quinta-feira, 27 de maio de 2021

75 ANOS DA CONFERÊNCIA DE YALTA: O MUNDO REPARTIDO PELA CORTINA DE FERRO

 


Churchill, Roosevelt e Stalin - Wikimedia Commons


75 ANOS DA CONFERÊNCIA DE YALTA: O MUNDO REPARTIDO PELA CORTINA DE FERRO

Neste dia, em 1945 começava a reunião entre Franklin Roosevelt, Winston Churchill e Josef Stalin. Os líderes aliados decidiriam qual seria o futuro do mundo


LETÍCIA YAZBEK PUBLICADO EM 04/02/2020


Entre 4 e 11 de fevereiro de 1945, os chefes dos governos dos Estados Unidos, União Soviética e Winston Churchill se reuniram em segredo na cidade de Yalta, na Crimeia.

A conferência foi o segundo de três encontros – além de Teerã e Potsdam –, entre Franklin Roosevelt, Winston Churchill e Josef Stalin, com o objetivo de encerrar a Segunda Guerra Mundial e repartir as zonas de influência entre o oriente e o ocidente.


Isto é, quem seria influenciado pela União Soviética ou os demais aliados – quem teria um regime marxista e quem seria capitalista. Países tradicionalmente aliados ao mundo ocidental, como a República Checa e a Polônia, caíram sob a órbita soviética.


Os três líderes assinaram um documento confirmando o fim da guerra e a paz entre os países envolvidos.O documento também determinava o fim do nazismo, do fascismo e da influência alemã sobre o resto do mundo, assim como a divisão da Alemanha em quatro zonas de ocupação.


Cada zona seria anexada aos respectivos territórios da Grã-Bretanha, Estados Unidos, União Soviética e França. A União Soviética também passou a controlar os países do leste europeu e a parte leste da Alemanha, instalando governos favoráveis nas mãos dos comunistas locais.


https://aventurasnahistoria.uol.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário