domingo, 26 de maio de 2013

China e UE vão discutir disputas comerciais na segunda-feira


PEQUIM, 26 Mai (Reuters) - A China vai manter conversações informais com a Comissão Europeia na segunda-feira para tentar resolver disputas comerciais sobre painéis solares e equipamentos sem fio.
A União Europeia acusa a China de fixar um preço baixo demais para seus painéis solares e dispositivos de telecomunicação móvel, e de fazer "dumping" na Europa para dominar o mercado. A UE planeja impor taxas aos fabricantes de painéis chineses.
A China nega as alegações e o premiê Li Keqiang, que está viajando pela Europa essa semana, disse que os planos da UE vão "prejudicar os outros, sem beneficiar a si mesmo."
O vice-ministro do comércio da China, Zhong Shan, vai se reunir com o Comissário de Comércio da UE em Bruxelas na segunda-feira, disse o Ministério do Comércio chinês no domingo. Um porta-voz da UE confirmou as reuniões, mas ressaltou que elas serão informais.
Disputas comerciais entre a China e a Europa têm se multiplicado à medida que os laços comerciais se aprofundam. Dezoito dos 31 inquéritos comerciais realizados pela UE envolvem a China.
O desentendimento sobre os painéis solares, que vieram à tona esse mês, quando a Comissão Europeia anunciou planos de impor taxas de importação em torno de 47 por cento para os fabricantes de painéis chineses, é o maior até agora.
(Por Aileen Wang e Koh Gui Qing)

Nenhum comentário:

Postar um comentário