domingo, 21 de julho de 2024

Kamala Harris BIOGRAFIA

 


Kamala Harris, uma destacada política norte-americana, é a atual vice-presidente dos Estados Unidos, assumindo o cargo ao lado do democrata Joe Biden após a vitória nas eleições de 2020. Harris, filha de imigrantes - seu pai é jamaicano e sua mãe é indiana - também é afro-americana e anteriormente serviu como senadora.

Nascida em 20 de outubro de 1964 em Oakland, Califórnia, Harris possui uma sólida trajetória na advocacia e na política. Graduou-se em Ciência Política e Economia pela Howard University em 1986, e posteriormente obteve seu diploma de Direito pelo Hastings College em 1989. Iniciou sua carreira como procuradora distrital adjunta em Oakland, cargo que ocupou de 1990 a 1998, e em 2004 tornou-se procuradora distrital. Em 2011, Kamala fez história ao se tornar a primeira mulher e a primeira pessoa negra a ser eleita procuradora-geral da Califórnia, posição que ocupou até 2017.

Eleita senadora em 2017, Harris demonstrou sua ambição presidencial ao concorrer nas primárias democratas de 2020, antes de ser selecionada por Biden como sua candidata a vice-presidente. Após a vitória eleitoral, Kamala Harris fez história como a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos, declarando: "Posso ser a primeira mulher neste cargo, mas não serei a última."

Além de sua carreira política, Harris tem uma forte ligação familiar. Filha de Shyamala Gopalan Harris, uma pesquisadora renomada que imigrou da Índia para os EUA, e de Donald Harris, um professor universitário jamaicano, Kamala foi criada em Oakland com sua irmã Maya após a separação de seus pais quando tinha 7 anos.

Em 2013, Kamala casou-se com Douglas Emhoff, também advogado, que já tinha dois filhos de um casamento anterior. A vida pessoal de Kamala reflete sua dedicação à família e à carreira, consolidando sua posição como uma figura influente na política americana contemporânea.


Após a decisão de Biden de não concorrer à reeleição como presidente dos EUA, Kamala Harris foi escolhida como a nova candidata indicada para disputar a presidência da nação, nomeada pelo próprio Biden.







Nenhum comentário:

Postar um comentário