Por outro lado, não conseguiu dar continuidade à sua vocação pois, após o romance tumultuado com outro grande poeta, Verlaine, nunca mais se dedicou às letras, tornando-se negociante e traficante de armas no norte da África e Oriente Médio, vindo a morrer de câncer aos 37 anos. - Ler resenha completa do Mundo de K clicando aqui.
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Émile Zola (1840-1902)


(12) Germinal (1885) - Émile Zola (1840-1902)


Émile Zola descreve, por meio de uma greve de mineiros no norte da França, provocada pela redução dos salários, as péssimas condições de trabalho e a organização política e sindical da classe operária da época. Sinopse da Editora: "Germinal retrata os primórdios do que viria a ser a Internacional Socialista, constituindo simultaneamente um painel revelador da lógica patronal no início do capitalismo industrial. Sua enorme variedade de tipos humanos destaca-se ao compor um dos mais notáveis painéis sociais da literatura do século XIX."
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Marcel Proust (1871-1922)

(13) Em Busca do Tempo Perdido (1913 a 1927) - Marcel Proust (1871-1922)


Marcel Proust escreveu a sua grande obra memorialista, "Em busca do tempo perdido", em sete volumes (sendo os três últimos publicados postumamente) totalizando mais de 3000 páginas que representavam os costumes da aristocracia francesa do século XIX, tendo escrito a obra completa entre 1908 e 1922 e publicado, com muita dificuldade, entre os anos de 1912 e 1927. O autor passou os últimos três anos da sua vida confinado em seu quarto, dormindo durante o dia e trabalhando à noite para concluir seu romance. Ele morreu de pneumonia em 1922. A imagem é da editora Globo, primeiro volume, tradução de Mário Quintana.
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Albert Camus (1913-1960)


(14) O Estrangeiro (1942) - Albert Camus (1913-1960)


Considerado pela crítica como parte do "ciclo do absurdo" de Albert Camus, prêmio Nobel de Literatura de 1957, trilogia composta de um romance (L'Étranger - O Estrangeiro), um ensaio (Le mythe de Sisyphe - O mito de Sísifo) e de uma peça de teatro (Calígula). Sinopse da Editora: "O estrangeiro" é a história de um argelino que trabalha num escritório em Paris e, em decorrência de circunstâncias absurdas, mata um árabe. No último momento de sua condenação desperta de uma espécie de torpor."
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Jean Genet (1910-1986)


(15) Nossa Senhora das Flores (1943) - Jean Genet (1910-1986)


Sem dúvida o mais maldito dos autores malditos, o escritor, poeta e romancista francês Jean Genet elevou os marginais à categoria de heróis e transformou a "decadência em triunfo", principalmente neste livro que é o primeiro e o mais pessimista de toda a sua obra, refletindo a sua existência polêmica (talvez um pouco mais do que polêmica; marginal seria uma expressão mais apropriada). "Nossa Senhora das Flores" pode ser entendido como uma série de estímulos para as fantasias masturbatórias de Jean Genet na prisão. a resenha completa do Mundo de K clicando aqui.
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Boris Vian (1920-1959)


(16) A Espuma dos Dias (1947) - Boris Vian (1920-1959)


Uma história de amor trágica, utilizando recursos que extrapolam os limites comuns da linguagem em um universo surrealista. Boris Vian utiliza três tipos de abordagem em sua narrativa. O primeiro considera a palavra em seu sentido literal, exato como em: "uma escada se esconde sob os passos de quem a sobe", no segundo as palavras são alteradas como em "antiquitário" ou "sacristoche" e, no último tipo, o autor inventa livremente palavras e objetos novos, como em "pianococktail", o engraçado instrumento que prepara coktails enquanto é tocado. Ler resenha completa do Mundo de K clicando aqui.
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Simone de Beauvoir (1908-1986)


(17) A Mulher Desiludida (1967) - Simone de Beauvoir (1908-1986)


Ao ler este clássico do movimento feminista, podemos nos questionar por que ainda devemos ler "A Mulher Desiludida" cinquenta anos após o seu lançamento original. A resposta talvez passe pela constatação de que o feminismo ainda não atingiu o seu objetivo básico de libertação da mulher em muitas sociedades ou ainda simplesmente para conhecer o texto de uma das maiores pensadoras da filosofia existencialista e da política do século XX, mas acho que o livro deve ser lido mesmo pelo que ele tem de melhor, o fato de ser uma bela obra de literatura sobre a solidão. Ler resenha completa do Mundo de K clicando aqui.
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Marguerite Duras (1914-1996)


(18) O Amante (1984) - Marguerite Duras (1914-1996)


Marguerite Duras, um dos grandes nomes do existencialismo e feminismo do século XX, expoente do movimento literário francês nouveau roman, foi agraciada com o prêmio Goncourt em 1984 por este romance que escreveu no final da carreira, já com setenta anos. Um "pequeno" livro de pouco mais de 100 páginas que se tornou fenômeno de vendas, tendo sido traduzido para 40 idiomas e adaptado para o cinema pelo diretor Jean-Jacques Annaud em 1992, com críticas não muito favoráveis da autora. Imagem da edição da extinta Cosac Naify. Ler resenha completa do Mundo de K clicando aqui.
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Jean-Marie Gustave Le Clézio (1940- )(19) A Quarentena (1995) - Jean-Marie Gustave Le Clézio
 (1940- )


Le Clézio, prêmio Nobel de Literatura 2008, soube transformar em ficção esta memória familiar ao narrar a epopeia dos irmãos Jacques e Léon Archimbau que em 1891, após uma epidemia de varíola a bordo do navio em que retornavam da Europa para a ilha Maurício, juntamente com refugiados indianos, recrutados para trabalhar nas fazendas de cana de açúcar, são confinados em uma das pequenas ilhas vulcânicas próximas à Maurício. A necessidade de sobrevivência do grupo, praticamente abandonado à própria sorte pelas autoridades, torna a vida na ilha insuportável. Ler a resenha completa do Mundo de K clicando aqui.
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Michel Houellebecq (1956- )


(20) Submissão (2015) - Michel Houellebecq (1956- )


Polêmico, controverso e provocador são alguns adjetivos aplicáveis e já utilizados há algum tempo para definir o trabalho do autor francês Michel Houellebecq, vencedor do prêmio Goncourt 2010. Submissão, recebeu publicidade negativa adicional da mídia francesa porque o lançamento e a caricatura de Michel Houellebecq na capa do semanário "Charlie Hebdo" coincidiram com o ataque terrorista à redação da revista e o assassinato de 12 pessoas a sangue frio em janeiro de 2015. Ler resenha completa do Mundo de K clicando aqui.


https://www.mundodek.com/2017/05/as-20-obras-mais-importantes-da_28.html



 

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Sex Pistols - God Save The Queen



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Music video by Sex Pistols performing God Save The Queen. (C) 2012 Universal Music Operations Ltd.

Cultura Punk ( O MOVIMENTO PUNK)


 

Cultura punk

Denomina-se cultura punk  os estilos dentro da contracultura que possuem certas características comuns àquelas ditas punk, como por exemplo o princípio de autonomia do faça-você-mesmo, o interesse pela aparência agressiva, a simplicidade, o sarcasmo niilista e a subversão da cultura.

Entre os elementos culturais punk estão: o estilo musical, a moda, o design, as artes plásticas, o cinema, a poesia, e também um comportamento social que incluí princípios éticos e políticos, expressões linguísticas, símbolos e outros códigos de comunicação. Surge dentro do contexto de contracultura, como reação à não violência dos hippies e à opressão ocorrida pelo elitismo cultural.

História

Origem

Estados Unidos

O punk surgiu por volta de 1974 nos Estados Unidos, quando os frequentadores do clube de música "Country Bluegrass and Blues" - CBGB (em Nova Iorque) e underground local formaram, ou apoiaram, bandas contra o então prog rock e hippie (uma das referências é a banda Ramones) cultivado a filosofia da individualidade e a independência.

Ou seja, uma manifestação cultural juvenil semelhante aos das década de 1950 e 1960, caracterizado por um estilo baseado em música, moda e comportamento. Um revivalismo da cultura rock and roll com as seguintes características:

Músicas curtas, dançantes e do estilo rocker/greaser;
culto à juventude, com uso de jaquetas de couro estilo motociclista, camiseta branca e calça jeans;
Diversão e rebeldia.
Há controvérsias sobre o movimento ter surgido nos Estados Unidos. A cena novaiorquina de 1975 se enquadrou mais ao gênero New Wave e ao que, mais tarde, veio ser chamado de proto-punk. Com exceção dos Ramones, as bandas como Blondie, Talking Heads e Televesion estavam distantes da estética sonora e das letras que caracterizam o Punk Rock.

Enquanto o rock and roll tradicional ainda criava estrelas do rock que distanciavam o público do músico, o punk rock rompeu este distanciamento trazendo o princípio da música supersimplificada (pouco mais que três acordes, facilmente tocados por qualquer pessoa sem formação mínima musical) e instigando naturalmente outros adolescentes a criarem suas próprias bandas. O punk rock chega à Inglaterra e influencia uma série de jovens pouco menos de um ano depois.

Extremamente empolgado pela apresentação dos Ramones, Mark Perry abandona seu emprego e produz o primeiro fanzine punk, o Sniffin' Glue ("cheirando cola"), com a intenção de promover esta nova agitação cultural. O fanzine foi o símbolo marco para o "Do it yourself" (faça-você-mesmo) punk, não tinha quase nenhum recurso financeiro e era marcado pelo estilo visual deliberadamente grosseiro e com senso de humor ácido.

Inglaterra

Embora com origem estadunidense, os ideais punk foram apenas estabelecidos ao chegar na Inglaterra na década de 1970,[3] com o princípio de "qualquer um pode montar uma banda" e o espírito renovador do punk rock se mesclaram a uma situação de tédio cultural e decadência social. Ganhado um teor político devido à realidade de desemprego e decadência econômica da sociedade na época, desencadeando o punk propriamente dito.

Os Sex Pistols

Antes uma banda de punk rock comum, se torna um projeto mais ambicioso com a tutela de Malcom McLaren e a inclusão de um baixista inventivo e provocador, Sid Vicious. A banda passa a usar suásticas e outros símbolos nazi-fascistas, além de símbolos comunistas e indumentária sadomasoquista num agressivo deboche dos valores políticos, morais e culturais (influenciados e patrocinados por Malcolm McLaren e Vivienne Westwood, amigos aficionados pelas ideias dadaístas e situacionistas).

Além de ridicularizar clássicos do rock and roll, as músicas da banda costumavam demonstrar um profundo pessimismo e niilismo, agredindo diretamente diversos elementos da cultura vigente, sempre em tom sarcástico e agressivo. Logo chamam a atenção de entusiastas que começam a acompanhar os shows produzindo eles próprios de forma caseira estilos de roupas e acessórios, em geral rearranjos de roupas tradicionais como ternos, camisas e vestidos, com itens sadomasoquistas, pregos, pinos, rasgos e retalhos.

Essas características — sarcasmo, interesse pelo grosseiro e o ofensivo, valorização do faça-você-mesmo, reutilização de roupas e símbolos de conhecimento geral em um novo contexto bizarro, crítica social, desprezo pelas ideologias, sejam políticas ou morais, e pessimismo — somadas ao estilo empolgante e direto do punk rock, definiram a primeira encarnação do que hoje entendemos como subcultura punk.

A partir de 1977, esta postura punk se tornou um fenômeno impactante na maior parte do mundo e pouco a pouco foi se transformando e ramificando em subgêneros.

Brasil

O movimento punk se estabeleceu em diversas regiões do país em momentos diferentes do final década de 1970 e no decorrer de 1980. Porém foi na cidade de São Paulo, precisamente no bairro da Vila Carolina, onde desde o início da década de 1970, já se formava uma cena pré-punk influenciada por bandas de protesto estadunidenses e inglesas, como MC5, The Stooges e Dust. Assim em 1978, surge a primeira banda punk brasileira Restos de Nada, criada pelo guitarrista Douglas Viscaino como uma forma de protestar contra a repressão do governo militar e, mostrar que a juventude lutava por uma sociedade melhor. Conscientizar a população através das músicas com letras libertárias a lutarem contra a forma de sistema imposta pela ditadura. Inspiradas nesse ideal, muitas outras bandas se formaram para também criticar o regime, tais quais como: AI-5, Detrito Federal, Condutores de Cadáver, Cólera, Aborto Elétrico.

Assim, no Brasil o punk teve uma forma mais combativa que no exterior, com o regime ditatorial militar da época, baseado na opressão e o autoritarismo, que foram de encontro os ideais de liberdade. Mas, esta cultura espalhou-se aos poucos pelo território brasileiro, devido o mercado musical não ter interesse na nova forma transgressora de música, somada a censura na mídia. Como alternativa, os festivais de música punk serviram para espalhar os ideais da cultura.

Por volta de 1977, o estilo punk-rock chegou em Brasília, através de filhos de políticos e embaixadores que trouxeram do exterior álbuns das bandas que estavam nas paradas inglesas da época.

No final de 2011, um grupo de punks da filosofia anarquistas e antifascistas invadiu no Butantã um prédio abandonado pela administração da Universidade de São Paulo dentro do campus Cidade Universitária.

Foram registrados confrontos entre grupos de punk e skinhead.[8] Alguns casos ocorreram em São Paulo: um skinhead obrigou um punk a pular da janela de um trem. Na rua Augusta punks também mataram um skinhead;[10] Confrontos envolvendo aproximadamente 200 pessoas. Também houve em Porto Alegre (Rio Grande do Sul) uma briga envolvendo punks, skinheads e neonazistas resultou em 8 feridos. E em Belo Horizonte houve duas pessoas feridas por facadas na Praça da Liberdade.

Movimento social

A partir do fim da década de 1970, o conceito de "cultura punk" adquiriu novo sentido com a expressão movimento punk, que passou a ser usada para definir sua transformação em tribo urbana, substituindo uma concepção abrangente e pouco definida da atitude individual e fundamentalmente cultural pelo conceito de movimento social propriamente dito: a aceitação pelo indivíduo de uma ideologia, comportamento e postura supostos comum a todos membros do movimento punk ou da ramificação/submovimento a que ele pertence. O movimento punk é uma forma mais ou menos organizada e unificada, com o intuito de alcançar objetivos — seja a revolução política, almejada de forma diferente pelos vários subgrupos do movimento, seja a preservação e resistência da tradição punk, como forma cultural deliberadamente marginal e alternativa à cultura tradicional vigente na sociedade ou como manifestação de segregação e autoafirmação por gangues de rua. A cultura punk, segundo esta definição, pode então ser entendida como costumes, tradições e ideologias de uma organização ou grupo social.

Apesar de, atualmente, o conceito "movimento punk" ser a interpretação mais popular de "cultura punk", nem todos indivíduos ligados a esta cultura são membros de um grupo ou movimento. Um grande número de punks definem o termo "punk" como uma manifestação fundamentalmente cultural e ideologicamente independente, cujo aspecto revolucionário se baseia na subversão não coerciva dos costumes do dia a dia sem, no entanto, se apegar a um objetivo preciso ou a um desejo de aceitação por um grupo de pessoas, representando uma postura distinta do caráter politicamente organizado e definido do movimento punk e de seu respectivo interesse na preservação da tradição punk em sua forma original ou considerada adequada.

Esta diferença de postura entre o movimento punk e outros adeptos da cultura é responsável por constantes conflitos e discussões, violentos ou não, que ocorrem em encontros destes indivíduos em ruas e festivais, ou através de meios de comunicação alternativos como revistas, fanzines e fóruns.

Estilo punk

A moda é, junto à música, o aspecto cultural mais característico e evidente do punk. O termo moda, no entanto, não é bem aceito pela maioria dos punks e influenciados pela subcultura punk pois é entendido estritamente como modismo, aceitação social, comércio e/ou mera aparência. Costuma-se empregar o termo "estilo", com o significado de "roupa como afirmação pessoal" (apesar de este também ser um dos significados da palavra "moda"), ou mais comumente ainda o termo "visual", utilizado em quase toda a subcultura alternativa brasileira, não somente no meio punk.

O estilo punk

 pode ser reconhecido pela combinação de alguns elementos considerados típicos (alfinetes, patches, lenços à mostra no bolso traseiro da calça, calças jeans rasgadas, calças pretas justas, jaquetas de couro com rebites e mensagens inscritas nas costas, coturnos, piercings, tênis converse, correntes, corte de cabelo moicano (colorido ou espetado etc.) ou spike (espetado dos lados, atrás e em cima) e, em alguns casos, lápis ou sombra no olho, sendo esta combinação aleatória ou de acordo com combinações comuns à certos subgêneros punk. Ou, ainda, o reconhecimento pode ser pelo uso de uma aparência que seja desleixada, "artesanalmente" adaptada e que carregue alguma sugestão ou similaridade com o punk sem necessariamente utilizar os itens tradicionais do estilo.

A moda punk,

 em sua maioria, é deliberadamente contrastante com a moda vigente e por vezes apresenta elementos contestadores ou ofensivos aos valores aceitos socialmente — no entanto, um número considerável de punks e alguns subgêneros apresentam uma aparência menos chamativa (por exemplo, o estilo tradicional hardcore). Há, também, indivíduos intimamente ligados a esta subcultura que não têm interesse algum ou deliberadamente se recusam a desenvolver uma aparência punk, em geral motivados pelas diversas críticas que a moda punk recebeu durante sua história (veja o artigo principal: moda punk).

As variações dos elementos das roupas punk e o surgimento de ramificações de estilo estão associados, na maioria dos casos, ao surgimento de novos sub-gêneros musicais, influências ideológicas e de elementos de outras culturas que em determinados momentos dividiam mesmo espaço com o punk. A ideia popularmente difundida e equivocada de que todos os elementos do estereótipo punk foram "planejados" cuidadosamente como simbolismo da ideologia libertária/anarquista —por exemplo o coturno, originalmente trazido a cultura punk por influência da cultura skinhead, que é comumente e erroneamente justificado como símbolo de repúdio ao Exército — é com frequência aceita entre novos punks que acabam desta forma propagando e consequentemente agregando pouco-a-pouco um sentido simbólico que não existia anteriormente à moda punk.

Enquanto o estilo punk desligado de um movimento costuma utilizar com liberdade os elementos, combinando peças intuitivamente e utilizando outros itens que não fazem parte do estilo clássico, os membros dos diversos grupos do movimento punk consideram fundamental algumas combinações tradicionais de elementos, uma vez que elas identificam o grupo (e consequentemente a ideologia) específico que o indivíduo pertence.

Em diversos países, incluindo o Brasil, a roupa é, na maioria das vezes, o elemento que desencadeia as brigas de rua entre gangues, membros de grupos divergentes do movimento punk e outros movimentos que repudiam o punk. A combinação arbitrária de elementos costuma não ser bem vista por punks de gangues e subgrupos do movimento pois é interpretada como uma demonstração de ignorância sobre os costumes, a aparência e as ideologias punk ou fruto de uma tentativa da cultura vigente se apropriar desse estilo. Este desentendimento pode culminar no desprezo, ridicularização ou hostilidade para com o indivíduo ou, nos casos dos grupos violentos, na coerção, furto de peças e agressão.

Música

O primeiro elemento cultural punk desenvolvido foi a música. A música punk desde suas origem até os dias de hoje passou por diversas mudanças e subdivisões, englobando características que vão desde o pop rock irônico e politicamente indiferente, ao ruidoso discurso político panfletário, entre outras características. Apesar disso, nos diversos estilos de música punk o caráter antissocial e/ou socialmente crítico é bastante recorrente e a ausência destas características é vista por alguns como justificativa para o não reconhecimento de uma banda como sendo do estilo punk. Estilos muito distintos do punk rock também são desconsiderados com frequência.

O estilo punk rock tradicional caracteriza-se pelo uso de poucos acordes, em geral power chords, solos breves e simples (ou ausência de solos), música de curta duração e letras rebeldes, sarcásticas que podem ser politizadas ou não, em muitos casos uma manifestação de antipatia à cultura vigente. Estas características não devem ser tomadas como uma definição geral de punk rock, pois bandas e variações bem difundidas do gênero apresentam características muitas vezes antagônicas a estas, como por exemplo as músicas longas e complexas do Television (uma banda de protopunk), o experimentalismo cacofônico do Crass (uma banda mais voltada ao ideologia punk anarquista), a tendência de sociabilização das bandas de hardcore moderno e o discurso sério de algumas bandas politizadas.

Comportamento

Ideologia punk

Desde o seu início, a subcultura punk teve ideias apartidárias e a liberdade para acreditar ou não em um Deus ou religião qualquer. Porém, por causa do tempo de existência, seu caráter cosmopolita e amplo, ocorreram distorções de todas as formas, em diversos países, dando ao movimento punk uma cara parecida mas totalmente particularizada em cada país.

Por se assemelhar em diversos aspectos com o anarquismo (isso posteriormente: a princípio, o movimento punk era apolítico), punks e anarquistas passaram a colaborar entre si e muitas vezes participando das ações.


Passaram, então, a existir muitos punks que também eram realmente anarquistas, e posteriormente surgiu o anarcopunk, este ganhou um novo rumo com redirecionamento a uma nova militância política, com discursos e ações mais ativas, opondo-se à mídia tradicional, ao Estado, às instituições religiosas e grandes corporações capitalistas.

Como a maior parte dos movimentos populares, o movimento punk tem quase tantas nuances quanto o número de adeptos, mas em geral sustentam valores como antimachismo, anti-homofobia, antifascismo, amor livre, antilideranças, liberdade individual, autodidatismo, iconoclastia, e cosmopolitismo.

Existem outras vertentes do movimento como o streetpunk/oi! caracterizado pelo relacionamento de punks e skinheads, ou os straight edge, que se autodenominam "livres de drogas", não fazendo uso de nenhuma substância que altere o humor, incluindo o álcool e a nicotina.

A relação entre a música e a ideologia
A música punk, desde seu início, foi marcado como um estilo musical de contestação, seja como uma resposta musical ácida e crítica aos rumos que a música rock havia tomado na época com o rock progressivo, ou de forma ideológica criticando opiniões preconceituosas de músicos famosos de rock no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, como o apoio de algumas bandas de punk rock e streetpunk ao rock against racism.

O gosto por certas bandas e gêneros musicais é algumas vezes interpretado como identificação de um indivíduo a uma certa postura ideológica distinta dentro da subcultura punk, como o niilismo, o anarquismo, a cultura de rua, entre outras.

No Brasil, bandas podem ser repudiadas por grupos anarcopunks brasileiros, como Vírus 27 e Garotos Podres pelas relações desses artistas com a subcultura skinhead e careca, ou como o Ratos de Porão por ter o reconhecimento da mídia, enquanto estas mesmas bandas podem ser bem aceitas e favoritas entre outros punks. Da mesma forma que os outros elementos culturais, o porte de símbolos por certas bandas comumente associadas a determinados grupos ideológicos, muitas vezes desencadeiam a hostilidade e a violência de adeptos de gangues e grupos do movimento punk com ideologia contrária, fato esse muito comum nos grandes centros urbanos brasileiros.

Em outros países, principalmente em países europeus, atualmente há mais tolerância às diferenças musicais, ideológicas e culturais distintas, como uma forma de se unir tendo as raízes musicais como um elo em comum, contra grupos e indivíduos com posturas ideológicas discriminatórias e opressoras como o nazismo e o fascismo.

Mídia punk

Alguns punks evitam relações com a mídia tradicional por filosofia, e é bem comum que não seja de conhecimento público o nome de escritores de zines - publicações alternativas, poetas, artistas plásticos, bandas, já que cada componente do seu grupo faz sua própria mídia, através da propaganda, que consiste na publicação de zines, promoção de eventos como palestras, gigs (expressão idiomática inglesa que significa "show" ou "festival", utilizada na cultura alternativa britânica e que foi adotada por alguns punks brasileiros), passeatas, panfletagens e sistemas de boletins-noticiários.

Essa característica do movimento punk acarreta problemas para os seus integrantes que por algum motivo adquirem espaço na grande mídia, como foi o caso do cantor e atualmente apresentador de programa de televisão, o brasileiro João Gordo, vocalista da banda Ratos de Porão e considerado por muitos adeptos do movimento punk brasileiro como um oportunista.

As divergências éticas e comportamentais ou o simples desenvolvimento de certos estilos dentro e em harmonia com o punk criaram ao longo de sua história vários sub-gêneros que vão desde a criação de filosofias de vida à mera formação de um estilo musical e de vestuário particulares.
 
Fonte: Wikipedia



domingo, 15 de outubro de 2023

Israel x palestinos: como histórico da Faixa de Gaza ajuda a entender o conflito.


O foco do conflito entre israelenses e palestinos mais uma vez está centrado na Faixa de Gaza, após os ataques do grupo palestino Hamas contra Israel no dia 7 de outubro.

Ao menos 1.300 pessoas foram mortas e cerca de 150 outras foram sequestradas pelo Hamas. 

Em resposta, Israel vem bombardeando a Faixa de Gaza e ordenou um cerco completo à região, que já foi chamada de ‘prisão a céu aberto’ pelos palestinos e de  ‘inferno na Terra para crianças que vivem lá’ pela ONU.  

O território de 360 quilômetros quadrados, uma área pouco maior do que o município de Belo Horizonte, abriga mais de 2 milhões de habitantes, metade deles abaixo de 18 anos. 

Mas como é a vida das pessoas por lá? 

Este vídeo mostra o contexto histórico que levou a Faixa de Gaza ao isolamento e a realidade de seus habitantes desde antes da atual escalada do conflito com Israel.

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#bbcnewsbrasil #gaza #israel #conflito

sábado, 14 de outubro de 2023

AO VIVO: Fortes explosões atingem Faixa de Gaza | AGORA CNN - MANHÃ | 14-10-2023 tensões em Gaza


Transmissão iniciada há 21 minutos  #CNNBrasil
Assista AO VIVO ao programa Agora CNN - Manhã deste sábado, 14 de outubro de 2023. #CNNBrasil 

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