quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Ka chega com a cara da Ford, 4 portas e preço misterioso







Do UOL, em Camaçari (BA)     Claudio Luís de Souza

Protótipo adianta visual do novo Ka
Apresentação atraiu executivos e políticos: (a partir da esquerda) Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul, o governador Jaques Wagner e o ministro César Borges (Transportes); (à direita do carro) Bill Ford, neto de Henry Ford e presidente do Conselho da montadora, e o ministro Fernando Pimentel (Indústria) também estão entre os convidados Murilo Góes/UOL
A Ford mostrou nesta quarta-feira (13), em sua fábrica de Camaçari, na Bahia, a nova geração do Ka. O modelo compacto deve entrar em produção entre março e abril de 2014, poucos meses depois de seu maior rival, o Volkswagen Up, chegar às ruas do Brasil.

GLOBAL

Claudio Luís de Souza/UOL
Projeto global feito no Brasil, assim como o EcoSport, novo Ka atraiu políticos, empresários e até mesmo Bill Ford, bisneto de Henry Ford e presidente do Conselho Mundial da montadora, à apresentação na Bahia.

Primeiras aparições, sob camuflagem pesada, foram na Europa. O carro real já tem pelo menos um destino internacional certo: na Índia, chegará como modelo 2015 para substituir o popular Ford Figo, equivalente ao brasileiro Fiesta Rocam. Substituição indica movimento a ser feito também por aqui.

O carrinho foi exibido fechado a sete chaves e ainda na forma de conceito (denominado Ka Concept) dentro da fábrica baiana da Ford. Políticos locais e o bisneto de Henry Ford, Bill, presidente do conselho mundial da empresa, estavam presentes. O ministro Fernando Pimentel (Indústria) representou o governo federal e a presidente.

A apresentação do protótipo reuniu centenas de funcionários da fábrica, que não pouparam aplausos e até gritos de "u-hu!" ao verem o simpático carrinho, ainda que de longe -- ele ficou num palco, ao qual tiveram acesso apenas as autoridades.

Antes, Bill Ford fez um discurso otimista, exaltando a nova fase da Ford, com foco na América do Sul, na Índia e na China (onde os carros compactos são os mais promissores até o final da década), e avisando: "O melhor ainda está por vir, e o novo Ka é apenas o começo".

Já os ministros Pimentel e César Borges (Transportes), além do governador Jaques Wagner, preferiram exaltar o bom momento da economia baiana, cujo PIB industrial cresce várias vezes mais que o nacional. Borges, tradicional político baiano, era o governador quando a Ford iniciou suas operações em Camaçari, no começo do século; Wagner está no cargo quando ela anuncia mais investimentos, que incluem nova fábrica de motores na mesma cidade.

CIDADÃO DO MUNDO
Desenvolvido no centro de design e projetos brasileiro da Ford, também em Camaçari, o novo Ka é mais um carro global da empresa, montado sobre a plataforma compacta já usada no New Fiesta e no EcoSport (este, outro projeto baiano). Por isso, o futuro compacto finalmente vai poder, entre outras coisas, oferecer quatro portas. O Ka atual, desde sempre, tem apenas duas.

Os preços e dados técnicos ficam para outra ocasião -- a promessa, no entanto, é que a nova geração traga itens inéditos em modelos compactos. Controles de tração e estabilidade, por exemplo, passam a ser possibilidades reais.

Já o infotainment deverá contar com docking station para smartphone e sistema multimídia Sync (ao menos nas versões mais caras), além de opção de ar-condicionado automático.

ESTILO
O Ka Concept traz linhas muito semelhantes às de outros modelos da Ford, como a grade dianteira formando um "bocão", a exemplo de New Fiesta e Fusion (o Focus ganha esta característica em 2014, mas apenas no exterior, já que acabou de ser lançado no Brasil).

Esse "family look", no entanto, é relativamente quebrado no Ka Concept pelo desenho do conjunto óptico, que lembra o de carros asiáticos, especialmente da Hyundai; e pela traseira, que não conseguiu fugir do que já conhecemos de hatches como Chevrolet Onix e Volkswagem Gol. Não é à toa: Onix e Gol, mais Hyundai HB20 e Fiat Palio, são apontados pela própria Ford como rivais do Ka (sobretudo com motorização de 1 litro).

O mesmo Ka aqui de Camaçari deve ser mostrado em breve na Índia, onde substitui o Figo, variação local do Fiesta Rocam. Assim como o Ka de segunda geração, também o nosso "Fiestinha" (hatch e sedã) será aposentado pela 3ª geração do compacto (que parece pouco maior que o atual). A carroceria sedã do novo Ka será exibida pela Ford apenas em 2014. Mas ela virá, para complementar a reforma geral na gama verde-amarela da Ford.

Nenhum comentário:

Postar um comentário