Konstantinos - Uranus

domingo, 9 de agosto de 2015

FATOS QUE MARCARAM AS DÉCADAS 1910 E 1920

O Cometa HALLEY

PÁGINAS DA HISTÓRIA - ANOS 1910

Os fatos que marcaram o país e o mundo, expostos nas capas históricas do jornal O Estado de S. Paulo.


05/06/1910
A passagem do Cometa Halley

Sua passagem foi aguardada e observada com apreensão. Rumores sobre os efeitos nocivos do gás na cauda do cometa criaram um clima de pânico. Como das outras vezes, o Halley seguiu sua trajetória sem causar qualquer dano na Terra.
25/11/1910
A Revolta da Armada

Marinheiros dos encouraçados Minas Gerais e São Paulo revoltam-se. Sob o comando de João Cândido, fuzilam o comandante Batista das Neves e ameaçam bombardear a capital federal. Exigiam a revogação do regime primitivo da chibata.
20/04/1912

O naufrágio do Titanic

O maior e mais luxuoso navio do mundo naufraga após atingir um iceberg. 1.523 pessoas morreram no acidente. Na capa, a declaração dos sobreviventes pedindo que as medidas de segurança dos navios fossem resvistas.
04/06/1914

Assassinado o arquiduque Ferdinando

Terrorista bósnio-sérvio mata o arquiduque Ferdinando e sua esposa. O assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro leva este império a declarar guerra à Sérvia, tem início os eventos que levaram à Primeira Guerra Mundial.
05/08/1914

Inglaterra declara guerra à Alemanha

Durante a mobilização de forças na Europa, desencadeadas pelo sistema de alianças. A Alemanha invade a Bélgica para atingir a França. A Inglaterra exige que neutralidade da Bélgica seja respeitada. Como isso não ocorre, declara guerra à Alemanha.
16/03/1917

Começa a revolução na Rússia

Descontentes, russos tomam as ruas de São Petersburgo e colocaram em curso a primeira Revolução Russa, em 1917. A monarquia era derrubada, o Czar Nicolau II abidicou e um governo provisório foi instaurado.
27/10/1917

Navio brasileiro é afundado, Brasil entra na Guerra

Submarino alemão afunda o navio brasileiro Macau. O presidente da República, Venceslau Brás, declara guerra ao império Alemão.Meses antes , outro navio brasileiro, o Paraná, havia sido torpedeado.
09/11/1917

Revolução Socialista em marcha na Rússia

Na Rússia, o governo provisório de Aleksandr Kerenski é deposto. Operários, soldados e marinheiros, liderados por Lenin e Trotski, assumem o controle de todos os serviços públicos, tinha início a Revolução Socialista.
02/11/1918

Alerta contra Gripe Espanhola

Gripe Espanhola faz vítimas em S.Paulo. Em 4 dias, mata 8 mil pessoas. Medidas sanitárias são tomadas, o governo monta e equipa hospitais para conter a epidemia. Na capa, informe pede que todos sigam rigorosamente as recomendações.
12/11/1918

Assinado armísticio, a paz volta à Europa

Alemanha e os países da Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia) assinam armistício, colocando fim aos combates no fronte ocidental. Com a capitulação da Alemanha, acaba a Primeira Guerra Mundial.





PÁGINAS DA HISTÓRIA - ANOS 1920

http://acervo.estadao.com.br/paginas-da-historia/decada_1920.shtm
Os fatos que marcaram o país e o mundo, expostos nas capas históricas do jornal O Estado de S. Paulo.

19/6/1922
Sacadura e Coutinho cruzam o Atlântico

Saídos do Rio de Janeiro, os aviadores portugueses Sacadura Cabral e Gago Coutinho chegam a Lisboa, realizando a inédita travessia aérea do Atlântico Sul. São saudados como heróis em Portugal e no Brasil.
07/09/1922
Brasil comemora 100 anos de Independência

No centenário da independência do Brasil, o jornal homenageia patronos e saúda todos seus cidadãos e relembra o desejo político brasileiro de emancipar-se de Portugal e tornar-se uma Nação.
17/02/1923

Descoberto túmulo de Tutancâmon

No Vale dos Reis, autoridades egípcias e inglesas assistem à abertura do túmulo do faraó, descoberto no ano anterior pelo arqueólogo e egiptólogo inglês Howard Carter. . Tutancâmon possuía um dos maiores tesouros de Tebas
06/07/1924
Revolta Tenentista em São Paulo

O movimento político-militar do tenentismo se levanta contra as oligarquias. Sob o comando do general Isidoro Dias Lopes, militares rebelados tomam a cidade e atacam Palácio dos Campos Elíseos, o governador Carlos de Campos foge.
11/11/1926

Hidroavião Jahú cruza Atlântico a caminho de SP

Na viagem de Genova a S.Paulo, o hidroavião Jahú realiza parada em Cabo Verde. No ano seguinte, comandada João Ribeiro de Barros e três tripulantes, com a mesma aeronave, realizam a primeira travessia sem escalas do Atlântico Sul.
16/03/1927

Morre Júlio Mesquita, fundador do jornal

A publicação relembra a trajetória do seu criador. Visionário, foi responsável por grandes inovações, como parcerias com agências de notícias e importantes coberturas, entre elas estão Canudos e a Primeira Guerra.
22/05/1927

Charles Lindbergh chega a Paris

O piloto americano Charles Lindbergh chega a Paris, depois de 39 horas de voo, iniciado em Nova York. Com seu avião, Spirit of Saint Louis, realiza o primeiro vôo transatlântico, solo e sem escalas da história.
25/08/1927

Condenados Sacco e Vanzetti

Nos Estados Unidos, são executados os anarquistas italianos Sacco e Vanzetti. Após um julgamento polêmico e uma série de apelações, foram considerados culpados por roubo e homicídio e condenados à pena capital.
25/01/1928

O Ford T chega ao Brasil

Na capa do jornal, uma mensagem de Henry Ford anunciava o lançamento do carro Ford, modelo “T”, no Brasil. Sucesso de vendas há dezenove anos, Henry atestava que o Ford T era o "carro para as exigências modernas”.
25/10/1929

Quebra da Bolsa de Nova York

A bolsa de Nova York fecha em acentuada queda. No dia que entrou para a história como a “Quinta-feira Negra”, teve perdas que chegaram a quatro bilhões de dólares. O maior desastre financeiro de que se tinha notícia, até então.

4 comentários: