quinta-feira, 29 de setembro de 2016

DIVAS DOS ANOS 70 SONIA BRAGA









                                                                      
                 

SÔNIA BRAGA

Biografia

Sônia Braga é sinônimo de mulher brasileira. Morena, sedutora e fatal, é uma das atrizes mais queridas do país, e uma das que mais sucesso fazem no exterior.

Paranaense nascida em Maringá, a data de seu nascimento exato é um mistério. Certas fontes dizem que ela nasceu no dia 8 de Junho de 1950, outras, dia 16 de Junho de 1950. Ajudando sua mãe, Zezé, na infância (o pai morreu quando ela era criança), em uma padaria no Belenzinho, bairro de São Paulo, teve uma infância difícil.

Braga fez sua primeira atuação em ‘’O Bandido da Luz Vermelha’’de 1968, dirigido por Rogério Sganzerla. Atuou nua na produção nacional da peça ‘’Hair’’. Só entrou no elenco por insistência do produtor Altair Lima, o diretor Ademar Guerra não a queria. Participou de alguns filmes menores e de novelas, como ‘’Irmãos Coragem’’ e ‘’Selva de Pedra’’.

Mas o sucesso veio mesmo com o papel principal de ‘’Gabriela’’, 1975, novela de extremo sucesso da Rede Globo baseada na obra de Jorge Amado. Bronzeada e com uma sexualidade marcante, Sônia Braga virou a mulher mais desejada do Brasil.

Participou de mais algumas novelas antes de estrelar ‘’Dona Flor e Seus Dois Maridos’’, 1978, e entrar definitivamente para a história do cinema nacional. Braga e o texto de Jorge Amado parecem se completar com perfeição. Dirigido por Bruno Barreto e com Mauro Mendonça e José Wilker no elenco, o filme foi um sucesso de crítica e público. Foi a maior bilheteria da época e permanece até hoje como uma das produções nacionais mais rentáveis. Musa absoluta no Brasil começava a chamar a atenção também nos EUA.

Seguiu-se ‘’A Dama do Lotação’’, 1978, roteiro de Nelson Rodrigues, em que interpretou a problemática Maria, uma atrevida ninfomaníaca e ‘’Eu te Amo’’, 1981, dirigido por Arnaldo Jabor, que garantiu a Braga o prêmio de melhor atriz em Gramado.

Não se dá bem com ‘’Gabriela’’, 1983. Dirigido novamente por Barreto, a parceria de Sônia Braga com Marcello Mastroianni foi extremamente criticada.

Dois anos depois, em ‘’O Beijo da Mulher Aranha’’, o reconhecimento internacional chega forte. Produção brasileira e americana que mistura atores de ambas as nacionalidades no elenco, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme. Braga foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz e atinge o auge da popularidade. Era hora de partir para o mundo.

Braga se muda para os EUA e faz alguns filmes bem interessantes, como ‘’Luar Sobre Parador’’, 1988, comédia com Richard Dreyfuss, ‘’Rebelião em Milagro’’, 1988, drama dirigido por Robert Redford (com quem teve um caso), ‘’Rookie – Um Profissional do Perigo’’, 1990, policial dirigido e estrelado por Clint Eastwood (com quem também teve um caso). Nos EUA, participa também da série ‘’Bill Cosby Show’’, durante o auge do comediante.

Depois de ‘’Rookie’’, Braga passa por um período fraco em sua carreira. Dois filmes se destacam, ‘’A Última Prostituta’’, 1991, drama interessante e ‘’Amazônia em Chamas’’, 1994, filme biográfico feito para a TV que conta a história de Chico Mendes.

Volta para o Brasil em 1996, junto do namorado, o jazzman Pat Metheny, e ataca com a mesma fórmula que a tornou famosa: Jorge Amado. Em ‘’Tieta do Agreste’’, 1996, dirigido por Cacá Diegues, Braga interpreta a ovelha negra da família que volta rica para a cidadezinha de onde foi expulsa.

Desde então tem feito participações pequenas em filmes e novelas de pouca importância. Filmou alguns capítulos da novela global ''Força de Um Desejo'', 1999, e voltou para os EUA. Sônia parece até desaparecer aos poucos. Fez uma pequena participação em ''From Dusk Till Dawn 3'', 2000, sequência de filme trash sem sal. Mas o povo brasileiro, que tanto acompanha, gosta e conhece Sônia Braga, sabe que a energia desta mulher de 50 anos, que tanto nos surpreendeu, não deu o que tinha que dar.

Prêmios de Sônia Braga

Emmy

1995

Indicada ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme de TV ‘’Amazônia em Chamas’’

Globo de Ouro

1995

Indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante por filmes de TV ou minissérie por ‘’Amazônia em Chamas’’

1989

Indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme ‘’Luar Sobre Parador’’

1986

Indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme ‘’O Beijo da Mulher Aranha’’

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário