Konstantinos - Uranus

terça-feira, 2 de junho de 2015

3º Ano Areópago (Performance) REFORMA PROTESTANTE QUESTÕES



REFORMA PROTESTANTE
QUESTÕES

(UNIR/RO) - Fundação Universidade Federal de Rondônia -
Questão 1:
Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, marcando o início da Reforma Protestante. Abaixo são apresentadas as teses 05, 27 e 28.
05. O papa não quer nem pode dispensar de quaisquer penas senão daquelas que impôs por decisão própria ou dos cânones.
27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu].
28. Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, pode aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.
(
Tomando por base o texto acima, pode-se afirmar que a crítica que Lutero faz à Igreja Católica está direcionada à
A - prática da simonia.
B - intervenção do papa nos assuntos do Sacro Império.
C - proibição da tradução da Bíblia para o alemão.
D - venda de indulgências.
E - adoção pelo papa do nicolaísmo.

(IFG/GO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás -
Questão 2:
Sobre a Reforma Protestante e a Contrarreforma, ocorridas na Era Moderna, assinale a alternativa incorreta.
A - A Contrarreforma reanimou a fé católica e a conciliou com as práticas comerciais e a agiotagem desenvolvidas pela classe burguesa, valorizando a acumulação de bens.
B - A instrumentalização política da Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica concorreram decisivamente para as guerras religiosas dos séculos XVI e XVII.
C - A crise moral vivida pela Igreja Católica e os interesses políticos dos príncipes alemães foram fatores que concorreram para a Reforma Protestante.
D - Os conflitos religiosos na Europa e o expansionismo colonialista concorreram para a expansão do cristianismo em termos mundiais.
E - O calvinismo refletiu a convergência entre sociedade comercial ascendente e fé cristã.

(UNIT/SE) - Universidade Tiradentes -
Questão 3:
Leia o documento histórico, escrito na Europa, no século XVI.
Havendo Jesus Cristo concedido à Igreja o poder de conceder indulgência, e tendo a Igreja usado essa faculdade que Deus lhe concedeu [...], ensina e ordena o sacrossanto Concílio que o uso das indulgências [...] deve conservar-se pela Igreja. Não obstante, deseja que se proceda com moderação na sua concessão [...] a fim de que, pela facilidade de concedê-las, não decaia a disciplina eclesiástica. E ansiando para que se emendem e corrijam os abusos que se introduziram nelas, motivo que leva os hereges a blasfemarem contra elas; estabelece em geral, pelo presente decreto, que se exterminem de forma absoluta todos os lucros ilícitos que se cobram dos fiéis para que as consigam; pois disto se originaram muitos abusos no povo cristão. E não podendo proibir-se fácil e individualmente os demais abusos que se originaram da superstição, ignorância, irreverência, ou de outra causa qualquer, pelas muitas corruptelas dos lugares e províncias em que se cometem; manda a todos os bispos, e os faça presentes no primeiro concílio provincial, para que, conhecidos e qualificados pelos outros bispos, sejam imediatamente delatados ao sumo pontífice romano, por cuja autoridade e prudência se estabelecerá o que for conveniente para a Igreja universal; e deste modo se possa repartir a todos os fiéis, piedosa, santa e integralmente o tesouro das santas indulgências.
(Sessão XXV do Concílio de Trento. In: Adhemar Marques, Flávio Berutti e Ricardo Faria. História Moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 1997)
Com base no conhecimento e no documento, pode-se afirmar que
A - a Igreja católica decidiu manter a venda das indulgências, ainda que essa prática tenha sido criticada duramente, sobretudo, pelos luteranos.
B - os líderes protestantes decidiram, em congresso de cúpula, aprovar a concessão de indulgências como faziam os bispos e padres católicos.
C - a cúpula da Igreja cristã anunciou o fim da venda das indulgências e a punição dos padres que cobrassem um valor para a salvação.
D - a Igreja Luterana concordou com o "comércio" de indulgência, mas recomendou às autoridades a punição para os que cometessem abusos.
E - a venda das indulgências, após ter o aval oficial do Sumo Pontífice, passou a ser praticada pelos membros das religiões protestantes.

(UFAL) - Universidade Federal de Alagoas -
Questão 4:
Com a fragmentação do feudalismo, a Europa passou por transformações importantes nos seus hábitos e organização social. Na Inglaterra, houve lutas políticas e rompimento com a Igreja Católica. Era o anúncio de mudanças nas relações de poder. Na época do rei Henrique VIII, houve:
A - a fundação da Igreja Anglicana, inspirada nos ensinamentos dos sacerdotes que defendiam o fim do celibato e do batismo.
B - o fim da interferência da Igreja Católica no governo inglês, com a centralização maior da administração nas mãos do monarca.
C - a queda do poder da nobreza e mudanças na economia, com adoção, para o comércio, das soluções dos economistas clássicos.
D - as viagens marítimas para a América, a expansão militar da Inglaterra e uma descentralização administrativa.
E - o fim do sistema parlamentarista e a adoção do mercantilismo, condenando a escravidão e o livre comércio.

(UECE) - Universidade Estadual do Ceará -
Questão 5:
As ideias reformistas de Martinho Lutero foram divulgadas na Europa e reformuladas por alguns de seus seguidores, por exemplo, João Calvino (1509-1564), que propôs novos princípios, ampliando a doutrina luterana. Sobre Calvinismo, assinale a alternativa correta:
A - A doutrina calvinista começou com a tradução da Bíblia para o alemão, em linguagem simples e clara, resumindo tudo aquilo em que um cristão deve acreditar, e tudo aquilo que ele deve praticar e viver .
B - As ideias calvinistas refutavam as propostas defendidas por Lutero e lutaram contra a implantação do Luteranismo.
C - O Calvinismo defendeu a livre interpretação da bíblia, a negação ao culto dos santos e da Virgem, a autoridade do papa e a justificativa das atividades econômicas ate então condenadas pela Igreja.
D - As ideias de Calvino complementaram as de Lutero, e ambas unidas implantaram o Luteranismo na Alemanha.

(ACAFE/SC) - Associação Catarinense das Fundações Educacionais -
Questão 6:
– O início da Idade Moderna europeia foi marcado por diversas transformações e eventos no campo econômico, político, cultural e religioso. Dentre esses movimentos pode-se citar a Reforma Protestante, que levou à divisão da cristandade ocidental.
Sobre o movimento reformista religioso é correto afirmar, exceto:
A - A prosperidade econômica foi interpretada pelos seguidores de Calvino como um sinal da salvação predestinada.
B - A simonia foi a principal causa da Reforma Anglicana, com a aprovação do Ato de Supremacia.
C - Martinho Lutero, monge agostiniano, condenou as indulgências e acabou sendo excomungado da Igreja Católica pelo papa. Em sua doutrina, ele não exigia o celibato entre os pregadores.
D - A usura era condenada pela Igreja Católica, já o protestantismo apresentava uma nova ética econômica, mais adequada ao espírito capitalista.

(PUC-PR) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná -
Questão 7:
O minúsculo micróbio Rickettsia prowazekii é responsável por uma das doenças infecciosas mais arrasadoras que o mundo já viu: o tifo endêmico. Essa doença é frequente entre tropas acampadas e, nesse caso, é chamada “febre de guerra”. Durante a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), na Europa, o tifo, a peste e a fome atingiram cerca de 10 milhões de pessoas.
Sobre essa guerra do século XVII, considere as afirmativas que se seguem:
I. A Guerra dos Trinta Anos terminou com a paz de Vestfália em 1648, ocasião em que a Espanha reconheceu oficialmente a independência da Holanda.
II. A política defendida pelo cardeal Richelieu, primeiro-ministro de Luís XIII, garantiu que a França apoiasse a Espanha católica contra os protestantes nessa guerra no Santo Império Romano Germânico.
III. A participação da França na Guerra dos Trinta Anos fortaleceu o poderio francês no continente europeu no século XVII.
A - Estão corretas somente as alternativas I e III.
B - Somente a alternativa I está incorreta.
C - Somente a alternativa III está correta.
D - Todas as alternativas estão incorretas.
E - Todas as alternativas estão corretas

(FMJ/SP) - Faculdade de Medicina de Jundiaí -
Questão 8:
No início do século XV, era crescente a insatisfação dos fiéis com a Igreja Católica na Europa, em função do comportamento dos sacerdotes e de determinadas medidas em que era flagrante o desrespeito às bases da doutrina cristã. Em consequência disso, o monge Martinho Lutero inicia um movimento conhecido como Reforma Protestante por meio da qual critica
A - a excessiva preocupação dos altos dignitários da Igreja Católica com questões relacionadas ao poder e aos bens materiais.
B - as ordens mendicantes, notadamente a dos franciscanos, por seu despojamento e valorização da natureza ao invés da alma.
C - o pensamento de Santo Agostinho, considerado excessivamente rígido nas questões morais e comportamentais dos fiéis.
D - a estrutura da Igreja Católica, que não possuía níveis hierárquicos suficientes para manter o controle sobre os cristãos.
E - a imposição dos votos de castidade, obediência e pobreza a todos aqueles que quisessem se tornar sacerdotes católicos.

(UFV/MG) - Universidade Federal de Viçosa -
Questão 9:
Assinale a alternativa que apresenta INCORRETAMENTE uma das características da Contrarreforma:
A - Estabelecimento de tribunais inquisitoriais para julgamento de práticas religiosas consideradas heréticas.
B - Criação de ordens religiosas no século XVI, que atuaram em missões católicas na Europa e fora do continente europeu.
C - Confirmação do papel da arte religiosa como instrumento utilizado no ensino das doutrinas católicas e no estímulo à devoção.
D - Reformulação da teologia com base na doutrina da salvação pela fé e no pensamento de Santo Agostinho.

(UNIMONTES/MG) - Universidade Estadual de Montes Claros -
Questão 10:
Acerca da chamada Contrarreforma da Igreja Católica no século XVI, é INCORRETO afirmar que
A - o Concílio de Trento afirmou a dupla origem das crenças da Igreja Católica, fundamentadas em sua interpretação das Escrituras e nas suas próprias tradições.
B - a Companhia de Jesus, fundada em moldes semelhantes aos militares, foi uma das estratégias de expansão da fé católica na Ásia e América.
C - o Concílio de Trento decidiu por uma renovação administrativa, descentralizando o poder eclesiástico com o objetivo de enfrentar a expansão protestante.
D - a Igreja tomou medidas de caráter “repressivo” em relação às chamadas heresias como a reativação do Tribunal de Inquisição e o estabelecimento do Índex, lista de livros proibidos.

GABARITO:
questão 1: D
questão 2: A
questão 3: C
questão 4: B
questão 5: C
questão 6: B
questão 7: A
questão 8: A
questão 9: D
questão 10: C
http://www.gondim.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário