Konstantinos - Uranus

quarta-feira, 18 de março de 2015

Exercícios sobre a Crise Econômica de 1929 ( Pré-Médio, 9º Ano A e B , Performance)

Exercícios sobre a Crise Econômica de 1929 ( Pré-Médio, 9º Ano A e B , Performance)

1. Qual das alternativas abaixo apresenta uma das principais causas da Crise de 1929?
A - O crescimento econômico da China e do Japão prejudicaram as exportações dos Estados Unidos.
B - A crise no mercado imobiliário dos Estados Unidos, no final da década de 1920, afetou o valor das ações e derrubou as bolsas de valores no mundo todo.
C - No final da década de 1920, reconstruídas, as nações europeias reduziram drasticamente as importações de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos da América.
D - No final da década de 1920 ocorreu uma forte diminuição na quantidade de mão-de-obra disponível nos Estados Unidos e na Europa. Com poucos trabalhadores as indústrias entraram em forte crise.

2. Como o Brasil foi afetado pela Crise de 1929?
A - O Brasil parou de exportar automóveis e máquinas para os Estados Unidos, trazendo prejuízos para a economia brasileira.
B - Houve uma significativa diminução das exportações de café do Brasil para os Estados Unidos.
C - A economia brasileira entrou em crise, pois todas as multinacionais americanas instaladas no Brasil foram à falência.
D - A Crise de 1929 afetou somente a produção de borracha na região da Amazônia.

3.(Fatec-SP) Entre os fatores que ocasionaram a crise de 1929 nos EUA destaca(m)-se:
a) o protecionismo rígido, a escassez de crédito bancário e a superprodução.
b) a saturação do mercado, a crise na agricultura e o crash da bolsa de Nova York.
c) a superprodução, a saturação do mercado e a expansão desmedida do crédito bancário.
d) a adoção de programas de construção de obras financiadas pelo Estado para minorar o desemprego.
e) a excessiva oferta de terras e o protecionismo rígido.

4. (Cesgranrio 95) O Entre-Guerras (1918-1939) pode ser considerado, no seu conjunto, como um período de crises econômicas. Assinale a opção que expressa corretamente um problema relacionado às conjunturas desse período:
a) A rápida recuperação da produção européia foi impulsionada pelos novos mercados abertos pela expansão colonial.
b) A crise alemã de 1924 representou um desdobramento da decadência da economia dos EUA, o principal centro econômico do mundo.
c) A crise de 1929, iniciada nos EUA, propagou-se rapidamente, pelos países capitalistas, cujas economias estavam em interdependência com a norte-americana.
d) Os desajustes da economia mundial tiveram como principal causa o abalo provocado pela Revolução Russa.
e) A reconversão foi caracterizada pela expansão da industrialização, em escala mundial, principalmente em economias periféricas.

5. (G1) A Crise de 1929, com a queda da Bolsa de Nova York e a Grande Depressão nos EUA, começaram a ser superadas com a política do NEW DEAL (protecionismo alfandegário, subvenção às empresas privadas e aumento dos gastos públicos). Essa política representou um marco na passagem do:
a) capitalismo clássico, liberal e concorrencial para o capitalismo monopolista e estatal.
b) capitalismo monopolista e estatal para o capitalismo clássico, liberal e concorrencial.
c) capitalismo monopolista e estatal para o socialismo cooperativista.
d) do capitalismo clássico, liberal e concorrencial para o mercantilismo monopolista.
e) do capitalismo clássico, liberal e concorrencial para o capitalismo humanitário sem intervenção do Estado na economia.

6. (Ufmg 95) "(...) Há neste momento nos Estados Unidos cerca de 14 milhões de desempregados, e, como muitos deles têm família, 20 a 30 milhões de homens e mulheres
vivem de esmolas, privadas ou públicas (...). O espetáculo de uma grande nação de que um quarto se encontra reduzido à impotência produz emoções bem mais fortes do que uma estatística em preto e branco. Desde que põe pé neste país, o estrangeiro compreende de repente que em nenhum momento a Europa imaginou a dolorosa intensidade da depressão dos Estados Unidos."(MAUROIS, André, ESTALEIROS AMERICANOS. 1933)
A recuperação econômica dos EUA, após a Crise de 1929, ocorreu através do NEW DEAL (1933-1938). Todas as alternativas apresentam instrumentos de ação do NEW DEAL, EXCETO:
a) A administração de Reassentamento, que transferiu famílias que ocupavam terras de qualidade inferior.
b) A Lei Anti-Truste, que proibia o controle de 60% do mercado por uma empresa ou associação de empresas.
c) A Lei da Cerveja e do Vinho e da Vigésima Primeira Emenda, que pôs fim à Lei Seca.
d) A Lei de Assistência Civil à Conservação e ao Reflorestamento, que criava frentes de trabalho para os jovens e desempregados.
e) A Lei do Ajustamento Agrícola, que subsidiava  os fazendeiros que reduzissem a sua produção.

7. (Ibmecrj 2009) A crise que atingiu a Bolsa de Nova York,  em 1929, serviu para demonstrar a crise do modelo liberal  aplicado na economia norte-americana e para superá-la foi executado um programa que tinha como base:
a) A não-intervenção do Estado, objetivando dar ao mercado condições próprias de superação do grave momento econômico.
b) Uma política de investimento maciço em obras públicas, que ficou conhecido como "Aliança para o progresso".
c) Um conjunto de medidas intervencionistas que ficoum conhecido como "New Deal".
d) A supressão de uma série de conquistas da classem trabalhadora, como o salário-mínimo, com a finalidade de facilitar a geração de empregos.
e) O rompimento dos acordos anteriormente firmados com o FMI, acordos que haviam sido assinados numa época de expansão econômica e que agora ficaram inviabilizados.

8. (UFMG 2009) Considerando-se a crise econômica mundial iniciada, em 1929, com a quebra da Bolsa de Nova Iorque, é CORRETO afirmar que:
a)  a Alemanha sofreu impacto imediato e violento desse evento, em razão dos laços econômicos estreitos que vinha mantendo com os Estados Unidos.
b)  a escassez de matérias-primas e de crédito, entre outras causas do crash norte-americano, muito contribuiu, na época, para alimentar a espiral inflacionária.
c)  a URSS foi um dos países atingidos por esse evento, pois a recessão no mundo capitalista prejudicou as exportações de petróleo do país.
d)  os países da América do Sul sentiram os efeitos desse evento, devido à repatriação do capital estrangeiro anteriormente investido nessa região.

9. (Ufmg 99) O Estado apareceu como um agente econômico particular, cuja intervenção assumia um caráter legítimo, não mais em tempo de guerra apenas, mas também em tempo de paz, para sustentar o crescimento econômico. Mudança ideológica considerável, que dominou as idéias desde a Grande Depressão dos anos 30 até meados dos anos 70 – período keynesiano -, ligada ao advento da política econômica.
Assinale a alternativa que apresenta um programa característico do período keynesiano.
a) Doutrina Monroe
b) “New Deal”
c) “Big Stick”
d) Guerra Fria
e) Emenda Platt

Gabarito/ Exercícios sobre a Crise Econômica de 1929 ( Pré-Médio, 9º Ano A e B , Performance) 1-c, 2-b, 3-c, 4-c, 5-a, 6-b, 7-c, 8-a, 9-b


Um comentário: