Konstantinos - Uranus

sábado, 13 de abril de 2013

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo ( Max Weber)



A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

Capa da edição original alemão de A Ética Protestante eo Espírito do Capitalismo
Ensaio de Weber A ética protestante eo espírito do capitalismo é a sua obra mais famosa.    Argumenta-se que este trabalho não deve ser visto como um estudo detalhado do protestantismo, mas sim como uma introdução em obras posteriores de Weber, especialmente seus estudos de interação entre várias idéias religiosas e comportamento econômico, como parte da racionalização do sistema econômico .  Em A Ética Protestante eo Espírito do Capitalismo , Weber apresentou a tese de que a ética calvinista e idéias influenciaram o desenvolvimento do capitalismo.  Ele notou a mudança pós-Reforma do centro económico da Europa longe de países católicos, como a França, Espanha e Itália, e para os países protestantes como a Holanda, Inglaterra, Escócia e Alemanha. Weber também observou que as sociedades com mais protestantes foram aqueles com uma economia mais capitalista altamente desenvolvido.  Da mesma forma, em sociedades com diferentes religiões, líderes de negócios mais bem sucedidos eram protestantes.  Weber, assim, argumentou que o catolicismo romano impediu o desenvolvimento do economia capitalista no Ocidente, assim como outras religiões, como o confucionismo eo budismo em outras partes do mundo.
O desenvolvimento do conceito de vocação rapidamente deu para o empresário moderno uma consciência fabulosamente clara - e também trabalhadores qualificados, ele deu aos seus empregados, o salário de sua devoção ascética para a vocação e de cooperação na sua exploração cruel deles através do capitalismo a perspectiva da salvação eterna.

-Max Weber
Devoção religiosa cristã tinha sido historicamente acompanhada pela rejeição dos assuntos mundanos, incluindo a perseguição econômica.  Weber mostrou que certos tipos de Protestantismo - notadamente Calvinismo  - apoiavam a busca racional de ganho econômico e atividades mundanas dedicados a ele, vendo-os como dotados com significado moral e espiritual.  Weber argumentou que há muitas razões para procurar as origens do capitalismo moderno nas idéias religiosas da Reforma .  Em particular, a ética protestante (ou mais especificamente, a ética calvinista) motivado os crentes a trabalhar duro, ser bem sucedido nos negócios e reinvestir seus lucros em desenvolvimento, em vez de prazeres fúteis.  A noção de chamando significava que cada indivíduo tem de agir como uma indicação de sua salvação; ser apenas um membro da Igreja não era suficiente.  A predestinação também reduziu antagonizando sobre a desigualdade econômica e, ainda, isso significava que a riqueza material poderia ser tomado como um sinal de salvação na outra vida.  Os crentes, portanto, justificado busca do lucro com religião, como em vez de ser alimentada pela ganância ou ambição moralmente suspeito, suas ações foram motivadas por uma filosofia altamente moral e respeitado.  Este Weber chamou de "espírito do capitalismo": era a ideologia religiosa protestante que estava por trás - e inevitavelmente a -. sistema econômico capitalista . Esta teoria é muitas vezes visto como uma inversão da tese de Marx de que a "base" econômica . da sociedade determina todos os outros aspectos.

Weber abandonou a investigação sobre o protestantismo porque o seu colega Ernst Troeltsch , um profissional teólogo , começou a trabalhar no livro os ensinamentos sociais das Igrejas cristãs e Seitas . Outro motivo para a decisão de Weber era que o trabalho de Troeltsch já conseguiu o que desejava nessa área:. Preparando o terreno para uma análise comparativa da religião e da sociedade
A frase " ética de trabalho ", usada no comentário moderna é um derivado da" ética protestante "discutido por Weber. Ele foi adotado quando a idéia da ética protestante foi generalizada para aplicar ao povo japonês, judeus e outros não-cristãos e, assim, perdeu suas conotações religiosas.
Maximilian Karl Emil "Max" Weber ( Alemão: [maks ve ː bɐ] ; 21 de abril de 1864 - 14 de Junho de 1920) foi um alemão sociólogo , filósofo e economista político , cujas idéias influenciaram a teoria social , a pesquisa social , ea disciplina de sociologia em si. [ 3 ] Weber é frequentemente citado, com Émile Durkheim e Karl Marx , como um dos três arquitetos fundadores da sociologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário