Konstantinos - Uranus

sábado, 13 de abril de 2013

EUA diz concordar com China em solução pacífica para Coreia do Norte



PEQUIM, 13 Abr (Reuters) - Os Estados Unidos disseram neste sábado que a China concordou em trabalhar conjuntamente para livrar a Coreia do Norte de sua capacidade nuclear por meios pacíficos, mas Pequim não fez nenhum compromisso público específico para pressionar seu aliado de longa data a mudar seus modos.
O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e o principal diplomata da China, o Conselheiro de Estado Yang Jiechi, disseram que ambos os países apoiam o objetivo de desnuclearização da península coreana.
"Somos capazes, os Estados Unidos e a China, de destacar o nosso compromisso conjunto para a desnuclearização da península coreana de forma pacífica", disse Kerry a repórteres, sentado ao lado de Yang em um alojamento estatal no oeste de Pequim.
"Nós mantemos que a questão deve ser tratada e resolvida de forma pacífica, através do diálogo e da consulta. Resolver adequadamente a questão nuclear da Coreia serve aos interesses comuns de todas as partes. Também é a responsabilidade compartilhada de todas as partes envolvidas", disse Yang, falando através de um intérprete.
Kerry se recusou a comentar o que especificamente a China pode fazer para pressionar por uma solução pacífica a respeito da Coreia do Norte, dizendo apenas que eles tinham discutido todas as possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário