segunda-feira, 6 de maio de 2013
O conceito de Revolução Francesa
Conceitos:
A Revolução Francesa (1789/1799) - A grande revolução burguesa, que abrangeu um período de dez anos, marcado de lutas e violência, provocou profundas transformações na vida política, econômica e social da França e da Europa. Este grande acontecimento assinala o início da Idade Contemporânea.
A revolução francesa foi um processo social e político que decorreu entre 1789 e 1799 em França e que, com o tempo, se estendeu noutros países. Entre as suas principais consequências, destacaremos a queda do rei Luís XVI, acabando assim com o Antigo Regime (um sistema onde o poder recaía numa única pessoa e onde não existia a mobilidade social).
Conceitos
A Revolução Contemporâneo. Em sentido mais
específico Revolução Francesa, ocorrida no século XVIII e que se estendeu ao primeiro quartel do século XIX, deve ser enquadrada no ciclo revolucionário das chamadas revolução burguesas que, combatiam o Antigo Regime e, conseqüentemente, criaram condições indispensáveis à fixação do sistema capitalista como Modo de Produção dominante no Mundo Ocidental , pode ser entendida também como uma luta deflagrada pela burguesia francesa, na sua corrida em direção ao poder, haja vista que, alcançara uma projeção econômica mas estava sem perspectivas no que concerne as decisões políticas. Como registra o historiador Albert Soboul, em seu livro Revolução Francesa, “a Revolução assinala a elevação da sociedade burguesa e capitalista na História da França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário