quarta-feira, 24 de abril de 2013

Exercícios Revoluções Burguesas ( 3º Médio Performance )



Exercícios


01) Vários são os modelos de Revolução Burguesa, que ocorreram na Europa entre os séculos XVII e XIX, no entanto, elas tem como ponto comum:
a) A total ruptura dos padrões da Antigo Regime.
b) A intensa participação das camadas populares.
c) A instalação do regime republicano parlamentar.
d) O fim dos regimes monárquicos absolutistas.
e) O reconhecimento da igualdade social e civil.

02) Entre os séculos XVII e XIX, a Europa Ocidental foi palco de vários movimentos político-sociais, que alteraram profundamente as estruturas da tradicional sociedade aristocrática até então dominante. Denominadas de Revoluções Burguesas, tais processos históricos se caracterizam por:
a) Promover a edificação do Estado Liberal e o estabelecimento da democracia representativa, consolidando o modo de produção capitalista.
b) Instaurar uma nova ordem social, baseada na propriedade coletiva dos meios de produção e na supressão das diferenças entre as classes sociais.
c) Generalizar a elevação dos preços em toda a Europa, em virtude da entrada maciça da metais preciosos vindos da América e garantindo os lucros dos mercadores.
d) Propiciar a formação dos mercados nacionais e o desenvolvimento do comércio, através da inauguração e difusão da economia monetária.
e) Preservar os métodos de cultivo do solo, garantindo a produtividade agrícola, ao eliminar as grandes propriedades agrícolas.

03) Tanto na Revolução Inglesa do século XVII, como na Francesa de 1789, os reis têm suas cabeças cortadas. No imaginário dessas revoluções burguesas, tal fato significa que:
a) a monarquia fere o espírito liberal.
b) A riqueza determina o controle do poder.
c) A morte do rei representa a libertação
d) O povo deve escolher o seu governo.
e) O poder popular alcança sua plenitude.

04) A Revolução Francesa (1789-99) é considerada uma revolução burguesa clássica, pois seu caráter universal fez com que se transformasse em modelo, e como tal serviu de inspiração para vários outros movimentos dispersos no tempo e no espaço. Uma pluralidade de fatores e de contingências determinou a eclosão do movimento revolucionário. Dentre eles destacam-se, EXCETO:
a) a perpetuação de uma política tributária distorcida, concentrando todo peso da arrecadação pública sobre o terceiro estado.
b) A crescente oposição ideológica ao regime absolutista, principalmente manifestada através da disseminação dos ideais de liberdade e igualdade, fruto do avanço do pensamento socialista.
c) O desgaste das instituições políticas absolutistas, agravado pela incapacidade e desacertos administrativos cometidos pelos últimos Bourbons.
d) A resistência da aristocracia às reformas, acentuando a incompatibilidade entre a ordem estamental estabelecida e a nova realidade social.
e) A aceleração da crise financeira, marcada pelo aumento do déficit orçamentário do governo, resultante dos gastos da corte e das desastrosas guerras patrocinadas.

05. (PUC) A Revolução Gloriosa, ocorrida na Inglaterra em 1688:
a) estabeleceu a ditadura puritana de Cromwell;
b) estabeleceu uma república constitucional;
c) estabeleceu a supremacia do poder parlamentar sobre o poder monárquico;
d) derrubou a ditadura de Cromwell, restabelecendo a Monarquia;
e) fortaleceu o poder monárquico, ameaçado pelo Parlamento.

06. (UEMT) A Declaração de Direitos, imposta a Guilherme de Orange após a Revolução Gloriosa na Inglaterra, estabeleceu, entre outros pontos, que:
a) a autoridade do monarca sobrepõe-se à do Parlamento;
b) a origem divina da Monarquia concede-lhe privilégios;
c) o poder da lei é superior ao poder do monarca;
d) o Parlamento legisla por delegação especial do rei;
e) a vontade do rei, independentemente do Parlamento.

7. (Upe 2011) O Iluminismo foi um movimento intelectual, portador de uma visão unitária do mundo e do homem, apesar da diversidade de leituras que lhe são contemporâneas, conservou uma grande certeza quanto à racionalidade do mundo e do homem, a qual seria imanente em sua essência.
FALCON, F. J. C. Iluminismo, São Paulo: Ática, 1986. Adaptado.
Suas principais linhas de força foram:
a) o pensamento crítico, o primado da razão, a antropologia e a pedagogia.
b) a ideia de progresso, a antropologia, a manutenção das tradições e a explicação racional para tudo.
c) o direito coletivo, o direito à propriedade, o primado da razão, a ideia de progresso.
d) o sentimento humanitário, a futilidade da guerra, a manutenção das tradições e a explicação racional para tudo.
e) a ideia de socialismo, o pensamento crítico, o antropocentrismo e o naturalismo.

8. (Upe 2010) As ideias liberais refizeram reflexões e anunciaram novas perspectivas sociais. Um dos seus pensadores mais famosos, Locke, defendia o(a)
a) fim da propriedade privada e da escravidão, com a queda da sociedade colonial e o fim do mercantilismo.
b) consolidação da monarquia constitucional, destacando a universalidade do conhecimento e as possibilidades de massificação da cultura.
c) pensamento de Descartes e o fim do idealismo, ressaltando o valor de democracia e da igualdade social na Europa do século XVII.
d) liberdade natural dos humanos, afirmando a necessidade da propriedade privada e combatendo o absolutismo.
e) crescimento do capitalismo, sem afetar a força política da nobreza e dos poderes dos monarcas absolutistas da época.

9. (G1 - uftpr 2008)  A Revolução Francesa de 1789 foi diretamente influenciada pela Independência dos Estados Unidos da América e pelo Iluminismo no combate ao Antigo Regime e à autoridade do clero e da nobreza na França. Além do mais, a França passava por um período de crise econômica após a participação francesa na guerra da independência norte-americana e os elevados custos da Corte de Luís XVI, que tinham deixado as finanças do país em mau estado. Em 1791, os revolucionários promulgaram uma nova Constituição, a partir dos princípios preconizados por Montesquieu, que consagrou, como fundamento do novo regime:
a) a subordinação do Judiciário ao Legislativo.  
b) a divisão do poder em três poderes.  
c) a supremacia do Judiciário sobre os outros poderes.  
d) o estabelecimento da soberania popular.  
e) o fortalecimento da monarquia absolutista.
 
10. (Enem 2007)            Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados.
            Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França.
            Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar. Revolução Chinesa. São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações).
Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta.
a) A independência dos EUA e a Revolução Francesa integravam o mesmo contexto histórico, mas se baseavam em princípios e ideais opostos.  
b) O processo revolucionário francês identificou-se com o movimento de independência norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido.  
c) Tanto nos EUA quanto na França, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade humana.  
d) Por ter sido pioneira, a Revolução Francesa exerceu forte influência no desencadeamento da independência norte-americana.  
e) Ao romper o Pacto Colonial, a Revolução Francesa abriu o caminho para as independências das colônias ibéricas situadas na América.

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