Konstantinos - Uranus
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022
Monica Vitti, uma das mais famosas atrizes do cinema italiano, faleceu nesta quarta (02/02) aos 90 anos, informou o ministro da Cultura da Itália, Dario Franceschini.
Monica Vitti, uma das das mais famosas atrizes do cinema italiano, faleceu nesta quarta (2/2) aos 90 anos, informou o ministro da Cultura da Itália, Dario Franceschini.
A voz rouca e sedutora, o olhar melancólico e os cabelos meticulosamente despenteados da atriz marcaram uma coleção de clássicos absolutos do cinema, a partir de sua parceria com o diretor Michelangelo Antonioni.
Maria Luisa Ceciarelli (seu nome real) foi “descoberta” pelo maestro em papéis coadjuvantes de comédia dos anos 1950. Os dois se apaixonaram e ele a lançou ao estrelato em “A Aventura” (1960).
Sua beleza não convencional, marcada por expressões tristes, distantes e frias, tornaram Vitti a protagonista perfeita para a trilogia da “incomunicabilidade” de Antonioni, iniciada pelo filme de 1960 e continuada nos cultuadíssimos “A Noite” (1961) e “O Eclipse” (1962), obras sobre o nada, o vazio, a alienação e o tédio, que implodiram a narrativa convencional em favor da exploração da imagem, dos closes de Vitti, conduzindo à evolução da própria linguagem cinematográfica.
Depois do quarto filme com Antonioni, “O Deserto Vermelho” (1964), estreia do diretor a cores, Vitti foi estrelar a adaptação dos quadrinhos de “Modesty Blaise” (1966), com direção de Joseph Losey no Reino Unido. Espécie de James Bond feminina, a personagem mudou o perfil da atriz. Graças ao visual fetichista do uniforme de couro da heroína, ela foi alçada à condição de símbolo sexual.
Na volta à Itália, Vitti terminou seu romance com Antonioni e passou a explorar sua imagem sexy em várias comédias picantes, virando estrela de produções dos maiores diretores do gênero na Itália, como Mario Monicelli (“A Garota com a Pistola”, 1968), Alberto Sordi (“Amor, Ajuda-me”, 1969) e Ettore Scola (“Ciúme à Italiana”, 1970).
Entre “A Mulher que Inventou o Rebolado” (1970) e “À Meia-Noite, a Ronda do Prazer” (1975), ambos de Marcello Fondato, ainda foi escalada pelo mestre surrealista Luis Buñuel em “O Fantasma da Liberdade” (1974), estendendo seu alcance aos filmes de língua francesa. Retornou logo em seguida à França para trabalhar ainda com André Cayatte em “A Razão de Estado” (1978).
Após mais de uma década separados, Vitti reencontrou as câmeras de Antonioni em “O Mistério de Oberwald” (1980).
A esta altura, porém, ela estava envolvida com outro cineasta, Roberto Russo. Os dois se conheceram em 1975, quando ele integrava a equipe de “Pato com Laranja”, comédia clássica de Luciano Salce, e se aproximaram durante as filmagens de “Um Caso Quase Perfeito” (1979), filme americano dirigido por Michael Ritchie.
Quando Russo estreou como diretor, em “Flirt” (1983), escalou Vitti no papel principal. A interpretação acabou consagrada no Festival de Berlim, estendendo a lenda da atriz como provocadora sensual, que ela estimulou até praticamente o fim da carreira, quando começou a dirigir a si mesma.
Com a experiência de ter trabalhado com alguns dos maiores cineastas italianos, a estrela resolveu ir para trás das câmeras em 1990 com apoio de Russo. Ele escreveu e produziu “Escândalo Secreto”, o primeiro longa dirigido por Vitti e também a despedida da atriz do cinema.
Ela decidiu sair de cena antes que pudesse envelhecer nas telas, decidindo que o cinema só teria imagens de sua beleza e juventude. E também antes que não pudesse mais atuar, um segredo que só seria conhecido mais de uma década depois.
Depois de viver com Roberto Russo por 27 anos, ela se casou com ele em 1995. A esta altura, Vitti já demonstrava sintomas do mal de Alzheimer, situação que só veio a público em 2011.
Embora sua decisão de sair de cena fosse interpretada equivocadamente como sinal de vaidade, o reconhecimento conquistado ao longo de sua filmografia comprovam que Monica Vitti foi muito mais que sua beleza lendária, que inverteu signos ao transformar a frieza em algo extremamente quente.
Monica Vitti venceu cinco troféus David di Donatello (o Oscar italiano) de Melhor Atriz, mais quatro prêmios especiais da Academia Italiana de Cinema. Também foi premiada em vários festivais internacionais, vencendo o Leão de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim (por “Flirt”) e o Leão de Ouro honorário do Festival de Veneza, numa homenagem por sua carreira, em 1995.
Seus filmes estão entre os maiores patrimônios da cultura italiana do século 20.
https://www.msn.com/pt-br/cinema/noticias/monica-vitti-1931-2022/ar-AATpyQ1?ocid=winp1taskbar
domingo, 23 de janeiro de 2022
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quinta-feira, 20 de janeiro de 2022
Morre Elza Soares um dos maiores Ícones da Resistência Negra e do Feminismo no Brasil.Elza Soares - Se Acaso Você Chegasse (Versão Original) Nessa canção Elza faz um scat singer a la Louis Amstrong.
sexta-feira, 7 de janeiro de 2022
Sidney Poitier, primeiro negro a vencer Oscar de Melhor Ator, morre aos 94 anos
Sidney Poitier, primeiro negro a vencer Oscar de Melhor Ator, morre aos 94 anos
Vencedor por 'Uma voz nas sombras', em 1964, ele também foi primeiro negro a receber estatueta honorária da Academia pelo conjunto da obra; morte foi confirmada por Ministro nas Relações Exteriores das Bahamas, seu país de origem
Sidney Poitier, o primeiro negro a ganhar um Oscar de Melhor Ator por sua interpretação em Uma Voz nas Sombras, em 1964, morreu aos 94 anos, nesta sexta-feira (7). A notícia foi anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores das Bahamas, seu país de origem, mas a causa da morte não foi revelada.
Ele tinha sido o primeiro negro indicado ao Oscar, em 1958, por Acorrentados, e em 2002, foi também o primeiro negro a receber um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra - na mesma noite, Denzel Washington se tornou o segundo negro a ganhar o prêmio de Melhor Ator por Dia de Treinamento, e Halle Berry foi a primeira negra a vencer como Melhor Atriz por A Última Ceia.
Mais novo de sete filhos, Poitier nasceu em Miami e tinha dupla cidadania. Ele largou os estudos aos 13 anos para ajudar a família, e entrou para o teatro muito jovem, com o sonho de ser ator. Poitier se mudou para Nova York e estreou na Broadway em 1946, e no cinema em 1949. Com dezenas de filmes na carreira, Poitier considerava O Sol Tornará a Brilhar (A Raisin in the Sun), seu papel mais desafiador. Ele estrelou ainda clássicos do cinema como Advinha quem Vem Para Jantar e No Calor da Noite.
Poitier também dirigiu uma dezena de filmes e foi embaixador das Bahamas no Japão. O ator deixa seis filhas: Beverly Poitier-Henderson, Pamela Poitier, Sherri Poitier e Gina Poitier, com Juanita Hardy, e Anika Poitier e Sydney Tamiia Poitier, com Joanna Shimkus.