terça-feira, 19 de maio de 2015

Brasil e China firmam acordos que podem superar US$53 bi e criarão fundo para infraestrutura

Brasil e China firmam acordos que podem superar US$53 bi e criarão fundo para infraestrutura

terça-feira, 19 de maio de 2015

 19/05/2015. REUTERS/Ueslei Marcelino

Por Leonardo Goy e Anthony Boadle

BRASÍLIA (Reuters) - Brasil e China anunciaram nesta terça-feira um amplo conjunto de acordos de comércio, investimentos e cooperação financeira que podem superar os 53 bilhões de dólares, potencialmente assegurando um fluxo de capital importante no momento em que a economia brasileira busca se recuperar.

Durante a primeira visita do premiê chinês, Li Keqiang, à América Latina, também foi anunciada a criação de um fundo de 50 bilhões de dólares destinados à infraestrutura no Brasil, pela Caixa Econômica Federal e o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC, na sigla em inglês), confirmando reportagem da Reuters da semana passada.

Segundo o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, Cláudio Puty, os 53 bilhões de dólares representam uma soma das intenções de investimentos dos chineses no Brasil, sendo que parte deles pode vir ou não a ser financiada pelo fundo.

Esse fundo não necessariamente vai financiar investimentos chineses, segundo um representante da Caixa, que explicou que o objetivo é financiar projetos de infraestrutura, sendo eles tocados ou não por empresas chinesas.

Em 60 dias a Caixa a o banco chinês devem apresentar a modelagem dos empréstimos e os projetos que podem vir a ser financiados, que podem incluir algumas das concessões em infraestrutura que o governo pretende lançar mês que vem.

Talvez o projeto mais importante a ser financiado pelo fundo será uma ferrovia para ligar os oceanos Atlântico ao Pacífico, reduzindo o custo do frete de exportações para a China.

"A infraestrutura será beneficiada com um projeto de grande alcance para o Brasil, para a integração sul-americana via o Peru e para o comércio com a China", disse a presidente Dilma Rousseff durante cerimônia de assinatura de atos ao lado de Li.

Os estudos de viabilidade da ferrovia devem ser apresentados aos governos do Brasil, Peru e China em maio de 2016, segundo o governo brasileiro.   Os acordos assinados, no que foi chamado de Plano de Ação Conjunta 2015-2021, vão da venda de jatos regionais da Embraer a novas linhas de crédito chinesas à Petrobras, passando pelo fim do embargo à carne brasileira pela China.

A injeção de capital da China não poderia vir em melhor momento para o Brasil, que está entrando em uma recessão e ainda ressente o fim do boom dos preços das commodities da década passada, que impulsionou a demanda chinesa por seus principais produtos de exportação, como minério de ferro e soja.

Os investimentos em infraestrutura são a principal aposta da equipe do governo Dilma para retomar a atividade econômica. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve ter contração de 1,20 por cento em 2015, segundo boletim Focus do Banco Central, depois de ter apresentado variação positiva de 0,1 por cento no ano passado.

Para a China, os acordos no Brasil representam uma oportunidade para suas empresas que buscam novas oportunidades de investimentos no exterior, à medida que a economia asiática desacelera.

Li disse que as empresas de construção e siderúrgicas chinesas estão prontas para ajudar em projetos de infraestrutura no Brasil, para reduzir os custos do frete nas exportações de commodities.

No passado recente, porém, maciços investimentos prometidos pela China ao Brasil acabaram em sua maioria por não se confirmarem. No fim de 2013, menos de um terço dos investimentos de cerca de 70 bilhões de dólares prometidos pela China no Brasil de 2007 até aquele ano tinha sido executado, com o restante em compasso de espera ou cancelado.

GRANDES EMPRESAS

Alguns dos acordos de cooperação firmados nesta manhã com a China envolvem grandes empresas brasileiras.  No caso da Petrobras, foram firmados dois acordos para financiamento de projetos somando 7 bilhões de dólares.

O maior deles, no valor de 5 bilhões de dólares, é com o Banco de Desenvolvimento da China (CDB). Não está claro se a cifra é inteiramente nova ou se inclui um contrato de financiamento de 3,5 bilhões de dólares da petroleira com o CDB anunciado no começo de abril.

Já a Vale fechou nesta terça a venda de quatro navios Valemax, para transporte de minério de ferro, à China Merchantz Energy Shipping (CMES).

A mineradora brasileira também firmou acordo com o chinês ICBC para linhas de crédito de até 4 bilhões de dólares sob a forma de empréstimos sindicalizados, bilaterais, crédito à exportação e trade finance, entre outros instrumentos financeiros.

A Embraer, por sua vez, formalizou um contrato já conhecido para vender 22 aviões regionais a uma companhia aérea chinesa, em um negócio de 1,1 bilhão de dólares a preços de tabela. Há previsão de que o acordo seja ampliado adiante para incluir outras 18 aeronaves da fabricante brasileira.

Em outra frente, o chinês Bank of Communications anunciou a compra de cerca de 80 por cento do banco brasileiro BBM por estimados 525 milhões de reais, marcando a primeira aquisição do grupo no exterior.

"A proposta de aquisição do Banco BBM é a primeira compra do Bank of Communications no exterior. Também marca o primeiro passo da expansão do banco na América Latina", disse o banco chinês em comunicado, lembrando que a China vem sendo o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009.

Na pecuária, o Ministério da Agricultura brasileiro informou a habilitação para a exportação à China de oito unidades de abate de bovinos no Brasil que estavam suspensas, com a assinatura de compromisso para a habilitação de mais nove plantas em junho, quando a ministra Kátia Abreu irá ao país asiático.

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