Konstantinos - Uranus

segunda-feira, 16 de março de 2015

Pernambuco já produziu Jeep nos anos 60






Sim, Pernambuco já produziu carros. A fábrica, a primeira do gênero no Nordeste, era da Willys Overland do Brasil, filial da matriz norte-americana que chegou ao País em 1952.

Instalada em um terreno de 180 mil m², onde hoje funciona a Tecnologia em Componentes Automotivos (TCA), a Willys do Nordeste era na verdade, uma montadora. E, assim como a fábrica da Fiat, a ser instalada em Goiana no próximo ano, o anúncio da construção da Willys, em Jaboatão, agitou o Estado nos anos 60. A imprensa da época dizia que Jaboatão seria a “São Bernardo do Campo do Nordeste”, em alusão à cidade paulista que abrigava os maiores investimentos da então incipiente indústria automotiva nacional.

O JC, em 14 de julho de 1966 - data da inauguração da fábrica, exaltava a tecnologia empregada no parque fabril e associava o município pernambucano aos grandes centros de produção automotiva das Américas como Detroit, nos Estados Unidos e Córdoba, na Argentina. Razões para tanto otimismo não faltavam: 40 outras indústrias anunciaram a vinda para Jaboatão estimuladas pelos incentivos fiscais da Sudene. A própria Willys Overland amealhou Cr$ 834 milhões em incentivos fiscais e investiu no total Cr$ 11 bilhões no que denominava de Projeto Nordeste.
em 1966 o Jeep (apelidado no Nordeste de "Chapéu de Couro") passou a ser fabricado (montado) também em Jaboatão, Pernambuco, onde estava a primeira fábrica de automóveis do Nordeste, a Willys-Nordeste, que também fabricou a Rural e Pick-up Jeep. Em 1967 a Willys contava com 7 carros de passeio e utilitarios em 19 versões, ela tinha a maior linha de produtos brasileira. Um veiculo par cada tarefa, para cada gosto, Cada um retratando um aspecto do progresso nacional. Mostrando, nas ruas, estradas, fazendas, construções e nas pistas de autódromos, como o Brasil progredia.
Em 1983 a Ford encerrou a produção do Jeep no Brasil. Perdemos o grande utilitário e a icônica marca Jeep, hoje  propriedade da Fiat Chrysler Automobiles.

jconline.ne10.uol.com.b

3 comentários:

  1. Bom dia vc sabe dizer quais modelos foram fabricado específicamente em Pernambuco? E qual a data do último ano de funcionamento?

    ResponderExcluir
  2. Na materia diz que os veiculos fabricados em PE eram o jeep, a rural e a pick-up.

    ResponderExcluir
  3. Têm fotos da linha de montagem deles.

    ResponderExcluir