Konstantinos - Uranus

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

PIB do Brasil deve voltar a níveis pré-recessão só em 2019, diz pequisa Reuters

PIB do Brasil deve voltar a níveis pré-recessão só em 2019, diz pequisa Reuters
segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
Por Silvio Cascione

BRASÍLIA (Reuters) - A forte contração econômica do Brasil deve acabar no fim deste ano, mas a economia não conseguirá voltar ao nível pré-recessão antes de 2019, segundo pesquisa da Reuters publicada nesta segunda-feira.

Com as perspectivas de recuperação bastante frágil, o desemprego deve continuar alto por vários anos e a escalada da dívida exigirá da presidente Dilma Rousseff e seus sucessores ainda mais austeridade para estabilizar as contas do país.

O superávit primário --economia feita para pagamento de juros da dívida-- necessário para estabilizar a dívida brasileira já aumentou para 2,8 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), segundo a mediana das projeções de economistas na pesquisa, sobre 2,0 por cento nas contas do governo ano passado. Atualmente, em 12 meses, o país tem déficit primário de 1,75 por cento do PIB.

"Acabou aquele modelo de crescimento baseado na expansão do crédito ao consumo. E há a necessidade de gerar superávit fiscal elevado", disse o economista do BBVA, Enestor dos Santos. "O risco é que a gente tenha uma situação de crise fiscal mais forte, de crise de dívida."

A crise econômica tem sido um choque de realidade para o Brasil após anos de forte crescimento econômico. Mesmo com os vastos recursos naturais e um dos maiores mercados consumidores do mundo, o Brasil, um dos países mais desiguais do mundo, voltou a ser considerado um lugar de alto risco para investimentos e vê a ameaça do velho fantasma da inflação.

O legado da pior recessão em mais de um século no Brasil deve manter instável o fragmentado sistema político do país, sugerem os resultados da pesquisa, como se o país estivesse apenas voltando ao seu normal após um breve período de forte expansão liderada pela China.

A economia brasileira, em queda livre desde o começo de 2015, provavelmente vai voltar a crescer no último trimestre deste ano, segundo a mediana das projeções de 15 economistas. A recuperação será apenas modesta, porém, com o PIB retornando ao seu tamanho de antes da recessão, em 2014, somente em 2019.

O baixo crescimento, junto com os altos juros, aumenta o custo da dívida do país. A dívida bruta, atualmente em 67 por cento do PIB, deve superar 80 por cento nos próximos anos, segundo a pesquisa. Ela pode estabilizar entre 2018 e 2022, mas para isso o Brasil precisa superar as expectativas de economistas e aprovar medidas no Congresso que diminuam o crescimento dos gastos e aumentem a receita com impostos.

Por enquanto, a maioria dos economistas na pesquisa espera apenas duas medidas neste ano: o fim da obrigatoriedade da participação da Petrobras nos campos do pré-sal e a renegociação da dívida dos Estados com a União. Apenas um acredita na aprovação da idade mínima para aposentadoria e na volta da CPMF, e cerca de metade aposta na aprovação de limites automáticos para os gastos federais.

Mesmo que o Brasil consiga ajustar as contas, a dívida alta e a austeridade necessária para mantê-la sob controle devem limitar o crescimento do PIB, segundo economistas. O desemprego deve subir até 12 por cento, segundo a mediana das estimativas, sobre 9 por cento atualmente.

O PIB do Brasil provavelmente recuou 3,8 por cento em 2015, segundo a pesquisa, e deve cair mais 3,45 por cento em 2016, segundo o levantamento semanal do Banco Central com instituições financeiras via pesquisa Focus. As três principais agências de risco tiraram o Brasil do grau de investimento nos últimos meses e mantêm perspectiva negativa para a nota do país, indicando a possibilidade de mais rebaixamentos.

© Thomson Reuters 2016 All rights reserved.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Sarah Vaughan - Words Can't Describe (Mercury Records 1957)





"Words Can't Describe" is a 1957 song written by Bill Tennyson for Sarah Vaughan.

Sarah's accompanied by Jimmy Jones (p), Richard Davis (b), Roy Haynes (dr). Recorded in New York, February 14, 1957. (Mercury Records)

Words can't describe the way
That I feel for you.
Words can't describe the dreams
That you've made come true.

The wonderful things
That we planned together
Have all come true
Because we planned together
Through all kinds of weather.

I know that this love of ours
Will forever be
For words can't describe the way
That you're thrilling me.

I promise you that I will be
Forever yours eternally
For words can't describe how much
You mean to me.

The wonderful things
That we planned together
Have all come true
Because we planned together
Through all kinds of weather.

I know that this love of ours
Will forever be,
For words can't describe the way
That you're thrilling me.

I, I promise you that I will be
Forever yours eternally
For words can't describe how much you mean, mean
Words can't describe how much
You mean to me.

Hillary Clinton mira Trump após grande vitória na Carolina do Sul domingo, 28 de fevereiro de 2016



Hillary Clinton mira Trump após grande vitória na Carolina do Sul domingo,
28 de fevereiro de 2016



COLÚMBIA (Reuters) - Recém saída de uma vitória nas primárias da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, a democrata Hillary Clinton agora mira uma possível disputa com o principal pré-candidato republicano, Donald Trump, na eleição presidencial de 8 de novembro.

Sem mencionar o nome de Trump, a ex-secretária de Estado deixou claro no sábado que já estava pensando em concorrer contra o magnata do mercado imobiliário, cuja recente série de vitórias fez dele o candidato republicano favorito para a corrida pela Casa Branca.

Hillary desmereceu o mote da campanha de Trump de "fazer a América ser grande novamente" e seus planos de construir um muro na fronteira entre EUA e México.

"Apesar do que você ouve, não precisamos fazer a América ser grande novamente. A América nunca deixou de ser grande", disse a simpatizantes em seu discurso de vitória na Carolina do Sul, fazendo uma pausa para os aplausos e, em seguida, acrescentando, "mas precisamos fazer da América uma só novamente."

"Em vez de construir muros, precisamos derrubar barreiras", disse Hillary, que, em caso de vitória, será a primeira mulher a chegar à presidência dos EUA.

Hillary disse não estar tomando nada como garantido após a vitória sobre o rival democrata Bernie Sanders, no sábado, por 48 pontos, o que a deixou em boa posição para a "Super Terça", em primeiro de março, data-chave na batalha pela indicação do partido.

Mas se Hillary e Trump tiverem boas vitórias na terça-feira, como as pesquisas sugerem, a chance de uma disputa entre os dois nas eleições gerais aumenta, acrescentando mais uma reviravolta a uma campanha presidencial que vem desafiando as convenções, com eleitores norte-americanos frustrados com a incerteza econômica, a imigração ilegal e as ameaças à segurança nacional.

Uma disputa eleitoral entre Trump e Hillary seria uma batalha entre o diferente e o estabelecido na política norte-americana. Trump nunca foi eleito para um cargo público, enquanto a ex-primeira-dama tem sido atuante em Washington há décadas.

(Por John Whitesides e Amanda Becker)

© Thomson Reuters 2016 All rights reserved.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

G20 dirá que mundo precisa olhar além de política monetária para crescer

G20 dirá que mundo precisa olhar além de política monetária para crescer

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Por Jan Strupczewski e Gernot Heller

XANGAI (Reuters) - As maiores economias do mundo devem declarar neste sábado que precisam olhar para além de taxas de juro muito baixas e emissão de dinheiro para que a economia global saia de seu torpor, e renovar o foco em reformas estruturais para impulsionar a atividade.

Uma versão preliminar do comunicado a ser divulgado pelo grupo de ministros de finanças e membros de bancos centrais do G20 no fim de uma reunião de dois dias em Xangai reflete diversas preocupações e fricções políticas que têm sido exacerbadas pelo crescimento econômico vacilante e turbulências nos mercados nos meses recentes.

"A recuperação global continua, mas permanece desigual e fica aquém de nossa ambição pelo crescimento forte, sustentável e balanceado", afirmam os líderes em uma versão do comunicado vista pela Reuters.

"Políticas monetárias continuarão a apoiar a atividade econômica e garantir estabilidade de preços... mas a política monetária sozinha não pode levar ao crescimento balanceado".

A geopolítica ocupou um espaço proeminente, com o texto apontando que riscos e vulnerabilidades cresceram diante de um cenário que inclui o choque de uma potencial saída britânica da União Europeia e a crise sobre os crescentes números de refugiados e imigrantes.

Uma autoridade sênior que viu diversas versões do texto disse que a potencial saída britânica - a ser decidida por referendo em 23 de junho - não havia sido mencionada em versões anteriores, mas foi acrescentada depois de uma defesa forte de sua inclusão por parte de autoridades britânicas.

"O risco de o Reino Unido deixar a União Europeia não estava no comunicado na quinta-feira", disse.

© Thomson Reuters 2016 All rights reserved.


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Brasil perde 99,7 mil vagas formais, pior janeiro desde 2009

Brasil perde 99,7 mil vagas formais, pior janeiro desde 2009

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

 Pessoas formam fila em busca de empregos em São Paulo. 12 de novembro de 2015 REUTERS/Nacho Doce

BRASÍLIA (Reuters) - O Brasil fechou 99.694 vagas formais de trabalho em janeiro, bem abaixo do esperado pelo mercado, mas ainda no pior resultado para o mês desde 2009, refletindo a deterioração do mercado de trabalho com o país mergulhado em recessão econômica. Analistas consultados pela Reuters estimavam perda líquida maior, de 150 mil empregos no mês, conforme mediana das expectativas. O desempenho de janeiro, apontado nesta sexta-feira pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, foi o mais fraco para janeiro desde 2009, auge da crise internacional, quando 101.748 postos foram fechados, em dados sem ajustes. Em dezembro passado, quase 600 mil pessoas perderam seus empregos com carteira assinada.

O desempenho de janeiro foi negativamente impactado pela perda de vagas em oito dos sete setores, com destaque para o comércio (-69.750), serviços (-17.159), indústria de transformação (-16.553) e construção civil (-2.558). Houve criação líquida de postos de trabalho apenas na agricultura (+8.729 vagas) em janeiro, período marcado pelo início da colheita de soja e plantio de milho.Em 2015, o Brasil registrou fechamento de 1,542 milhão de vagais formais de emprego, pior resultado em 24 anos, alcançado em meio à forte queda da economia. Para este ano, as perspectivas também são de encolhimento do mercado de trabalho à medida que a recessão segue intensa. Nos 12 meses até janeiro, o número de vagas fechadas foi a 1,591 milhão, de acordo com a série ajustada. Economistas ouvidos pela pesquisa Focus, do Banco Central, estimam que a queda do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 3,8 por cento em 2015 e que será de 3,4 por cento em 2016. Ao mesmo tempo em que a crise econômica não dá mostras de trégua, a crise política também vem afetando a confiança de agentes econômicos, empresários e famílias, com impacto direto sobre decisões de investimento e, consequentemente, sobre a criação de postos de trabalho no país.

(Por Marcela Ayres)

© Thomson Reuters 2016 All rights reserved.



quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Governo central tem superávit primário de R$14,8 bi em janeiro, com receitas extras

Governo central tem superávit primário de R$14,8 bi em janeiro, com receitas extras
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O governo central --Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social-- registrou superávit primário de 14,835 bilhões de reais em janeiro, primeira vez no azul desde abril do ano passado por conta de receitas extraordinárias vindas do leilão de hidrelétricas.

Em pesquisa Reuters, a projeção de analistas era de resultado bem menor, de 9,6 bilhões de reais, conforme mediana das expectativas.

No total, a receita líquida do governo central somou 123,967 bilhões de reais em janeiro, crescimento real de 6,3 por cento sobre igual mês de 2015, informou o Tesouro Nacional nesta quinta-feira. No mesmo período, as despesas totais subiram 3,8 por cento, a 109,132 bilhões de reais.

A dinâmica positiva veio basicamente do pagamento do bônus de outorga da concessão de 29 usinas hidrelétricas, que geraram cerca de 11 bilhões de reais aos caixas públicos no mês passado. Em janeiro de 2015, as receitas com concessões e permissões haviam somado 334,1 milhões, em dado corrigido pela inflação.

Esses recursos com a concessão das usinas, de início, estavam previstos para entrar no caixa do governo no fim do ano passado, mas houve uma readequação para que isso ocorresse apenas em 2016.

No lado dos gastos, o governo reduziu as despesas discricionárias (não obrigatórias) em 21,2 por cento e as despesas com pessoal e encargos em 3,3 por cento. Mas os benefícios previdenciários subiram 1,7 por cento e as outras despesas obrigatórias tiveram salto de 56,6 por cento, sempre na comparação com janeiro de 2015.

Neste período, o governo reduziu em quase 72 por cento os desembolsos com o Minha Casa Minha Vida, a 580,6 milhões de dólares em janeiro.

No total, o governo central conseguiu encerrar o mês fazendo economia para o pagamento de juros da dívida pública, apesar do declínio da arrecadação com impostos em meio ao cenário de forte recessão econômica e baixa confiança dos agentes econômicos. De um lado, Tesouro Nacional e Banco Central alcançaram juntos superávit de 23,282 bilhões de reais, bem acima do saldo positivo de 16,072 bilhões de reais no mesmo mês de 2015. Esta foi a primeira vez em que esses entes tiveram seus números apresentados em uma só linha, mudança feita para alinhar a formatação do relatório fiscal com a de documentos legais de programação orçamentária e financeira.

Em contrapartida, a Previdência Social teve déficit de 8,446 bilhões de reais no primeiro mês do ano, alta real de 35 por cento sobre um ano antes.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Mulheres que marcaram o Século XX: Sarah Vaughan




Sarah Vaughan
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sarah Lois Vaughan (Newark, 27 de março de 1924 — Los Angeles, 3 de abril de 1990) foi uma cantora estadunidense de jazz, descrita por Scott Yanow como "uma das vozes mais maravilhosas do século 20".

Apelidada "Sailor" (por seu discurso salgado),  "Sassy" e "A Divina", Sarah Vaughan foi ganhadora do Grammy  e do NEA Jazz Masters, o "mais alta honra no jazz", atribuído pela National Endowment for the Arts em 1989.

A voz de Vaughan caracterizava-se por sua tonalidade grave, por sua enorme versatilidade e por seu controle do vibrato. Sarah Vaughan foi uma das primeiras vocalistas a incorporar o fraseio do bebop.

Biografia
Asbury "Jake" Vaughan, pai de Sarah, era carpinteiro de profissão, bem como pianista e guitarrista amador. Sua mãe, Ada Vaughan, era lavadeira e cantora no coro da igreja.[5]

Jake e Ada mudaram para Newark, no estado de Virgínia, durante a Primeira Guerra Mundial. Sarah era a única filha natural do casal, que na década de 60 adotou Donna, filha de uma mulher que viajou com Sarah.

Em uma casa na rua Brunswick, Sarah morou com sua família por toda infância.[6] Jake era profundamente religioso e a família, muito ativa na Igreja Batista Novo Monte Sião, na rua Thomas, 186. Aos sete anos de idade Sarah iniciou lições de piano. Era cantora no coro da igreja e, ocasionalmente, tocava em ensaios e serviços.

Sarah desenvolveu cedo um amor pela música popular, ouvindo gravações e rádio. Na década de 30, a cidade de Newark possuía um cenário musical ativo, e Sarah pode frequentemente ver bandas locais ou de turnê, tocando em lugares como a pista de patinação da rua Montgomery, Montgomery Street Skating Rink.[6] Na juventude, Sarah começa a se aventurar, ilegalmente, em clubes noturnos da cidade, atuando como pianista e, algumas vezes, cantora. Entre os locais mais notáveis, o Piccadilly Club e o Aeroporto de Newark.

Inicialmente, Sarah estudava na Escola Secundária do Lado Leste de Newark, mas foi transferida para a Escola Secundária de Artes de Newark,[6] fundada em 1931 como a primeira escola secundária especializada em artes. Porém sua atuação noturna começa a influenciar negativamente as atividades escolares, e, ainda nos primeiros anos, Sarah abandona a escola para se concentrar integralmente à música. Nessa época, ela e seus amigos já se arriscavam cruzando o Rio Hudson, em Nova Iorque, para ouvir a grandes bandas no Teatro Apollo.

Em 1944, Sarah gravou o tema famoso de Dizzy Gillespie, "Night in Tunisia", então intitulada "Interlude" e gravou ainda, ao lado do pai do bebop, Lover Man, tornando a gravação um clássico.

Início (1942–1943)
Biografias de Sarah frequentemente citam que ela foi imediatamente lançada ao sucesso após a performance vencedora na Noite de Amadores do Teatro Zeus. Na verdade, a história do biógrafo Renee, parece ser um pouco mais complexa. Sarah foi frequentemente acompanhada por seu amigo, Doris Robinson, em viagens a Nova Iorque. Em algum momento do outono de 42, quando Sarah tinha 18 anos, ela sugeriu que Doris entrasse no concurso da Noite de Amadores do Teatro Zeus. Sarah tocou piano acompanhando Doris, que ganhou o segundo lugar. Depois, Sarah então decidiu competir novamente, agora como cantora. Sarah cantou "Body and Soul" e ganhou, todavia a data exata da vitória ainda é incerta. O prêmio, que Sarah mais tarde recordou a Marian McPartland foi de 10 dólares e a promessa de um engajamento de uma semana no Apollo. Após considerável atraso, Sarah foi contatada pela Apollo na primavera de 1943 para abrir para Ella Fitzgerald.

Em alguma apresentação durante essa semana de apresentações no Apollo, Sarah foi apresentada a Earl Hines, líder de banda e pianista, embora os detalhes sobre o fato serem contestados. Billy Eckstine, na época cantor na banda de Earl, foi dito por Sarah e outros como quem a ouviu no Apollo e recomendou a Earl. Em contra partida, Earl diz tê-la descoberta sozinho e oferecido um emprego local. Fato é que, após alguns testes no Apollo, Earl substitui o cantor por Sarah, em 04 de abril de 1943.

Com Earl Hines e Billy Eckstine (1943–1944)
Sarah passou o resto de 43 e parte de 44 em turnê pelo país com a banda de Earl Hines, que tinha Billy Eckstine como barítono. Sarah foi contratada como pianista, supostamente Earl poderia a contratar pelo sindicato dos músicos (Federação Americana de Músicos) ao invés do sindicato dos cantores (Lei americana de diversos artistas), mas após Cliff Smalls ser contratado como trompetista e pianista, o trabalho de Sarah ficou exclusivo a cantar.

Por isso a banda de Earl Hines é lembrada como uma incubadora de bebop, que incluía o trompetista Dizzy Gillespie, o saxofonista Charlie Parker (tocando o saxofone tenor, não o saxofone alto, pelo qual ficou famoso mais tarde) e o trombonista Bennie Green. Dizzy Gillespie até arranjou um contrato para a banda, mas a união dos músicos vetou a banda gravar, deixando seu som e estilo para depois.

Billy Eckstine deixou a banda no fim de 43 para atuar como diretor musical em sua própria big band, formada com Dizzy Gillespie. Charlie Parker logo foi também, e, ao longo dos anos, a banda de Billy Eckstine teve um elenco impressionante de grandes nomes do jazz, entre eles: Miles Davis, Kenny Dorham, Art Blakey, Lucky Thompson, Gene Ammons e Dexter Gordon.

Sarah aceitou o convite de Billy Eckstine para fazer parte da banda em 1944, dando a ela oportunidade de desenvolver sua musicalidade com figuras épicas desta era do jazz. A banda também lhe proporcionou sua primeira gravação, em 5 de dezembro daquele ano, data em que produziu a música "I'll Wait and Pray" para o selo Deluxe. A música fez o crítico e produtor Leonard Feather convidá-la a quatro músicas solo pela Continental naquele mês, apoiada por um septeto que incluía Dizzy Gillespie e Georgie Auld.

O pianista da banda, John Malachi, é citado como quem a apelidou Sassy, dito concordante a sua personalidade. Sarah gostou, e o apelido, e sua variante Sass, foi constantemente utilizado entre amigos e, eventualmente, a imprensa. Em cartas, por vezes Sarah assinava Sassie.

Sarah deixou a banda de Billy Eckstine oficialmente no final de 1944 para lançar sua carreira solo. Todavia continuou muito próxima a Billy Eckstine, que gravou frequentemente ao longo de sua vida.

Início da carreira solo (1945–1948)
Sarah iniciou sua carreira solo em 1945 como freelancer em clubes da Rua 52 de Nova Iorque, tais como, Three Deuces, Famous Door, Downbeat, e o Onyx. Sarah também se apresentava na Braddock Grill, vizinha do teatro Apollo. Em 11 de maio de 1945, gravou a música Lover Man para o selo Guild, junto ao quinteto: Dizzy Gillespie, Charlie Parker, Al Haig no piano, Curly Russell no contrabaixo e Sid Catlett na bateria. Mais tarde naquele mês, ela entrou em estúdio com um entrosamento entre Dizzy e Charlie um pouco diferente, maior, que por fim, gravaram mais 3 faixas.

Após convidada pelo violonista Stuff Smith para gravar a música Time and Again em outubro, foi oferecido a ela um contrato para gravar pelo selo Musicraft, pelo próprio dono, Albert Marx. Porém ela não poderia gravar como principal pelo selo até 07 de maio de 1946. Neste intervalo, fez diversas gravações para a Crown and Gotham e tocava frequentemente no Cafe Society, um clube de integração racial no centro de Nova Iorque.

Lá, se tornou amiga do trompetista George Treadwell, que também tornou-se seu gerente. Sarah delegou a ele muito do trabalho de diretor musical de suas gravações, deixando-a livre para focar-se quase integralmente em cantar. Nos próximos anos George também fez mudanças positivas na aparência dela no palco. Além do guarda-roupa e cabelos melhorados, Sarah ajustou os dentes, tampando uma lacuna desagradável entre os dois dentes da frente.

Muitas das gravações de Sarah para a Musicraft em 1946 se tornaram bastante conhecidas entre os aficionados de jazz, e críticos, incluindo, "If You Could See Me Now" (letra e arranjo por Tadd Dameron), "Don't Blame Me ", "I've Got a Crush on You", "Everything I Have Is Yours" e "Body and Soul".

Com uma relação profissional sólida, Sarah e George se casam em 16 de setembro de 1946.

O sucesso das gravações de suas para a Musicraft continuou até 1947 e 1948. "Tenderly" se tornou um inesperado hit pop no final de 1947, e "It's Magic" (do filme de Doris Day, Romance on the High Seas), gravada em 27 de dezembro de 1947, encontrou sucesso nas paradas no começo de 1948. "Nature Boy", gravada em 8 de abril de 1948, tornou-se sucesso paralelamente ao lançamento do famoso Nat King Cole, da mesma música. Por outra proibição de gravação pela união dos músicos, "Nature Boy" foi gravada com um coro a cappella como único acompanhamento, acrescentando um ar etéreo para uma canção com uma letra e melodia vagamente mística.

O estrelato e os anos com a Columbia (1948–1953)
A união dos músicos quase levou a Musicraft a falência com suas proibições, e, com o pagamento de royalties atrasados, Sarah usou a oportunidade para assinar com uma gravadora maior, a Columbia. Após as resoluções judiciais, ela continua nas paradas de sucesso, com "Black Coffee", no verão de 49. Na Columbia, até 53, Sarah dedicou-se, quase exclusivamente, a baladas [Música_pop|pop] comerciais, entre grandes sucessos, como: "That Lucky Old Sun", "Make Believe (You Are Glad When You're Sorry)", "I'm Crazy to Love You", "Our Very Own", "I Love the Guy", "Thinking of You" (com o pianista Bud Powell), "I Cried for You", "These Things I Offer You", "Vanity", "I Ran All the Way Home", "Saint or Sinner", "My Tormented Heart" e "Time".

Sarah também teve substancial apreço da crítica. Ganhou o prêmio "Nova Estrela" de 47 da revista Esquire, assim como prêmios sucessivos da Down Beat, de 47 a 52, e da Metronome, de 48 a 53.

Parte da crítica não gostava de sua forma de cantar, diziam muito "estilizado", refletindo nas calorosas controvérsias sobre quais seriam as novas tendências musicais da época, finais dos anos 40. Porém, em geral, a recepção da crítica à jovem cantora era positiva.

O sucesso de suas gravações, aliada a boa crítica, levaram-na a inúmeras oportunidades, apresentando-se, quase continuamente, em clubes pelo país no final da década de 40 e início da década 50. No verão de 49, Sarah fez sua primeira apresentação com a orquestra sinfônica em um evento beneficente para a Orquestra da Filadélfia, intitulado, "100 Homens e uma Garota". Nessa época, o artista de Chicago, Dave Garroway, inventou um segundo apelido para ela, "A Divina", que seguiu-a durante a carreira. Uma de suas primeiras aparições televisivas foi no programa de variedades Stars on Parade, de 53-54, da rede de televisão DuMont, onde cantou "My Funny Valentine" e "Linger Awhile".

Com a melhora financeira, Sarah e George Treadwell compraram, em 1949, uma casa de 3 andares na avenida 21 Avon de Newark, ocupando o andar superior durante os seus, cada vez mais raros, momentos em casa, alocando os pais de Sarah nos andares de baixo. No entanto, as pressões do trabalho e os conflitos de personalidade, levaram o casal a um esfriamento na relação. George contratou um gerente para as necessidades de Sarah em sua turnê, e abriu um escritório em Manhattan, onde podia apoiar Sarah, trabalhando com clientes.

A relação com a Columbia também piorou por sua insatisfação sobre um material comercial, que teve de fazer, e sucesso medíocre de suas gravações. Um pequeno grupo de artistas, a parte, gravou em 1950 com Miles Davis e Bennie Green, que estão entre os melhores de sua carreira, mas são atípicos nos registros da Columbia.

Os anos com a Mercury (1954–1958)
Em 1953, George Treadwell negociou para Sarah um único contrato, com a Mercury Records. Ela deveria gravar material comercial para o selo Mercury e material mais direcionado ao jazz por sua subsidiária EmArcy. Sarah e o produtor Bob Shad formaram par, e o excelente trabalho dessa relação, rendeu forte sucesso artístico e comercial. Sua sessão de gravação de estréia ocorreu em fevereiro de 1954, e ela permaneceu na gravadora até 1959. Mais tarde, após uma temporada com a Roulette Records (de 1960 à 1963), Sarah volta à Mercury de 1964 à 1967.

O sucesso comercial na Mercury começou com o hit de 1954, "Make Yourself Comfortable", gravada no outono de 1954, com uma sucessão contínua de hits, incluindo: "How Important Can It Be" (com Count Basie), "Whatever Lola Wants", "The Banana Boat Song", "You Ought to Have A Wife" e "Misty". O pico de seu sucesso comercial foi em 1959, com "Broken Hearted Melody", canção considerada "brega" por ela , no entanto, esta tornou-se seu primeiro disco de ouro, e parte regular do repertório de suas apresentações nos próximos anos.

Em 1957, Sarah foi reunida a Billy Eckstine para uma série de gravações em dueto, que rendeu o hit, "Passing Strangers".

As gravações comerciais de Sarah foram tratadas por diversos maestros e arranjadores, principalmente Hugo Peretti e Hal Mooney.

Sua carreira em gravações jazz, também procedeu aceleradamente, apoiado por seu trio de trabalho ou por diversas combinações de famosos artistas do jazz. Um de seus próprios álbuns favoritos era um sexteto de 1954 que incluía Clifford Brown.

Na segunda metade da década de 1950 ela seguiu uma agenda de turnê que foi quase non-stop, com diversos músicos de jazz famosos.

No verão de 1954, ela foi destaque no primeiro Festival de Jazz de Newport, e se apresentou em edições posteriores do festival em Newport e Nova Iorque para o restante de sua vida. No outono daquele mesmo ano, se apresentou no Carnegie Hall com a Count Basie Orchestra, em um projeto que também incluiu Billie Holiday, Charlie Parker, Lester Young e o Modern Jazz Quartet. Nesta época, Sarah novamente viaja em turnê pela Europa com bastante sucesso, antes de outra turnê pelos Estados Unidos, agora com um "grande show", uma sucessão de cansativas apresentações de um dia, com celebres artistas, incluindo, Count Basie, George Shearing, Erroll Garner e Jimmy Rushing.

No Festival de Jazz de Nova Iorque de 1955, em Randall's Island, Sarah dividiu o palco com The Dave Brubeck Quartet, Horace Silver, Jimmy Smith, e a orquestra de Johnny Richards.

Mesmo que a relação entre Sarah e George tenha sido bem sucedida até os anos 50, a relação pessoal finalmente chega a uma ruptura, e Sarah pede o divórcio em 1958. Sarah delegou a George todas as questões financeiras, e, apesar de impressionantes números nos relatos de rendimento na década de 50, no acordo do casal George afirma ter restado apenas 16 mil dólares. O casal dividiu igualmente a quantia e os bens, terminando também sua relação de negócios.

A década de 60
A saída de George da vida de Sarah foi precipitada também pela entrada de Clyde "C.B." Atkins, homem de contexto incerto que ela conheceu em Chicago e casou-se em 4 de setembro de 1959. Mesmo Clyde não tendo experiência em gerência de artista ou musical, Sarah desejava uma relação mista (pessoal/profissional) como a que tinha com George. Ela deixou Clyde como seu empresário, embora continuasse sentindo o cheiro dos problemas que teve com George, e, inicialmente, manteve os olhos atentos sobre Clyde. Sarah e Clyde mudaram-se para uma casa em Englewood Cliffs, Nova Jérsei.

Quando o contrato de Sarah com a Mercury Records terminou, no final de 1959, ela imediatamente assinou com a Roulette Records, um pequeno selo de propriedade de Morris Levy, que era um dos mantenedores do clube de jazz nova-iorquino, Birdland, onde ela aparecia frequentemente. O elenco da Roulette, também incluía: Count Basie, Joe Williams, Dinah Washington, Lambert, Hendricks e Ross e Maynard Ferguson.

Sarah começou a gravar para a mesma em abril de 1960, com uma série de discos fortes, organizado e conduzido por um grande grupo: Billy May, Jimmy Jones, Joe Reisman, Quincy Jones, Benny Carter, Lalo Schifrin, e Gerald Wilson.

Surpreendentemente, naquele ano ela também teve algum sucesso nas paradas pop, com "Serenata" pela Roulette e um par de faixas restantes de seu contrato com a Mercury, "Eternally" e "You're My Baby". Nos anos seguintes, fez também um par de álbuns intimistas no padrão jazz (vocal/guitarra/contrabaixo): After Hours, de 1961, com o guitarrista Mundell Lowe, fazendo dupla com o baixista George Duvivier, e Sarah + 2, de 1962, com o guitarrista Barney Kessell e o baixista Joe Comfort.

Sarah não podia ter filhos, então, em 1961, ela e Clyde Atkins adotam uma filha, Debra Lois. No entanto, a relação com Clyde revelou-se difícil e violenta, assim, após uma série de estranhos incidentes, ela pediu o divórcio em novembro de 1963. Para ajudar a resolver os destroços financeiros do casamento, ela contou com dois amigos: um conhecido de infância, o proprietário do clube John "Preacher" Wells, e Clyde "Pumpkin" Golden, Jr. Juntos, concluíram que os gastos com jogos de Clyde Atkins, a colocaram em uma dívida em torno de 150 mil dólares. A casa em Englewood acabou sendo apreendida pelo serviço de receita do governo dos Estados Unidos, IRS, por falta de pagamento de impostos. Sarah manteve a custódia da filha do casal, e Clyde Golden essencialmente tomou o lugar de Clyde Atkins, como gerente e amante de Sarah pelo resto da década.

Por volta da época de seu segundo divórcio, ela também se desencantou com a Roulette Records. As finanças da Roulette também foram ainda mais enganosas e obscuras que o normal nos negócios da indústria fonográfica, e os artistas de suas gravações, muitas vezes tinham pouco a mostrar para seus esforços de outros excelentes registros. Quando seu contrato com a mesma terminou, em 1963, Sarah retornou para os confinamentos mais familiares da Mercury Records. No verão de 1963, Sarah foi para a Dinamarca com o produtor Quincy Jones para gravar quatro dias de apresentações ao vivo com o seu trio, o Sassy Swings the Tivoli, uma excelente amostra de seu show ao vivo deste período. No ano seguinte, ela fez sua primeira aparição na Casa Branca, para o presidente Johnson.

Infelizmente, a gravação no Tivoli seria o mais brilhante momento de sua segunda temporada com a Mercury. Mudanças demográficas e de gostos em 1960 deixaram os artistas de jazz com audiências cada vez menores e material inadequado. Enquanto Sarah manteve um grande, e leal, número de seguidores, suficiente para manter a sua carreira de cantora, a quantidade e qualidade de sua produção gravada diminuiu, porém mesmo quando sua voz escureceu, sua habilidade não foi reduzida. Na conclusão dos negócios com a Mercury em 1967, ela ficou sem um contrato para o restante da década.

Em 1969, Sarah terminou seu relacionamento profissional com Clyde Golden e mudou-se para a Costa Oeste, estabelecendo-se primeiro em uma casa perto de Benedict Canyon em Los Angeles e, em seguida, para o que acabaria sendo sua última casa, em Hidden Hills.

Renascimento nos anos 70
Sarah conheceu Marshall Fisher após uma apresentação em um cassino em Las Vegas em 1970 e ele logo caiu no papel familiar duplo, como amante e gerente de Sarah. Marshall Fisher foi outro homem de fundo incerto, sem nenhuma experiência musical ou nos negócios de entretenimento, mas, ao contrário de alguns de seus companheiros anteriores, ele era um fã genuíno, dedicado a promover a carreira de Sarah.

Os anos setenta também anunciou o renascimento na atividade de gravação de Sarah. Em 1971, Bob Shad, que havia trabalhado com ela como produtor na Mercury Records, convidou-a para gravar para sua nova gravadora, a Mainstream Records. Ernie Wilkins veterano de Count Basie, fez o arranjo e conduziu seu primeiro disco para esta, o A Time In My Life em novembro de 1971. Em abril de 1972, Sarah gravou uma coleção de baladas escritas, arranjadas e conduzidas por Michel Legrand. Michel Legrand ainda se uniu a Peter Matz, Jack Elliott e Allyn Ferguson para o terceiro disco dela, o Feelin' Good. Sarah ainda gravou o Live in Japan, disco gravado ao vivo em Tóquio com seu trio em setembro de 1973.

Durante suas sessões com Michel Legrand, Bob Shad apresentou por consideração à Sarah a canção "Send In The Clowns", de Stephen Sondheim do musical da Broadway, A Little Night Music. A canção se tornaria sua assinatura, substituindo "Tenderly", que tinha estado com ela desde o início de sua carreira solo.

Infelizmente, sua relação com a Mainstream azedou em 1974, supostamente por um conflito precipitado com Marshall Fisher sobre a fotografia de capa do disco, e/ou por royalties não pagos.[carece de fontes] Isso deixou-a novamente sem um contrato de gravação por mais três anos.

Em dezembro de 1974, Sarah fez um show particular para o presidente dos Estados Unidos, Gerald Ford e o presidente francês Giscard d'Estaing durante uma conferência em Martinica.

Morte
Em 1989, a saúde de Vaughan começou a declinar, embora ela raramente revelasse isto em suas performances. Ela cancelou uma série de compromissos na Europa. Em 1989, citando a necessidade de buscar tratamento para a artrite na mão, embora ela foi capaz de completar uma série de performances mais tarde no Japão. Durante uma corrida em Nova York Blue Note Jazz Club em 1989, Vaughan recebeu um diagnóstico de câncer de pulmão e estava muito doente para terminar o dia final do que viria a ser sua última série de apresentações públicas. Vaughan voltou para sua casa na Califórnia para começar a quimioterapia e passou seus últimos meses alternando estadias no hospital e em casa. Vaughan ficou cansada ​​da luta e pediu para ser levada para casa, onde morreu na noite de 3 de abril de 1990, enquanto assistia a um filme de televisão, com sua filha, uma semana depois de seu 66 º aniversário. O funeral de Vaughan foi realizado no Monte Zion Baptist Church na 208 Broadway, em Newark, New Jersey, a mesma congregação que ela frequentava na infância. Após a cerimônia, uma carruagem puxada por cavalos transportado o corpo dela para o seu lugar de descanso final em Glendale Cemetery, Bloomfield em Nova Jersey.

Discografia selecionada
1944 Sarah Vaughan and Her All-Stars (Continental Records)
1949 Sarah Vaughan in Hi-Fi
1953 "Hot Jazz" (Remington Records)
1954 The Divine Sarah Sings
1954 Sarah Vaughan with Clifford Brown (com Clifford Brown)
1955 In the Land of Hi-Fi
1957 At Mister Kelly's (ao vivo)
1957 Swingin' Easy
1957 Sarah Vaughan and Billy Eckstine: Irving Berlin songbook (com Billy Eckstine)
1957 Sarah Vaughan Sings George Gershwin
1957 Sarah Vaughan Sings Broadway: Great Songs from Hit Shows
1958 No Count Sarah (com Count Basie Orchestra)
1959 After Hours at the London House (ao vivo)
1959 Vaughan and Violins
1960 Close to You
1960 Dreamy
1961 The Divine One
1961 The Explosive Side of Sarah Vaughan
1961 Count Basie/Sarah Vaughan (com Count Basie Orchestra)
1961 After Hours
1962 You're Mine You
1962 Sarah + 2
1963 Sarah Sings Soulfully
1963 Snowbound
1963 Lonely Hours
1963 We Three (com Joe Williams e Dinah Washington)
1963 The World of Sarah Vaughan
1963 Sweet 'n' Sassy
1963 Star Eyes
1963 Sarah Slightly Classical
1963 Sassy Swings the Tivoli (ao vivo)
1963 Vaughan with Voices
1964 Pop Artistry
1964 Sweet 'N' Sassy
1964 The Lonely Hours
1965 ¡Viva! Vaughan
1965 Sarah Vaughan Sings the Mancini Songbook
1966 The New Scene
1967 Sassy Swings Again
1967 It's a Man's World
1971 A Time in My Life
1972 Sarah Vaughan with Michel Legrand (com Michel Legrand)
1972 Feelin' Good
1973 Live in Japan (ao vivo)
1974 Send in the Clowns
1975 Sarah Vaughan with the Jimmy Rowles Quintet
1977 I Love Brazil
1977 Ronnie Scott's Presents Sarah Vaughan Live (ao vivo)
1978 How Long Has This Been Going On?
1979 The Duke Ellington Songbook, Vol. 1
1979 The Duke Ellington Songbook, Vol. 2
1979 Copacabana
1981 Songs of The Beatles
1981 I Love Brazil!
1981 Send in the Clowns (com Count Basie Orchestra)
1982 Crazy and Mixed Up
1982 Gershwin Live! (ao vivo, com Michael Tilson Thomas e Los Angeles Philharmonic,ganhou o Grammy Award for Best Jazz Vocal Performance, Female)
1984 The Mystery of Man (aka Let It Live, Sarah Vaughan Sings the Poetry of Pope John Paul II)
1986 South Pacific (comKiri Te Kanawa, Mandy Patinkin e José Carreras)
1987 Brazilian Romance
1989 Quincy Jones - Back on the Block

Moody's tira selo de bom pagador do Brasil e sinaliza novo rebaixamento

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
 Marca da Moody's em prédio de Nova York. 02/08/2011  REUTERS/Mike Segar

Por Camila Moreira

SÃO PAULO (Reuters) - A Moody's retirou o selo de bom pagador internacional do Brasil ao rebaixar o rating do país em dois degraus nesta quarta-feira e indicou que novos cortes podem vir ao mudar a perspectiva da nota para negativa, citando o ambiente econômico e político desfavorável do país.

A agência de classificação de risco rebaixou a nota de crédito do país a "Ba2", ante "Baa3". A Standard & Poor's e a Fitch já haviam retirado o grau de investimento do Brasil no ano passado, sendo que a S&P voltou a cortar o rating na semana passada, afastando o país ainda mais do selo de bom pagador.

"Os acontecimentos macroeconômicos e fiscais nos próximos anos devem produzir um perfil de crédito significativamente mais fraco. A dinâmica do crescimento vai permanecer fraca nos próximos anos aumentando a pressão sobre a política fiscal", informou a Moody's em comunicado.

A agência, que havia colocado em dezembro a nota do Brasil em revisão para rebaixamento, citou ainda que a dívida do Brasil deve exceder 80 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos três anos.

Ela explicou que entre os motivos do rebaixamento está a "desafiadora dinâmica política, que continua dificultando os esforços de consolidação fiscal das autoridades e adiando reformas estruturais".

A decisão da Moody's já era amplamente esperada pelos agentes econômicos, que reagiram de forma contida. O dólar avançava menos de 1 por cento, influenciado também pelo cenário externo negativo, ao redor de 4 reais. Já os juros futuros abriram em alta, mas o movimento perdeu força.

"(No final do ano passado) confirmou-se a piora da situação fiscal e, desde então, a expectativa era de que as agências rebaixassem a nota. A Moody's estava atrasada e por isso cortou em dois degraus, agora fica alinhada com as outras", disse o economista-chefe do Banco Fator, José Francisco Gonçalves.

Ainda assim, é um forte golpe contra o governo da presidente Dilma Rousseff, alvo de crescente pressão de aliados para relaxar seus esforços fiscais e estimular o crescimento econômico, além do processo de impeachment.   Eventual aumento de risco de impedimento de Dilma também pode pesar no cenário brasileiro para a Moody's.

"No ano passado houve muitas conversas sobre impeachment que ganharam ímpeto e, então, perderam, e que podem ganhar força de novo. Ninguém sabe. Isto é incerteza e para nós a incerteza não é positiva e essa incerteza está refletida na perspectiva (negativa)", afirmou à Reuters a analista da Moody's para Brasil, Samar Maziad.

Nesta semana, surgiram avaliações de que o risco de impedimento da presidente aumentou após a prisão do marqueteiro das duas campanhas presidenciais de Dilma, João Santana.

Ele foi preso como parte da 23ª fase da Lava Jato, deflagrada na segunda-feira, por suspeita de ter recebido pagamentos milionários ilegais no exterior vindos do esquema de corrupção na Petrobras por serviços prestados para campanhas eleitorais do PT no Brasil.

ESPIRAL

O Brasil segue enfrentando dificuldades para equilibrar as contas públicas em meio à forte recessão econômica, e anunciou na semana passada propostas que abrem caminho para novo déficit primário em 2016 e corte do Orçamento, além de um mecanismo que tenta limitar os gastos públicos.

"O ponto é que estamos nessa sequência de rebaixamentos. Isso significa que a gente precisa de uma política econômica firme para interromper essa espiral. Não estamos conseguindo ter resposta à altura", destacou a economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif.

A Moody's destacou ainda que no período entre 2016 e 2018 o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro terá contração média de 0,5 por cento, e que os pagamentos de juros irão consumir mais de 20 por cento das receitas do governo.  A economia brasileira provavelmente contraiu quase 4 por cento no ano passado e deve encolher mais de 3 por cento neste ano.

O Ministério da Fazenda reiterou em nota que a decisão da Moody's não altera o comprometimento com o ajuste fiscal necessário para a estabilização da dívida pública e na perspectiva de recuperação da economia no médio prazo.

"(As) iniciativas (tomadas pelo governo) favorecerão a reversão das incertezas quanto à trajetória fiscal e a retomada da confiança dos agentes, condição importante para a retomada dos investimentos", informou o ministério em nota.

A Moody's alertou, entretanto, que elevação do rating brasileiro é "bastante improvável" no curto prazo devido à perspectiva negativa, mas que pode haver pressão positiva se o governo conseguir lidar com os desequilíbrios estruturais que levaram à deterioração fiscal e ao aumento da dívida soberana.

(Reportagem adicional de Flavia Bohone em São Paulo e de Alonso Soto em Brasília)

© Thomson Reuters 2016 All rights reserved.

Planalto confia que Santana vai explicar recursos no exterior, dizem fontes

Planalto confia que Santana vai explicar recursos no exterior, dizem fontes
terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 21:43
Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - Depois de um primeiro dia nervoso, o clima nesta terça-feira no Palácio do Planalto com a prisão do publicitário João Santana estava mais calmo, com a certeza de que será possível demonstrar que não há relação entre os recursos pagos a Santana no exterior e as campanhas petistas, disseram à Reuters duas fontes palacianas.

A avaliação no Planalto era de que Santana irá explicar os recursos no exterior e mostrar que não há relação com as campanhas petistas. A nota do advogado do PT, Flavio Caetano, na segunda-feira, também ajudou a esfriar o clima, segundo uma das fontes. “Se o partido pagou 70 milhões de reais declarados, por que ia pagar dois por fora”, disse a fonte.

De acordo com as fontes, a intenção da oposição de usar a denúncia contra Santana para aumentar a pressão no processo de cassação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não irá funcionar.

No dia anterior, o Planalto temia que a prisão de João Santana desse mais fôlego à ação impetrada no TSE que pede a cassação do mandato de Dilma e do vice-presidente, Michel Temer, por abuso de poder econômico e uso de dinheiro de propinas da Petrobras para financiamento da campanha.

Agora, a avaliação é de que a inclusão de novos elementos no processo no TSE acabaria por atrasar o processo, poderia levá-lo de novo ao plenário e, por ser uma investigação ainda em fase inicial, não tem provas suficientes para que possam ser consideradas pelo tribunal.

“Pode ser um tiro no pé. Se o Tribunal decidir esperar por provas, o mandato termina e o processo não”, afirmou uma segunda fonte.

O Planalto incrementou a estratégia de tentar ocupar espaços na mídia dando sua versão. O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, foi escalado pela presidente para defender o governo. Na segunda-feira, o ministro deu uma entrevista à TV Globo, e usou por duas vezes a rede social Twitter para reafirmar a posição do Planalto e criticar a oposição.

“Em vez de se preocupar com o que interessa ao Brasil, nossos adversários insistem na pauta única: tirar a qualquer custo @dilmabr do poder”, escreveu o ministro. “É preciso ter calma porque a pressa da oposição só atrapalha e, enquanto eles não conseguem vencer o trauma, o país precisa seguir seu rumo”.

A prisão de Santana e de sua mulher, Mônica Moura, havia sido decretada na segunda-feira por suspeita de ter recebido pagamentos milionários ilegais no exterior provenientes do esquema de corrupção na Petrobras por serviços prestados para campanhas eleitorais do PT no Brasil. Os dois, no entanto, estavam na República Dominicana e foram presos na manhã desta terça-feira, ao voltar para o Brasil.

© Thomson Reuters 2016 All rights reserved.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Mulheres que marcaram o Século XX: MARGARET THATCHER A DAMA DE FERRO

MARGARETH THATCHER

HISTÓRIA

Margareth Thatcher, em 1979, tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha. Foi a precursora do neoliberalismo e seu governo durou 11 anos.

http://brasilesco.la/b390
No ano de 1979, a Europa se encontrava em um período de recessão econômica, elevadas taxas de inflação, altos índices de desempregos e uma quase incontornável crise petrolífera. Durante esse período de turbulência social, assumiu o poder na Grã-Bretanha a líder do partido conservador inglês, Margareth Thatcher.

Thatcher foi a primeira mulher que ocupou o cargo de Primeiro-Ministro britânico. Logo no início do seu mandato, efetivou uma série de medidas e mudanças, anunciou um plano para a redução dos impostos e passou a controlar e a realizar reformas institucionais nos sindicatos trabalhistas. Essas reformas lhe valeram o apelido de “Dama de Ferro”.

A Primeira-Ministra permaneceu no cargo de 1979 até 1990, ou seja, ocupou o cargo por 11 anos. Nos primeiros cinco anos, suas medidas e estratégias de governo não resultaram em melhorias na economia britânica; ao contrário, muitos estudiosos disseram que a Grã-Bretanha entrou num momento de maior recessão econômica. Entretanto, outros estudiosos, que compactuam com uma visão política liberal-conservadora, defenderam veemente o governo de Thatcher.

Os primeiro cinco anos do primeiro mandato de Margareth Thatcher foram bastante conturbados, por sua política anticomunista. O primeiro governo de Thatcher ficou marcado por diversas greves e manifestações dos sindicatos trabalhistas. Mas sua intervenção nas Guerras das Malvinas (Guerra entre Inglaterra e Argentina), em 1982, aumentou sua popularidade. Thatcher conseguiu sua primeira reeleição em 1984 em decorrência desse fato.

Após o primeiro mandato, Thatcher promoveu um programa de privatizações das empresas estatais e continuou combatendo de forma radical os movimentos sindicais trabalhistas. A Primeira-Ministra britânica tornou-se uma das precursoras do neoliberalismo.

No ano de 1984, não negociou a liberação dos presos políticos e sofreu um ataque contra sua vida, realizado pelo grupo terrorista IRA (Exército Republicano Irlandês). Saindo ilesa do atentado, ganhou força e compactuou ainda mais com o capitalismo. Certa vez, disse: “A ganância é um bem” – essa frase é a clara concordância que a “Dama de Ferro” tinha com a acirrada concorrência capitalista.

No final da década de 1980, Margareth Thatcher continuava seu governo de forma rígida e inflexível. Conseguiu controlar a inflação e acelerou a valorização da moeda inglesa, porém não conseguiu baixar a taxa de desemprego. Sua segunda reeleição aconteceu em 1989, entretanto sua relação com o partido não era boa, o que levou à sua renúncia no ano de 1990. Acentuada ainda pela vitória do presidente norte-americano, George Bush, não simpatizante de Thatcher, um dos motivos da renúncia foi a perda do apoio externo dos Estados Unidos da América.

A “Dama de Ferro” assumiu o cargo de Primeira-Ministra inglesa no ano de 1979, em plena Guerra Fria, e deixou o poder político britânico em 1990, após a queda do muro de Berlim (fim da Guerra Fria).

Margareth Thatcher morreu no dia 08 de Abril de 2013, aos 87 anos, em consequência de um acidente vascular cerebral.

Leandro Carvalho
Mestre em História

http://brasilescola.uol.com.br/historia/margareth-thatcher

7º Ano A e B Universidade Infantil /Antiamericanismo / 2016






Antiamericanismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Antiamericanismo, algumas vezes referido como "sentimento antiamericano" descreve uma posição hostil em relação à política, à cultura e à sociedade dos Estados Unidos da América. As definições geralmente se aplicam às políticas do governo dos Estados Unidos.

O termo e o conceito são resultantes da agressiva política externa, no que diz respeito a imposições econômicas e políticas realizadas pelos os Estados Unidos. A percepção do sentimento antiamericano ocorre sobretudo no campo da política externa   das gestões Bush, particularmente com referência às Guerras do Iraque e Golfo Pérsico, ataques vinculados à dominação do petróleo do Oriente Médio e condenados pela ONU e parte significativa da opinião pública internacional. [Mészáros).

Todavia o termo e o conceito são também considerados como carregados de preconceitos - e portanto, sem fundamento crítico - pela maior parte dos detratores da política dos Estados Unidos.

Segundo Hobsbawm, o antiamericanismo é uma aversão aos Estados Unidos, a partir de um ponto de vista crítico em relação ao modo de vida do cidadão americano, interferindo negativamente na cultura e na sociedade, através, por exemplo, do consumismo e do estilo de vida baseado em interesses econômicos, em detrimento dos valores humanos e éticos. [Hobsbawm . O antiamericanismo seria uma reação de outros Estados que se sentem ameaçados e coagidos pela dominação política, econômica e militar norte-americana; aversão e receio estes também presentes em períodos históricos anteriores, como nos contextos dos Impérios Romano, Britânico, Português, Persa e tantos outros.

Segundo o estudioso Paul Hollander[5] , o antiamericanismo não é um verdadeiro ódio pelos Estados Unidos, mas uma convicção baseada na crença preconceituosa de que o país influa negativamente na cultura e na sociedade, através, por exemplo, do consumismo e do estilo de vida escolhido por seus cidadãos .

Outra tese é sugerida pela francesa Marie-France Toinet, que defende que o termo não expressa apenas estereótipos e preconceitos, mas seria uma reação dos Estados que se sentem em perigo diante do império econômico e militar americano.


POR QUE SE DIFUNDE O ANTIAMERICANISMO NO MUNDO.

Publicado em 18 de setembro de 2012 por flaviolyra

Flavio Lyra (*). Brasília, 24 de Setembro de 2012.

As manifestações ocorridas nas últimas duas semanas contra os Estados Unidos num grande número de países todo o mundo, muitos deles localizados no Norte da África e no Oriente – Médio, em protesto contra um filme que deprecia a figura de Maomé, chamam a atenção para um fenômeno muito mais amplo e profundo que se difunde em todo o mundo: a crescente antipatia pelos Estados Unidos.

Por certo, que a grande mídia mundial, sob a influência do poder norteamericano, procura situar tais manifestações na esfera de episódios isolados e localizados, produzidos em função de questões superficiais ou da ação de pequenos grupos. Agora mesmo buscam atribuir esse caráter aos assassinatos no consulado dos Estados Unidos em Bhengazzi , Líbia, do embaixador ( que teve papel importante no derrubada recente de Kadafi e seu governo) e de mais três funcionários do consulado.
Há fortes razões para afirmar que essa interpretação, demasiado reducionista, é apenas uma tentativa de mascarar a consciência crescente no mundo, especialmente nos países periféricos, de que os Estados Unidos constituem atualmente uma ameaça permanente para o resto do mundo, na medida em que seu inegável poder nas esferas econômica, ideológica e política é utilizado de forma cada vez mais escancarada para impedir a ascenção de outros países no cenário internacional e para combater supostos inimigos em seus próprios territórios.

Nesse contexto mais geral, é que se situa a propagação de protestos em função de episódios aparentemente carentes de importância, os quais funcionam como meros deflagradores de insatisfações que derivam do sentimento de rechaço à atuação dos Estados Unidos.
O sociólogo Zigmunt Bauman(**) ao referir-se às rebeliões que puseram abaixo vários governos ditatoriais na chamada “primavera árabe”, menciona as ilustrativas palavras de um parlamentar iemenita de oposição, ao relatar que não são as pessoas que estão com medo de seus governos, os quais se submeteram às ‘forças globais’ em troca de se omitir das obrigações com seus próprios povos.“ É o oposto. Agora, o governo e suas forças de segurança estão com medo do povo. A nova geração, a geração da Internet é destemida. Eles querem seus plenos direitos e querem uma vida- uma vida dignificada”. Acontece que esses governos que estão sendo afastados por revoltas populares têm sido sustentados pelos Estados Unidos e o ódio popular a eles dirigido transfere-se automaticamente para esse país.

Com o término da “Guerra Fria”, a antiga União Soviética saiu da propaganda e da imaginação popular como o suposto grande inimigo da civilização a ser combatido e sobre o qual se concentrava o ódio popular pela suposta ameaça que representava à Liberdade. Os Estados Unidos, então, colocavam-se como o grande protetor do mundo livre e de suas conquistas sociais, mormente os benefícios associados ao Estado de Bem-estar- social e à democracia
O avanço do processo de globalização, com seus efeitos deletérios sobre as condições de vida das populações, ao lado da crescente agressividade das ações econômicas, políticas e militares dos Estados Unidos no plano internacional, em circunstâncias de maior acesso das populações à informação graças a INTERNET, tem conduzido à focalização da atenção das populações nesse país, como a principal origem dos problemas que afligem o mundo. O que ocorre, não sem razão, por que ali se localiza a principal fortaleza do capitalismo globalizado e o principal centro de poder militar do mundo.

No plano econômico, as grandes corporações norteamericanas, especialmente financeiras, têm sufocado as atividades econômicas locais e as aspirações de bem-estar social das populações dos países mais frágeis, inclusive de alguns considerados desenvolvidos como Grécia, Irlanda, Espanha, Itália e Portugal. Se por um lado, as grandes corporações contribuem para a expansão da produção, por outro o fazem aumentando as desigualdades sociais e gerando o aparecimento de quadros de endividamento que condenam esses países a subutilizarem seu potencial produtivo e a manterem altos índices de desemprego. Esse padrão de expansão acaba sendo o principal responsável pela incapacidade dos governos de encontrar solução para os problemas de suas populações, na medida em que submete o poder político ao poder econômico das grandes corporações.
No plano político, diretamente ou sob a liderança dos Estados Unidos, às vezes sob falsos pretextos, não somente são aplicadas sanções econômicas e promovidas guerras de agressão. São exemplos notórios dessa conduta: as invasões do Iraque e do Afeganistão e o boicote econômico que, há mais de meio século, realizam contra Cuba; e as sanções econômicas que iniciaram recentemente contra o Iran.

Além disto, são realizadas regularmente ações de agressão por agências secretas do governo norteamericano que, em muitos casos utilizando forças mercenárias, matam líderes de oposição, promovem a tortura, desrespeitam a soberania dos países com a realização de verdadeiras operações de guerra em seus territórios, mantêm prisões em locais secretos fora , etc.
Não seria exagero dizer que o país mais poderoso do mundo tornou-se refém de seu poder militar e que, paradoxalmente, vive com medo das populações dos demais países, o que somente reforça seu sentimento de insegurança e a necessidade de tornar-se mais agressivo e mais presente militarmente no resto do mundo. Num verdadeiro círculo vicioso.
Nada menos do que 500 bases militares norteamericanas são mantidas atualmente no resto do mundo. A “guerra ao terror”, desencadeada pelos Estados Unidos, depois do lamentável episódio das Torres Gêmeas, é uma guerra contra qualquer um e, portanto, contra todos que se oponham aos propósitos desse grande país.

Chamam a atenção o caráter belicoso do governo norteamericano diante do brutal assassinato de seu embaixador na Líbia, quando o presidente Obama e a Secretária de Estado Hillary Clinton declaram em tom ameaçador que “será feita justiça”, trazendo à mente o lamentável episódio do assassinato de Bin Laden, no qual o Presidente Obama e seus auxiliares se reuniram numa sala para assistir pela televisão o trucidamento do chefe da Al Kaeda, num ato de violação da soberania do Paquistão, para a realização de uma de vingança primitiva, que certamente discrepa do que se esperaria da política externa da maior potência econômica e militar do mundo.
Se a isto se adicionam os assassinatos frequentes de líderes populares que se opõem às ações do governo dos Estados Unidos e mesmo de pessoas comuns, conforme vídeo que circulou recentemente na INTERNET, especialmente com os “drones”, aviões não tripulados, ficam evidenciadas várias razões que explicariam a crescente aversão existente entre as populações do mundo contra os Estados Unidos.

Não poderia ficar de fora a atitude do governo dos Estados Unidos, claramente prejudicial ao resto do mundo, de franca omissão frente aos esforços da comunidade internacional para limitar os efeitos daninhos ao clima da terra, derivados do aquecimento global. Isto, em circunstâncias de ser esse país a principal a fonte de lançamento de gases de carbono na atmosfera.
Evidencia-se, pois que há fortes razões para que cresça o sentimento antiamericanista no mundo e que os episódios de violência a que dá origem, especialmente nos países mais pobres, sejam cada vez mais freqüentes, constituindo atos de desespero diante dos obstáculos com que se defrontam suas populações para enfrentar os problemas econômicos e sociais que os afligem e como reação às agressões a que têm estado sujeitos de parte da maior potência do planeta.

(*) Economista. Cursou o doutorado de Economia na UNICAMP. Ex-técnico do IPEA.
(**) Em “Isto não é um Diário”, p. 183. Zahar Editores (2012)

Marqueteiro do PT João Santana tem prisão decretada em nova etapa da Lava Jato

Marqueteiro do PT João Santana tem prisão decretada em nova etapa da Lava Jato

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

 PF em sede da construtora Odebrecht, em São Paulo

 22/2/2016 REUTERS/Rodrigo Paiva

Por Thais Skodowski e Pedro Fonseca

CURITIBA/RIO DE JANEIRO (Reuters) - O marqueteiro João Santana, que trabalhou nas duas campanhas da presidente Dilma Rousseff e na reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve pedido de prisão decretado em nova etapa da operação Lava Jato, lançada nesta segunda-feira, sob suspeita de ter recebido pagamentos ilegais milionários no exterior provenientes do esquema de corrupção na Petrobras.

Santana, que além das bem-sucedidas campanhas petistas também trabalhou para candidatos vitoriosos no exterior, como o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, recebeu ao menos 7,5 milhões de dólares fora do país por parte da Odebrecht e do operador financeiro do esquema de corrupção na Petrobras (PETR4.SA: Cotações) Zwi Skornicki, de acordo com o Ministério Público Federal.

O pagamento seria por serviços prestados para campanhas eleitorais do PT no Brasil, mas feito no exterior devido à origem ilícita dos recursos, de acordo com os investigadores.

Santana, que está na República Dominicana, ainda não foi detido. Além dele, sua mulher, a também publicitária Mônica Moura, também teve pedido de prisão decretado.

Em nota, a assessoria de imprensa de Santana informou que o advogado do publicitário informará mais tarde nesta segunda-feira a posição do marqueteiro sobre a operação da PF e sobre o retorno de Santana e da mulher ao Brasil com objetivo de se apresentarem às autoridades brasileiras.

De acordo com o MPF, há evidências de que a Odebrecht transferiu 3 milhões de dólares entre abril de 2012 e março de 2013 para conta não declarada no exterior de Santana e Mônica, enquanto Skornicki efetuou transferência no exterior de pelo menos 4,5 milhões de dólares entre setembro de 2013 e novembro de 2014 para os publicitários, que à época eram responsáveis pelo marketing de campanhas eleitorais do PT.

"Há um indicativo claro de que esses valores têm origem na corrupção na Petrobras", disse o procurador do MPF Carlos Fernando dos Santos Lima em entrevista à imprensa em Curitiba, onde estão concentradas as investigações da Lava Jato. "Os contratos indicam claramente uma origem ilícita."

Apesar de Santana ter trabalhado diretamente nas últimas três campanhas presidenciais do PT, a PF ressaltou que não está investigando campanhas. "A gente não está investigando campanha eleitoral de ninguém... a gente está investigando a origem ilícita dos recursos que ele (Santana) recebeu lá fora", disse o delegado da PF Filipe Pace.  Segundo os investigadores, parte do dinheiro recebido por Santana da Odebrecht fora do país foi utilizada para a compra de um apartamento em São Paulo por 3 milhões de dólares, que foi sequestrado pela Justiça devido à suspeita de uso de recursos ilegais.

O delegado Pace acrescentou na entrevista que foram feitos depósitos para Santana com base em contratos falsos para justificar emissão de dinheiro para fora, caracterizando lavagem de dinheiro. O marqueteiro, a mulher e o operador Skornicki são suspeitos de crimes de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

A Justiça também determinou o bloqueio das contas e dos investimentos bancários "no montante de até 25 milhões de reais" de João Santana, de sua esposa, de Skornicki e de três empresas.

Skornicki, que foi preso nesta manhã, também é investigado por suspeita de pagamentos de milhões de dólares em propina em benefício de contratos bilionários feitos pela empresa Keppel Fels, unidade no Brasil da companhia de Cingapura Keppel Corporation Ltd KPLM.SI, com a Petrobras e a empresa de sondas de petróleo Sete Brasil, segundo os investigadores.

Em nota, a Sete Brasil disse que auditorias externas determinaram que todos os contratos "estavam dentro da legalidade" e que a empresa tem interesse na apuração de todos os fatos e colabora com as investigações. Um porta-voz da Keppel no Brasil negou veementemente qualquer acusação de pagamento de propina.

ODEBRECHT

O executivo da Odebrecht Marcelo Odebrecht, que já está preso no âmbito Lava Jato, também é suspeito de envolvimento em crimes investigados pela nova etapa da operação, segundo as autoridades, possivelmente tendo controle sobre os pagamentos feitos no exterior por meio de empresas offshore.

Além disso, segundo a investigação, a Odebrecht estaria transferindo funcionários para o exterior para que ficassem fora do alcance da Justiça brasileira, o que caracteriza tentativa de obstrução das investigações da Lava Jato.  A operação também identificou pagamentos ilícitos realizados pela Odebrecht na Argentina. O beneficiário do dinheiro seria o ex-secretário de Transportes Ricardo Jaime, segundo os investigadores.

"A gente identificou que a Odebrecht também pagou funcionários públicos de outros países. Já havia essa linha de investigação de que o pagamento de corrupção não se limitava ao Brasil. Isso será objeto de inquirição ao Marcelo (Odebrecht)", afirmou o delegado Filipe Pace.

Segundo a PF, 300 homens foram mobilizados para o cumprimento de 51 mandados, sendo 38 de busca e apreensão, dois de prisão preventiva, seis de prisão temporária e cinco de condução coercitiva nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

A Odebrecht informou em nota a realização de operação da PF em escritórios da empresa nos três Estados e disse estar à disposição das autoridades para colaborar com a operação em andamento.

A 23ª fase da Lava Jato foi denominada "Acarajé", em referência ao termo utilizado por alguns investigados para denominar dinheiro em espécie, de acordo com os investigadores.

Santana disse, em carta divulgada para anunciar seu desligamento da campanha de Daniel Medina à Presidência da República Dominicana, que está sendo perseguido e é alvo de acusações infundadas.

"Conhecendo o clima de perseguição que se vive hoje em dia em meu país, não posso dizer que me tomou completamente de surpresa, mas ainda assim é difícil acreditar", escreveu o publicitário.

Antes de se tornar alvo direto da Lava Jato, Santana já havia se colocado à disposição para prestar depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações da operação na primeira instância no Paraná.

A defesa do publicitário protocolou em 20 de fevereiro petição em resposta a despacho de Moro que negou acesso de Santana ao inquérito sobre supostos pagamentos da empreiteira Odebrecht feitos a ele em contas no exterior, segundo reportagens.

(Reportagem adicional de Caroline Stauffer e Guillermo Parra-Bernal, em São Paulo,; e Sílvio Cascione, em Brasília)
© Thomson Reuters 2016 All rights reserved

A Rainha do Swing a Divina Sarah Vaughan- I Cried For You. Nessa belíssima interpretação Sarah utiliza o verso da canção I Cried For You naquilo que ela mais gostava de fazer o improviso.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Governo quer espaço para déficit primário em 2016 e vê retração da economia de quase 3% no ano

Governo quer espaço para déficit primário em 2016 e vê retração da economia de quase 3% no ano
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016
 Ministros Barbosa (D) e Simão no Palácio do Planalto.  18/12/2015. REUTERS/Ueslei Marcelino

Por Silvio Cascione e Alonso Soto

BRASÍLIA (Reuters) - O governo brasileiro anunciou nesta sexta-feira, em meio à forte recessão econômica, propostas que abrem espaço para novo déficit primário em 2016 e que tentam limitar os gastos públicos no longo prazo, além de contingenciamento de 23,4 bilhões de reais no Orçamento.

"Estamos propondo espaço fiscal de início... para dar mais transparência e previsilibilidade. Essa é uma medida prudencial, que procura evitar uma prática que foi, infelizmente, adotada nos últimos anos, de propor espaço fiscal somente no final do ano", afirmou o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa.

Pela proposta, que será encaminhada ao Congresso Nacional nos próximos dias, diante da frustração de receitas o governo central (governo federal, Banco Central e INSS) poderia ter déficit de até 60,2 bilhões de reais, ou 0,97 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), neste ano.

A meta oficial é superávit primário consolidado total de 30,6 bilhões de reais, sendo 24 bilhões de reais para o governo central e 6,554 bilhões de reais para Estados e municípios.

Do total de até 84,2 bilhões de reais que poderão ser abatidos da meta, 30,5 bilhões de reais são com frustração de receitas administradas; 41,7 bilhões de reais com receitas não administrativas (dividendos, concessões e operações com ativos); 3 bilhões de reais para ações na saúde; e 9 bilhões de reais com restos a pagar de investimentos prioritários.

Barbosa acrescentou que o governo vai otimizar os pagamentos de precatórios pela União, com potencial positivo sobre o resultado primário de 12 bilhões de reais neste ano.

O rombo primário nas contas do governo em 2016, se confirmado, será o terceiro consecutivo, após déficit de 32,5 bilhões de reais em 2014 (-0,57 por cento do PIB) e de 111,2 bilhões de reais em 2015 (-1,88 por cento do PIB).

O governo piorou ainda mais sua previsão para o PIB em 2016, estimando agora retração de 2,9 por cento, frente à contração de 1,9 por cento esperada antes.   LIMITE

O governo também anunciou a criação de um mecanismo que tenta limitar os gastos públicos. Na prática, porém, abre espaço para que despesas maiores possam ocorrer e sejam compensadas apenas no futuro.

A proposta de lei que também será encaminhada ao Congresso prevê que a expansão dos gastos do governo será limitada a um percentual do PIB a cada ano, por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). No caso de descumprimento, serão acionadas medidas de redução da despesa para o ano seguinte e que envolverão três estágios, englobando desde suspensão de novas desonerações até do reajuste real do salário mínimo.

Barbosa reconheceu que, eventualmente, um governo poderia aumentar seus gastos em seu último ano de mandato e passar a conta para o seguinte, mas argumentou que cada governo tem sua responsabilidade e a sociedade o cobrará.

CORTES

Do contingenciamento de 23,4 bilhões de reais, emendas parlamentares sofrerão corte de 8,1 bilhões de reais e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de 4,2 bilhões de reais, segundo o ministro do Planejamento, Valdir Simão. O governo promoverá ainda corte de cerca de 11 bilhão de reais em outras despesas.

No geral, o corte no Orçamento foi bem inferior ao de 2015, quando as despesas discricionárias sofreram redução de 82,6 bilhões de reais em relação ao previsto na lei orçamentária anual. Em outra frente, as despesas obrigatórias passaram por ajuste de 25,7 bilhões de reais.

Brasil e EUA iniciam estudo em João Pessoa para testar ligação do Zika com microcefalia

Brasil e EUA iniciam estudo em João Pessoa para testar ligação do Zika com microcefalia
sábado, 20 de fevereiro de 2016
Por Julie Steenhuysen

(Reuters) - Pesquisadores brasileiros e norte-americanos irão para João Pessoa, na Paraíba, na segunda-feira, para recrutar mães e bebês a fim de entender se o Zika vírus tem ligação com a microcefalia, uma má-formação cerebral em bebês.

O Brasil confirmou mais de 500 casos de microcefalia - quando uma criança desenvolve uma cabeça anormalmente pequena - desde o começo do surto de Zika. Quase 4.000 casos suspeitos estão sendo investigados.

O país normalmente registra cerca de 150 casos por ano. A alta na microcefalia levou a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1º de fevereiro, a declarar o Zika uma emergência de saúde internacional.

O estudo tem sido planejado há várias semanas. Ele colocará lado a lado pesquisadores dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e especialistas brasileiros para examinar bebês já nascidos com microcefalia, e suas mães, para determinar se o Zika ou alguma outra infecção tem causado essa condição.

“O que estamos tentando fazer é melhor definir a associação entre crianças que foram diagnosticadas com microcefalia e se elas podem ter evidências de infecção congenital do vírus Zika”, disse a epidemiologista Erin Staples, do CDC, uma das líderes do estudo na Paraíba.

Em entrevista, Erin deu os primeiros detalhes de um aguardado estudo. Pesquisadores esperam avaliar 100 mães e seus bebês com microcefalia. Eles serão comparados com 300 a 400 mães e bebês saudáveis. Resultados iniciais são esperados ainda no primeiro semestre, disse um representante sênior do CDC.

Amostras de sangue de ambos os grupos serão recolhidas para testes em busca de sinais de infecção pelo Zika.

Atuais testes diagnósticos que buscam por anticorpos para o Zika são limitados porque se parecem com a dengue, um vírus relacionado bastante comum no Brasil. A equipe espera que extrair amostras tanto das mães quanto de seus bebês dará um quadro mais preciso se o Zika está envolvido. Eles também vão olhar para outras exposições que podem explicar por que um bebê desenvolve microcefalia. O estudo deve ajudar a determinar o risco relativo de microcefalia em bebês cujas mães foram infectadas pelo Zika.

Erin disse que o trabalho pode fornecer uma confirmação mais forte dessa ligação, mas pode levar anos de investigação científica para provar se o Zika realmente causa microcefalia.

Nesse meio tempo, evidências de uma conexão se acumulam. Pesquisadores encontraram o vírus em tecido cerebral de fetos, em fluído amniótico e na placenta. Uma autópsia de um feto abortado mostrou todo o código genético do vírus no cérebro e provas de que o vírus estava se replicando.

Brasil é o único país a relatar um surto de microcefalia após o Zika ter chegado no ano passado.

O CDC tem interesse em investigar a questão à medida que o Zika se dirige ao norte global. O vírus transmitido por mosquitos está circulando em Porto Rico, um território dos EUA, e deve cegar ao sul dos EUA na primavera.

Erin disse que levará de quatro a cinco semanas para que o estudo seja totalmente desenvolvido, mas pode levar mais tempo.

“Precisamos garantir que temos o número certo de casos e controles para sermos capazes de dizer, com um bom grau de certeza, o que está acontecendo”, disse ela.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O Video polêmico e crítico da Beyoncé que denuncia o racismo nos Estados Unidos e que a transforma no momento numa das ativistas mais críticas pelo respeito aos direitos civis do negro norte-americano. Formation by Beyoncé "Official Video"





I have a dream    Eu tenho um sonho  Martin Luther King, Jr (Trecho do Discurso)

Tenho um sonho que um dia esta nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: "Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais".

Tenho um sonho que um dia nas montanhas rubras da Geórgia os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos proprietários de escravos poderão sentar-se à mesa da fraternidade.

Tenho um sonho que um dia o estado do Mississipi, um estado deserto, sufocado pelo calor da injustiça e da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.

Tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos viverão um dia numa nação onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pela qualidade do seu caractér.

Tenho um sonho, hoje.

Tenho um sonho que um dia o estado de Alabama, cujos lábios do governador actualmente  pronunciam palavras de ... e recusa, seja transformado numa condição onde pequenos rapazes  negros, e raparigas negras, possam dar-se as mãos com outros pequenos rapazes brancos, e raparigas brancas, caminhando juntos, lado a lado, como irmãos e irmãs.

Tenho um sonho, hoje.

Tenho um sonho que um dia todo os vales serão elevados, todas as montanhas e encostas serão  niveladas, os lugares ásperos serão polidos, e os lugares tortuosos serão endireitados, e a glória do Senhor será revelada, e todos os seres a verão, conjuntamente.

Esta é nossa esperança. Esta é a fé com a qual regresso ao Sul. Com esta fé seremos capazes de retirar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé poderemos transformar as dissonantes discórdias de nossa nação numa bonita e harmoniosa sinfonia de fraternidade. Com esta fé poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, ir para a prisão juntos, ficarmos juntos em posição de sentido pela liberdade, sabendo que um dia seremos livres.

Esse será o dia quando todos os filhos de Deus poderão cantar com um novo significado: "O meu país é teu, doce terra de liberdade, de ti eu canto. Terra onde morreram os meus pais, terra do orgulho dos peregrinos, que de cada localidade ressoe a liberdade".

E se a América quiser ser uma grande nação isto tem que se tornar realidade. Que a liberdade ressoe então dos prodigiosos cabeços do Novo Hampshire. Que a liberdade ressoe das poderosas montanhas de Nova Iorque. Que a liberdade ressoe dos elevados Alleghenies da Pensilvania!

Que a liberdade ressoe dos cumes cobertos de neve das montanhas Rochosas do Colorado!

Que a liberdade ressoe dos picos curvos da Califórnia!

Mas não só isso; que a liberdade ressoe da Montanha de Pedra da Geórgia!

Que a liberdade ressoe da Montanha Lookout do Tennessee!

Que a liberdade ressoe de cada Montanha e de cada pequena elevação do Mississipi.

Que de cada localidade, a liberdade ressoe.

Quando permitirmos que a liberdade ressoe, quando a deixarmos ressoar de cada vila e cada aldeia, de cada estado e de cada cidade, seremos capazes de apressar o dia em que todos os filhos de Deus, negros e brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão dar-se as mãos e cantar as palavras da antiga canção negra: "Liberdade finalmente! Liberdade finalmente! Louvado seja Deus, Todo Poderoso, estamos livres, finalmente!"

Carmen McRae - My Foolish Heart

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

3º Médio, Performance /Exercício Egito Antigo/ Estamos apostando no sucesso de todos vocês.

 3º Médio, Performance /Exercício sobreAntigo Egito Antigo/ Estamos apostando no sucesso de todos vocês.

ENEM Ciências da humanas e suas tecnologias

1) Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade?
A) A presença do deserto do Saara que favoreceu o estabelecimento de aldeias na região.
B) A existência de uma densa floresta tropical no nordeste do continente africano.
C) A existência do rio Nilo que possibilitou a prática da agricultura em suas margens, a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades.
D) O clima subtropical e o alto índice pluviométrico (índice de chuvas) no território egípcio, favorecendo a agricultura na região.

2) Qual das alternativas abaixo apresenta características da sociedade do Egito Antigo?
A) O poder era concentrado nas mãos do faraó. A sociedade também era composta por sacerdotes, militares, escribas, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos.
B) Os escribas tinham muito poder na sociedade egípcia, mais do que o faraó, pois sabiam ler e escrever. Os sacerdotes tinham pouca importância social, pois a religião não era muito valorizada pela sociedade egípcia.
C) A maior parte da sociedade era composta por escravos, que apesar de serem comercializados como mercadoria tinham vários direitos sociais.
D) O faraó era eleito pelo povo egípcio para um mandato de 4 anos. Nas eleições egípcias todos podiam participar, menos os escravos e os camponeses.

3) Sobre a religião no Egito Antigo é falso afirmar que:
A) Os egípcios acreditavam na vida após a morte e, por isso, desenvolveram a técnica da mumificação.
B) Os egípcios não acreditavam na vida após a morte e seguiam uma religião monoteísta (crença na existência de apenas um deus).
C) Os egípcios acreditavam na existência de vários deuses (religião politeísta).
D) Na religião egípcia muitos animais eram considerados  sagrados, como, por exemplo, gato, jacaré, água, serpente, etc.

4) Na arquitetura do Egito Antigo podemos destacar as pirâmides. Qual era a principal função das pirâmides?
A) Serviam como residência dos faraós e toda nobreza, por isso eram grandes e luxuosas.
B) Para estocar a produção de grãos e guardar as riquezas do faraó e sua família.
C) Servir de templo religioso, pois nelas eram realizados os rituais egípcios.
D) Proteger e conservar o corpo do faraó mumificado e seus pertences pessoais para a vida após a morte.

5) Quais os principais legados deixados pela civilização egípcia para a humanidade?
A) Democracia, graças ao sistema político no Egito Antigo (sistema de eleições diretas).
B) Conhecimentos marítimos, em função da construção de grandes embarcações capazes de navegar por todos os oceanos.
C) Importantes técnicas de Mecânica, graças à criação de diversas máquinas movidas à vapor.
D) Conhecimentos na área da Medicina (graças à mumificação), desenvolvimento de técnicas de Arquitetura com uso da Matemática (graças à construção de pirâmides).

6) Em 3200 a.C., Menés ficou conhecido por ser o primeiro Faraó do Egito Antigo. Durante os seus reinados, os faraós possuíam bastante poder político e econômico. Diante disso, marque a alternativa correta sobre o que foi aTeocracia na civilização egípcia.
A) Os Faraós tinham autonomia política e econômica na civilização egípcia, mas, em relação à religião, eles não demonstravam tanta autoridade, pois os deuses eram considerados os mais poderosos pelos indivíduos egípcios.
B) Teocracia foi uma forma de governo no Egito Antigo em que os Faraós promoveram uma aliança entre religião e política, uma vez que eles eram adorados como deuses e respeitados como rei.
C) Um governo teocrático era simplesmente aquele em que os indivíduos eram governados por um Faraó que, apesar do grande poder político e econômico, não era visto como um deus.
D) Somente o Faraó Mentuhotep II, durante o Médio Império, conseguiu promover uma monarquia teocrática em que ele era visto como um deus perante os indivíduos egípcios.

7) Dentro de uma certa visão de história (chamada de materialismo histórico),modo de produção significou a forma como se organiza uma sociedade em função do conjunto de relações econômicas, mas também políticas e culturais, intimamente ligadas entre si e interferindo umas nas outras. (Vicentino, Claudio. História para o Ensino Médio: história geral e do Brasil: volume único. – São Paulo: Scipione, 2001.p, 40.)O modo de produção asiático foi praticado nas civilizações da Antiguidade. Portanto, marque a alternativa correta sobre essa relação de trabalho no Egito Antigo.
A) Foi um modelo também encontrado na Mesopotâmia e consistiu numa prática de trabalho pautada na servidão coletiva, em que indivíduos exploravam a terra como membros da comunidade e serviam ao Estado que era o maior proprietário de riquezas.
B) Modelo de trabalho baseado na prática de regime assalariado em que os indivíduos se especializaram em uma área do sistema de produção.
C) Relação de trabalho constituída pela troca mútua de bens e serviços em que o Estado era o garantidor da distribuição igualitária da produção para a população egípcia.
D) Foi um modelo de trabalho articulado pelo Estado que monopolizou as riquezas da região. Todavia, os trabalhadores recebiam pagamentos em mercadorias e não pagavam tributos para o governo, pois camponeses e artesões possuíam uma posição privilegiada no Egito Antigo.
08) A sociedade egípcia estava dividida em dois grandes grupos sociais: os privilegiados (nobres, sacerdotes e funcionários administrativos) e os não-privilegiados (soldados, artesãos, camponeses e escravos).Em relação à sociedade egípcia, a alternativa CORRETA é:
A)     Como a religiosidade no Egito Antigo era pequena, os sacerdotes possuíam pouca influência sobre a sociedade.
B)    Os escribas atuavam em todos os níveis da administração, fiscalizavam o controle das despesas do Estado e a arrecadação dos impostos.
C)     Os camponeses eram minoria na sociedade egípcia, eram muitos respeitados, já que forneciam alimentos para a população.
D)     Os vizires e os nomarcas eram muito explorados, já que pagavam impostos altíssimos.
09) Sobre a religião, que marcou a vida do povo egípcio do berço ao túmulo, é INCORRETO afirmar:
A)     As pirâmides eram os locais de culto presidido pelos sacerdotes.
B)     Os egípcios eram politeístas: adoravam vários deuses.
C)     A religião contribuiu para o desenvolvimento das ciências e das artes.
D)     Entre os deuses mais importantes destaca-se Amon-Rá , o deus Sol.

10) Os altíssimos impostos, cobrados para sustentar as campanhas militares do Estado, provocaram inúmeras revoltas que abalaram o poder do Império. Essas revoltas contribuíram para a conquista sucessiva do Egito por vários povos. Foram povos que conquistaram o Egito, EXCETO:
A)     assírios;
B)     persas;
C)     hebreus;
D)     romanos.

11)Leia o texto abaixo.
"Ó senhor de todos! Rei de todas as casas. Nas decisões mais distantes fazes o Nilo celeste para que desça como chuva e açoite as montanhas, como um mar para regar os campos e jardins estranhos. Acima de tudo, porém, fazes o Nilo do Egito que emana do fundo da terra. E assim, com os teus raios, cuidas de nossas hortas. Nossas colheitas crescem, e crescem por ti (...). Tu estás em meu coração. Nenhum outro te conhece, a não ser teu filho Aknaton".
As afirmativas abaixo se relacionam com o texto acima. Leia-as.
I)           As cheias do Rio Nilo eram de grande importância para o povo egípcio antigo.
II)         A figura do faraó aparece associada ao aspecto religioso.
III)        O texto critica o grande poder político dos faraós egípcios.
Estão corretas as afirmativas:
A)         I e II.
B)         I e III.
C)         II e III.
D)         I, II e III.

12) Há, no Egito, pessoas encarregadas por lei de embalsamar corpos e que fazem disso uma profissão. Esses profissionais utilizam-se de vinho de palmeira e óleos aromáticos, especiarias (mirra, canela). Salgam o corpo e cobrem com náilon por setenta dias. Após este tempo, lavam, envolvem-no com faixas de tela de algodão embebidas em commi, uma espécie de cola. Existem vários tipos de embalsamamento. Esse apresentado é o mais caro. Nos tipo médio e inferior  são utilizados processos mais simples e mais baratos. O preço é combinado com a família. Se se encontra um cadáver abandonado, seja alguém que foi atacado por um crocodilo ou morto por afogamento no Rio Nilo, a cidade em cujo território foi encontrado, é obrigada a embalsamá-lo. Não é permitido parentes ou amigos tocar no cadáver, apenas os sacerdotes do Nilo têm esse privilégio. É algo mais precioso do que o simples cadáver de um homem.”
Após a leitura do texto, assinale a alternativa correta:
A)      Os egípcios recebiam o mesmo tratamento após a morte.
B)      O egípcio morto no Rio Nilo recebia o tratamento igual a um mendigo.
C)      O egípcio de classe alta era embalsamado pelo Faraó.
D)      O egípcio após a morte recebia um tratamento diferente, de acordo com a sua condição social.

Respostas das questões:
1.C | 2.A | 3.B | 4.D | 5.D | 6.B | 7.A | 8.B | 9.A | 10.C | 11.A | 12.D