quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

3º Médio, Performance /Exercício sobre Hebreus, Fenícios e Persas/ Estamos apostando no sucesso de todos vocês.


3º Médio, Performance /Exercício sobre Hebreus, Fenícios e Persas/ Estamos apostando no sucesso de todos vocês.

01. (UFAC) Quantos aos hebreus, é correta a afirmação que:
a) foram o primeiro povo a elaborar uma religião monoteísta.
b) sua religião sempre foi politeísta.
c) durante toda a sua história tiveram uma religião monoteísta.
d) foram um dos únicos povos da chamada Antigüidade Oriental que, durante a maior parte de sua história, teve uma religião monoteísta.
e) adotaram facilmente a religião politeísta dos romanos.

02. (Fatec-SP) Dario I, célebre imperador da Pérsia, tem seu nome ligado à:
a) conquista do Reino da Média e à fundação do Império Persa.
b) elaboração da religião dualista persa, cujos fundamentos se encontram no livro sagrado Zend Avesta.
c) conquista do Antigo Egito, em 525 a.C., na famosa batalha de Pelusa.
d) derrota dos persas frente às cidades-Estado gregas na terceira das Guerras Médicas.
e) organização político-administrativa do Império Persa, com a criação das satrápias, das estradas reais e do dárico.

03. (UEL-PR) "...essencialmente mercadores, exportavam pescado, vinhos, ouro e prata, armas praticavam a pirataria, e desenvolveram um intenso comércio de escravos no Mediterrâneo..."
O texto refere-se à característica que identifica, na Antigüidade Oriental, os
a) fenícios.
b) hebreus.
c) caldeus.
d) egípcios.
e) persas.

04. (Osec-SP) Os fenícios dedicavam-se, primordialmente, ao comércio marítimo porque:
a) era grande seu excedente agrícola.
b) sua organização militar lhes garantia o domínio dos mares.
c) sua localização geográfica os induzia a isso.
d) sua organização política era fortemente centralizada.
e) sua atividade militar lhes proporcionava numerosos escravos para atuar nas galeras como remadores.

05. (UMC-SP) Dentre as importantes contribuições deixadas pelos fenícios, para a civilização ocidental, destacamos
a) o desenvolvimento do alfabeto fonético e técnicas de navegação.
b) a construção de gigantescas obras hidráulicas para a prática da agricultura.
c) a criação de um governo democrático.
d) a prática do monoteísmo e ideais filosóficos.
e) a criação do primeiro sistema jurídico.

06. (UCS-RS) Na Antigüidade, podemos observar características específicas a cada povo. Assinale a alternativa cuja seqüência relaciona corretamente os povos desse período com sua principal característica religiosa.
(1) Egípcios
(2) Mesopotâmicos
(3) Fenícios
(4) Cretenses
(5) Hebreus
(     ) Acreditavam na imortalidade da alma, a qual se separa do corpo após a morte, mas vinha procurá-lo no seu túmulo, depois de passar pelo julgamento de Osíris.
(     ) Os profetas desempenharam um papel importante na preservação da pureza da religião, frente à influência dos deuses estrangeiros.
(     ) Adoravam a Grande Mãe, deusa da terra e da fertilidade, representada por uma pomba e uma serpente.
(     ) Preservavam rituais sangrentos, até com sacrifícios humanos, durante muito tempo.
(     ) Acreditavam na magia, na adivinhação e na astrologia, meios que usavam para descobrir a vontade dos deuses.
a) 4, 5, 1, 3, 2
b) 1, 2, 4, 3, 5
c) 2, 5, 4, 3, 1
d) 2, 5, 3, 4, 1
e) 1, 5, 4, 3, 2

07. (PUC-SP) Diáspora é o tempo que designa a dispersão dos hebreus por várias regiões do mundo, após serem expulsos de seu território no século II. Somente depois de 1948, com a criação do Estado de Israel, esse povo pôde voltar a se reunir num mesmo país. Entretanto, essa reconquista vem sendo, há quase meio século, motivo de contendas entre os israelenses e o povo ocupante daquela região. O ano de 1995, talvez seja o marco do apaziguamento desses conflitos, uma vez que acordos têm sido realizados por seus líderes, sob a chancela da diplomacia internacional - o que, infelizmente, não impediu o assassinato do primeiro ministro de Israel.
O povo que provocou a dispersão dos hebreus no século II e o povo que manteve o confronto com os israelenses desde 1948 são, respectivamente:
a) os egípcios e os iranianos.
b) os romanos e os palestinos.
c) os palestinos e os egípcios.
d) os romanos e os iranianos.
e) os egípcios e os palestinos.

08. (UEL-PR) A Páscoa, na cultura do povo hebreu, está relacionada com
a) a conquista de Canaã, a Terra Prometida, após o cativeiro dos hebreus na Babilônia.
b) a unificação do reino de Israel, após o conturbado período gerado pelo Cisma das 12 tribos hebraicas.
c) o êxodo, inicialmente liderado por Moisés, após a permanência de mais de 400 anos dos hebreus no Egito.
d) a sucessão de Davi, como rei dos hebreus, após a conquista de Jerusalém aos cananeus.
e) a resistência oposta pelos judeus, após a anexação da Judéia por Roma.

09. (Fuvest-SP) Qual foi a principal atividade econômica desenvolvida pelos fenícios e cretenses na Antigüidade?

10. (UFRN) "Resolvi: transferir-vos-ei da opressão do Egito para a terra dos cananeus, heteus, amorreus, farezeus, haveus e jebuzeus, para a terra que mana leite e mel..."
O texto bíblico está relacionado:
a) ao Cisma.
b) à Diáspora.
c) ao Êxodo.
d) à "nica".
e) ao Cativeiro da Babilônia.

11. (UFRN) Na Antiga Pérsia, ao instituir o "dárico", o soberano Dario:
a) tornou estáveis as relações comerciais.
b) dificultou o comércio.
c) estimulou a procura do ouro.
d) descentralizou o poder.
e) desencadeou as guerras greco-pérsicas.

12. (UFRN) Na Antigüidade Oriental, o povo hebreu constituiu-se em exceção pelo:
a) desenvolvimento da arte náutica.
b) uso do ferro.
c) desenho em baixo relevo.
d) monoteísmo.
e) panteísmo

Gabarito
 01: letra d

 02: letra e

 03: letra a

 04: letra c

05: letra a

 06: letra e

07: letra b

08: letra c

Resposta 09:
- O comércio marítimo.

 10: letra c

11: letra a

 12: letra d

Nenhum comentário:

Postar um comentário